
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
José Pina não tem dúvidas de que o selecionador Roberto Martinez não favorece os jogadores do Clube de Alvalade. Em entrevista, em Exclusivo ao nosso Jornal, o conhecido adepto do Sporting deixa duras críticas ao Selecionador Nacional e refere que o mesmo é "alguém tóxico na Seleção".
"Conhecendo a personagem Roberto Martinez, diria que é um treinador funcionário e espero que a entrada da nova direção da FPF possa indicar que vai haver mais oportunidades para os jogadores do Sporting. Não consigo perceber as convocatórias e as decisões. Roberto Martínez é alguém tóxico na seleção, porque dá-me a sensação de que ele está ali a fazer um frete".
José Pina considera que há vários jogadores que, no seu entender, mereciam mais oportunidades na equipa das quinas: "Não se justificam as suas escolhas. Jogam sempre os mesmos e depois vai buscar uns jogadores não sei a onde e que já ninguém se lembra", referiu.
Para o humorista, Roberto Martinez não irá permanecer no cargo durante muito mais tempo: "Ele não vai continuar na seleção e está a mandar para o lixo uma geração inteira de jogadores, tal como fez na seleção belga, que para mim era a melhor equipa".
Relativamente ao Estrela da Amadora - Sporting, José Pina abordou as possíveis escolhas de Rui Borges que continua muito limitado nas opções: "Vai ter de ser Zeno Debast, que tem sido uma boa surpresa. Tem técnica, tem bom passe, sai bem a jogar, parece-me que é uma boa opção para jogar no meio-campo. Agora não sei se o Pote volta ou não, se a titular, se entra durante o jogo, enfim muitas dúvidas ainda", completou.
Ex vice presidente exige que dirigente máximo dos leões quebre o silêncio sobre problema físico que atormenta pupilo de Rui Borges
|
Pedro Gonçalves continua de fora por lesão e não vai ser opção para a próxima partida do Sporting frente ao Estrela da Amadora. Abílio Fernandes, ex-vice presidente dos leões, exige que Frederico Varandas quebre o silêncio sobre o problema físico que atormenta o internacional português.
“O departamento médico do Sporting é o grande responsável, assim como o senhor Frederico Varandas que é o Presidente que não dá a cara. Isto é tudo muito esquisito”. O antigo dirigente leonino lamenta que a estrutura não dê detalhes sobre o tema que afasta o jogador há vários meses.
“Ninguém sabe o que tem. Há explicações desastrosas da parte de alguns elementos que aparecem na ribalta sem serem especialistas na matéria”, criticou à Antena 1. Abílio Fernandes também assumiu que os adeptos do emblema verde e branco estão intrigados.
“Os Sportinguistas estão apreensivos porque não sabem o que se passa”, confessou, apelando a que o líder máximo do Clube de Alvalade preste esclarecimentos: “Gostaria que o senhor presidente Varandas desse uma explicação aos Sócios, uma vez que tem contribuído para esta instabilidade”, pediu o ex-dirigente.
Em síntese, Abílio Fernandes lembrou ainda que Frederico Varandas não é “dono” do Sporting. “O Clube não é do Presidente, o Clube é dos sócios”, completou. De recordar que Pedro Gonçalves está lesionado desde o último jogo de Ruben Amorim como treinador leonino, que aconteceu numa vitória dos leões (4-2) no reduto do Braga.
Conhecido adepto do Clube de Alvalade nega que tenha sido Ruben Amorim a descobrir dupla de titulares para Rui Borges no conjunto leonino
|
Rodrigo Roquette assegura que foi o scouting do Sporting que descobriu Viktor Gyokeres e Morten Hjulmand e não Ruben Amorim. A mudança do treinador para o Manchester United e a saída de Hugo Viana para o Manchester City geraram alterações na estrutura leonina, mas o adepto do Clube de Alvalade garante que os adeptos podem estar tranquilos.
