Futebol
Exclusivo Leonino - Sporting já definiu quem contratar em caso de saída de Maxi Araújo
27 Nov 2025 | 12:04
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
14 Set 2024 | 11:17 |
Fabrizio Romano voltou a dar destaque a Viktor Gyokeres após a vitória do Sporting frente ao Arouca (3-0), em jogo da quinta jornada da Liga Portugal Betclic. O especialista no mercado de transferências fez uma publicação nas redes sociais após o final da partida e elogiou o jogador.
"Viktor Gyokeres volta a marcar pelo Sporting, mais um golo… totalizando 11 golos e cinco assistências em oito jogos pelo clube e pela seleção nesta temporada até agora", escreveu na rede social 'X'. De resto, nos últimos meses, têm sido recorrentes as referências do jornalista ao avançado leonino.
O impacto do ponta de lança sueco de 26 anos no futebol português continua a dar que falar, estendendo-se já ao resto da Europa, com principal incidência para Inglaterra. Clubes como Arsenal ou Chelsea demonstraram interesse no último defeso em contratar o futebolista.
Esta temporada, ao serviço do Sporting, Viktor Gyokeres – avaliado em 65 milhões de euros – foi utilizado em seis encontros (570 minutos), apontou oito golos e fez três assistências. O avançado tem contrato com os leões até junho de 2028 e uma cláusula de rescisão fixada nos 100 milhões de euros.
Inicialmente, o Sporting pagou 20 milhões, mais 4 por objetivos e custos de intermediação, por Viktor Gyokeres. Contas feitas, ao dia de hoje, o ponta de lança já terá custado 27,8 milhões de euros aos cofres leoninos, com a SAD a garantir recentemente 90% da mais-valia de uma futura transferência do internacional pela seleção da Suécia, com os restantes 10% a pertencerem ao Coventry.
Melhores momentos de Viktor Gyokeres pelo Sporting:
Jogador é visto com um dos nomes na lista de compras dos verdes e brancos, mas valor pedido pelo emblema belga não agrada à estrutura
28 Nov 2025 | 06:44 |
Christos Tzolis jogou em Alvalade pelo Club Brugge frente ao Sporting na última quarta-feira, dia 26 de novembro, e a verdade é que o grego é um sonho antigo dos verdes e brancos. Numa altura em que os leões ainda procuram um extremo, sabem que para garantir o jogador teriam de desembolsar 30 milhões de euros.
Uma vez que o internacional grego é visto como uma das principais figuras do emblema belga, a sua eventual negociação não seria nada fácil, muito à semelhança da situação do Sporting com Yeremay Hernández, que é o declarado favorito da SAD leonina nesta fase.
Tzolis tem contrato válido com o Club Brugge até 2029 e fruto do seu bom arranque de temporada, o Sporting acaba por não ser o único interessado nesta contratação - o que dificulta ainda mais a possibilidade. Fora o grego e Yeremay, os leões continuam a olhar para mais nomes e os de Wesley (Al Nassr e Konstantelias (PAOK) continuam na lista.
Com a abertura do janela de transferências de inverno cada vez mais perto, o Sporting tem o seu plano definido: os extremo mais desejados são caros e, se tal não se concretizar em janeiro, os leões irão lutar para utilizar a entrada na Liga dos Campeões para poder investir na posição no fim da época.
Esta temporada, com a camisola do Club Brugge, Christos Tzolis - avaliado em 30 milhões de euros - já foi opção em 24 jogos. Durante os 2.060 em que esteve dentro das quatro linhas, o extremo grego apontou oito golos e assistiu os companheiros de equipa em nove ocasiões.
Jogador voltou a pisar o relvado na última quinta-feira, dia 27 de novembro, e vai entrar nas contas de Rui Borges frente ao Estrela da Amadora
28 Nov 2025 | 06:27 |
Apesar de ter regressado às opções do Sporting, Pote está limitado a 45 minutos de utilização. O 'camisola 8' dos leões voltou a pisar o relvado na última quinta-feira, dia 27 de novembro, e entrará nas opções de Rui Borges para a partida diante do Estrela da Amadora.
Ainda que não seja o cenário ideal para Pedro Gonçalves, a realidade é que esta opção permite que o jogador possa somar minutos antes do dérbi frente ao Benfica - disputado a 5 de dezembro. O jornal Record adianta que, apesar de o período máximo de utilização estar em metade da partida, o treinador dos leões não deverá arriscar mais de meia hora e o mais expectável é que inicie a partida do banco de suplentes.
Pote esteve parado durante três semanas devido a uma microrrotura na coxa direita, após a visita ao Santa Clara, mas o seu regresso à competição na Liga Portugal Betclic chegou a ser confirmado por Rui Borges após a partida entre Sporting e Club Brugge, para a Champions League.
Para arrancar a partida, Rui Borges terá de voltar às suas alternativas. Geovany Quenda respondeu da melhor forma na Liga dos Campeões, mas também Alisson Santos está entre as possibilidades para a partida. No entanto, o principal objetivo é que Pote saia do encontro apto para disputar o Benfica - Sporting da semana seguinte.
Esta temporada, com a camisola do Sporting, Pedro Gonçalves - avaliado em 30 milhões de euros - soma já 17 jogos: 11 para a Liga Portugal, quatro para a Liga dos Campeões, um para a Taça de Portugal e outro para a Supertaça. Durante os 1.394 minutos em que foi utilizado, o ‘camisola 8’ dos leões já apontou nove golos e seis assistências.
