
Para muitos, Caxinas é apenas conhecida como uma zona piscatória de Vila do Conde. No entanto, para os amantes de futsal, é, sobretudo, um sinónimo de formação. Esta sexta-feira, pelas 19h, a equipa dos campeões europeus de futsal, vai descolocar-se até ao reduto do Caxinas, para partida a contar para os 16 avos-de-final da Taça de Portugal.
Neste que é o primeiro duelo do Sporting CP na prova em 2019/20, sendo eles os detentores da edição anterior, tendo vencido a final contra o eterno rival, o SL Benfica, nas grandes penalidades, em Gondomar. Posto isto, qual o objetivo traçado? A revalidação, como sempre. Para isso, os leões encontram pela frente o Caxinas, que se encontra no primeiro lugar da classificação da Série B da II Divisão de futsal. Para chegar a esta fase da competição, a formação vila-condense teve de eliminar o GCR Nun’Álvares, o ABC Nelas e o Contacto FC.
Temos dado, desde o início, enfoque à palavra “formação”. Porquê? Os homens de Caxinas apresentam uma média de idades apenas de 27,66. No entanto, isso não quer dizer nada. É o viveiro de formação para muitos dos atletas seniores da atualidade e prezam isso mesmo nas suas convocatórias.
Podemos, então, começar por destacar o ala – que também faz trabalho de pivô – Rúben Góis, de apenas 18 anos, que tem alinhado pela equipa principal e já marcou, apenas nesta temporada, um total de dez golos em apenas oito jogos. Além disso, é preciso relembrar a maior aquisição para esta época: o guarda-redes Joel Silva, de 23 anos, vindo do Fut. Azeméis, que conhece bem a realidade da Liga Placard e, como tal, dos comandados de Nuno Dias.
Ora bem, numa altura tão prematura da competição, é normal para o conjunto de Alvalade que existam experiências a fazer, experiências essas que irão, claramente, aliar os atletas mais experientes e com menos minutos até agora, como Deo ou Léo, mas ainda juntá-los aos mais novos, como é o caso dos irmãos Paçó ou Sévio, que têm vindo a ganhar espaço ao ponto de treinarem com a equipa principal.
O Sporting CP vem de uma vitória complicada, no reduto do Portimonense SC, por 7-5, e ainda tem mais um jogo além deste até ao final do ano, frente ao CR Candoso. No caso do Caxinas, estes surgem também depois de uma vitória, por 5-1, diante do Freixieiro, sendo que a partida contra os leões irá encerrar o ano de 2019.
As duas equipas vêm de bons momentos, cada uma no seu panorama, mas estão claramente preparadas para se apresentarem ao melhor nível nesta que é a prova rainha da modalidade e que surge, sobretudo, para dar visibilidade a estes clubes, que apostam e enriquecem o futsal no país, formando jogadores que, atualmente, enchem a Liga Placard. Então, pelas 19h, o Pavilhão Municipal de Vila do Conde espera encher para mais um espetáculo de futsal, com transmissão em direto no Canal 11.









