Corner Left

Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!

WhatsApp Seguir

Extra Sporting

Terramoto abala Istambul; Sismo teve magnitude de...

Autoridades turcas recomendam aos habitantes que não entrem em edifícios que possam estar danificados depois do abalo e que evitem conduzir

Sismo abala Istambul; Autoridades recomendam aos habitantes que não entrem em edifícios que possam estar danificados e que evitem conduzir
Sismo abala Istambul; Autoridades recomendam aos habitantes que não entrem em edifícios que possam estar danificados e que evitem conduzir

  |

Icon Comentário0

Extra Sporting; Um terramoto de magnitude 6,2 na escala de Richter abalou a região de Istambul, na Turquia por volta das 12h49 locais (mais duas horas do que em Portugal Continental), de acordo com a Reuters, que cita a agência de Proteção Civil turca (AFAD).


As autoridades locais não reportam vítimas ou danos estruturais até ao momento. A televisão turca TGRT reportou um ferido que terá saltado de uma varanda durante o terramoto; no entanto, o ministério da Saúde comunicou não haver registo de incidentes nas linhas de emergência e nos hospitais turcos, segundo a Al-Jazeera.


A AFAD diz que o terramoto teve uma profundidade de 6,42 quilómetros com epicentro na zona costeira de Silivri, a 80 quilómetros a oeste de Istambul. Foram reportadas desde então "réplicas sucessivas", a mais recente das quais um abalo de 4,9 registado às 13h02 locais no mar de Mármara, perto de Silivri.


As autoridades turcas expressaram ainda que "todas as instituições relevantes estão em alerta e estão a ser efetuados inquéritos no terreno". Recomendam aos habitantes que não entrem em edifícios que possam estar danificados depois do abalo e que evitem conduzir ou utilizar telemóveis fora do estritamente necessário.

Em Istambul há uma preocupação constante face às previsões de especialistas de um grande sismo na cidade de 16 milhões de pessoas, construída por cima de uma falha geológica, principalmente depois dos dois grandes terramotos de fevereiro de 2023 que abalaram a Turquia e a Síria e provocaram dezenas de milhares de mortes.



Extra Sporting

Earth day: O dia da Terra celebra-se a 22 de abril

Celebra-se, esta terça feira, o movimento que pretende salvar o plantea dos problemas ambientais que se têm abatido sobre o ser humano

Extra Sporting - Celebra-se, esta terça feira, o Earth Day que pretende salvar a Terra dos problemas ambientais que se têm abatido sobre os humanos
Extra Sporting - Celebra-se, esta terça feira, o Earth Day que pretende salvar a Terra dos problemas ambientais que se têm abatido sobre os humanos

  |

Icon Comentário0

Extra Sporting: Celebra-se esta terça feira, dia 22 de abril, o Dia da Terra. Conhecido mundialmente como Earth Day, iniciou a 22 de abril de 1970. O seu criador é Gaylord Nelson, antigo senador norte americano e governador do Wisconsin.


Sobre a criação do Earth Day, a filha de Gaylord Nelson, Tia Nelson, disse o seguinte: "O ambiente foi um assunto com o qual ele se preocupava profundamente, e levou essa paixão e preocupação até Washington, onde encontrou outros colegas interessados". Entretanto teve a realização para criar um movimento para proteger o ambiente.


Nasceu o Earth Day, a 22 de abril de 1970. Sobre essa data, Tia Nelson disse o seguinte: "O seu pedido de ação foi que se designasse um dia, 22 de abril, um único dia para todos os professores no país falarem com os seus alunos sobre o ambiente".


Este movimento inicial cresceu, e deu origem ao que é, hoje em dia, conhecido como o Earth Day, um dia inteiramente dedicado ao ambiente, ao planeta Terra, e a encontrar soluções para os problemas que se abatem sobre o ser humano.

Gaylord Nelson admitiu que para atingir o seu objetivo, "um ambiente de decência, qualidade e respeito mútuo para todos os seres humanos e criaturas vivas", seria necessário "um esforço longo e sustentado, a nível político, moral, ético e financeiro".



Extra Sporting

Papa Francisco morre aos 88 anos

Vaticano confirmou esta segunda-feira a morte do Sumo Pontífice, que vinha lidando com alguns problemas depois de uma infeção respiratória

Papa Francisco morreu aos 88 anos, depois de algumas complicações derivadas de uma infeção respiratória recente
Papa Francisco morreu aos 88 anos, depois de algumas complicações derivadas de uma infeção respiratória recente

  |

Icon Comentário0

Extra Sporting: O Papa Francisco morreu esta segunda-feira, aos 88 anos, segundo confirmou o Vaticano através de um comunicado assinado pelo cardeal Kevin Farrell. A notícia do falecimento surge um dia depois da última aparição na janela da Basílica de São Pedro para a tradicional bênção "Urbi et Orbi". 


