Futebol
Rui Borges não quer saber se não conta com Suárez para o Braga - Sporting
28 Set 2026 | 15:50
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
09 Fev 2024 | 11:28 |
Desde a sua chegada a Alvalade, Viktor Gyokeres começou a forjar a sua própria história, tornando-se no jogador mais dispendioso que o Sporting alguma vez adquiriu (por 20 milhões de euros, com o valor a aumentar conforme os objetivos do jogador são alcançados). Desde então, o sueco tem sido figura de destaque no plantel leonino e uma fonte de inspiração para muitos.
Apesar da sua qualidade e veia goleadora, a influência de Gyokeres não se limita às quatro linhas. O seu peculiar e viral festejo após cada golo tornou-se uma sensação. O gesto da máscara, que já adotava no Coventry, consiste em entrelaçar as mãos no rosto, como se estivesse a usar uma máscara. Esta moda pegou de estaca. Adeptos de todas as idades, rivais, colegas de equipa, outros jogadores e até atletas de diferentes modalidades já aderiram ao festejo de Gyokeres.
No mundo do jiu-jitsu, a atleta Raquel Almeida, da Academia Red House Association de Leiria, conquistou a medalha de bronze no Campeonato da Europa, há cerca de uma semana, em Paris, e celebrou à semelhança de Gyokeres, assim como Emmanuel Eseme, especialista camaronês nos 100, 200 e 4x100 metros.
Morita fez o mesmo ao marcar pelo Japão na Taça da Ásia, assim como Taynan, na final da Taça da Liga de futsal, onde o Sporting venceu o Benfica, e até Abraham Marcus, jogador do Porto B, quando assinou o empate frente ao Leiria (1-1), na Liga 2. Nas bancadas, no jogo da prova rainha contra o Lis, como em muitos outros, foi notável ver uma criança com um adulto, provavelmente o pai, a celebrar como o sueco. Uma verdadeira fonte de inspiração.
Desde o seu primeiro jogo titular na Liga, contra o Vizela, onde marcou dois golos, deixando os adeptos ansiosos por mais, Gyokeres tem sido uma presença constante no onze inicial, acumulando minutos, adaptando-se à equipa e assimilando as ideias de Rúben Amorim. Num piscar de olhos, transformou-se num verdadeiro goleador e numa peça fundamental no Sporting.
Viktor Gyökeres, recorde-se, chegou ao Sporting no início da presente temporada, oriundo do Coventry, a troco de 20 milhões de euros, mais 4 por objetivos, sendo que os ingleses ficaram, ainda, com 15% de uma futura mais-valia (os leões podem reduzir esta percentagem para 10%).
Até ao momento, Viktor Gyökeres – avaliado em 45 milhões – leva 28 encontros realizados (2.270 minutos): 18 na Liga Portugal Betclic (1.616), cinco na Liga Europa (323), três na Taça de Portugal (177) e dois na Taça da Liga (154). Ao todo, o sueco marcou 25 golos e fez 10 assistências, sendo a grande figura da temporada até ao momento. O avançado tem contrato com o Sporting até junho de 2028 e uma cláusula de rescisão de 100 milhões de euros.
Treinador dos verdes e brancos tem sido bastante contestado neste arranque de temporada, apesar de o Presidente lhe ter dado um voto de confiança
29 Set 2026 | 03:00 |
Rui Borges vai continuar no comando técnico do Sporting mesmo que os leões saiam derrotados da deslocação ao terreno do Braga, sabe o Leonino. Frederico Varandas não pretende tomar uma decisão a quente na sequência do resultado da 8.ª jornada, embora a margem de erro do treinador esteja cada vez mais reduzida.
Nas últimas semanas, Abel Ferreira, Leonardo Jardim e Sérgio Conceição foram relacionados com uma eventual sucessão no banco leonino. O primeiro foi apontado pelo ‘Correio da Manhã’ como um dos nomes apreciados em Alvalade; Leonardo Jardim é, como o nosso Jornal avançou em Exclusivo, o perfil que mais agrada a Frederico Varandas; já Sérgio Conceição foi colocado na corrida por Nicolò Schira, apesar dos problemas com o Presidente.
Ao que o nosso Jornal apurou, porém, o encontro na Pedreira não representa uma espécie de ultimato para Rui Borges. Mesmo que o Sporting perca diante dos minhotos, a administração não tem previsto avançar imediatamente para a saída do técnico, entendendo que uma mudança não deve ser determinada exclusivamente pelo resultado de um único jogo.
Isso não significa que Rui Borges esteja confortável. Os empates consecutivos diante de Famalicão e Arouca - a juntar ao da 1.ª jornada com o Estrela da Amadora - aumentaram significativamente a contestação e colocaram o treinador sob uma pressão que não existia no arranque da temporada. Uma eventual derrota em Braga agravaria esse cenário e deixaria o timoneiro de 45 anos numa posição muito mais delicada para os compromissos seguintes.
