Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!

WhatsApp Seguir

Futebol

EXCLUSIVO LEONINO - FERNANDO TAVARES PEREIRA DIZ QUE AMORIM NÃO VAI FICAR NO SPORTING E CRITICA VARANDAS PELO “PÉSSIMO” MERCADO

Ex-candidato à presidência dos leões muito crítico em relação à temporada realizada pelo Clube de Alvalade

Leonino - Onde o Sporting é notícia
Leonino - Onde o Sporting é notícia

28 Abr 2023 | 07:08 |

Icon Comentário0

Fernando Tavares Pereira não acredita na continuidade de Rúben Amorim no comando técnico do Sporting. Em declarações exclusivas ao nosso jornal, o antigo candidato à presidência dos leões aponta o treinador verde e branco ao futebol italiano e diz que o mesmo sairá pela cláusula de rescisão.


O empresário fala ainda em “má gestão” de Frederico Varandas que levou a “escolhas péssimas” no mercado e critica a proposta de aumento de vencimentos do Presidente numa época em que não se ganhou nada.


“Amorim não irá ficar”


“Amorim não irá ficar. Vai sair não por falta de capacidade, mas sim por um projeto maior no estrangeiro. Até digo mais, talvez um grande italiano. Eventualmente a Juventus. Sem a ida à Champions, fica complicado segurá-lo. Acredito que irão fazer oferta pelo valor da rescisão. Por outro lado, também acredito que o próprio Sporting baixe a cláusula de rescisão para poder fazer um encaixe de capital”, começou por dizer, atacando a direção dos leões pelas vendas de peças cruciais como Matheus Nunes e João Palhinha.

“O Sporting perdeu mais de 40 milhões de euros”


“A gestão financeira não foi adequada. Até porque é óbvio que, em situações como as que o Sporting estava a nível de campeonato, de taça e da Champions, acho que se devia ter tido um pouco mais de cuidado nas vendas feitas. Os negócios de João Palhinha e de Matheus Nunes foram complicados e sem grandes mais-valias para o Sporting. Sem a ida à Champions League, os maus resultados fazem com que o Clube perca mais de 40 milhões de euros. As escolhas da direção foram péssimas”, referiu, criticando a contratação de outros ativos que não tiveram o rendimento desejado.

“Falta-nos a melhor ‘matéria-prima’ que foi mal vendida e não resolveu os problemas financeiros do clube”

“Qual o motivo da compra de Rúben Vinagre? Qual o motivo da venda? Como é que se gastam milhões de euros para se dispensar jogadores, quando se podia ter comprado outros que podiam fazer a diferença. Temos ‘pouco’ banco. Falta-nos a melhor ‘matéria-prima’ que foi mal vendida e não resolveu os problemas financeiros do clube”, afirmou, dizendo ser ‘contra’ a proposta de aumento do vencimento de Frederico Varandas, uma vez que o “Sporting não ganhou nada”.

“Com os resultados negativos que tiveram, tudo aquilo que venderam acabou só por ser prejuízo”

“Já basta a falta de resultados para não gerar capital à volta do Sporting. Jamais faria um aumento de vencimento, uma vez que há outras prioridades. O que comanda são os resultados. Com resultados positivos, as mais-valias aparecem, mas, com os resultados negativos que tiveram, tudo aquilo que venderam acabou só por ser prejuízo. O Sporting este ano não ganhou nada”, vincou, acreditando que a solução para o sucesso está nas mãos dos Sportinguistas.

“Há uma coisa que tem de ser feita: reunir todos os Sportinguistas e criar união dentro do Clube”

“Há uma coisa que tem de ser feita: reunir todos os Sportinguistas e criar união dentro do Clube: Claques, Núcleos e Sócios deviam ser um só. Enquanto existirem quezílias não vamos lá chegar”, concluiu, deixando uma ambição para 2023/24: “Se, porventura, Amorim ficar no Sporting, sabe o que tem de fazer e tem tudo para fechar a próxima temporada com títulos”.

