Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
28 Abr 2023 | 06:08 |
Fernando Tavares Pereira não acredita na continuidade de Rúben Amorim no comando técnico do Sporting. Em declarações exclusivas ao nosso jornal, o antigo candidato à presidência dos leões aponta o treinador verde e branco ao futebol italiano e diz que o mesmo sairá pela cláusula de rescisão.
O empresário fala ainda em “má gestão” de Frederico Varandas que levou a “escolhas péssimas” no mercado e critica a proposta de aumento de vencimentos do Presidente numa época em que não se ganhou nada.
“Amorim não irá ficar”
“Amorim não irá ficar. Vai sair não por falta de capacidade, mas sim por um projeto maior no estrangeiro. Até digo mais, talvez um grande italiano. Eventualmente a Juventus. Sem a ida à Champions, fica complicado segurá-lo. Acredito que irão fazer oferta pelo valor da rescisão. Por outro lado, também acredito que o próprio Sporting baixe a cláusula de rescisão para poder fazer um encaixe de capital”, começou por dizer, atacando a direção dos leões pelas vendas de peças cruciais como Matheus Nunes e João Palhinha.
“O Sporting perdeu mais de 40 milhões de euros”
“A gestão financeira não foi adequada. Até porque é óbvio que, em situações como as que o Sporting estava a nível de campeonato, de taça e da Champions, acho que se devia ter tido um pouco mais de cuidado nas vendas feitas. Os negócios de João Palhinha e de Matheus Nunes foram complicados e sem grandes mais-valias para o Sporting. Sem a ida à Champions League, os maus resultados fazem com que o Clube perca mais de 40 milhões de euros. As escolhas da direção foram péssimas”, referiu, criticando a contratação de outros ativos que não tiveram o rendimento desejado.
“Falta-nos a melhor ‘matéria-prima’ que foi mal vendida e não resolveu os problemas financeiros do clube”
“Qual o motivo da compra de Rúben Vinagre? Qual o motivo da venda? Como é que se gastam milhões de euros para se dispensar jogadores, quando se podia ter comprado outros que podiam fazer a diferença. Temos ‘pouco’ banco. Falta-nos a melhor ‘matéria-prima’ que foi mal vendida e não resolveu os problemas financeiros do clube”, afirmou, dizendo ser ‘contra’ a proposta de aumento do vencimento de Frederico Varandas, uma vez que o “Sporting não ganhou nada”.
“Com os resultados negativos que tiveram, tudo aquilo que venderam acabou só por ser prejuízo”
“Já basta a falta de resultados para não gerar capital à volta do Sporting. Jamais faria um aumento de vencimento, uma vez que há outras prioridades. O que comanda são os resultados. Com resultados positivos, as mais-valias aparecem, mas, com os resultados negativos que tiveram, tudo aquilo que venderam acabou só por ser prejuízo. O Sporting este ano não ganhou nada”, vincou, acreditando que a solução para o sucesso está nas mãos dos Sportinguistas.
“Há uma coisa que tem de ser feita: reunir todos os Sportinguistas e criar união dentro do Clube”
“Há uma coisa que tem de ser feita: reunir todos os Sportinguistas e criar união dentro do Clube: Claques, Núcleos e Sócios deviam ser um só. Enquanto existirem quezílias não vamos lá chegar”, concluiu, deixando uma ambição para 2023/24: “Se, porventura, Amorim ficar no Sporting, sabe o que tem de fazer e tem tudo para fechar a próxima temporada com títulos”.
Fernando Tavares Pereira foi candidato à presidência do Sporting em 2018. Confira a entrevista que o candidato deu durante a sua campanha onde apresenta esta mesma ideia de união:
Intervenção cirúrgica correu melhor do que o esperado e tempo de recuperação será inferior ao cenário inicialmente traçado pelo departamento médico
08 Jan 2026 | 13:40 |
Eduardo Quaresma foi submetido com sucesso a uma intervenção cirúrgica delicada, que se prolongou por quatro horas, num autêntico martírio para o atleta. O central do Sporting enfrenta agora um período de recuperação estimado em três semanas. Esta é uma atualização muito positiva, visto que o tempo de paragem é consideravelmente inferior ao cenário inicialmente traçado pelo departamento médico.
O regresso está previsto para o embate diante do AFS, a contar para a Taça de Portugal, agendado para 4 de fevereiro. Até lá, o jovem defesa falha os duelos exigentes contra Casa Pia, PSG, Arouca, Athletic Bilbao e Nacional. A reintegração no plantel será feita de forma progressiva para garantir total aptidão.
O jogador lesionou-se no recente embate diante do Vitória de Guimarães, onde foi titular. Na sequência de um choque violento com Samu, o jovem sofreu um forte traumatismo na face esquerda. O incidente infeliz obrigou à substituição imediata e gerou muita apreensão entre os adeptos leoninos.
