Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!

WhatsApp Seguir

Futebol

Exclusivo Leonino - Comentador critica Ousmane Diomande e quer mudanças na defesa do Sporting

Em entrevista exclusiva ao nosso Jornal, conhecido adepto dos verdes e brancos deixou algumas palavras menos positivas sobre o central e a defesa dos leões

Exclusivo Leonino - José Pina comentou a atualidade do Sporting e acabou por deixar algumas críticas às exibições recentes de Ousmane Diomande
Exclusivo Leonino - José Pina comentou a atualidade do Sporting e acabou por deixar algumas críticas às exibições recentes de Ousmane Diomande

19 Nov 2025 | 14:03 |

Icon Comentário0

Em entrevista exclusiva ao Leonino, José Pina abordou a atualidade do Sporting, tal como as pressões do Porto a Fábio Veríssimo. Quanto às opções de Rui Borges, o comentador e adepto do Clube de Alvalade deixou algumas críticas a Ousmane Diomande e pediu reforços para o mercado de inverno.


Relativamente ao discurso de Frederico Varandas na Gala Rugidos de Leão, o argumentista explica que era imperativo que fosse tomada uma posição, face ao ruído dos rivais: "Tinha de dar uma resposta, principalmente ao Presidente do Porto, mas eu utilizaria outras palavras. Não usaria termos como 'bafio'. Dizia uma coisa assim mais atual. Podia ter sido mais subtil e mais sofisticado, mas tinha de ser respondido. Os nossos rivais não podem fazer o que querem. Nem sei como é que não houve um castigo a sério por causa do caso com Fábio Veríssimo. É quase uma tortura psicológica", começa por dizer.


J. Pina: "O Gonçalo Inácio não tem estado muito bem. O Diomande tem estado terrível. O Quaresma é bom, mas... "


O guionista debruçou-se, de seguida, sobre as lacunas no plantel leonino: "Estou a começar a ver ali problemas na defesa. Devíamos ter um central que fosse uma alternativa credível. O Gonçalo Inácio não tem estado muito bem. O Diomande tem estado terrível. O Quaresma é bom, mas... Tirando as lesões, precisamos ali de um central. Estamos a sofrer golos que não devíamos ter sofrido", salienta, acreditando, ainda assim que o Clube de Alvalade continua a ser favorito ao título.

"Neste momento, o Sporting é favorito. Não sei se é o principal, mas é favorito. É o campeão em títulos e isso dá o ânimo aos outros rivais. São três pontos de diferença para o primeiro lugar. O Porto está melhor do que eu esperaria e o Benfica pior", afirma.


J. Pina e as críticas a Rui Borges: "O que me interessa é que o treinador saiba ler o jogo e que saiba pôr a equipa a jogar um futebol atrativo"

José Pina desvalorizou ainda as críticas de que Rui Borges foi alvo, nomeadamente o de não ter "nível intelectual" para orientar um Clube com a dimensão do Sporting: "O que me interessa é que o treinador saiba ler o jogo e que saiba pôr a equipa a jogar um futebol atrativo. Jorge Jesus não é nenhum mestre da linguística e que mete as equipas a jogar futebol. A equipa está a jogar minimamente bem. Noto é que, nos jogos grandes, a coisa não carbura da mesma maneira. Contra Benfica e Porto, o Sporting nunca me parece melhor. É o único reparo a fazer ao Rui Borges. Portanto é para continuar e esquecer essa coisa do 'nível intelectual'", conclui.


Futebol

Bernardo Palmeiro ainda não está livre de sair do Sporting, mas há boas notícias

Diretor-geral para o futebol do Clube de Alvalade continua a manter o interesse ao longo da Europa, existindo novidades sobre a questão

A Juventus ainda não terá colocado de parte a possibilidade de tentar levar Bernardo Palmeiro do Sporting, apesar de não ser a primeira opção
A Juventus ainda não terá colocado de parte a possibilidade de tentar levar Bernardo Palmeiro do Sporting, apesar de não ser a primeira opção

19 Nov 2025 | 13:47 |

Icon Comentário0

A Juventus ainda não desistiu de Bernardo Palmeiro. Apesar de Marco Ottolini ser a primeira escolha do emblema de Turim para o cargo de diretor-geral, o responsável do Sporting continua a interessar os italianos, tal como foi avançado nos últimos meses.


A informação está a ser avançada por Matteo Moretto, que revela ainda que o italiano está na 'pole position' para assumir esta posição no emblema na Serie A. No entanto, ainda não foi tomada qualquer decisão a 100% e diretor-geral para o futebol dos leões também continua a ser observado.


Os especialistas garantem que Bernardo Palmeiro foi um nome que a Juventus “explorou nas últimas semanas”, visto que tem feito “trabalho significativo” no Sporting, que é visto com bons olhos pela direção do gigante emblema de Turim.


Vale lembrar que, segundo informação avançada pelo jornal Record, o Sporting não tem qualquer conhecimento de uma aproximação a Bernardo Palmeiro, quer por parte da Juventus ou de qualquer outro clube que possa estar interessado no dirigente.

Bernardo Palmeiro já tinha passado no Sporting - entre 2020 e 2023 - como assessor jurídico do futebol. O advogado, especialista em direito desportivo, acabaria por voltar a Alvalade há cerca de um ano, para substituir Hugo Viana, apesar de só ter iniciado funções em fevereiro.



