Futebol
Fresneda mais longe do Barcelona? Há outro jogador adorado no Sporting nos desejos de Laporta
29 Out 2026 | 12:25
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
08 Set 2025 | 17:48 |
É negócio fechado. André Onana, guarda-redes do Manchester United, vai ser o novo reforço do Trabzonspor. O contrato de empréstimo já foi assinado e o atleta de 29 anos de idade é então esperado pelo clube turco nas próximas horas para ser oficializado.
A informação é do jornalista especializado em transferências, Fabrizio Romano. O jogador tinha a intenção de permanecer e lutar pela sua posição. Porém a chegada de Senne Lammens, do Royal Antwerp, e a preferência do técnico Ruben Amorim por Altay Bayindir tiraram espaço do camaronês.
A sua única partida nesta temporada aconteceu na Taça da Liga Inglesa, numa partida onde o Manchester United foi eliminado Grimsby Town, equipa da quarta divisão. O Trabzonspor não vai pagar uma taxa de empréstimo, mas ficará responsável por pagar parte do salário. O salário de Onana até será mais elevado, fruto do prémio de assinatura que vai receber.
Resta agora que os clubes troquem a documentação necessária e que o acordo seja formalizado por escrito. Por seu turno, André Onana vai viajar amanhã, terça-feira, para a Turquia, onde será apresentado como reforço do Trabzonspor após cumprir a habitual bateria de exames médicos.
Considerado um dos melhores guarda-redes do mundo em 2023, André Onana foi vendido pelo Inter ao Manchester United por cerca de 50 milhões de euros e, dois anos depois, está de saída de Inglaterra sem que os 'red devils' consigam, para já, fazer qualquer encaixe financeiro.
Subdiretor do jornal Record mostrou-se particularmente incomodado com o ambiente vivido no Estádio José Alvalade na partida diante do Marítimo
29 Out 2026 | 17:41 |
Vítor Pinto deixou fortes críticas à atitude dos adeptos do Sporting durante os minutos finais da vitória frente ao Marítimo, por 2-1, na Taça da Liga. O subdiretor do jornal Record mostrou-se particularmente incomodado com os assobios vindos das bancadas, sobretudo pelo facto de a equipa leonina contar com vários jovens e jogadores pouco habituados ao contexto da equipa principal.
Vítor Pinto: "Meteu-me nojo, é a única expressão que consigo encontrar"
No programa ‘Mercado’, da CMTV, o jornalista não escondeu a revolta com o ambiente vivido em Alvalade. “Meteu-me nojo, é a única expressão que consigo encontrar, ver Sportinguistas a assobiar uma equipa nos minutos finais, que tinha em campo Eduardo Felicíssimo, que tinha zero minutos pela equipa principal esta época, o Zekri já tinha saído, mas foi titular com zero minutos, estava em campo Rodrigo Dias, que tinha jogado na 1.ª jornada, estava em campo Samuel Justo - que perde a bola no lance que dá o golo do Marítimo -, estava o Paulo Cardoso - um dos melhores jogadores da equipa B -, estava Mauro Couto - que não conseguiu controlar a bola nos lances de perigo do Marítimo naquela tremedeira final - e estava em campo Rafael Nel, que esta época tinha 15 minutos pela equipa principal".
Vítor Pinto sublinhou precisamente a quantidade de jovens que estavam em campo e que acabaram por ser atingidos pelo descontentamento geral das bancadas. “Viste a quantidade de jovens que referi? Jovens promessas do Sporting”, questionou, entendendo que o ambiente de contestação a Rui Borges acabou por extravasar para jogadores que pouco ou nada têm a ver com o momento de tensão vivido em Alvalade.
O jornalista criticou ainda a falta de apoio quando o Marítimo cresceu nos minutos finais e colocou a vantagem leonina em risco. “Então, o apoio que foi dado à equipa na reta final quando o jogo se complicou e a um miúdo como o Samuel Justo, que não é treinado pelo Rui Borges na maior parte das vezes, ou a um miúdo como o Mauro Couto, foram assobiados pela nação leonina, que já não consegue discernir o que está em causa”.
Para Vítor Pinto, os adeptos podem manifestar desagrado com o treinador, mas devem separar essa contestação do apoio às jovens promessas do Sporting. “Já nem consegue perceber que até pode não gostar do treinador, mas que não esteja a assobiar as jovens promessas do clube”, concluiu.
