Futebol
Última hora! Sporting prepara-se para emprestar avançado e desfalcar Rui Borges
14 Jan 2026 | 13:17
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
14 Set 2024 | 11:17 |
Fabrizio Romano voltou a dar destaque a Viktor Gyokeres após a vitória do Sporting frente ao Arouca (3-0), em jogo da quinta jornada da Liga Portugal Betclic. O especialista no mercado de transferências fez uma publicação nas redes sociais após o final da partida e elogiou o jogador.
"Viktor Gyokeres volta a marcar pelo Sporting, mais um golo… totalizando 11 golos e cinco assistências em oito jogos pelo clube e pela seleção nesta temporada até agora", escreveu na rede social 'X'. De resto, nos últimos meses, têm sido recorrentes as referências do jornalista ao avançado leonino.
O impacto do ponta de lança sueco de 26 anos no futebol português continua a dar que falar, estendendo-se já ao resto da Europa, com principal incidência para Inglaterra. Clubes como Arsenal ou Chelsea demonstraram interesse no último defeso em contratar o futebolista.
Esta temporada, ao serviço do Sporting, Viktor Gyokeres – avaliado em 65 milhões de euros – foi utilizado em seis encontros (570 minutos), apontou oito golos e fez três assistências. O avançado tem contrato com os leões até junho de 2028 e uma cláusula de rescisão fixada nos 100 milhões de euros.
Inicialmente, o Sporting pagou 20 milhões, mais 4 por objetivos e custos de intermediação, por Viktor Gyokeres. Contas feitas, ao dia de hoje, o ponta de lança já terá custado 27,8 milhões de euros aos cofres leoninos, com a SAD a garantir recentemente 90% da mais-valia de uma futura transferência do internacional pela seleção da Suécia, com os restantes 10% a pertencerem ao Coventry.
Melhores momentos de Viktor Gyokeres pelo Sporting:
Com negócio concluído, por parte das duas entidades desportivas, o jovem avançado prepara-se para deixar o Clube de Alvalade e ruma em direção à Bundesliga
14 Jan 2026 | 15:48 |
O negócio está fechado e não há margem para dúvidas: Rodrigo Ribeiro vai mesmo deixar o Sporting para reforçar o Augsburgo. O avançado leonino será cedido ao clube alemão até ao final da temporada, naquela que passa a ser uma operação com contornos bem definidos.
O ponto central do acordo prende-se com a cláusula de compra, fixada nos seis milhões de euros, informa o jornal Record. Esta opção tornar-se-á obrigatória caso Rodrigo Ribeiro cumpra um determinado número de jogos ao serviço do Augsburgo, metas essas previamente estabelecidas entre os dois clubes. Além desse valor, o Sporting assegurou ainda uma percentagem sobre uma futura venda do jogador, protegendo-se financeiramente numa eventual valorização do avançado no mercado internacional.
A mudança surge num contexto em que Rodrigo Ribeiro não conseguiu afirmar-se de forma consistente na equipa principal do Sporting. A forte concorrência no setor ofensivo, com nomes como Luis Suárez e Fotis Ioannidis, limitou o espaço do jovem internacional português, que acabou por dividir o seu tempo entre a equipa principal e a formação B ao longo da temporada.
Este será o terceiro empréstimo da carreira do avançado, depois das experiências ao serviço do Nottingham Forest e do AVS SAD. Aos 20 anos, Rodrigo Ribeiro - depois do recente rumor - procura agora afirmar-se num campeonato altamente competitivo, enquanto o Sporting mantém controlo estratégico sobre um ativo com contrato até 2028 e margem clara de crescimento.
Esta temporada, com a camisola do Sporting, Rodrigo Ribeiro - avaliado em 2,5 milhões de euros - leva 14 partidas disputadas: 11 pela equipa B e três com o plantel principal. No total, o avançado soma 861 minutos, nos quais marcou cinco golos e fez uma assistência na Liga 2.
Verdes e brancos realizaram, esta quarta-feira, dia 14 de janeiro, uma nova sessão de trabalhos, que contou com alguns destaques
14 Jan 2026 | 15:45 |
O plantel principal do Sporting regressou, esta quarta-feira, ao trabalho na Academia Cristiano Ronaldo, em Alcochete. Rui Borges orientou mais uma sessão de preparação tendo em vista o embate frente ao Casa Pia. O técnico leonino teve de gerir os ativos disponíveis, recorrendo à prata da casa para compor o grupo de trabalho.
Devido às inúmeras baixas médicas, a equipa técnica chamou três jovens promessas da formação para integrarem os exercícios. João Muniz, Rafael Nel e Lucas Anjos foram as grandes novidades no relvado, trabalhando lado a lado com os seniores.
Relativamente ao boletim clínico, Zeno Debast continua entregue à Unidade de Performance. No entanto, a recuperação do defesa central internacional belga encontra-se na fase final. Existe a possibilidade de o 'camisola 6' ser reintegrado brevemente, embora permaneça como dúvida para a convocatória frente ao Casa Pia.
A lista de indisponíveis permanece extensa, condicionando as opções para a receção aos gansos. Pedro Gonçalves, Fotis Ioannidis, Salvador Blopa, Nuno Santos, Ricardo Mangas e Eduardo Quaresma continuam ausentes, limitados a tratamento ou ginásio. O conjunto verde e branco volta a treinar amanhã, quinta-feira, de manhã, à porta fechada, para ultimar a estratégia. Rui Borges fará a antevisão ao Sporting - Casa Pia pelas 12h30, também na Academia.
O encontro da 18.ª jornada da Liga Portugal Betclic está agendado para sexta-feira, dia 16 de janeiro. A bola começa a rolar às 20h15, no Estádio José Alvalade, onde os atuais segundos classificados procuram somar três pontos fundamentais na perseguição à liderança do campeonato nacional.
Timoneiro que se cruzou com o ex treinador do Sporting durante a sua carreira de futebolista deixou várias palavras positivas sobre o luso
14 Jan 2026 | 15:11 |
Paulo Bento orientou Ruben Amorim na Seleção Nacional, durante a sua passagem pela FPF entre 2010 e 2014. Convocou o atual técnico para o Mundial 2014 (apesar de o ter deixado de fora do Euro 2012) e já via nele potencial para além das quatro linhas.
Numa entrevista aos meios da Liga Portugal, o antigo selecionador afirmou que já via em Amorim características de treinador quando este era ainda futebolista, e também abordou o percurso do ex-técnico - que é interessado por outro grande inglês - do Manchester United.
“Notava-se que poderia vir a ser treinador”
“Eu apanhei-o na Seleção Nacional. Jogou no Belenenses, Benfica, Sp. Braga e dava para entender que, fruto daquilo que tinha sido a sua carreira, a sua experiência, o ter jogado em várias posições, a forma como entendia o jogo, o ter sido liderado também por treinadores que o ajudaram também a esse entendimento do jogo, notava-se que era um jogador que poderia, se o entendesse, vir a ser treinador”, recorda.
“Sentia-se isso. Sentia-se que a maneira como jogava era de alguém que entendia o jogo, era de alguém que sabia perfeitamente o que estava a fazer e por que estava a fazer”, destacou ainda Paulo Bento.
“Sentia-se o foco e o interesse”
“Obviamente que também se sentia quer nas palestras, quer nas conversas individuais, o foco e o interesse em saber por que é que vamos fazer isto ou aquilo. E não só no que diz respeito à tarefa individual, mas também o que diz respeito ao trabalho coletivo”, concluiu.