Futebol
Reforço de milhões sem qualquer minuto pelo Sporting espreita estreia com Rui Borges
17 Out 2026 | 12:04
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
14 Set 2024 | 12:17 |
Fabrizio Romano voltou a dar destaque a Viktor Gyokeres após a vitória do Sporting frente ao Arouca (3-0), em jogo da quinta jornada da Liga Portugal Betclic. O especialista no mercado de transferências fez uma publicação nas redes sociais após o final da partida e elogiou o jogador.
"Viktor Gyokeres volta a marcar pelo Sporting, mais um golo… totalizando 11 golos e cinco assistências em oito jogos pelo clube e pela seleção nesta temporada até agora", escreveu na rede social 'X'. De resto, nos últimos meses, têm sido recorrentes as referências do jornalista ao avançado leonino.
O impacto do ponta de lança sueco de 26 anos no futebol português continua a dar que falar, estendendo-se já ao resto da Europa, com principal incidência para Inglaterra. Clubes como Arsenal ou Chelsea demonstraram interesse no último defeso em contratar o futebolista.
Esta temporada, ao serviço do Sporting, Viktor Gyokeres – avaliado em 65 milhões de euros – foi utilizado em seis encontros (570 minutos), apontou oito golos e fez três assistências. O avançado tem contrato com os leões até junho de 2028 e uma cláusula de rescisão fixada nos 100 milhões de euros.
Inicialmente, o Sporting pagou 20 milhões, mais 4 por objetivos e custos de intermediação, por Viktor Gyokeres. Contas feitas, ao dia de hoje, o ponta de lança já terá custado 27,8 milhões de euros aos cofres leoninos, com a SAD a garantir recentemente 90% da mais-valia de uma futura transferência do internacional pela seleção da Suécia, com os restantes 10% a pertencerem ao Coventry.
Melhores momentos de Viktor Gyokeres pelo Sporting:
Plantel dos verdes e brancos usufruiu de dois dias de folga, tendo agora voltado a Alcochete para preparar a 3.ª jornada da Liga dos Campeões
17 Out 2026 | 16:12 |
O Sporting regressou este sábado de manhã aos treinos, depois de dois dias de folga, e Rui Borges continua sem poder contar com três jogadores. Zeno Debast, Rodrigo Zalazar e Nuno Santos mantiveram-se afastados do trabalho coletivo e deverão falhar a receção ao LASK Linz.
Os três jogadores realizaram trabalho à margem do restante plantel, continuando os respetivos processos de recuperação. O cenário deixa poucas dúvidas quanto à disponibilidade para o próximo compromisso da Liga dos Campeões, marcado para quarta-feira, em Alvalade.
Debast continua a recuperar do desconforto muscular sentido após a última concentração da seleção belga e deverá mesmo falhar a partida, enquanto Zalazar está a contas com um problema na coxa esquerda. Nuno Santos prossegue igualmente o plano específico de recuperação e ainda não está em condições de regressar às opções de Rui Borges.
Ibrahima Ba, por outro lado, continua a trabalhar para estar disponível. O central está recuperado há cerca de uma semana e procura ganhar ritmo suficiente para entrar nas contas do treinador leonino frente ao conjunto austríaco.
Moncef Zekri também não trabalhou com a equipa principal, mas por uma razão diferente. O lateral-esquerdo foi utilizado pelos sub-23 diante do Gil Vicente, na Liga Next Gen, numa estratégia destinada a dar-lhe ritmo competitivo. O Sporting volta a treinar este domingo de manhã, na Academia Cristiano Ronaldo, em Alcochete.
Jogador foi lançado por Rui Borges na Liga dos Campeões e exibição não tem passado despercebida nesta fase da temporada desportiva
17 Out 2026 | 16:00 |
João Simões regressou em força ao Sporting depois de cinco meses afastado devido a uma fratura no quinto metatarso do pé direito. Depois de somar minutos frente ao Braga, o médio foi titular diante do Lens (2-0), na Liga dos Campeões, e deixou boas indicações no triunfo leonino em França.
