
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
A equipa B do Sporting defronta, este domingo, dia 30 de março, o Amarante para disputar a partida que encerra a sétima jornada da fase de apuramento de campeão da Liga 3. João Gião, novo treinador dos leões - que já passou pelo Benfica - garante que os seus pupilos vão lutar pela conquista dos três pontos.
“Em função das ausências e da muita carga que tiveram muitos dos jogadores nas seleções (14 dos convocados) fomos passando a nossa mensagem de uma forma mais teórica, em termos de modelo de jogo”, explicou sobre a sua primeira semana de trabalhos, mas salientou que a equipa está “confiante” para o duelo.
“Vamos a Amarante para tentar jogar como se estivéssemos em casa”, garantiu o novo timoneiro dos verdes e branco, prometendo uma equipa “personalizada, com carácter, a tentar impor o nosso jogo, sendo competentes e rigorosos para trazer um bom resultado”.
Por esta altura, a formação secundária do Clube de Alvalade soma os mesmos nove pontos do Belenenses no segundo lugar da tabela classificativa, enquanto o Amarante tem sete pontos e está no sexto lugar. Uma prova de como a Liga 3 é “muito competitiva”, realçou João Gião.
“Entre o segundo classificado e o último da tabela há apenas três pontos de diferença. Há qualidade, grandes investimentos para alcançar a Segunda Liga e esperamos dificuldades, mas nós vamos com toda a ambição”, apontou, traçando uma missão clara para todos os encontros: “Temos de entrar em qualquer campo para tirar os três pontos”.
O Sporting B venceu o Amarante com golo de Afonso Moreira:
Antigo jogador, treinador e dirigente dos verdes e brancos crê ser necessário tomar decisão drástica nesta reta final de campeonato
|
A situação de Morten Hjulmand faz correr muita tinta. O capitão do Sporting está à bica para o dérbi com o Benfica e a sua utilização no jogo frente ao Gil Vicente gera várias opiniões. Augusto Inácio crê que o 'camisola 42' devia "ficar fora da ficha de jogo".
"O melhor é não jogar com o Gil Vicente"
"É uma boa questão [risos]. Está aqui em discussão um título e toda a gente começa a perceber que o título vai ser decidido no Estádio da Luz, ou na última jornada, se o Benfica ganhar 1-0. Claro que todos os jogos são importantes, mas correndo o risco de não jogar no na Luz, julgo que o melhor seria não jogar com o Gil Vicente e jogar com o Benfica", disse, ao jornal A Bola.
Com experiência dentro e fora dos relvados, Inácio explicou que "o jogador, por muito que esteja mentalizado que vai ter comportamento que não leva amarelo, há aquela outra jogada em que tem que esticar a perna ou que correr ao lado do adversário ou mete o pé e o adversário toca primeiro na bola pode levar amarelo ou até falhar".
"Se ficar de fora, vai compreender"
Desta forma, "o treinador deve ter uma conversa com o jogador, que é o capitão, no sentido de ele perceber a importância que tem o jogo na Luz, não descurando o jogo com o Gil, mas o Sporting já recuperou Morita, já pode ter mais uma solução ali para aquela posição", lembrando que "está em jogo o bicampeonato, algo que não acontece no clube há 70 anos, e estou convicto de que o jogador vai entender se o Rui Borges optar por não o utilizar".
Ainda assim, depois de Rui Borges ter afirmado que não faria poupanças a pensar nos cartões, Augusto Inácio é perentório: "Se disse isso e estou convicto que vai seguir a sua ideia e vai colocá-lo a jogar. se fosse eu, não o colocava a jogar e nem o convocava sequer. Quer dizer, seguia com a equipa para estágio, mas ficava fora da ficha de jogo".
Avançado do Estrela da Amadora destaca jogador dos verdes e brancos como aquele que lhe causou mais dificuldades durante a carreira
|
Kikas admite que Ousmane Diomande é o defesa mais difícil que já enfrentou. O avançado do Estrela da Amadora - que brilhou na vitória (2-0) sobre o Porto, apontando um dos golos dos tricolores - deixou rasgados elogios ao central do Sporting.
“Diomande foi o defesa mais difícil que defrontei", admitiu, ao Canal 11. Para o atacante, o 'camisola 26' dos leões “é um jogador muito agressivo, é muito difícil passar por ele. Tanto em Alvalade como no Estrela foi o jogador mais difícil", garantiu.
Kikas enfrentou Ousmane Diomande em quatro ocasiões, todas para o campeonato nacional. No primieiro encontro entre ambos, o português chegou a marcar, numa vitória verde e branca, em Alvalade, por 3-2. Nos restantes duelos, o ponta de lança ficou em branco.
Esta temporada, com a camisola do Sporting, Ousmane Diomande – avaliado em 40 milhões de euros – leva 44 partidas: 29 na Liga Portugal Betclic, nove na Liga dos Campeões, três na Taça de Portugal, dois na Taça da Liga e um na Supertaça Cândido de Oliveira. Nos 3.588 minutos em que esteve em campo, o defesa-central apontou dois golos (Farense e AVS).
As boas exibições desde que chegou a Alvalade valem ao central um lugar cativo no onze inicial do Sporting. Por ser o patrão da defesa, Diomande vai cumprindo objetivos que ficaram estipulados aquando da contratação ao Midtjylland e Frederico Varandas prepara-se para desembolsar mais uns milhões de euros.
Antigo membro do Conselho Leonino acredita que reta final de campeonato será decisiva e aponta possível mudança nas escolhas iniciais de Rui Borges
|
Rui Barreiro não levaria Morten Hjulmand a jogo frente ao Gil Vicente. Tapado com quatro cartões amarelos, o capitão do Sporting pode falhar o dérbi com o Benfica, caso seja admoestado na próxima jornada, algo que, na ótica do antigo membro do Conselho Leonino, não vale o risco - à semelhança de um antigo jogador verde e branco.
"Deixava Hjulmand no banco"
"Se fosse eu o treinador, poupava o Hjulmand. Não sei o que o Rui Borges vai fazer, porque todos os jogos são importantes e todos os pontos contam. Eu deixava o Hjulmand no banco, se bem que no banco também se podem levar amarelos, portanto é uma gestão que só Rui Borges saberá fazer", disse, ao Notícias ao Minuto.
Rui Barreiro admitiu que "só o treinador saberá como estão os jogadores, neste caso, o Morita, para saber se está apto para fazer dupla com o Debast, que tem estado a um nível muito bom", acreditando que "Rui Borges fará o melhor para o Sporting, de forma a chegarmos ao Estádio da Luz na máxima força".
"Já temos mais opções no meio-campo"
"Já tivemos mais problemas no meio-campo… Pedro Gonçalves já voltou, assim como o Morita, portanto, temos mais soluções para essa zona do terreno do que tínhamos há algumas semanas", admitiu, vendo com bons olhos a poupança do 'camisola 42'.
Na presente temporada, Morten Hjulmand - avaliado em 45 milhões de euros - soma 44 partidas: 25 na Liga Portugal Betclic, nove na Liga dos Campeões, cinco na Taça de Portugal, três na Taça da Liga e outra na Supertaça. No total, o capitão dos leões disputou 3.651 minutos, tendo feito três golos e duas assistências.