Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!

WhatsApp Seguir

Futebol

Fabrizio Romano esteve atento ao Arouca - Sporting e destaca um jogador de Amorim

Jornalista especialista no mercado de transferências fez uma publicação nas redes sociais após o final da partida e elogiou futebolista dos leões

Leonino - Onde o Sporting é notícia
Leonino - Onde o Sporting é notícia

14 Set 2024 | 11:17 |

Icon Comentário0

Fabrizio Romano voltou a dar destaque a Viktor Gyokeres após a vitória do Sporting frente ao Arouca (3-0), em jogo da quinta jornada da Liga Portugal Betclic. O especialista no mercado de transferências fez uma publicação nas redes sociais após o final da partida e elogiou o jogador.


"Viktor Gyokeres volta a marcar pelo Sporting, mais um golo… totalizando 11 golos e cinco assistências em oito jogos pelo clube e pela seleção nesta temporada até agora", escreveu na rede social 'X'. De resto, nos últimos meses, têm sido recorrentes as referências do jornalista ao avançado leonino.


O impacto do ponta de lança sueco de 26 anos no futebol português continua a dar que falar, estendendo-se já ao resto da Europa, com principal incidência para Inglaterra. Clubes como Arsenal ou Chelsea demonstraram interesse no último defeso em contratar o futebolista.


Esta temporada, ao serviço do Sporting, Viktor Gyokeresavaliado em 65 milhões de eurosfoi utilizado em seis encontros (570 minutos), apontou oito golos e fez três assistências. O avançado tem contrato com os leões até junho de 2028 e uma cláusula de rescisão fixada nos 100 milhões de euros.

Inicialmente, o Sporting pagou 20 milhões, mais 4 por objetivos e custos de intermediação, por Viktor Gyokeres. Contas feitas, ao dia de hoje, o ponta de lança já terá custado 27,8 milhões de euros aos cofres leoninos, com a SAD a garantir recentemente 90% da mais-valia de uma futura transferência do internacional pela seleção da Suécia, com os restantes 10% a pertencerem ao Coventry.


Melhores momentos de Viktor Gyokeres pelo Sporting:


Futebol

Exclusivo Leonino - Lazio vai apresentar proposta por craque do Sporting, caso venda Castellanos

Flamengo pretende garantir jogador argentino na janela de inverno, o que colocará o emblema italiano no mercado por um substituto

Exclusivo Leonino - Lazio está atenta a jogador do Sporting e pode apresentar uma proposta, caso Taty Castellanos seja vendido ao Flamengo
Exclusivo Leonino - Lazio está atenta a jogador do Sporting e pode apresentar uma proposta, caso Taty Castellanos seja vendido ao Flamengo

24 Dez 2025 | 03:00 |

Icon Comentário0

A Lazio está atenta a Fotis Ioannidis e pode apresentar uma proposta pelo avançado do Sporting, caso Taty Castellanos seja vendido ao Flamengo, sabe o Leonino. Assim, só depois de concretizada a mudança do atacante argentino rumo ao emblema brasileiro é que os romanos avançarão formalmente pelo jogador grego.


Ao que o nosso Jornal apurou, o atacante reúne atributos que agradam à direção do emblema italiano: potência física, inteligência tática e capacidade de finalização. Apesar do interesse, a Direção, liderada por Frederico Varandas, não tem intenções de vender o ponta de lança, que revelou que teve "medo" de assinar pelos leões no verão de 2024.


A saída do jogador obrigaria o Clube de Alvalade a agir rapidamente no mercado de transferências de inverno para manter o equilíbrio da equipa na luta pelo tricampeonato. O atacante é considerado peça-chave no plantel de Rui Borges, pelo que qualquer abordagem será cuidadosamente avaliada, mas a prioridade é proteger o plantel e manter a equipa competitiva.


Por outro lado, Taty Castellanos já deu sinal verde para rumar ao clube carioca. Além do mais, a negociação deve ser facilitada com o fim do transfer ban da Lazio em janeiro, permitindo que o clube da Serie A realize transferências. A mudança poderá ser consumada por valores a rondar os 22 milhões de euros.

Esta temporada, com a camisola do Sporting, Fotis Ioannidis – avaliado em 20 milhões de euros – soma 18 partidas. O avançado internacional grego de 25 anos disputou 746 minutos, nos quais já apontou seis golos e três assistências com a Listada verde e branca.



Futebol

Varandas surge furioso e defende Sporting: "Quarenta anos de fruta e agora querem culpar-nos?’"

Presidente dos leões criticou Benfica, Porto e comunicação social, denunciando erros desiguais e falando em ‘histeria coletiva’

Varandas criticou a “histeria coletiva” criada em torno do penálti sobre Hjulmand e denunciou uma aplicação desigual das regras entre Sporting, Benfica e Porto
Varandas criticou a “histeria coletiva” criada em torno do penálti sobre Hjulmand e denunciou uma aplicação desigual das regras entre Sporting, Benfica e Porto

24 Dez 2025 | 00:42 |

Icon Comentário0

Depois do triunfo do Sporting no terreno do Vitória de Guimarães (4-1), Frederico Varandas esteve na zona mista, onde abordou não apenas o jogo, mas também as polémicas recentes sobre arbitragem. O Presidente dos verdes e brancos criticou a “histeria coletiva” criada em torno do lance do penálti sobre Hjulmand e denunciou uma aplicação desigual das regras nos diferentes clubes.


