Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!

WhatsApp Seguir

Futebol

Exclusivo Leonino - Cadete faz antevisão ao dérbi e diz que dupla do Sporting "não está pronta"

Antigo jogador dos verdes e brancos faz aviso a Rui Borges e acredita que resultado na Luz poderá ter implicâncias na final da Taça de Portugal

Exclusivo Leonino - Jorge Cadete faz balanço do Benfica - Sporting, válido para a 33.ª jornada do campeonato nacional
Exclusivo Leonino - Jorge Cadete faz balanço do Benfica - Sporting, válido para a 33.ª jornada do campeonato nacional

08 Mai 2025 | 03:00 |

Icon Comentário0

Jorge Cadete acredita que o Sporting poderá vencer o dérbi diante do Benfica. Neste Exclusivo Leonino, o antigo médio dos verdes e brancos admite ainda que Hidemasa Morita e Pedro Gonçalves não deverão ser aposta no meio-campo, explicando que, apesar de estarem de regresso, necessitam de mais tempo para recuperar totalmente.


"É assim, em quase toda a história do Sporting, que eu me lembre, só uma vez é que se chegou à penúltima jornada com os dois empatados em pontos e a haver a diferença de golos entre eles e não no geral (veja AQUI alguns cenários idênticos). Mas o Sporting, apesar de ultimamente, e também devido a algumas lesões e alguns jogadores admoestados com cartões amarelos, a poder pôr em risco o jogo decisivo, tem estado um pouco aquém daquilo que já nos mostrou", refere.


"Sporting está aquém do que já mostrou, mas em jogos destes, quem rende menos pode ser superior"


No entanto, Cadete afirma que "normalmente, o que é que acontece no dérbi, por vezes, é a equipa que está a render menos que consegue ser superior", mostrando-se esperançoso para o encontro no reduto encarnado. "Ainda por cima, jogando na Luz e podendo ganhar o título em casa do rival, é mais um balão de oxigênio e um balão de adrenalina extra e de vitamina para que o Sporting consiga vencer o campeonato, que é o meu desejo".

Meio-campo? "Acredito que jogue a dupla habitual"


Com os regressos de Hidemasa Morita e Pedro Gonçalves, o treinador dos leões ganhou novas opções para o meio-campo. Ainda assim, Cadete está "confiante que seguramente o Rui Borges vai manter a dupla no meio campo que tem jogado ultimamente (Morten Hjulmand e Zeno Debast)": "Quem não está por dentro da dinâmica do futebol, das lesões e das recuperações, não tem noção e por vezes acha que um jogador que esteve parado uns meses e voltou a competir pode, ao fim da meia dúzia de semanas, ter condições para dar a melhor performance, mas, só para fazer um aparte, por cada dia - e falo disto porque além de ter durante 20 anos sido a minha carreira, também fiz uma licenciatura em treino desportivo - que um jogador está parado, precisa de quatro dias para voltar à forma que estava antes de fazer a paragem", explica.

"Então quer dizer que um jogador que para um mês, se formos a fazer as contas, precisa de quatro meses para voltar a estar na forma que tinha antes de se lesionar. E o que acontece muitas das vezes é que esse jogador tenta dar o seu melhor em campo, o treinador põe-no a jogar porque acha que vai acrescentar algo à equipa e depois depara-se com o público a assobiar e, em termos emocionais, pode ser uma grande quebra para um atleta", admite Cadete, riscando a possível titularidade de Pote e Morita.

"Vitória no dérbi pode levar a relaxamento na Taça, mas se for o Sporting, também vencerá no Jamor"

Uma vitória no dérbi poderá ditar novo campeão nacional, algo que, para Cadete complicará as contas na Taça de Portugal, caso os encarnados conquistem os três pontos. No entanto, se o Sporting vencer o título, terá vantagem na prova rainha: "É assim, em termos morais é logo outra coisa. Mas também pode haver o reverso, que é a alegria e o relaxamento de se vencer o campeonato, que pode interferir emocionalmente e, mesmo em termos de estratégia pode influenciar negativamente. Mas é assim, como é praticamente separado por duas semanas, três semanas nem tanto, acredito que se o Sporting vencer na Luz, irá vencer também no Jamor".


