Corner Left

Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!

WhatsApp Seguir

Extra Sporting

Extra Sporting: Sismo de 3,3 na escala de Richter sentido em Portugal

Novo abalo foi registado às 23h33 desta sexta-feira, dia 20 de setembro, anunciou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA)

Extra Sporting; Sismo de 3,3 em Sines
Extra Sporting; Sismo de 3,3 em Sines

  |

Icon Comentário0

Um sismo de magnitude 3,3 na escala de Richter foi sentido no distrito de Setúbal, informa o Instituto Português do Mar e da AtmosferaDe acordo com o IPMA, o sismo foi registado às 23h33 de sexta-feira, dia 21 de setembro, e teve epicentro a cerca de seis quilómetros a sul-sudeste de Sines.


"De acordo com a informação disponível até ao momento, não causou danos pessoais ou materiais e foi sentido com intensidade máxima IV (escala de Mercalli modificada) no concelho de Sines (Setúbal). Os objetos suspensos baloiçam, a vibração é semelhante à provocada pela passagem de veículos pesados ou à sensação de pancada de uma bola pesada nas paredes, os carros estacionados balançam, as janelas, portas e loiças tremem, os vidros e loiças chocam ou tilintam e na parte superior deste grau as paredes e as estruturas de madeira rangem", descreve o IPMA


Segundo a escala de Richter, os sismos são classificados segundo a sua magnitude como micro (menos de 2,0), muito pequenos (2,0-2,9), pequenos (3,0-3,9), ligeiros (4,0-4,9), moderados (5,0-5,9), forte (6,0-6,9), grandes (7,0-7,9), importantes (8,0-8,9), excecionais (9,0-9,9) e extremos (quando superior a 10).


Em 26 de agosto, foi registado, com epicentro a cerca de 60 quilómetros a oeste de Sines, um abalo de magnitude de 5,3 na escala de Richter, disse o IPMA. "Em termos de magnitude, e considerando uma área com um raio de 100 quilómetros em torno do epicentro, trata-se do 10.º maior sismo ocorrido desde o séc. XVI, sendo esta zona muito marcada pela ocorrência, em 1858, de um terramoto histórico particularmente importante, conhecido como o sismo de Setúbal", disse na altura o instituto.

O IPMA frisou ainda que na "estação acelerométrica mais próxima do epicentro do sismo do dia 26 de agosto, foram medidos os maiores valores de aceleração do movimento do solo alguma vez registados com instrumentação moderna em Portugal continental". No espaço de um dia, foram registadas nove réplicas, não sentidas e de pequena magnitude, acrescentou o instituto.



Extra Sporting

Humorista Leo Lins condenado a 8 anos de prisão por piadas ofensivas

Em causa está um espetáculo de stand-up, “PERTURBADOR”, com partes publicadas no YouTube e outras redes sociais, que remota já a 2022

Humorista Leo Lins condenado a oito anos de prisão por espetáculo de stand-up, “Leo Lins — PERTURBADOR” com partes publicadas no YouTube
Humorista Leo Lins condenado a oito anos de prisão por espetáculo de stand-up, “Leo Lins — PERTURBADOR” com partes publicadas no YouTube

  |

Icon Comentário0

O humorista brasileiro Leo Lins foi condenado a oito anos de prisão por piadas consideradas preconceituosas por um Tribunal de São Paulo. Em causa está um espetáculo de stand-up, “Leo Lins — PERTURBADOR” com partes publicadas no YouTube e outras redes sociais, que remota já a 2022.


O comediante ainda pode recorrer da decisão da juíza Barbara de Lima Iseppi 3.ª Vara Criminal Federal de São Paulo que considerou que “o exercício da liberdade de expressão não é absoluto nem ilimitado, devendo se dar em um campo de tolerância e expondo-se às restrições que emergem da própria lei”, diz um trecho da decisão. 


Na base do castigo aplicado, citado pela imprensa do Brasil, pode ler-se ainda que "no caso de confronto entre o preceito fundamental de liberdade de expressão e os princípios da dignidade da pessoa humana e da igualdade jurídica, devem prevalecer estes últimos”.


O conteúdo das suas piadas terá sido ofensivo para negros, membros da comunidade LGBTQIA+, idosos, portadores do vírus HIV, homossexuais, evangélicos, judeus, indígenas, pessoas com deficiência, nordestinos e obesos. Além da condenação a prisão, Leo Lins terá ainda de pagar 1.170 salários mínimos de 2022 (data em que se realizou o espetáculo), o que equivale a cerca 220 mil euros e uma indemnização de cerca de 47 mil euros por danos morais coletivos.

“Pode não achar-se a menor graça ou até detestar as piadas de Leo Lins, mas condená-lo à prisão por elas é uma insanidade e um des-serviço. Espero que essa decisão completamente descabida seja revertida”, reagiu um dos criadores do grupo humorístico Porta dos Fundos, António Tabet.