Paulo Alves: "João Simões voltou num bom plano"
Em declarações ao jornal O Jogo, Paulo Alves destacou a resposta do 'camisola 8'. “Esteve muito bem, apesar de ter regressado de uma lesão prolongada. Voltou num bom plano, foi fundamental para as transições ofensivas que o Sporting tão bem faz. A equipa tem estado muito bem a esse nível, quer em Braga, quer em Lens, os golos vieram de boas transições ofensivas. O João é muito forte nesse aspeto. Teve uma ou duas excelentes oportunidades, podia ter marcado. A tendência é continuar a evoluir e ser uma boa solução para o meio-campo”.
Paulo Alves: "Simões tem uma capacidade de leitura de jogo acima da média"
O treinador sublinhou também o impacto de João Simões no equilíbrio da equipa e na liberdade oferecida a Issa Doumbia. “O João tem uma capacidade de leitura de jogo acima da média, o que, para os treinadores, é fantástico. É um jogador que, em termos ofensivos e defensivos, dá sempre soluções, e equilíbrio. Ele traz estabilidade ao meio-campo do Sporting". E acrescentou: “Com o João a garantir o equilíbrio, o Doumbia tem liberdade para fazer o que faz de melhor, a progressão com bola, e uma maior capacidade de rasgo, que é muito importante".
Apesar do forte investimento feito pelo Sporting no meio-campo durante o verão, Paulo Alves acredita que o jovem continuará a encontrar espaço. “O João já cá está, sabe tudo, conhece o treinador, conhece a liga. É jovem, mas tem uma maturidade acima da média. Não tenho dúvidas de que será uma grande solução e de que fará uma grande época”, afirmou, depois de considerar o médio “um 'reforço' importantíssimo para o Sporting nesta altura”.
Paulo Alves entende ainda que João Simões pode ser utilizado independentemente do sistema escolhido por Rui Borges. “Insere-se com facilidade em qualquer contexto. Apesar de jovem, é um jogador com uma leitura de jogo muito evoluída”. O técnico destacou ainda a capacidade do médio para aparecer entrelinhas e acrescentar soluções ofensivas: “O João liga muito bem o jogo entrelinhas, pode ser uma mais-valia nesse aspeto”.
Antigo treinador dos verdes e brancos prepara-se para ter um lugar na defesa do Milan e internacional português é um dos alvos prioritários
17 Out 2026 | 15:13 |
Gonçalo Inácio pode ganhar ainda mais força como alvo do Milan para o mercado de janeiro. O clube italiano já decidiu que não vai renovar o contrato de Fikayo Tomori, abrindo espaço no eixo defensivo para uma futura contratação, com o capitão do Sporting entre os nomes referenciados.
Segundo o ‘Calciomercato’, Tomori termina contrato no verão de 2027 e ficará livre para negociar com outros clubes a partir de janeiro. O internacional inglês não entra nos planos de Ruben Amorim a longo prazo, apesar de ter voltado a integrar as opções e de ter sido titular frente ao RB Salzburg, na Liga Europa.
A situação do antigo jogador do Chelsea pode acelerar a procura do Milan por um novo central em breve. Tomori chegou ao San Siro em 2020/21, inicialmente por empréstimo, tendo posteriormente sido adquirido por 35 milhões de euros.
Gonçalo Inácio surge como uma das possibilidades para ocupar esse espaço. Ruben Amorim conhece profundamente o internacional português, que lançou no futebol profissional e orientou durante várias temporadas no Sporting.
O Milan poderá mesmo avançar com uma proposta já em janeiro pelo 'camisola 25' dos leões. Gonçalo Inácio tem contrato com o Sporting até 2030 e uma cláusula de rescisão de 60 milhões de euros, embora os verdes e brancos admitam negociar perante uma oferta considerada significativa.
Reforço de milhões sem qualquer minuto pelo Sporting espreita estreia com Rui Borges
17 Out 2026 | 12:04
Pote dá problemas após sair do Sporting: "Temos de criar condições para que não tenha de correr"
17 Out 2026 | 11:31
Rui Borges tem esperança de contar com lesionado a tempo do Sporting - Académico Viseu
17 Out 2026 | 11:21