O comentador desportivo lembrou, no canal V+, que quem descobriu as grandes estrelas do atual plantel continua a trabalhar para o Sporting e esclareceu que o agora treinador do Manchester United acabou por simplesmente dar o seu parecer quando lhe apresentaram os jogadores.
Por outro lado, Rodrigo Roquette sustentou ainda que foi Ruben Amorim quem indicou o perfil dos jogadores que queria ao departamento de scouting do emblema verde e branco e que o resto foi trabalho dessa estrutura integrada no departamento de futebol dos leões.
“O Ruben Amorim esteve envolvido na identificação do perfil e na aceitação do jogador que foi apresentado pelo scouting”, recordou Rodrigo Roquette. Tanto Morten Hjulmand como Viktor Gyokeres foram descobertos pelos olheiros do Sporting. Não foi o Ruben Amorim”, deixou claro.
Os nórdicos chegaram a Alvalade na última época e não precisaram de muito tempo para se fixarem como peças essenciais do onze leonino. No caso de Viktor Gyokeres - que pode abandonar Alvalade no verão -, os seus golos e assistências, são sinónimo de vitórias para o Sporting. Por seu lado, a inteligência tática e a liderança de Morten Hjulmand colocam os leões num patamar de luta pelo bicampeonato.
Técnico que passou pelo Clube de Alvalade e trabalhou com o médio diz que é apenas uma questão de tempo até o futebolista ser chamado por Roberto Martínez
|
Pedro Coelho trabalhou diretamente com Dário Essugo nos escalões de formação do Sporting e tece rasgados elogios ao seu antigo pupilo. O treinador, que abandonou recentemente a equipa B dos leões, vaticina um futuro risonho ao jogador e diz que o mesmo vai chegar à Seleção Nacional num futuro próximo.
“Quando fui treinador dos sub-19, ele já estava a jogar nos sub-17 do Sporting, sendo sub-15. O último jogador a quem aconteceu algo semelhante foi o William Carvalho, nem com o Cristiano Ronaldo aconteceu. Foi uma situação única”, comentou o ex-treinador ao 'Mundo Desportivo'.
Além do talento dentro de campo, Coelho também elogiou a personalidade do jogador. “É um rapaz muito humilde, muito simples, vem de uma família muito trabalhadora. O Dário foi um dos jogadores mais autênticos que treinei durante 10 anos, porque era muito fácil de treinar”, afirmou o técnico, destacando o caráter exemplar do médio.
Após uma experiência no Chaves, onde se tornou rapidamente titular, Dário foi emprestado ao Las Palmas, em Espanha. Coelho acredita que essa passagem foi essencial para o crescimento do jogador: “Foi muito positivo para ele. Apesar de não ter começado bem, depois mudaram de treinador e a equipa começou a ter um melhor desempenho, e automaticamente ele também se tornou ainda mais importante".
Agora, com o Chelsea a investir no seu talento, o desafio na Premier League é grande. “O Chelsea comprou-o e pagou o que pagou por ele porque confia nele. Agora, acho que ele tem condições para ter sucesso na Premier League, no Chelsea, e espero que tenha sucesso. Ele merece-o. Porque trabalhou muito para lá chegar." , explicou Pedro Coelho, deixando claro que Dário tem tudo para se afirmar no topo.
No futuro, Pedro Coelho vê Dário como uma grande aposta para a Seleção A de Portugal. “Tem dois anos de sub-21 pela frente, mas a curto/médio prazo, será um jogador de equipa A, sem dúvida”, concluiu, confiante nas capacidades de Essugo para alcançar o mais alto nível do futebol mundial. O jogador estreou-se pelo Sporting com apenas 16 anos e foi oficializado no passado dia 19 de março, como reforço do Chelsea, rendendo cerca de 22 milhões à equipa de Alvalade. Recorde-se do percurso do médio de apenas 20 anos que bateu inúmeros recordes.