“Basta ir a 24 horas antes e há um Farense - Benfica, onde vi, quando estava 0-0, uma simulação de um jogador do Benfica que o árbitro, mal, assinala falta, livre. Golo do Benfica. O que aconteceu? Há um mês, um canto mal assinalado nos Açores deu golo do Sporting. Vou repetir. Mal assinalado. O que deu? Capas de jornais, uma vergonha, falam em anticiclones. Então e o silêncio que há em Faro? Por que razão há dois pesos e duas medidas? As pessoas não estão habituadas ao erro natural a favor do Sporting. Mas terão de se habituar. Se houver erros, é normal haver erros para todo o lado. O que não acho normal, e aí grande parte da comunicação social tem responsabilidade, é não haver este tratamento noutros clubes. O Benfica já teve nove penáltis. Não vou falar, analisem. O de ontem? O que seria se fosse o Sporting? Mais. Ex-árbitros, se fosse o Sporting, diriam que não era penálti. Não tenho a menor dúvida. Analisem. Houve erros de certeza. Mas esta histeria coletiva? Não brinquem. Isto para mim é muito importante: hoje caminhamos para um nível de ruído completamente absurdo.”


Frederico Varandas não poupou críticas aos dragões, considerando que também contribuiu para o “ruído” sobre a arbitragem: “E depois, em relação ao Porto. Não é só o Benfica. São duas estratégias de comunicação de histerismo, ruído. O Porto lançou um comunicado a seguir ao grande drama dos Açores onde dizia que o presidente da Federação tinha de tomar medidas, a dizer que estava uma advogada do Sporting na Comissão...”.


O Presidente lembrou ainda episódios recentes da Champions, onde a arbitragem internacional podia ter prejudicado o Sporting em casos claros: “O Sporting joga a Champions. Quem está lá? Os melhores árbitros internacionais? Se fosse pelo árbitro de campo, o Sporting se calhar tinha três pontos em vez de 10. Com o Nápoles? Expulsão vergonhosa perdoada ao De Bruyne. Com o Marselha em casa, três erros capitais revertidos. Com o Brugge, um vermelho direto do nosso capitão que não foi nada. Isto são árbitros internacionais. E depois, num canto mal marcado, que o melhor árbitro português assinala mal, coloca em causa toda a arbitragem? Isto atingiu um ponto insustentável. Para paraquedistas que chegaram agora? Insustentável foram 40 anos de fruta, 40 anos de reuniões de presidentes Luís Filipe Vieira e Pinto da Costa a discutir quem eram o presidente da Liga e da Federação, a discutirem qual o árbitro para este jogo, 40 anos de missas, de padres, de agentes de futebol a comprarem jogadores para perderem jogos. Isso é que era insustentável. E não admito”.

Apesar das críticas, reconheceu que ainda existem erros na arbitragem e elogiou o trabalho do Conselho de Arbitragem: “O Sporting não vota em caras nem em pessoas. O Sporting vota em projetos. E uma das coisas que Pedro Proença tinha: grupos de comissões para reflexão na Federação. Sobre a arbitragem, sobre treinadores, sobre jogadores, sobre infraestruturas e competições. Grupos que não têm qualquer poder deliberativo. É para reflexão do futebol português. [...] Este CA está a fazer coisas passo a passo. As notas passaram a ser públicas, isso é importante. Há erros? Há. Podemos ter melhores árbitros? Podemos. Mas este clima criado, e voltando ao Porto. Como é que fazem um comunicado assim? Ou é profunda ignorância de estrutura, que não acredito, ou é mentir só para criar ruído. E têm tanta preocupação, que já passaram 50 dias do Braga - Porto e vocês estão satisfeitos com o resultado da auditoria? O que se passou com o Fábio Veríssimo? Ouvi o presidente do Porto dizer que ia fazer uma auditoria. 50 dias, meus amigos. E vocês, perguntas? Não fazem perguntas? Não há conferências de imprensa?”


Por fim, o dirigente destacou que o Sporting não se desculpa com a arbitragem e apelou a sanções iguais para todos os clubes que comentem a arbitragem publicamente: “A situação está irrespirável sobretudo para os árbitros. E a verdade é que, e aqui mais uma vez tenho de dizer que há falta de coragem da parte da comunicação social, o Sporting perde títulos e não se queixa da arbitragem. O Sporting fica em 4.º lugar e não se queixa da arbitragem. [...] Só há uma maneira: não vai ser fácil passar isto em Assembleia Geral de Clubes. Já liguei ao presidente da Liga. O regulamento tem de ser alterado e tem de ser assim: o presidente do Sporting fala de arbitragem... multa de 100 mil euros. O presidente do Porto fala sobre arbitragem... 100 mil euros. O Benfica faz um 'tweet', 100 ou 200 mil. É a única maneira de respirarmos. E vamos ver como é daqui para a frente. Esta histeria coletiva, isto, para ali para dentro, para o balneário do Sporting, é gasolina. Gasolina super para o tricampeonato”, terminou.