Fernando Tavares Pereira foi candidato à presidência do Sporting em 2018. Confira a entrevista que o candidato deu durante a sua campanha onde apresenta esta mesma ideia de união:


Futebol

Quem tem vantagem para o Sporting - Benfica? O histórico do dérbi dos dérbis

Leões e águias medem forças já este domingo, dia 19 de abril, em partida válida para a 30.ª jornada da Liga Portugal Betclic, em Alvalade

No total de confrontos entre Sporting e Benfica disputados no Estádio José Alvalade, para todas as competições, os leões levam clara vantagem
No total de confrontos entre Sporting e Benfica disputados no Estádio José Alvalade, para todas as competições, os leões levam clara vantagem

19 Abr 2026 | 10:39 |

Icon Comentário0

O dérbi eterno entre Sporting e Benfica volta a marcar a atualidade, carregado de história e rivalidade. Para uns, o passado não entra em campo; para outros, ajuda a perceber tendências e equilíbrios num confronto onde cada detalhe conta. Na antevisão, José Mourinho recordou precisamente esse histórico, destacando que as águias não vencem em Alvalade há vários anos.


A última vitória encarnada no reduto leonino remonta a 2022, então sob o comando interino de Nélson Veríssimo. Nesse encontro, golos de Darwin Núñez e Gil Dias garantiram um triunfo por 2-0. Desde então, o Benfica não voltou a vencer em casa do rival: registou-se um empate e três triunfos do Sporting, incluindo jogos para a Taça de Portugal e para o campeonato, com destaque para golos de Geny Catamo, Pedro Gonçalves e Viktor Gyökeres.


Contas feitas, no total de confrontos entre leões e águias disputados no Estádio José Alvalade, para todas as competições, o Sporting leva clara vantagem: em 154 jogos, soma 76 vitórias, contra 46 do Benfica, além de 32 empates.


No entanto, restringindo a análise ao campeonato, o equilíbrio é quase absoluto. Em 91 encontros disputados no terreno leonino, o Sporting venceu 35 vezes, enquanto o Benfica soma 34 triunfos. Também no capítulo dos golos reina a igualdade, com 130 marcados por cada lado, números que espelham bem a incerteza que volta a marcar mais um capítulo desta rivalidade histórica.

O emblema verde e branco entra em campo este domingo, dia 19 de abril, frente ao Benfica. O encontro, a contar para a 30.ª jornada da Liga Portugal Betclic, diante da turma orientada por José Mourinho, jogar-se-á às 18h00, no Estádio José Alvalade.



Futebol

Porro ainda dá esperança, mas Tottenham continua em perigo após empate tardio com o Brighton (vídeo)

Antigo jogador do Sporting foi o autor de um dos tentos dos spurs, que não conseguiram evitar a chegada da igualdade já ao cair do pano

Tottenham de Pedro Porro e João Palhinha deixou escapar a vitória nos instantes finais frente ao Brighton (2-2) e continua em perigo na Premier League
Tottenham de Pedro Porro e João Palhinha deixou escapar a vitória nos instantes finais frente ao Brighton (2-2) e continua em perigo na Premier League

19 Abr 2026 | 10:28 |

Icon Comentário0

O Tottenham de Pedro Porro e João Palhinha deixou escapar a vitória nos instantes finais frente ao Brighton (2-2), em jogo da 33.ª jornada da Premier League. Os spurs estiveram em vantagem até ao período de compensação, mas acabaram por ceder o empate já nos descontos.


A primeira parte foi equilibrada e com poucas oportunidades claras. A melhor surgiu aos 34 minutos, quando Danny Welbeck ficou perto de marcar para o Brighton, mas encontrou pela frente uma boa intervenção de Antonin Kinsky. A resposta do Tottenham não tardou e, aos 39 minutos, Xavi Simons lançou Pedro Porro, ex Sporting, que cabeceou para o fundo das redes e colocou os londrinos em vantagem.


Ainda antes do intervalo, o Brighton restabeleceu a igualdade, graças a um grande golo de Kaoru Mitoma, que não deu hipóteses ao guarda-redes adversário. Na segunda parte, João Palhinha entrou para reforçar o Tottenham e até ameaçou o golo pouco depois, mas sem sucesso. O jogo manteve-se aberto até que, aos 77 minutos, Xavi Simons voltou a brilhar, desta vez com um remate de fora da área que, após bater no poste, entrou para o 2-1, fazendo explodir os adeptos da casa.


Quando tudo indicava que os três pontos ficariam em Londres, o Brighton reagiu e acabou por ser premiado já nos descontos. Aos 90+5, Jan Paul van Hecke assistiu Georginio Rutter, que finalizou com qualidade para selar o empate final.

Com este resultado, o Tottenham continua a viver uma situação bastante complicada na Premier League, ocupando o 18.º lugar com 31 pontos, em zona de despromoção. Já o Brighton segue na nona posição, com 47 pontos somados.