Futebol

Rui Borges confirma três baixas de peso para o Sporting – Porto: "Fora"

Técnico do Clube de Alvalade entra no clássico do próximo sábado desfalcado, com a ausência de tripla fundamental para as aspirações leoninas

Na conferência de antevisão para o Sporting - Porto, Rui Borges confirmou ausências de Maxi Araújo, Ousmane Diomande e Hidemasa Morita
Na conferência de antevisão para o Sporting - Porto, Rui Borges confirmou ausências de Maxi Araújo, Ousmane Diomande e Hidemasa Morita

29 Ago 2025 | 12:59 |

Icon Comentário0

Rui Borges confirmou a ausência de Maxi Araújo, Ousmane Diomande e Hidemasa Morita no clássico frente ao Porto. Esta tripla de jogadores do Sporting não poderá ser utilizada no clássico do próximo sábado, uma vez que se encontram lesionados. Inclusivamente, o selecionador da Costa do Marfim deixou o defesa central fora dos convocados do seu país, para que o jogador recupere da melhor forma.


Rui Borges confirma ausências de Diomande, Maxi e Morita para o Sporting - Porto: "Estão os três fora"


Os nossos lesionados estão os três fora deste jogo”, afirmou o técnico do Clube de Alvalade na conferência de imprensa em antevisão à partida contra os pupilos de Francesco Farioli. Antes do final da conferência, o natural de Mirandela ainda teve tempo para falar das possíveis ausências da formação forasteira.


Acredito que o Samu vai jogar em vez do De Jong. O Porto tem muitas soluções, muita qualidade, tem grande jogadores capazes de dar resposta”, revelou Rui Borges, considerando que as soluções para a frente de ataque do Porto são ambas de grande valia, mas apostando na titularidade do espanhol. 

“O De Jong dá umas características, o Samu dá outras, mas olho mais para o coletivo. Mas o Porto não está fragilizado, deu grande resposta no último jogo, mas acho que vai jogar o Samu”, concluiu Rui Borges sobre os lesionados das duas equipas para o primeiro clássico da temporada 2025/26.


O Sporting – Porto está agendado para o próximo sábado, às 20h30, no Estádio José Alvalade. O jogo diz respeito à quarta jornada da Liga Portugal Betclic e coloca frente a frente dois dos atuais três líderes da competição, para lá do Moreirense. O encontro será apitado pelo árbitro João Gonçalves.


Futebol

Roberto Martínez surpreende tudo e todos e convoca quarteto do Sporting

Selecionador Nacional anunciou 23 jogadores que irão representar a turma das quinas nos embates diante da Arménia e da Hungria

Rui Silva, Gonçalo Inácio, Francisco Trincão e Pedro Gonçalves, quarteto do Sporting, foram convocados por Roberto Martínez para os compromissos de Portugal
Rui Silva, Gonçalo Inácio, Francisco Trincão e Pedro Gonçalves, quarteto do Sporting, foram convocados por Roberto Martínez para os compromissos de Portugal

29 Ago 2025 | 12:56 |

Icon Comentário0

Rui Silva, Gonçalo Inácio, Francisco Trincão e Pedro Gonçalves. Foram estes os quatro jogadores do Sporting - que tem baixa de peso para o jogo com o Porto - convocados por Roberto Martínez para representar Portugal nos compromissos diante da Arménia e da Hungria, relativos à qualificação para o Campeonato do Mundo de 2026.


Para lá dos quatro jogadores do Sporting, Roberto Martínez chamou Diogo Costa, José Sá, Diogo Dalot, João Cancelo, Nuno Mendes, Rúben Dias, António Silva, Renato Veiga, João Palhinha, Rúben Neves, João Neves, Vitinha, Bruno Fernandes, Bernardo Silva, João Félix, Francisco Conceição, Pedro Neto, Gonçalo Ramos e Cristiano Ronaldo.


A grande ‘surpresa’ acaba por ser Pedro Gonçalves, que tinha ficado de fora das escolhas de Roberto Martínez em momentos anteriores. Os três golos diante do Nacional, em que foi a grande figura da partida, terão certamente pesado na escolha do selecionador na hora de optar pelo craque do Sporting.


Ao todo, dos 23 convocados, 10 já representaram o Sporting, seja pela equipa principal ou nos escalões de formação. Contas feitas, cerca de 43,3% desta convocatória de Roberto Martínez tem ligação ao Clube de Alvalade, o que demonstra bem o poderio e importância dos verdes e brancos.