Futebol

Sporting tem novo plano para a recuperação de Pote

'Camisola 8' dos verdes e brancos lesionou-se na partida diante do Santa Clara e está entregue ao Departamento de Performance dos leões

Sporting está a contar ter Pote apto para disputar o dérbi frente ao Benfica, que está marcado para dia 5 de dezembro, no Estádio da Luz
Sporting está a contar ter Pote apto para disputar o dérbi frente ao Benfica, que está marcado para dia 5 de dezembro, no Estádio da Luz

19 Nov 2025 | 13:31 |

Icon Comentário0

Pote continua o seu processo de recuperação com um objetivo bem claro em mente: estar apto para o Benfica - Sporting, que se disputa a 5 de dezembro. Os leões não pretendem arriscar lançar o jogador antes dessa partida, mas estão esperançosos de que já possa entrar nas opções de Rui Borges para a mesma.


Segundo revela o jornal Record, os verdes e brancos acreditam que Pote conseguirá ultrapassar a microrrotura na coxa direita a tempo da partida. Apesar disso, o jogador deverá mesmo acabar por falhar os jogo frente ao Marinhense (Taça de Portugal), Club Brugge (Champions League) e até Estrela da Amadora (Liga Portugal Betclic), nos quais Alisson Santos deverá ocupar o seu lugar.


Para já, Pote continua entregue ao departamento médico do Sporting, mas com boas perspectivas no que toca à sua recuperação. Numa fase inicial, o tempo de paragem previsto para o jogador foi de entre três a quatro semanas, mas poderá acabar por ser significativamente menos.


Enquanto isso, o português acabou por ser dispensado da Seleção Nacional. Quatro vezes internacional por Portugal, o percurso do jogador do Sporting na equipa das quinas tem sido marcado por sucessivos episódios de lesões que o afastam das convocatórias.

Esta temporada, com a camisola do Sporting, Pedro Gonçalves - avaliado em 30 milhões de euros -  soma já 17 jogos: 11 para a Liga Portugal, quatro para a Liga dos Campeões, um para a Taça de Portugal  e outro para a Supertaça. Durante os 1.394 minutos em que foi utilizado, o ‘camisola 8’ dos leões já apontou nove golos e seis assistências.



Futebol

Rui Borges terá reforço muito esperado no regresso aos trabalhos do Sporting

Equipa dos verdes e brancos usufruiu de três dias de folga e agora estará de volta à Academia Cristiano Ronaldo, para preparar o próximo desafio

Rui Borges está a contar com o regresso de Nuno Santos aos trabalhos do Sporting após as três folgas do plantel leonino
Rui Borges está a contar com o regresso de Nuno Santos aos trabalhos do Sporting após as três folgas do plantel leonino

19 Nov 2025 | 13:07 |

Icon Comentário0

Rui Borges está a contar com um tremendo reforço no regresso do Sporting aos treinos: após mais de um ano de ausência, Nuno Santos está preparado para ser reintegrado nos trabalhos da equipa verde e branca. O mesmo deverá ser um dos destaques a ter em conta após três dias de descanso.


A informação está a ser avançada pelo jornal A Bola, que garante que o jogador será presença de destaque na sessão desta quarta-feira, dia 19 de novembro. Caso tal aconteça, o ala - que abdicou das folgas - tem agora pela frente uma 'pré-temporada', na qual o principal objetivo passa por readquirir o ritmo perdido.


Nuno Santos está afastado das opções do Sporting desde 26 de outubro de 2024, depois de se ter lesionado à passagem pela 9.ª jornada da Liga em 2024/25, na deslocação dos leões a Famalicão. Exames confirmaram rotura do tendão rotuliano do joelho direito, tendo acabado por ser submetido a intervenção cirúrgica.


Esta ausência de Nuno Santos era para ter terminado no final da época passada, aquando da disputa da final da Taça de Portugal, frente ao Benfica. No entanto, tal acabou por não acontecer e o seu regresso foi-se adiando, mas agora terá chegado a altura.

Nuno Santos – avaliado em 7 milhões de euros – chegou ao Sporting em 2020, oriundo do Rio Ave, a troco de 4,15 milhões de euros (dados Transfermarkt). Desde então, o ala de 30 anos contabiliza 196 encontros, 34 golos, 42 assistências e sete títulos conquistados (três Campeonatos Nacionais, uma Supertaça Cândido de Oliveira, uma Taça de Portugal e duas Taças da Liga).



envelope SUBSCREVER NEWSLETTER

envelopeSUBSCREVER NEWSLETTER


Exclusivo Leonino confirmado! Sporting com novo desafio para Alisson Santos
Futebol

Exclusivo Leonino confirmado! Sporting com novo desafio para Alisson Santos

19 Nov 2025 | 12:26

Icon Comentário0
Pablo Sarabia voltou a trocar as voltas ao Sporting, mas não esquece Alvalade: "Ainda hoje..."
Futebol

Pablo Sarabia voltou a trocar as voltas ao Sporting, mas não esquece Alvalade: "Ainda hoje..."

19 Nov 2025 | 12:03

Icon Comentário0
Após ser gerido no Sporting, Luis Suárez agarra titularidade no Colômbia - Austrália
Futebol

Após ser gerido no Sporting, Luis Suárez agarra titularidade no Colômbia - Austrália

19 Nov 2025 | 11:05

Icon Comentário0