Para o próximo jogo, frente ao Casa Pia, Rui Borges enfrenta grandes dores de cabeça na gestão da equipa. O treinador conta apenas com Gonçalo Inácio e Matheus Reis disponíveis para o eixo defensivo, isto para lá de jovens da equipa B. Ousmane Diomande está no CAN, embora exista a remota possibilidade de regressar mais cedo caso a Costa do Marfim seja eliminada.
Esta temporada, com a camisola do Sporting, Eduardo Quaresma – avaliado em 15 milhões de euros – realizou 15 jogos: seis na Liga Portugal Betclic, quatro na Liga dos Campeões, três na Taça de Portugal e dois na Taça da Liga. Nos 1.088 minutos em que esteve em campo, o defesa marcou um golo e fez duas assistências.
Segundo as mais recentes informações, há novos avanços em relação ao tema e leões é que acabam a ver navios neste mercado
08 Jan 2026 | 13:00 |
Como um verdadeiro 'golpe' de mercado ao Sporting, o Benfica parece ter tudo bem encaminhado para chegar a acordo com o Al Nassr de Cristiano Ronaldo e Jorge Jesus para a transferência em definitivo de Wesley, jogador brasileiro do emblema de Riade.
A informação está a ser avançada por Bruno Andrade, nesta quinta-feira, dia 8 de janeiro, que ainda revela que José Mourinho pretende fechar a contratação do extremo de 20 anos o mais rápido possível, uma vez que este tem gerado bastante cobiça na Europa.
Ainda assim, a ida de Wesley para o eterno rival do Sporting ainda tem algo que se lhe diga: apesar da pressa das águias, Jorge Jesus já fez saber que o extremo apenas deixará o Al Nassr após o regresso de Sadio Mané, que se encontra a disputar a Taça das Nações Africanas.
Vale lembrar que o jogador do Al Nassr tem sido monitorizado de perto pelo Flamengo, Sporting, Benfica, Shakhtar Donetsk e Olympiacos. O futebolista fez a sua formação no Corinthians antes de rumar à Arábia Saudita, onde tem vindo a conquistar espaço na equipa orientada por Jorge Jesus. As suas exibições recentes não passaram despercebidas a vários clubes europeus, nomeadamente em Portugal.
Do lado do Sporting, o interesse manifestado no passado enquadrou-se numa estratégia de prospeção focada em jogadores jovens, com perfil para evoluir e gerar impacto desportivo e financeiro. O Clube de Alvalade não avançou com nenhuma proposta concreta, mas acenou com 15 milhões de euros pelo jogador canarinho, como adiantou Ekrem Konur.
Após a infelicidade em Leiria, o treinador do Clube de Alvalade mudou a sua postura com os jogadores do plantel e prepara regresso à Liga
08 Jan 2026 | 12:31 |
O empate (1-1) no campeonato diante do Gil Vicente e, sobretudo, a derrota, por 2-1, com o Vitória de Guimarães, na meia-final da Taça da Liga, deixaram marcas evidentes no plantel do Sporting. O desaire em Leiria, consumado já nos instantes finais do encontro, reforçou a sensação de frustração num grupo que voltou a consentir golos decisivos nas fases finais dos jogos. Com o próximo compromisso agendado para o dia 16, frente ao Casa Pia, Rui Borges entende que é fundamental “limpar a cabeça” e recentrar a equipa para evitar que o momento negativo se prolongue.
Precisamente por considerar que as emoções estavam ainda demasiado à flor da pele, o treinador dos verdes e brancos optou por não falar ao grupo após a eliminação frente aos vimaranenses. A mensagem será guardada para sexta-feira, dia do regresso aos treinos, depois de dois dias de folga concedidos ao plantel.
Antes mesmo do encontro com o Vitória de Guimarães, o Sporting já lidava com um cenário complicado no departamento clínico, com cinco jogadores lesionados, dois em recuperação de condição física, dois ao serviço das respetivas seleções na CAN e um castigado. O encontro em Leiria agravou ainda mais esse quadro. Fotis Ioannidis saiu aos 22 minutos devido a um desconforto no joelho esquerdo, numa situação sem gravidade mas que obrigou a gestão imediata. Mais sério foi o caso de Eduardo Quaresma, que sofreu um choque de cabeças, mas já foi operado e já iniciou a sua recuperação.
Para o jogo com o Casa Pia, Rui Borges não poderá contar com Morten Hjulmand e Maxi Araújo, ambos castigados. Em sentido inverso, Gonçalo Inácio regressa após cumprir suspensão, Zeno Debast volta a estar disponível depois de recuperar de lesão e Geny Catamo volta a integrar o plantel, depois de Moçambique ter sido eliminado da CAN, reforçando assim as opções do treinador.
O Sporting recebe o Casa Pia no dia 16, às 20h15, no Estádio José Alvalade, em jogo da 18.ª jornada do campeonato. Quatro dias depois, a exigência sobe de nível com a receção ao PSG, na penúltima jornada da Liga dos Campeões, um duelo que promete testar ao limite a resposta física e mental dos leões.