Futebol
Sérgio Conceição quer contratar pérola que também interessa ao Sporting
29 Jan 2026 | 17:24
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
14 Set 2024 | 11:17 |
Fabrizio Romano voltou a dar destaque a Viktor Gyokeres após a vitória do Sporting frente ao Arouca (3-0), em jogo da quinta jornada da Liga Portugal Betclic. O especialista no mercado de transferências fez uma publicação nas redes sociais após o final da partida e elogiou o jogador.
"Viktor Gyokeres volta a marcar pelo Sporting, mais um golo… totalizando 11 golos e cinco assistências em oito jogos pelo clube e pela seleção nesta temporada até agora", escreveu na rede social 'X'. De resto, nos últimos meses, têm sido recorrentes as referências do jornalista ao avançado leonino.
O impacto do ponta de lança sueco de 26 anos no futebol português continua a dar que falar, estendendo-se já ao resto da Europa, com principal incidência para Inglaterra. Clubes como Arsenal ou Chelsea demonstraram interesse no último defeso em contratar o futebolista.
Esta temporada, ao serviço do Sporting, Viktor Gyokeres – avaliado em 65 milhões de euros – foi utilizado em seis encontros (570 minutos), apontou oito golos e fez três assistências. O avançado tem contrato com os leões até junho de 2028 e uma cláusula de rescisão fixada nos 100 milhões de euros.
Inicialmente, o Sporting pagou 20 milhões, mais 4 por objetivos e custos de intermediação, por Viktor Gyokeres. Contas feitas, ao dia de hoje, o ponta de lança já terá custado 27,8 milhões de euros aos cofres leoninos, com a SAD a garantir recentemente 90% da mais-valia de uma futura transferência do internacional pela seleção da Suécia, com os restantes 10% a pertencerem ao Coventry.
Melhores momentos de Viktor Gyokeres pelo Sporting:
Antigo jogador dos leões falou sobre a vitória frente aos espanhóis e não escondeu a satisfação com a qualificação na Champions League
30 Jan 2026 | 03:00 |
José Dominguez concedeu uma entrevista ao nosso Jornal e analisou a vitória do Sporting por 3-2 frente ao Athletic Bilbao. O antigo jogador considerou que a equipa consegui superar-se no " inferno" de San Mamés, enalteceu a grande exibição coletiva da turma orientada por Rui Borges, bem como a campanha na Liga dos Campeões, além do possível confronto frente ao Benfica nos oitavos de final da prova.
J. Dominguez: "Um fantástico feito"
“Um fantástico feito deste Sporting, até pelo momento difícil que tem sido esta gestão, destas contrariedades todas com lesões. Mostra que o grupo, a liderança do mister, e que todos os departamentos estão a funcionar em pleno. Esta coesão do grupo mostra isso mesmo", começou por dizer.
Outra condição adversa era o fator casa do Athletic Bilbao. Mesmo com o ambiente "infernal", o técnico de 51 anos elogiou a capacidade de reação do emblema leonino: "É um estádio com um ambiente muito complicado, que o Sporting nunca tinha conseguido vencer. Conseguir recuperar duas vezes de desvantagem mostra que o Sporting está realmente com uma boa liderança e tem um grupo que está sempre focado na tarefa. É um grupo que é ambicioso, e vê-se que todos os jogadores estão comprometidos”.
J. Dominguez: "Uma coisa incrível"
José Dominguez vibrou com o tento vitorioso "Aquele golo aos 94 minutos foi uma explosão de alegria, uma coisa incrível. O Alisson é um menino também que é novinho, que está a aparecer agora, e que sempre que tem entrado tem colocado a sua marca”, referiu sobre o poder de decisão que o extremo brasileiro tem mostrado na prova milionária.
Numa análise mais individual, o antigo internacional português falou da "importância" de Ousmane Diomande, o "crescimento" de Iván Fresneda, a "forma fantástica" de Maxi Araújo e deixou ainda elogios a Luis Suárez: "É um ponta de lança fantástico. Depois de termos perdido o Gyokeres, e do que ele fez nos últimos dois anos, o Sporting acertou aqui em cheio na sua contratação. Está com números fantásticos e é sempre um perigo à solta para as defesas".