Extra Sporting

Portugueses causam distúrbios na Ryanair e voo acaba cancelado

Segundo um dos presente no local, na base do problema estará a arrumação da bagagem; Passageiros foram, posteriormente, forçados a sair

Voo da Rynair, de Berlim com destino a Lisboa, foi cancelado na noite de domingo e os passageiros retirados do avião
Voo da Rynair, de Berlim com destino a Lisboa, foi cancelado na noite de domingo e os passageiros retirados do avião

  |

Icon Comentário0

Um voo da Rynair, proveniente de Berlim e com destino a Lisboa, foi cancelado no domingo à noite. Os passageiros acabaram por ser retirados do avião, depois de um grupo de portugueses ter sido incorreto com uma assistente de bordo, o que obrigou a intervenção policial.


De acordo com um dos passageiros que seguia a bordo do voo FR 1142, um grupo de passageiros de “cinco ou seis pessoas”, foi retirado do avião pela polícia alemã, juntamente com a respetiva bagagem, após comportamentos considerados inadequados.


O mesmo disse à Agência Lusa que o voo da Alemanha tinha hora prevista de saída do aeroporto da capital às 20h20 (19h20 em Lisboa), mas às 20h38 locais foram informados de que o avião já não iria partir “por ser demasiado tarde” e que todos teriam de desembarcar.


Segundo um dos presente no local, na base do problema estará a arrumação da bagagem: “Os ditos passageiros colocaram a bagagem em várias bagageiras ao longo do avião, longe dos lugares que tinham e andaram pelo avião à procura das malas”, explicou.

O grupo foi retirado pela polícia alemã depois da acesa discussão. Os passageiros foram, posteriormente, forçados a sair e o avião para a capital lisboeta acabou por não descolar, causando a revolta por parte dos restantes que tencionavam viajar para Portugal.



Extra Sporting

Primeira semana de junho arranca com greve na Carris

Sindicato Nacional de Motoristas e Outros Trabalhadores (SNMOT) convocou, esta segunda-feira, dia 2, uma paralisação parcial

Greve na Carris surge em protesto pelo impasse nas negociações salariais e outras condições laborais
Greve na Carris surge em protesto pelo impasse nas negociações salariais e outras condições laborais

  |

Icon Comentário0

Os trabalhadores da Carris começaram, esta segunda-feira, dia 2 de junho, uma greve parcial. O Sindicato Nacional de Motoristas e Outros Trabalhadores (SNMOT) anunciou uma paralisação que decorrerá entre os dias 2 e 6 de junho, com interrupções de duas horas no início e no final de cada turno de trabalho.


Está prevista uma greve geral de 24 horas para o dia 12 de junho, em protesto pelo impasse nas negociações salariais e outras condições laborais. Segundo o SNMOT, as negociações com a empresa atravessam um momento crítico. Embora tenha sido alcançado um acordo para atualização salarial, o sindicato considera que este compromisso não deveria ter encerrado o processo negocial.


O objetivo conjunto anunciado inicialmente entre a Carris e o sindicato era constituir grupos de trabalho para estudar a redução faseada do horário de trabalho para as 35 horas semanais, um tema central para os trabalhadores. O sindicato recorda que já tinha conseguido uma redução da prestação efetiva de trabalho para cerca de 37 horas e 30 minutos semanais.


A Carris não disponibilizou os dados solicitados pelo SNMOT para permitir a elaboração de propostas “fidedignas e alcançáveis”, dificultando a progressão das negociações. “Ao contrário de outros, o SNMOT não pretende ficar à espera das propostas da empresa para depois as criticar ou rejeitar. Pretendemos continuar a fazer o que já fizemos ao reduzir o horário de trabalho de 40 para 37 horas e 30 minutos”, salientou o sindicato, reiterando a sua postura “pró-ativa, não passiva ou reativa”.

O SNMOT acusa ainda a Carris de desrespeito pelos trabalhadores, apontando que a empresa ignorou avisos claros e compromissos assumidos, nomeadamente a promessa de marcar uma reunião entre 5 e 9 de maio, sem qualquer justificação para o incumprimento. “A Carris parece esquecer-se dos trabalhadores fora de efemérides ou situações excecionais”, lamenta a estrutura sindical.



envelope SUBSCREVER NEWSLETTER


Crise de sucessão na Iniciativa Liberal? Rui Rocha demitiu-se e ninguém assume a liderança
Extra Sporting

Crise de sucessão na Iniciativa Liberal? Rui Rocha demitiu-se e ninguém assume a liderança

 

Icon Comentário0
Revolução no Giro d'Italia! Novo líder surpreendente na última etapa de montanha
Extra Sporting

Revolução no Giro d'Italia! Novo líder surpreendente na última etapa de montanha

 

Icon Comentário0
Sonho chega ao fim! Nuno Borges perde e é eliminado de Roland Garros
Extra Sporting

Sonho chega ao fim! Nuno Borges perde e é eliminado de Roland Garros

 

Icon Comentário0