Portugal irá medir forças com a Arménia no próximo dia 6 de setembro, às 17h00, com a partida a realizar-se fora de portas. Pouco depois, no dia 9 de setembro, às 19h45, a turma de Roberto Martínez terá uma partida de maior grau de dificuldade, na visita ao reduto da Hungria. Os jogos dizem respeito à fase de qualificação para o Campeonato do Mundo de 2026.


Confira os 23 convocados de Roberto Martínez:

• Guarda-redes: Diogo Costa, Jose Sá e Rui Silva

• Defesas: Diogo Dalot, João Cancelo, Nuno Mendes, Gonçalo Inácio, Rúben Dias, António Silva e Renato Veiga

• Médios: João Palhinha, Rúben Neves, João Neves, Vitinha, Bruno Fernandes, Pote e Bernardo Silva

• Avançados: João Félix, Trincão, Francisco Conceição, Pedro Neto, Gonçalo Ramos e Cristiano Ronaldo


Futebol

Rui Borges dá pista sobre futuro de St. Juste antes do Sporting - Porto

Defesa-central neerlandês é um dos nomes associados a deixar o Clube de Alvalade e conta com o interesse de emblema alemão

Na conferência de antevisão ao clássico Sporting - Porto, Rui Borges confirma ausência de Jeremiah St. Juste
Na conferência de antevisão ao clássico Sporting - Porto, Rui Borges confirma ausência de Jeremiah St. Juste

29 Ago 2025 | 12:41 |

Icon Comentário0

Rui Borges falou sobre o futuro de Jeremiah St. Juste, afirmando que o atleta não está convocado para o Sporting - Porto. O defesa neerlandês é um dos nomes mais apontado à saída dos leões, contando com o interesse do União de Berlim. A formação da capital alemã tenciona avançar com uma proposta de 2 milhões de euros pelo central, mas espera pela despedida do português Diogo Leite, que tudo indica que será reforço da Fiorentina.


Rui Borges na antevisão do Sporting - Porto: "St. Juste não estará no jogo"


O St. Juste não estará no jogo, o Conrad é jogador do Sporting e estará”, afirmou o técnico do Clube de Alvalade na conferência de antevisão para o clássico frente ao Porto, aproveitando também para fala de Conrad Harder, que também está, ao que tudo indica, de malas feitas dos leões, rumo ao Rennes.


O essencial da conferência de imprensa, acabou mesmo por ser o jogo diante da turma de Francesco Farioli: “É uma equipa fiel ao seu jogo, muito vertical, jogo agressivo com bola, ao nível defensivo forte em duelos. Fisicamente tornou-se mais forte, temos de estar preparados para os duelos, para equilibrar essa parte em termos físicos para impormos o nosso jogo”.

O Sporting – Porto está agendado para o próximo sábado, às 20h30, no Estádio José Alvalade. O jogo diz respeito à quarta jornada da Liga Portugal Betclic e coloca frente a frente dois dos atuais três líderes competição, para lá do Moreirense. O encontro será apitado pelo árbitro João Gonçalves.


Em 2024/2025, St. Juste – avaliado em 6 milhões de euros – fez 28 jogos com a camisola do Sporting: 14 na Liga Portugal Betclic, seis na Liga dos Campeões, cinco na Taça de Portugal e três na Taça da Liga. No total, o defesa somou 1.385 minutos, não tendo marcado ou feito qualquer assistência.


envelope SUBSCREVER NEWSLETTER

envelopeSUBSCREVER NEWSLETTER


Samu ou De Jong? Rui Borges diz quem Farioli utilizará no Sporting – Porto: "Soluções"
Futebol

Samu ou De Jong? Rui Borges diz quem Farioli utilizará no Sporting – Porto: "Soluções"

29 Ago 2025 | 12:38

Icon Comentário0
Harder e Ioannidis? Rui Borges esclarece situação do ataque do Sporting: "Depende"
Futebol

Harder e Ioannidis? Rui Borges esclarece situação do ataque do Sporting: "Depende"

29 Ago 2025 | 12:24

Icon Comentário0
Reação do plantel do Kairat ao embate com o Sporting na Liga dos Campeões fica viral (Vídeo)
Futebol

Reação do plantel do Kairat ao embate com o Sporting na Liga dos Campeões fica viral (Vídeo)

29 Ago 2025 | 10:50

Icon Comentário0