J. Dominguez: "O céu neste momento não será o limite"
"O Sporting tem sido fantástico nesta Liga dos Campeões. Espero que agora com mais tempo de recuperação, que o Sporting continue a mostrar a sua capacidade, mostrar realmente o respeito a todas as equipas do porquê de termos passado entre as oito melhores equipas da Europa. O céu neste momento não será o limite. Será apenas o ponto de partida", disse.
Por fim, sobre um possível dérbi eterno contra o Benfica nos oitavos, o ex-futebolista, que representou o Sporting entre 1995 e 1997, considera que seria um jogo com outra dimensão, mas que preferia que se encontrassem mais à frente: "Seria um jogo com um caráter especial, com a componente de ser nos oitavos de final da Champions, mas que se encontrassem numa final, era mais bonito”, termina.
Dois dos atletas que entraram em campo frente ao Athletic Bilbao, fazem história e ingressam lista com nomes como Viktor Gyokeres, Liedson e Nani
29 Jan 2026 | 17:48 |
O Sporting venceu o Athletic Bilbao por 3-2 na última jornada da fase de liga da Champions. O triunfo permitiu o apuramento dos leões para o "top-8" da competição milionária e trouxe duas novidades na lista de melhores marcadores de Alvalade na Champions League: Francisco Trincão e Alisson Santos.
O avançado internacional português igualou Viktor Gyokeres e Liedson no topo da lista, com seis golos pelos na Champions League. Já o extremo brasileiro Alisson Santos, chegou aos três golos nesta edição da prova e entrou no top-10, por ter apenas oito jogos pelo Sporting na competição.
Nos maiores artilheiros, destaque ainda para os nomes do colombiano Luis Suárez e de Pote, outros membros do plantel atual do Sporting no top-10, ambos com quatro finalizações certeiras. Nesta lista, consta também os nomes de Nani com cinco golos, Bruno César e Paulinho (quatro), e Ricardo Sá Pinto (três).
Os golos de Trincão e Alisson ajudaram o Clube de Alvalade a ganhar mais milhões de euros na prova milionária. Ao todo são mais de 67. Só pela qualificação foram mais de 11 milhões de cifrões (além de 8,25 M€ pelo 7.º lugar), podendo somar mais 12,5 M€ em caso de ida aos "quartos". Uma passagem a esta fase seria algo inédito, já que os leões nunca qualificaram-se para esta etapa da competição milionária.
Com esta vitória – a 24.ª em 33 encontros na presente temporada –, os comandados de Rui Borges terminam esta fase da competição na 7.ª posição da tabela classificativa, com 16 pontos amealhados em oito partidas: cinco vitórias, um empate e duas derrotas.
Titular de Rui Borges fez exibição de elevada qualidade diante do clube basco e ajudou turma de Alvalade a qualificar-se para a Liga dos Campeões
29 Jan 2026 | 17:47 |
O Sporting venceu nos últimos instantes o Athletic Bilbao (3-2), conseguindo a qualificação para os oitavos de final da UEFA Champions League. Alisson Santos fez o golo decisivo e é o homem do momento. Porém, houve outro atleta leonino que se destacou em campo: Maxi Araújo.
O internacional uruguaio fez a assistência para o primeiro golo dos leões, finalizado por Ousmane Diomande, e trabalhou muito, terminando com 10 duelos ganhos em 15, mais 13 ações defensivas, entre elas seis desarmes. O atleta foi uma das figuras mais importantes do encontro.
A equipa orientada por Rui Borges mostrou igualmente superioridade em outros aspetos do jogo, e que são dados que explicam a vitória do Clube de Alvalade. No plano ofensivo, os leões assumiram a responsabilidade e estabeleceram o seu novo máximo de ações com bola (808), bem acima dos 490 dos bascos. E nos golos esperados, os verdes e brancos marcaram três golos em “apenas” 1,5 expected goals(xG) , mas a verdade é que o clube da La Liga não passou dos 0,6.
No lado do trabalho defensivo, a equipa que terminou no 7º lugar da fase de liga da prova milionária pode ficar bastante satisfeita. A turma leonina ganhou nada menos que 73 duelos individuais, mais 24 que os bascos. A grande exibição de Maxi Araújo ajudou a estes números notáveis.
Nesta temporada, Maxi Araújo - avaliado em 22 milhões de euros - realizou 26 jogos: 15 na Liga Portugal Betclic, oito na UEFA Champions League, um na Taça de Portugal, um na Taça da Liga e um na Supertaça. Nos 2.022 minutos em que esteve em campo, o ala apontou cinco golos e fez três assistências.