
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
Fernando Mendes, antigo jogador e referência do Sporting, comentou o momento desportivo do Clube na CMTV, quando fazia o rescaldo à última derrota dos leões, frente ao Club Brugge. O antigo internacional português falou do mau momento dentro de campo, e da escolha de Frederico Varandas por João Pereira para novo treinador.
"Os jogadores são os mesmos, mudou o treinador e a equipa está muito pior do que o que estava. A realidade é essa. Eu não quero descarregar em cima do João Pereira, mas desde que ele chegou eu ainda não vi nenhuma coisa positiva no Sporting. Não consegui. É a realidade, para que esconder?", começou por dizer o antigo jogador que atuava a lateral.
Prosseguiu: "E sim, o Varandas é culpado, porque o meteu lá, porque achava que era o treinador indicado para o Clube. Mas depois há aqui uma coisa... Por muito que queiramos ilibar o João Pereira, não há hipótese, é ele que treina a equipa, não é o Varandas, não é o Viana".
Terminou, da seguinte forma: "Foi ele que disse que tinha capacidade para treinar a equipa quando foi apresentado, e depois é o que vemos até hoje. E depois há algo que me faz confusão: nem toda a gente é igual nas conferências de imprensa, o Ruben Amorim era o Ruben Amorim, o Bruno Lage é o Bruno Lage, o Vítor Bruno é o Vítor Bruno... são todos diferentes", rematou Fernando Mendes.
Relembrar que o Sporting começou a temporada com Ruben Amorim nos comandos da equipa, e arrancou para um início tremendo da época, com 11 vitórias noutros tantos jogos para o campeonato, e 10 pontos conquistados em 12 possíveis na Liga dos Campeões. O treinador abandonou o Clube em direção ao Manchester United a 11 de novembro, altura em que João Pereira assumiu os comandos da equipa. Desde então, os leões vêm numa espiral negativa: venceram o primeiro jogo com o novo técnico, mas perderam os quatro jogos seguintes, dois para o campeonato, e dois para a Champions.
Jogo entre Benfica e Arouca fica marcado por lance caricato que envolveu jogador da equipa encarnada; Lance não mereceu admoestação por parte do árbitro
|
Ángel Di María voltou a ser protagonista pelos piores motivos. No jogo entre Benfica e Arouca, da 29.ª jornada da Liga Portugal Betclic, o jogador argentino mostrou novamente que tem queda para a coisa e simulou uma grande penalidade, à passagem dos 75 minutos.
Com o marcador em 1-1, o pupilo de Bruno Lage tentou 'cavar' um penálti depois de um lance com Amadou Danté. No entanto, o defesa maliano da turma orientada por Vasco Seabra nem sequer toca no adversário, pelo que o próprio extremo encarnado deveria ter visto o quinto cartão amarelo e falharia o próximo encontro na casa do Vitória de Guimarães.
Certo é que o Benfica viria a marcar o 2-1 minutos depois por Vangelis Pavlidis (80'). No entanto, aos 90+5, numa transição rápida muito bem conseguida, onde claramente faltaram pernas à defesa benfiquista, Weverson Costa gelou por completo a Luz e fez o 2-2 final.
O duelo ficou ainda marcado por um momento lamentável dos adeptos do Benfica em memória de Aurélio Pereira. O minuto de silêncio não foi respeitado no reduto dos encarnados (Recorde AQUI). Ouviram-se sons de very lights no momento da homenagem à figura histórica do Sporting, que morreu esta semana.
Neste momento, os comandados de Rui Borges estão novamente na primeira posição da tabela classificativa da Liga Portugal Betclic, com 69 pontos, os mesmos do Benfica. Já o Braga está no terceiro posto com 60 pontos. O Porto é quarto classificado com 59 pontos somados.
Veja a simulação de Ángel Di María:
Atual treinador do Lusitano de Évora recorda que pupilo de Rui Borges chegou a fazer testes no emblema azul e branco, mas acabou por não ficar
|
Pedro Russiano trabalhou com Geny Catamo no Amora e tece rasgados elogios ao ala do Sporting. O atual treinador do Lusitano de Évora recordou a forma inesperada como descobriu o agora pupilo de Rui Borges e lembra que o jogador chegou a fazer testes no Porto, mas acabou por não ficar nos dragões.
"No Amora tínhamos investimento moçambicano"
"No Amora tínhamos investimento moçambicano. O Geny tinha acabado de fazer testes no Porto e estava só de passagem, porque tinha amigos no clube. Conversei com o investidor e disse para o miúdo treinar connosco antes de voltar para Moçambique. Quando ele fez o primeiro treino, disse logo que queria que assinasse contrato", começou por contar ao jornal 'A Bola'.
"Era irreverente. Não há muitos jogadores assim nos dias de hoje"
O elevado custo da inscrição de um jogador estrangeiro obrigou a que Pedro Russiano negociasse e garantisse à direção do emblema do Seixal que Geny seria utilizado: "Era irreverente. Não há muitos jogadores assim nos dias de hoje, muito forte no 1x1. Estreou-se connosco apenas com 17 anos sem vergonha nenhuma e já era o jogador mais desequilibrador da nossa equipa".
Pedro Russiano refere que não é surpreendente que o jogador de 24 anos de idade tenha chegado ao nível de um Clube como o emblema verde e branco: "Não era jogador para os patamares do Campeonato de Portugal. Facilmente ia chegar onde está agora".
O técnico não tem dúvidas de que o jogador ainda vai evoluir: "Está a crescer. É um jogador inteligente e quando se é inteligente joga-se bem em todo o lado. Adapta-se bem a qualquer tipo de posição" acrescentou sobre Geny Catamo, que marcou o golo decisivo na vitória dos leões frente ao Santa Clara (1-0).
Futebolista tem estado a contas com problemas físicos e só deverá voltar às opções do técnico em vésperas do duelo diante dos encarnados
|
O Sporting realizou, este domingo, dia 13 de abril, o primeiro treino após o triunfo (1-0) diante do Santa Clara. Os titulares no embate da 29.ª jornada fizeram apenas ginásio e massagens, enquanto os restantes elementos estiveram no relvado sob orientação de Rui Borges. No entanto Hidemasa Morita - que vive dias felizes na sua vida pessoal - continua de fora e só deverá voltar em vésperas do Benfica - Sporting.
A lesão no pé esquerdo contraída ao serviço da seleção do Japão na data FIFA de março obriga a cuidados redobrados e trabalho de recuperação demorado. Assim, o jogador só estará 100% na penúltima jornada da Liga Portugal Betclic, no Estádio da Luz, no encontro que pode decidir o campeão nacional 2024/2025.
Além da ausência de Hidemasa Morita, o ala Nuno Santos, além dos médios Daniel Bragança e João Simões continuam a recuperar das respetivas lesões, que obrigaram a intervenções cirúrgicas, e continuam de fora do leque de opções para Rui Borges.
Perante os muitos problemas físicos no plantel, principalmente no meio-campo, o treinador tem sido obrigado a adaptar Zeno Debast. O plantel vai gozar de uma folga na próxima segunda-feira, dia 14 de abril, estando agendado o regresso para terça-feira, tendo em vista a receção ao Moreirense.
Na presente temporada, com a camisola do Sporting, Hidemasa Morita - avaliado em 15 milhões de euros - contabiliza 30 encontros: 19 na Liga Portugal Betclic, sete na Liga dos Campeões, dois na Taça da Liga, um na Taça de Portugal e outro na Supertaça Cândido de Oliveira. Nos 1.765 minutos que disputou, o médio apontou dois golos e realizou três assistências.