Frederico Varandas já saiu publicamente em defesa do treinador, garantindo, a 21 de setembro, que “nunca esteve em causa sequer o lugar de Rui Borges”. O técnico renovou em maio o vínculo com o Sporting até 2028, outra demonstração da confiança depositada pela administração no projeto que lidera.
Comentador televisivo teceu observações sobre o vencimento do Presidente do Clube de Alvalade e tem uma posição concreta
28 Set 2026 | 17:32 |
Foi revelado que Frederico Varandas teve uma subida na sua remuneração para 776.500 euros (300 mil fixos, mais 476,5 mil variáveis), resultando num aumento substancial relativamente aos 390 mil (dos quais 90 mil variáveis) registados em 2024/25. José Nunes considera legítimo esta decisão.
J. Nunes: "Percebe-se o incremento no salário"
"Está consagrado nos estatutos do Clube que os dirigentes possam ser remunerados. Por outro lado, este nível de remuneração é relativamente normal em CEOs de grandes empresas. Estamos a falar de uma empresa com um orçamento bastante elevado. Se nós percebermos que os prémios também estão indexados ao sucesso esportivo da equipa, por aí se percebe o incremento que o salário dele teve de uma época para a outra", começou por dizer no canal Now.
O jornalista continuou a sua justificação. "Creio que também tem muito a ver com a performance da equipa na Liga dos Campeões. Portanto, eu diria que não acho que isto choque. Nem tenho nada a comentar no que é que o presidente do Sporting ganha ou deixa de ganhar. Também não gostaria que ele fizesse o mesmo em relação a mim. Portanto, limito-me a dizer que são valores relativamente normais", falou.
Os gastos com o pessoal da Sporting SAD ultrapassaram, pela primeira vez, a barreira dos 100 milhões de euros numa temporada. De acordo com o Relatório & Contas referente ao exercício de 2025/26, a rubrica atingiu os 101,9 milhões de euros, mais 14,2 milhões do que na época anterior, o que representa um crescimento de 16%.
A maior fatia deste aumento está relacionada com as remunerações, que chegaram aos 77,806 milhões de euros, mais 13,509 milhões face aos 64,297 milhões registados em 2024/25. No documento, a SAD explica que esta subida resulta de várias renovações contratuais de jogadores e equipas técnicas, mas também do investimento no reforço e na capacitação da estrutura interna, de forma a responder aos desafios presentes e futuros.
Jogador leonino está a dar que falar além-fronteiras depois de um passo importante na carreira, mas as palavras de um nome de peso estão a gerar reações
28 Set 2026 | 17:22 |
Issa Doumbia continua a despertar atenções depois de ter dado um passo importante na carreira internacional. O médio do Sporting, de 22 anos, estreou-se pela seleção principal de Itália na passada sexta-feira, frente à Bélgica, e pode jogar agora com a Turquia.
Roberto Mancini, selecionador italiano, foi questionado sobre o potencial impacto imediato de Doumbia e deixou uma mensagem clara sobre as expectativas em torno dos jogador, defendendo que a sua evolução deve ser acompanhada com paciência.
R. Mancini: "Não é daqueles jogadores que entram em campo e fazem a diferença imediatamente"
"O Doumbia jogou na Serie B no ano passado e foi para o Sporting. Começou a jogar na Liga dos Campeões e está a jogar no campeonato português. Não é daqueles jogadores que entram em campo e fazem a diferença imediatamente porque têm experiência e muitos jogos em eliminatórias. Precisamos de lhe dar tempo", afirmou, em declarações à Rai.
O camisola ´77´ dos leões somou apenas 10 minutos na estreia pela "squadrazzura" e tem agora a possibilidade de continuar a conquistar espaço nas escolhas de Mancini. O médio, que chegou ao Sporting depois de representar o futebol italiano, começou a disputar a Liga dos Campeões e o campeonato português, sendo acompanhado de perto pelo selecionador.
Nesta temporada, com a camisola do Sporting, Issa Doumbia - avaliado em 20 milhões de euros - tem oito jogos realizados: Sete para a Liga Portugal Betclic e um para a Liga dos Campeões. Em 652 minutos dentro de campo, o médio transalpino tem uma assistência.
Rui Borges não quer saber se não conta com Suárez para o Braga - Sporting
28 Set 2026 | 15:50
Mário Figueiredo reprime atitude dos adeptos do Sporting: "Não faz sentido assobiar Palhinha"
28 Set 2026 | 13:55
Varandas tentou colocá-los no verão, mas Sporting pode receber 'devoluções' antecipadas
28 Set 2026 | 13:17