Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
SeguirFutebol
|
0Zeno Debast foi um dos protagonistas no encontro da Supertaça, que colocou o Sporting frente a frente com o Porto, mas não pelos melhores motivos. O rendimento do reforço dos verdes e brancos tem sido questionado tanto pelos adeptos como pelos críticos, contudo, para Rúben Amorim, o internacional belga continua a ser visto como um indiscutível no plantel, o que deixa 'parado' o mercado.
Deste modo, as dúvidas relativas a Debast, não são suficientes para o Clube de Alvalade pensar em mais centrais no mercado de verão. Mais, o técnico de 39 anos já depois do encontro, garantiu: “Foi bom na saída de bola, mas quando um defesa e um guarda-redes têm um erro, marca muito. Precisa de jogo aéreo e que toda a gente acredite nele. Acho que contratámos um craque. E não, não o trocava por nenhum outro defesa central do mundo. Os Sportinguistas que não desistam já de nós”.
Aliás, mais depressa se iria ‘pescar’ ao mercado na sequência da lesão de Jeremiah St. Juste, no entanto e, para já, essa possibilidade também está fora da administração da SAD dos verdes e brancos. Desta feita, o jovem jogador de 20 anos será titular frente ao Rio Ave, no próximo sábado, dia 9 de agosto.
Recorde-se que o Clube de Alvalade negociou com o Anderlecht 15,5 milhões de euros pela compra do seu passe, uma quantia que pode atingir mais 5,5 milhões de euros, caso atinja determinados objetivos desportivos. Para que se cumpram na íntegra as referidas variáveis, o jogador terá de completar quatro séries de 30 jogos (até aos 120) com pelo menos 45 minutos de utilização, além de conquistar o título nacional.
Em 2023/24, ao serviço do Anderlecht, Zeno Debast – que está avaliado em 18 milhões de euros – realizou 40 encontros: 37 no Campeonato Nacional e três na Taça. Ao todo, nos 3.530 minutos que disputou, o defesa-central assumiu-se como peça fundamental da turma orientada pelo técnico Brian Riemer.