Confira o golo de Pedro Porro:


Futebol

Há quem deixe certeza para o Sporting - Benfica: "Geny vai marcar mais uma vez"

Internacional moçambicano tem sido altamente decisivo nos dérbis entre os eternos rivais e volta a ser titular na partida deste domingo

Pai de Geny Catamo está confiante de que o seu filho possa voltar a ser o verdadeiro talismã dos leões no Sporting - Benfica
Pai de Geny Catamo está confiante de que o seu filho possa voltar a ser o verdadeiro talismã dos leões no Sporting - Benfica

19 Abr 2026 | 10:06 |

Icon Comentário0

O dérbi entre Sporting e Benfica promete emoções não só em Lisboa, mas também a milhares de quilómetros de distância, em Maputo. É na casa da família de Geny Catamo que a expectativa cresce, com os pais do internacional moçambicano preparados para viver intensamente o encontro.


Em declarações ao jornal Record, o pai do jogador, Cipriano Catamo, antevê um jogo complicado em Alvalade, mas acredita que o filho pode voltar a ser decisivo, à semelhança do que aconteceu nos últimos dérbis no recinto leonino. "Estivemos há pouco tempo em Portugal também. Vamos ver se o Sporting ganha algo e vamos a Portugal. Se o meu filho disser para ir aí, nós vamos. Depende dele. Gostaria de ver mais um jogo ao vivo. Gosto de ver no estádio", referiu.


"Estou confiante de que o Geny vai marcar mais uma vez"


A confiança mantém-se elevada para o duelo deste domingo. "Vamos acompanhar o dérbi a partir de casa. Estou confiante de que o Geny vai marcar mais uma vez. Dá sempre um gosto especial quando ele marca ao Benfica. O desejo dele é sempre marcar golo e tem tido queda para marcar ao Benfica. Estou a gostar muito da temporada do Geny. Ele tem progredido muito, tenho falado com ele. É continuar a fazer aquilo que faz. Como pais, estamos sempre de olho no que ele faz. Ficamos satisfeitos pela evolução que tem tido e pelo que faz pelos outros. Quero que o Geny continue a evoluir", afirmou.

"A nossa esperança é que o Sporting ganhe sempre"


Quanto à luta pelo título, a ambição mantém-se, mas com cautela. "Tricampeonato? Vamos vendo. Tem de ser jogo a jogo. A nossa esperança é que o Sporting ganhe sempre. Tem de ganhar para ser campeão", sublinhou ainda.

Mesmo à distância, a família acompanha tudo ao detalhe. O pai recorda, por exemplo, o lance no jogo com o Arsenal, na Liga dos Campeões, em que Geny esteve perto de marcar. "Penso que não tiveram sorte. Mas jogaram bem. Vimos o jogo também em casa. O Geny quase que marcava... aquele chuto quase que entrava. Se não fosse o poste, era um grande golo. Mandou em cheio no poste", recordou.

Fora das quatro linhas, o futuro do jogador também está em análise, com negociações em curso para a renovação com o Sporting até 2029, incluindo melhoria salarial. Apesar do interesse de outros clubes e de uma cláusula de rescisão de 60 milhões de euros, a decisão caberá ao próprio atleta. "Não sei. Uma transferência dele para outro clube só depende da vontade dele e de como for aconselhado pelos seus conselheiros. Mas está feliz no Sporting e agradecemos ao Sporting a sua evolução", concluiu o pai do extremo leonino.


envelope SUBSCREVER NEWSLETTER

envelopeSUBSCREVER NEWSLETTER


Bomba! Bayern Munique entra em corrida de 'bastidores' por intocável do Sporting
Futebol

Bomba! Bayern Munique entra em corrida de 'bastidores' por intocável do Sporting

19 Abr 2026 | 09:47

Icon Comentário0
Conrad Harder marca na importante vitória do Leipzig; Ex Sporting mais perto da Champions (vídeo)
Futebol

Conrad Harder marca na importante vitória do Leipzig; Ex Sporting mais perto da Champions (vídeo)

19 Abr 2026 | 09:34

Icon Comentário0
Histórico inglês pode vir atrás de Inácio e cláusula é vista como "negociável" no Sporting
Futebol

Histórico inglês pode vir atrás de Inácio e cláusula é vista como "negociável" no Sporting

19 Abr 2026 | 09:17

Icon Comentário0