Futebol

Varandas fala após jogo do Sporting e diz nomes de quem condicionou arbitragens durante anos

Presidente do emblema verde e branco defendeu que atualmente juízes são independente e que os erros são humanos, mas que no passado não era assim

Após a vitória do Sporting frente ao Vitória de Guimarães, Varandas nomeou duas pessoas que condicionaram arbitragens durante anos
Após a vitória do Sporting frente ao Vitória de Guimarães, Varandas nomeou duas pessoas que condicionaram arbitragens durante anos

24 Dez 2025 | 00:08 |

Icon Comentário0

Após a vitória do Sporting frente ao Vitória de Guimarães (4-1), Frederico Varandas reagiu à polémica do lance com Morten Hjulmand diante do Santa Clara, admitindo que não considera que haja grande penalidade. Na zona mista, o Presidente dos leões refere ainda que Pinto da Costa e Luís Filipe Vieira dominaram a arbitragem em Portugal durante anos.


“Vínhamos aqui desfalcados. Temos tido algumas lesões, ausências pela CAN, mas mostrámos a força do grupo, do plantel. Foi um jogo à bicampeão”, começou por afirmar, na zona mista, após a vitória da equipa. Sobre a arbitragem, assumiu que já esperava as perguntas e explicou a sua postura.


“O Sporting, na vitória ou na derrota, mantém a sua postura. Também somos humanos e cometemos falhas. Há dias em que não estamos tão bem. Mas tento sempre não fugir à postura que entendo ser a de gerir um clube desportivo e ter a cultura desportiva necessária. Sou obrigado a vir defender sobretudo o bom nome do Sporting. Quem não se sente não é filho de boa gente.”


F. Varandas: “Durante décadas, a arbitragem não era independente, tinha um dono. Porto e Benfica. Décadas. Com nomes. Pinto da Costa, Luís Filipe Vieira"

O Presidente lembrou ainda que, historicamente, a arbitragem em Portugal não era independente: “Durante décadas, a arbitragem não era independente, tinha um dono. Porto e Benfica. Décadas. Com nomes. Pinto da Costa, Luís Filipe Vieira. Eu tenho 46 anos, vocês são da minha geração, e crescemos assim. Crescemos onde o erro era normal, seja do treinador, do jogador, do presidente ou do árbitro, teve uma forma completamente desproporcionada”.


Frederico Varandas defendeu que atualmente a arbitragem é independente e que os erros são humanos: “Quando digo livre e independente não é uma arbitragem sem erros. Tem erros. O que não admito é que me digam que a arbitragem está pior, que este ano está horrível, que antes era muito boa. Está pior em quê? A arbitragem, hoje, não tem dono. Não tem. E o que acontece? Se a arbitragem for assim, numa maratona de 34 jornadas, é normal que os erros humanos sejam proporcionais entre vários clubes. As pessoas não estão preparadas, inclusive parte da comunicação social, para ver erros a favor do Sporting”.

F. Varandas: "Penálti assinalado pelo João Pinheiro. Minha opinião: não é penálti"

Quanto ao lance específico com Hjulmand, Varandas foi categórico: “Eish, o que é isto? Erros a favor do Sporting. Vamos lá, Santa Clara. Penálti assinalado pelo João Pinheiro. Minha opinião: não é penálti, mas vamos dizer a verdade do lance. Vejo ex‑árbitros, comentadores, árbitros que sabem a verdade. Andou‑se 14 minutos a tentar encontrar uma falta? É mentira”, disse

Sobre o VAR, o dirigente máximo dos leões também criticou a demora na análise do lance: “O VAR, para mim mal… Há um toque na cara? Há. O VAR faz referência ao João Pinheiro a dizer que há penálti. E a seguir estiveram, de forma inexplicável, 13 ou 14 minutos a ver se há fora de jogo. Foi completamente incompreensível como ficam 12 minutos a tentar encontrar um fora de jogo. O que aconteceu? Escândalo nacional. Não se falava noutra coisa”, concluiu


envelope SUBSCREVER NEWSLETTER

envelopeSUBSCREVER NEWSLETTER


Iván Fresneda acabou jogo do Sporting em lágrimas e Rui Borges explicou motivo
Futebol

Iván Fresneda acabou jogo do Sporting em lágrimas e Rui Borges explicou motivo

23 Dez 2025 | 23:50

Icon Comentário0
Titular do Sporting chorou no final e Trincão admite: "Teve uma semana difícil"
Futebol

Titular do Sporting chorou no final e Trincão admite: "Teve uma semana difícil"

23 Dez 2025 | 23:09

Icon Comentário0
Sporting goleia Vitória de Guimarães e não desarma na luta pelo primeiro lugar (Veja os golos)
Futebol

Sporting goleia Vitória de Guimarães e não desarma na luta pelo primeiro lugar (Veja os golos)

23 Dez 2025 | 22:41

Icon Comentário0