Apesar de visivelmente fragilizado, o Papa cumpriu o gesto simbólico perante os milhares de fiéis presentes na Praça de São Pedro. A sua saúde vinha a degradar-se nos últimos meses, sobretudo devido a uma pneumonia que o afetou de forma persistente. O sumo pontífice recebeu alta hospitalar a 23 de março, após ter estado internado 37 dias devido a uma pneumonia grave.


Francisco, nascido Jorge Mario Bergoglio, nascido em Buenos Aires, tornou-se Papa em 2013 e foi o primeiro pontífice oriundo da América Latina. Ao longo do seu pontificado, destacou-se pelo discurso de proximidade, pela luta contra os abusos na Igreja e pela defesa dos mais pobres e marginalizados.


Entre os momentos marcantes do seu papado está a visita a Portugal, em agosto de 2023, por ocasião da Jornada Mundial da Juventude, que decorreu em Lisboa e reuniu milhões de jovens de todo o mundo. A presença do Papa foi um dos pontos altos do evento, bem como o seu discurso de incentivo para com os jovens, no qual referiu que a igreja católica, todos são bem vindos. “Na Igreja ninguém está a mais, há espaço para todos. Repitam comigo. Quero que digam na vossa própria língua: todos, todos, todos."

O Vaticano deverá anunciar nas próximas horas os detalhes das cerimónias fúnebres e do processo que se segue à morte do chefe da Igreja Católica. O corpo de Francisco estará na Basílica de São Pedro durante o período de luto oficial e depois vai ser sepultado, ao contrário dos seus antecessores, na basílica de Santa Maria Maggiore, no bairro Esquilino de Roma.



Extra Sporting

Acidente na A1 em Estarreja causa vários feridos

Guarda Nacional Republicana, através da sua brigada de trânsito, esteve no local para investigar causas do sinistro rodoviário ocorrido recentemente

Guarda Nacional Republicana, através da sua brigada de trânsito, esteve no local para investigar causas do incidente na A1 em Estarreja
Guarda Nacional Republicana, através da sua brigada de trânsito, esteve no local para investigar causas do incidente na A1 em Estarreja

  |

Icon Comentário0

Extra Sporting; Seis pessoas ficaram feridas, duas das quais com gravidade, na sequência de um acidente de viação que ocorreu, ao início da tarde deste sábado, dia 19 de abril, na autoestrada (A1), na zona de Estarreja. O acidente obrigou ao corte do trânsito automóvel mais de uma hora.


“A autoestrada esteve cortada no sentido Norte/Sul junto a Estarreja e Santa Maria da Feira (distrito de Aveiro). Não nos foi dada qualquer previsão”, indicou o Comando quando foi cortada a estrada. O sinistro deu-se pelas 13h04 horas, ao quilómetro 259 no sentido Porto/Lisboa, e envolveu cinco viaturas ligeiras de passageiros. 


Os feridos foram prontamente assistidos no local pelos Bombeiros Voluntários da Feira e de Arrifana, a que se juntaram as equipas das Viaturas Médicas de Emergência e Reanimação (VMER) da Feira e de Gaia, bem como da SIV (Suporte Imediato de Vida) de Oliveira de Azeméis.


Quatro das vítimas, incluindo os dois feridos em estado mais grave, foram transportadas para o Hospital S. Sebastião, em Santa Maria da Feira, com acompanhamento médico. Um outro ferido foi encaminhado para o Hospital de Aveiro, com acompanhamento da SIV de Oliveira de Azeméis.

Uma das vítimas, depois de assistida no local, recusou transporte hospitalar. A Guarda Nacional Republicana (GNR), através da sua brigada de trânsito, esteve no local para investigar as causas do acidente. A concessionária Brisa também esteve presente no local.



envelope SUBSCREVER NEWSLETTER


Revelada identidade de Banksy
Extra Sporting

Revelada identidade de Banksy

 

Icon Comentário0
Funeral de Nuno Guerreiro já tem local definido
Extra Sporting

Funeral de Nuno Guerreiro já tem local definido

 

Icon Comentário0
Encontrado corpo de jovem desaparecido nos últimos dias
Extra Sporting

Encontrado corpo de jovem desaparecido nos últimos dias

 

Icon Comentário0