Imprensa encontra-se a avançar uma verdadeira bomba, colocando o treinador português como a principal opção para o lugar de Rui Borges
29 Out 2026 | 17:08 |
Paulo Fonseca está no topo da lista de treinadores referenciados pelo Sporting para uma eventual sucessão de Rui Borges. O técnico português, de 53 anos, cumpre a terceira temporada ao serviço do Lyon e reúne o perfil definido pela SAD liderada por Frederico Varandas para assumir o comando dos leões caso seja necessária uma mudança.
Segundo o ‘Flashscore’, Paulo Fonseca tem contrato com o Lyon até junho de 2027, pelo que uma eventual contratação obrigaria o Sporting a chegar a acordo com o emblema francês. Existe, porém, uma situação financeira pendente entre os dois clubes: o Lyon ainda deverá 6,4 milhões de euros aos verdes e brancos relacionados com a transferência de Afonso Moreira para o Bayer Leverkusen.
O antigo jogador do Sporting tinha sido vendido ao Lyon por 2 milhões de euros, antes de seguir para a Alemanha por 33,6 milhões. Os leões conservaram 20% de uma futura mais-valia, além dos valores relativos ao mecanismo de solidariedade, o que elevou para 6,4 milhões de euros o montante ainda por liquidar pelo clube francês.
Paulo Fonseca agrada também pela experiência acumulada em diferentes campeonatos e pelo profundo conhecimento do futebol português. O treinador passou por Paços de Ferreira, Porto e Braga, antes de construir uma carreira internacional com experiências no Shakhtar Donetsk, Roma, Lille, Milan e Lyon, acumulando títulos e presença regular nas competições europeias.
No Lyon desde janeiro de 2025, Paulo Fonseca terminou essa temporada no quinto lugar da Ligue 1 e levou a equipa à quarta posição na época seguinte. Atualmente, os franceses ocupam o quinto posto do campeonato, enquanto o técnico surge agora como uma das principais opções estudadas pelo Sporting para um eventual cenário de saída de Rui Borges.
Mensagem foi passada através das redes sociais, alguns dias após o resultado que acabou por ser bastante desfavorável para o Clube de Alvalade
29 Out 2026 | 16:18 |
Georgia Eaton-Collins deu a cara depois da pesada derrota do Sporting frente ao Benfica, por 4-1, no dérbi disputado no Estádio da Luz. A capitã das leoas pediu desculpa aos adeptos pelo resultado e deixou uma mensagem forte ao grupo, apelando à responsabilidade de representar a camisola verde e branca.
Através das redes sociais, a defesa do Sporting assumiu que a equipa tem de refletir sobre aquilo que correu mal. “De cabeça fria após este derby onde não correu como queríamos, há que perceber que camisola trazemos vestida, sentir o seu peso e honrar a sua história. Perceber também onde erramos e fazer jus ao lema do nosso clube, Esforço, Dedicação, Devoção para no final alcançarmos a Glória".
Georgia Eaton-Collins dirigiu-se depois diretamente aos Sportinguistas que acompanharam a equipa e assumiu o pedido de desculpas em nome do plantel. “Agradecer aos adeptos e familiares por todo o apoio dado, seja onde for. Quero pedir desculpa, em nome da equipa, pelo mau resultado, mas que vamos fazer de tudo para voltarmos ao lugar onde deve estar o Sporting Clube de Portugal".
O desaire teve também consequências importantes nas contas da Liga BPI. O Benfica passou a somar 12 pontos e ultrapassou o Sporting, que permanece com 10, assumindo a liderança com dois pontos de vantagem e tendo ainda um encontro em atraso para disputar.
As leoas continuam, assim, sem conseguir vencer o rival desde agosto de 2024, data do último triunfo sobre as encarnadas. Depois do resultado pesado na Luz, Georgia Eaton-Collins procurou unir equipa e adeptos em torno da reação, terminando a publicação com uma mensagem simples: “Sporting Sempre!💚”.
Confira a publicação:
Fresneda mais longe do Barcelona? Há outro jogador adorado no Sporting nos desejos de Laporta
29 Out 2026 | 12:25
Última hora! Vítor Matos na 'shortlist' do Sporting para suceder a Rui Borges
29 Out 2026 | 15:28
Debast falha Casa Pia - Sporting, mas há data provável para voltar às opções
29 Out 2026 | 11:19