
Modalidades
Exclusivo Leonino - Extremo que assinou duas vezes pelo Sporting não convenceu e vai sair
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Basquetebol
|
O Sporting vai fechar a contratação de dois norte-americanos para a equipa de basquetebol, sabe o Leonino. Segundo informação apurada pelo nosso Jornal, junto de fonte próxima do processo, a modalidade verde e branca está em renovação e a Direção liderada por Frederico Varandas deverá apresentar a dupla brevemente.
A chegada de dois NFL (não formados localmente), surge num momento em que o plantel irá ser remodelado e terá outros jogadores estrangeiros a seguirem caminho contrário. Marcus Lovett Jr é um dos visados. Depois de um desentendimento com as altas patentes do Sporting, o base acabou com um processo disciplinar e deverá ser reforço do Porto.
Tal como o Leonino avançou, em Exclusivo, o Clube de Alvalade já tem outros dois reforços fechados para 2024/25. Bruno Araújo, ex Benfica, deixa o Vitória de Guimarães para reforçar o Sporting, bem como Filip Gewert, poste que representou o Póvoa na temporada passada.
A reestruturação do Sporting vai passar também pela equipa técnica, como avançou o nosso Jornal, no passado mês de maio (saiba mais AQUI). Tozé Coelho - antigo presidente do Conselho de Arbitragem da Federação Portuguesa de basquetebol - substitui Nuno Baião como diretor do basquetebol leonino, depois de uma discussão com Miguel Afonso, vogal responsável com a pasta das modalidades.
Inicialmente, o plano de reestruturação no Sporting passava pelo despedimento do treinador [Pedro Nuno Monteiro], dados os maus resultados da temporada 2023/24, com críticas de Miguel Afonso e um ambiente de cortar à faca com o técnico. No entanto, isso exigiria um esforço financeiro significativo, visto que o mesmo tinha renovado no final do ano por mais duas temporadas.
Recorde as palavras do técnico, antes de ser eliminado nos playoffs:
Atleta teve em destaque nas partidas do campeonato diante o Clube de Alvalade e vai começar a vestir a Listada verde e branca
|
Frederico Varandas assegurou a contratação de Miguel Correia para a equipa de basquetebol do Sporting. O plantel comandado por Luís Magalhães contrata o jogador à formação do Galitos, depois dos abandonos de Cat Barber e de Isiah Armwood, tal como já foi anunciado através de um Exclusivo do nosso Jornal.
Segundo informações avançadas pelo portal Basquetebol Portugal, o Clube de Alvalade vai poder contar com os serviços do base português para a próxima temporada da modalidade, depois do jogador ter feito duas excelentes prestações individuais contra os leões, nos play-offs.
Na temporada passada, o Sporting teve dois encontros marcados com a equipa do Barreiro a contar para os quartos-final do campeonato nacional, em que Miguel Correia foi o principal destaque do Galitos. Na primeira partida o jogador apontou 24 pontos. Já na segunda, o jogador contribuiu com 14.
Caso o negócio se venha a confirmar pelo Sporting, este será o terceiro reforço do basquetebol leonino, depois das contratações de João Fernandes e João Embaló à formação da Oliveirense. Para além destas transferências, Luís Magalhães poderá contar com os serviços de Malik Bowman, que estava emprestado ao Imortal.
Com 1,88 metros de altura, Miguel Correia já representou uma série de emblemas do panorama do basquetebol nacional, tendo inclusivamente uma passagem pelo campeonato italiano. Com 24 anos de idade, o base fez maior parte da sua formação no Queluz, passando depois pelo San Benedetto, Porto, Barreirense e mudando-se para o rival da cidade da margem sul.
Extremo da equipa das basquetebol do Clube de Alvalade ficou a conhecer planos dos responsáveis da secção para a próxima temporada
|
Isaiah Armwood não vai continuar na equipa de basquetebol do Sporting na próxima temporada desportiva, sabe o Leonino. O jogador regressou ao emblema verde e branco, em 2024, depois de primeira passagem em 2022/23, mas será um dos muitos atletas que não vão transitar para 2025/26.
Ao que o nosso Jornal apurou, o jogador não correspondeu às expetativas que havia demonstrado na sua primeira passagem pelo Sporting e já não vai voltar a vestir a Listada verde e branca. Na primeira época, o basquetebolista conquistou dois títulos: uma Supertaça (2022/23) e uma Taça da Liga (2022/23), deixando os leões pouco depois para rumar ao Nishinomiya Storks, do Japão.
O regresso não correu de feição nem ao jogador nem à modalidade leonina que, além de não ter conquistado qualquer título em 2024/25, falhou a presença na final do Campeonato Nacional, ao perder nas meias-finais da competição nos três jogos frente ao Porto.
Em 2024/25, Isaiah Armwood somou uma média de 7,9 pontos, 5,2 ressaltos e duas assistências em 34 partidas. O plantel do Sporting prepara-se para sofrer várias alterações relativamente a esta temporada, com um antigo colega do norte-americano a estar de regresso aos leões.
Luís Magalhães não está contente com as condições existentes no Sporting. O treinador é opinião de que o Sporting não tem, no momento, condições para competir com Porto e Benfica, grandes rivais da modalidade, pelo que são esperadas muitas mudanças.
Antigo jogador do emblema verde e branco participou no encontro e conquistou segundo campeonato consecutivo ao serviço do clube da Luz
|
A equipa de basquetebol do Benfica venceu, este domingo, 15 de junho, o Porto, por 93-71, e sagrou-se tetracampeã da modalidade. Daniel Relvão, antigo jogador do Sporting, participou no encontro e conquistou o segundo campeonato consecutivo ao serviço do clube da Luz.
Vindos de uma derrota no terceiro jogo na final, os encarnados entraram melhor na partida, acabando por se destacar no marcador e distanciando-se dos dragões nos minutos iniciais (21-19). No segundo parcial, as águias voltaram superiorizar-se e o resultado ao intervalo era favorável às águias (49-28).
No regresso dos balneários, para a segunda parte, o Benfica continuou por cima do rival azul e branco e, no terceiro quarto, permitiram uma ligeira aproximação (51-69). No quarto parcial, a turma de Norberto Alves conseguiu distanciar-se e volta a vencer o título.
Os encarnados reforçaram a liderança do ranking de vencedores da competição nacional com 31 títulos, contra 12 do Porto e nove do Sporting - que já tem um reforço garantido para 2025/26. O último título de campeão do emblema verde e branco aconteceu na temporada de 2020/21, sob comando técnico de Luís Magalhães.
Já Daniel Relvão esteve apenas uma temporada no Clube de Alvalade, tendo conquistado três títulos: Taça de Portugal, Taça da Liga e Supertaça. Participou em 41 jogos pelo Sporting e terminou a época desportiva de 2021/22 com a média de 4,6 pontos por partida.