Verdes e brancos haviam apresentado um recurso ao castigo e o mesmo já foi analisado pelo Tribunal Arbitral do Desporto (TAD)
28 Nov 2025 | 06:11 |
O Tribunal Arbitral do Desporto (TAD) decidiu suspender a pena de interdição parcial do Estádio José Alvalade ao analisar o recurso apresentado pelo Sporting na consequência de uma queixa do Porto após o Clássico, disputado a 30 de agosto. A entidade considerou "procedente o pedido cautelar" e decretou que o setor A17 não será fechado para já.
Assim sendo, enquanto não for conhecida a decisão principal e final do projeto em questão, nada acabará por acontecer. A participação do Porto diz respeito ao arremesso de objetos para o relvado aquando dos festejos dos jogadores rivais, como isqueiros.
Na decisão inicial, o Conselho de Disciplina da FPF considerou provado o facto de “no decurso da segunda parte do jogo, por volta do minuto 61 do tempo regulamentar”, os adeptos do Sporting situados no sector em questão terem arremessado “vários objetos, nomeadamente isqueiros na direção dos jogadores da FC Porto, SAD, que festejavam o primeiro golo da sua equipa.” "Um dos isqueiros arremessados atingiu o jogador da FC Porto, SAD, Zaidu (camisola n.º 12), tendo sido necessário prestar-lhe assistência médica, o que determinou que o árbitro da partida retardasse o recomeço de jogo em cerca de 2 minutos.
Por seu turno, na defesa apresentada, o Sporting justifica que "a decisão recorrida assenta em pressupostos profundamente errados", está "enferma de graves e evidentes vícios que se materializaram numa inadmissível e deliberada violação dos direitos de defesa da demandante" e que é, ainda, "resultado de um chorrilho de flagrantes ilegalidades assinadas pelo Conselho de Disciplina. Estamos, enfim, perante um procedimento disciplinar e uma decisão que se situam nos antípodas de um processo justo e equitativo".
Mais concretamente, os leões defendem que "(i) foi violado o direito da demandante a um processo justo e equitativo, (ii) foram violadas as garantias de isenção e imparcialidade administrativas, (iii) foi violado o princípio ne bis in idem, (iv) a decisão recorrida incorre em erro na valoração da prova e viola o princípio da presunção de inocência, (v) não se encontram preenchidos, por vários e evidentes fundamentos, os elementos típicos das infrações disciplinares imputadas à demandante, (vi) inexiste qualquer incumprimento, por parte da demandante, dos deveres de formação e vigilância sobre os seus adeptos e simpatizantes e (vii) o evento típico (desvalor de resultado) é insuscetível de ser imputável à demandante".
"Estamos perante um processo em que (i) foram injustificadamente indeferidas diligências de prova requeridas pela demandante; (ii) elementos de prova não foram disponibilizados à demandante no momento processualmente relevante; (iii) foi produzida prova contra a demandante à margem dos limites permitidos no RDLPFP; (iv) um advogado do departamento jurídico da participante exerceu funções de intérprete na inquirição de uma das testemunhas; (v) a decisão recorrida é pejada de distorções factuais plenamente contrariadas pelos elementos dos autos; e (vi) o procedimento disciplinar e a decisão recorrida foram, respetivamente, conduzido e proferida por quem já havia formado a sua convicção acerca do thema decidendum e da culpa da demandante", lê-se, na defesa apresentada.
No que respeita ao lance que envolve Zaidu, o Sporting alega que "nenhum dos elementos de prova indicados é capaz de indiciar ou sustentar o resultado típico em causa nos autos, não sendo possível afirmar, com um mínimo de certeza, que o objeto foi arremessado pelos adeptos da Sporting SAD presentes no sector A17; que o objeto que terá atingido o jogador Zaidu foi um isqueiro; que o jogador Zaidu sentiu dores; e que o jogador Zaidu necessitou efetivamente de assistência médica".
A defesa do Sporting está composta por 77 pontos, sendo que a FPF contrapôs e defendeu a posição inicialmente apresentada noutros três: "1. A Federação Portuguesa de Futebol manifesta, desde já, a sua posição no sentido de não se opor ao decretamento da providência cautelar requerida no que diz respeito à sanção de interdição de setor de recinto desportivo; 2. Porém, a Federação Portuguesa de Futebol deixa também claro que tal posição processual assumida no âmbito do processo cautelar não implica qualquer confissão dos factos alegados pela Demandante, quer no processo cautelar, designadamente no que diz respeito ao cumprimento do critério da aparência de bom direito, quer na ação principal; 3. Discussão que remeteremos, única e exclusivamente, para a contestação a apresentar em sede de ação arbitral principal".
Por fim, e resumidamente, o TAD entendeu "julgar procedente o pedido cautelar formulado pela Requerente, decretando-se, em consequência, por ser adequada e proporcional, a providência de suspensão da sanção disciplinar aplicada, por deliberação da Seção Profissional do Conselho de Disciplina da Entidade Requerida" e determinou que as custas "deverão ser suportadas pela Requerida, remetendo para a decisão arbitral a proferir na ação principal a fixação das custas finais de todo o presente processo, tendo em consideração que foi atribuído o valor de € 30.000,01 à presente causa e que as custas do processo englobam a taxa de arbitragem e os encargos do processo arbitral".
Exclusivo Leonino - Sporting já definiu quem contratar em caso de saída de Maxi Araújo
27 Nov 2025 | 12:04
Atenção Sporting! Atualização sobre o regresso de Pedro Gonçalves deixa adeptos a sorrir
27 Nov 2025 | 20:01
Jogador do Sporting fica no banco, mas Portugal sagra-se campeão do mundo sub-17
27 Nov 2025 | 17:55