
Futebol
Foi orientado por Rui Borges antes do Sporting e abre o livro: "É um treinador que gosta de..."
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
Tiago Ilori continua a viver dias difíceis no Sporting e vai rescindir contrato com os leões, de acordo com o jornal A Bola.
O defesa está ligado aos verdes e brancos até junho de 2024 e aufere um salário proibitivo. O internacional sub-21 português recebe 1,3 milhões de euros brutos por época, valores incomportáveis para a folha salarial do Clube de Alvalade por um ativo que é carta fora do baralho.
O central esteve emprestado ao Paços de Ferreira na primeira metade de 2022/23, mas a cedência não correu como esperado e, em janeiro, o emblema pacense terminou o acordo mais cedo do que o previsto.
Tiago Ilori não joga pelo Sporting há quase três anos. A última vez que vestiu a Lista verde e branca aconteceu a 26 de junho de 2020 numa vitória, por 3-1, frente ao Belenenses, no Restelo.
O central foi uma das maiores promessas da Academia leonina, mas nunca conseguiu chegar aos patamares que muitos perspetivavam.
O jogador formado em Alvalade saiu dos leões em 2013, rumando ao Liverpool a troco de 7,5 milhões de euros (dados Transfermarkt). Depois de vários empréstimos, mudou-se para o Reading, em 2017, custando 4,3 milhões de euros. Em janeiro de 2019, regressou a Alvalade, com o Sporting a pagar 2,4 milhões de euros.
No total, Tiago Ilori soma 38 jogos pela equipa principal dos leões com um golo marcado, tendo conquistado uma Taça de Portugal (2018/19).
Recorde o regresso do central aos leões :
Figura relacionada com a medicina desportiva deu novidades positivas aos adeptos dos leões quando falou do médio português, recentemente
|
Estava a ser uma das figuras da época do Sporting, até uma lesão grave o tirar das opções de Rui Borges até ao final da temporada. A ocupar duas posições importantes no xadrez verde e branco, Daniel Bragança vinha a ser muito útil para todos os treinadores que passaram em Alvalade na época 24/25. Recentemente, recebeu boas notícias acerca da sua recuperação.
Depois de já se ter lesionado com muita gravidade no seu joelho direito (entorse traumática com lesão do ligamento cruzado anterior), em 2022, voltou a magoar-se na mesma área do corpo, desta feita do lado esquerdo. O médio contraiu uma rotura total do ligamento cruzado anterior do joelho esquerdo, há dois meses, que o deixou de fora até ao fim da temporada.
O jornal Record falou com Bertrand Sonnery-Cottet, reputado ortopedista - uma espécie de 'Dr. Milagres' francês que já trabalhou com grandes nomes do desporto. Questionaram se Daniel Bragança poderia voltar ao seu melhor nível e a resposta foi perentória.
"Claro que pode voltar ao seu melhor nível", disse o médico, antes de explicar que "nos atletas profissionais a incidência de roturas de ligamento cruzado contralateral é de 15%, sem explicação específica", sendo que foi esta mesma tendência que Daniel Bragança acabou por confirmar.
O médico contou, ainda ao jornal português, o porquê de tantas lesões recentemente: "Uma das explicações é o aumento do número de jogos. O risco é definitivamente maior. A boa notícia para a maioria dos jovens jogadores é que voltarão ao mesmo nível, o que não acontecia há 10 ou 15 anos. Atingem o mesmo nível, mas numa população jovem sabemos que existe um risco elevado de fracasso do enxerto ou de lesão contralateral. É por isso que tentamos melhorar a nossa técnica cirúrgica e o protocolo de reabilitação", explicou.
Equipa verde e branca vai renovar o plantel na próxima temporada e uma das apostas vai ser um jogador para o eixo defensivo, para colmatar saídas
|
Numa altura em que o plantel do Sporting está totalmente focado na tarefa de conquistar o bicampeonato, Frederico Varandas e a Direção leonina vão trabalhando para preparar a temporada 25/26 dos leões. Nesse sentido, já se terá decidido em Alvalade que o centro da defesa será posição prioritária para reforçar no próximo ano.
Em primeira instância, porque vai ser necessário. Muito se tem falado da saída anunciada de Jeremiah St. Juste, que deve ver o seu tempo em Alvalade chegar ao fim este verão. Para além do neerlandês, é muito provável que os leões vendam um dos seus defesas centrais mais promissores - ou Gonçalo Inácio, ou Ousmane Diomande devem deixar o Sporting na próxima janela de transferências.
Nesse sentido, torna-se praticamente obrigatória que Frederico Varandas e a SAD verde e branca olhem para o mercado, em busca de voltar a reforçar uma posição onde a equipa pode ficar frágil no próximo verão.
Por isso, a contratação de um defesa central faz parte dos planos dos responsáveis do Sporting. Segundo o jornal A Bola, um jogador de valor para o eixo defensivo dos leões deverá ser mesmo a próxima prioridade no dossier da contratações em Alvalade.
Relembrar que o Sporting já oficializou duas contratações para a próxima temporada: Kochorashvili, médio georgiano, chega do Levante por qualquer coisa como 5,5 milhões de euros. Alisson Santos rumou do Vitória da Bahia para Lisboa (2,1 milhões). O próximo nome nesta lista, ao que tudo indica, será o de um defesa central.
Ponta de lança sueco que atua pelo Clube de Alvalade tem sido o grande destaque da equipa desde que chegou a Lisboa, no verão de 2023
|
Viktor Gyokeres é, sem dúvida, o maior destaque da equipa do Sporting desde que chegou a Alvalade, no verão de 2023. O avançado sueco marca golo atrás de golo pelos leões desde que chegou à capital do país e lidera, neste momento, uma lista muito importante do futebol europeu.
O viking de Alvalade é, a meio de abril, o melhor marcador de todo o futebol europeu. O avançado sueco tem um total de 44 golos marcados este ano, para todas as competições (que apontou em 45 partidas). Este número chega-lhe para ter uma vantagem de quatro golos sobre o segundo classificado, Robert Lewandowski.
O jogador polaco do Barcelona segue no segundo posto desta lista, com 40 golos. Logo atrás Harry Kane, inglês do Bayern de Munique, com 34 tentos apontados até ao momento. De seguida, o astro francês Kylian Mbappé, com 33 golos.
A fechar o top 5 aparece Salah, com 32 golos, os mesmos que Dembélé, estrela do PSG que recentemente conseguiu o apuramento para as meias finais da Liga dos Campeões. Maeda tem 31, Haaland segue com 30, Osimhen e Piatek fecham a lista com 29 golos marcados nesta temporada, até ao momento.
Viktor Gyokeres mantém-se, assim, no topo da europa, no que a marcar golos diz respeito, superiorizando-se aos melhores nomes do futebol mundial. Os adeptos do Sporting já sabem que podem estar a assistir aos últimos jogos do Viking em Alvalade, uma vez que deve deixar Lisboa no verão, e faltam apenas cinco partidas para o fim do campeonato.