Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Basquetebol
30 Mai 2024 | 04:00 |
A estrutura do basquetebol do Sporting vai sofrer mudanças significativas para a próxima temporada. Neste Exclusivo Leonino, damos conta do afastamento de Nuno Baião, diretor na temporada 2023/24, fruto do desentendimento com Miguel Afonso, vogal responsável com a pasta das modalidades, relativamente ao futuro.
Inicialmente, o plano passava pelo despedimento do treinador [Pedro Nuno], dados os maus resultados nesta época, com críticas de Miguel Afonso e um ambiente de cortar à faca com Pedro Nuno. No entanto, isso exigiria um esforço financeiro significativo, visto que o mesmo tinha renovado no final do ano por mais duas temporadas.
A confusão com Marcus LoVett Jr. – que está a caminho do Porto, isto depois de ter sido proibido de entrar no Pavilhão João Rocha por Nuno Baião após ter tido comportamentos inadequados para um Clube com a dimensão do Sporting – foi outro dos pontos de discórdia com Miguel Afonso. Apesar do vogal do Conselho Diretivo não ter ficado nada agradado com as ações do norte-americano que vai rumar ao Porto, o mesmo defendia que a sua mais-valia dentro do campo devia ter sido levada em conta.
Contas feitas, Nuno Baião está de saída do basquetebol do Sporting e, ao que tudo indica, o novo diretor já está escolhido. ToZé Coelho, antigo presidente do Conselho de Arbitragem da Federação Portuguesa de basquetebol, será o novo responsável pela modalidade dos verdes e brancos, chegando a Alvalade com um salário principesco e largamente superior ao do seu antecessor.
Segundo informações recolhidas pelo Leonino, a chegada de Tozé Coelho tem dedo de Luís Magalhães, antigo técnico dos leões entre 2019 e 2022 e que conquistou bastantes títulos no Sporting. Quanto a Pedro Nuno, que em 2023/24 teve de lidar com lesões em algumas das estrelas da equipa, arranca a nova temporada com pressão suplementar para apresentar resultados, isto depois de ter sido afastado nos quartos-de-final do play-off, diante da Ovarense, e não ter conquistado qualquer título.
Num encontro disputado no reduto verde e branco, leões mantiveram o bom momento, uma semana depois da conquista da Taça da Liga
10 Mai 2026 | 17:33 |
A equipa de basquetebol do Sporting venceu o Esgueira por 109-67, este domingo, dia 10 de maio, no primeiro jogo dos quartos de final do Campeonato Nacional. Num encontro disputado no Pavilhão João Rocha, os leões mantiveram o bom momento, uma semana depois da conquista da Taça Hugo dos Santos.
No primeiro período, o emblema leonino mostrou-se superior e, após os primeiros 10 minutos, vencia por 27-21. No segundo parcial, a formação verde e branca manteve-se na frente e, ao intervalo, registava-se no placard uma diferença de 16 pontos (57-41).
No terceiro parcial, o duelo entre ambas as formações foi ainda mais desequilibrado e o Sporting conseguiu entrar nos últimos minutos com mais 32 pontos do que o Esgueira (82-50). No último quarto, o conjunto leonino conseguiu manter a vantagem frente ao opositor (109-67).
A unidade em maior destaque do lado verde e branco foi Maleeck Harden-Hayes. O norte-americano somou 20 pontos, sete ressaltos e três assistências. Já André Cruz contabilizou 19 pontos, sete ressaltos e duas assistências, números suficientes para que o Sporting pudesse triunfar.
Com esta vitória - a 34.ª em 46 jogos na presente temporada - os comandados de Luís Magalhães ficam a uma vitória das meias-finais. O próximo encontro diante do Esgueira está marcado para quinta-feira, dia 14 de maio, às 21h30, em Aveiro.
Atleta de 26 anos realizou uma época de enorme destaque, onde assumiu protagonismo absoluto e despertou interesse do Clube de Alvalade
04 Mai 2026 | 11:25 |
O Sporting já começou a movimentar-se nos bastidores tendo em vista a próxima temporada da equipa de basquetebol e há um nome que ganha cada vez mais força na agenda leonina: Brayden Carter. O poste norte-americano surge bem referenciado pela estrutura verde e branca.
Segundo avança o portal 'Basquetebol Notícias', o interesse não é apenas exploratório e o processo encontra-se já numa fase adiantada, sendo que o negócio está perto de ficar fechado. Em Alvalade, a possibilidade de garantir o jogador é vista com otimismo.
O atleta de 26 anos realizou uma época de enorme destaque ao serviço do Galitos, onde assumiu protagonismo absoluto. O norte-americano foi uma das figuras mais dominantes da competição, ainda que não tenha conseguido evitar a descida de divisão.
O reconhecimento acabou por surgir de forma natural, com a distinção de MVP da fase regular da Liga a confirmar o impacto na temporada. Um estatuto que não passou despercebido ao Sporting, que venceu a Taça Hugo dos Santos frente ao Benfica.
Na presente temporada desportiva de 2025/26, Brayden Carter conseguiu uma média 19,5 pontos, 2,0 assistências e 7,9 ressaltos nos 27 jogos que realizou pelo emblema sediado no Barreiro, que terminou a Liga Betclic no último lugar com 27 pontos.
Dérbi eterno deste domingo, dia 3 de maio, foi marcado de bastante intensidade, mas os leões conseguiram levar a melhor sobre as águias
03 Mai 2026 | 19:21 |
A equipa de basquetebol do Sporting venceu o Benfica por 79-77, este domingo, dia 3 de maio, e garantiu a conquista da Taça Hugo dos Santos - considerada a Taça da Liga da modalidade. Num encontro disputado no Pavilhão Multiusos de Gondomar, os leões conseguiram a vencer mais um troféu esta época, depois da prova rainha diante do Porto.
No primeiro período, as equipas mostraram-se bastante equilibradas, mas com um ligeiro ascendente por parte da turma leonina e, após os primeiros 10 minutos, era o Sporting que venciam 19-13. No segundo parcial, a toada manteve-se, mas os leões conseguiram continua em vantagem para o intervalo (44-42).
No terceiro parcial, o Benfica começou a apertar e chegou mesmo a ultrapassar os verdes e brancos no marcador, com o Clube de Alvalade a entrar nos últimos dez minutos com dois pontos de desvantagem (61-59). No último quarto, o conjunto leonino voltou a colocar-se na frente das águias e conseguiu fechar a sua conquista com uns últimos segundos impróprios para cardíacos.
A unidade em maior destaque do lado verde e branco foi Stephan Swenson. O belga somou 15 pontos, dois ressaltos e duas assistências. Já Malik Morgan contabilizou 12 pontos, seis ressaltos e uma assistência, números que permitiram que o Sporting pudesse triunfar.
Com esta vitória - a 33.ª em 45 jogos na presente temporada - os comandados de Luís Magalhães garantiram o segundo troféu da presente temporada. No sábado, dia 9 de maio, os leões disputam voltam a entrar em campo para o jogo 1 dos quartos de final do Campeonato Nacional, e vão defrontar o Esgueira, no Pavilhão João Rocha.