
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
Francisco Barão, antigo treinador dos escalões de formação do Sporting, em entrevista ao jornal 'O Jogo', destaca a importância de Ricardo Esgaio na equipa leonina nesta temporada, apagando os maus momentos no qual foi protagonista na época de 2022/2023.
"Os lances menos bons do Esgaio foram momentos cruciais. Esses erros deram golo aos adversários, tiveram impacto no resultado. Qualquer jogador cometendo esses erros ficaria intranquilo. Sentiu-se insatisfeito. Houve muita contestação. Foi massacrado o ano passado" "Há dez anos, tinha ele 19/20 anos, via-se um grande caráter. Tinha as ideias muito definidas e sabia que o trabalho sério poderia levá-lo a outros patamares e a lutar pela titularidade. Via-se no Ricardo muita atenção a todas as correções. É um trabalhador nato e sinto que, às vezes, até sai prejudicado por colocar a equipa à frente dele mesmo."
"Um jogador, mesmo com 30 anos, quando falha sente o erro. Ele é humano. O Amorim foi inteligente, protegeu-o um pouco. Quem joga no Sporting tem de estar habituado à exigência e lutar sempre para ganhar porque o êxito é fundamental. A cobrança existe, mas o público apoiou o Ricardo e já acabou a época passada bem melhor."
Esgaio - que pode estar de saída do Sporting - enfrentou críticas devido a erros que resultaram em golos adversários, começando com o empate contra o Braga no início do campeonato e continuando com as derrotas frente ao Marselha, onde teve responsabilidades diretas em lances de golo, culminando com uma expulsão na jornada seguinte em Portugal.
Com a saída de Porro em janeiro, Esgaio reconciliou-se com os adeptos e tornou-se titular na lateral direita em 2023/24, recebendo elogios pelo seu desempenho. Ao completar 150 jogos pelo Sporting em Portimão, Barão, que treinou Esgaio nas equipas B e de formação, relembra os momentos difíceis do jogador:
Jogador que se formou no emblema verde e branco tem sido alvo de várias críticas devido à falta de regularidade nas suas exibições
|
"Vi-o correr, ajudar os companheiros e até a participar na fase defensiva"
"Gostei de ver o Rafael Leão, mesmo que na primeira parte não tenha tido muito sucesso nas suas jogadas. Mas na segunda parte, vi-o correr, ajudar os companheiros e até a participar na fase defensiva. Finalmente, devo dizer!", escreveu o ex treinador na 'Gazzetta dello Sport'
Contudo, o técnico italiano também deixou palavras de apreço a Sérgio Conceição e colocou em hipótese o facto de o triunfo no dérbi poder ser um ponto de viragem nos resultados: "Quem sabe, ganhar um dérbi assim faça, não só o Rafael Leão, mas todos os jogadores do Milan entenderem o que significa jogar pelo clube, de forma coletiva e individual. Por uma noite, eu vi o verdadeiro Milan", concluiu.
O avançado formado no Sporting tem sido alvo de várias críticas, devido à falta de regularidade nas suas exibições. Com o triunfo sobre o Inter, o Milan vai enfrentar o Bolonha na final da Taça de Itália. Na primeira mão, a equipa de Vincenzo Italiano venceu por 3-0 e voltou a triunfar no segundo encontro por 2-1.
De recordar ainda que o Clube de Alvalade não desiste de receber os 45 milhões a que defende ter direito, fruto da rescisão unilateral do contrato de Rafael Leão no mercado de transferências de verão de 2018, no seguimento da invasão à Academia de Alcochete. Frederico Varandas - que foi criticado por Sofia Oliveira - pretende receber o montante referente à cláusula de rescisão do jogador na altura.
Apesar do interesse do emblema da capital espanhola, pupilo de Rui Borges tem outros clubes do futebol europeu interessados nos seus serviços
|
O Atlético de Madrid sonha com a contratação de Viktor Gyokeres no próximo mercado de transferências de 2025. A equipa orientada por Diego Simeone quer juntar avançado sueco do Sporting a Antoine Griezmann, que deve continuar no Metropolitano, depois de muita especulação, e a Julián Álvarez no ataque.
Segundo o jornal 'Sport', o Atlético pretende vender Ángel Correa, que tem apenas mais um ano de contrato com o emblema de Madrid, para contratar outro “craque” para a zona mais adiantada do terreno. O mesmo diário desportivo escreve que os leões podem conseguir um valor entre os 80 e os 90 milhões de euros pelo camisola 9.
Apesar do interesse do emblema da capital espanhola, recorde-se que o pupilo de Rui Borges tem outros clubes interessados nos seus serviços, mais concretamente o Arsenal, que já ter iniciado contactos com os representantes do futebolista para uma possível negociação no verão.
O “Sport” diz que o Atlético continua com uma fé inabalável em Simeone, mas que o clube tem uma ambição renovada e que exige um passo em frente. Desta forma, o treinador argentino já não vai ter “desculpas” e está obrigado a vencer, naquele que será “o próximo passo faraónico” dos colchoneros, montando a equipa “mais potente” da era Simeone.
Esta temporada, com a camisola do Sporting, Viktor Gyokeres – avaliado em 75 milhões de euros – leva 47 encontros: 29 na Liga Portugal Betclic, oito na Liga dos Campeões, seis na Taça de Portugal, três na Taça da Liga e outro na Supertaça Cândido de Oliveira. Nos 3.770 minutos em que esteve em campo, o sueco marcou 48 golos e fez 12 assistências.
Clube de Alvalade prepara próximo encontro da 31.ª jornada da Liga Portugal Betclic com trio de futebolistas a estarem de fora das contas do técnico
|
O Sporting realizou mais um treino à porta fechada na Academia Cristiano Ronaldo, esta sexta-feira, dia 25 de abril. Rui Borges voltou a ter praticamente todo o plantel à disposição, na preparação para o encontro com o Boavista, com exceção de três futebolistas.
São eles: Nuno Santos (operado ao joelho direito, na sequência de uma rotura no tendão rotuliano), Daniel Bragança (rotura total do ligamento cruzado anterior do joelho esquerdo que o levou a intervenção cirúrgica) e João Simões (operado devido a fratura do quinto metatarso do pé direito).
A boa notícia desta semana é que Hidemasa Morita está de volta às opções do Sporting, após mais de um mês de ausência devido a lesão. O médio japonês, que sofreu um traumatismo no pé esquerdo ao serviço da seleção nipónica, já poderá ser utilizado no próximo jogo.
Depois de um período que afastou o jogador dos relvados, Morita está agora pronto para regressar e reforçar a equipa nas próximas partidas. Na manhã deste sábado, dia 26 de abril, está agendada nova sessão de treino, antes da conferência de imprensa do técnico leonino, a partir das 12h30.
Este regresso a tempo da fase decisiva da temporada coloca o Sporting mais forte na busca por títulos. É de recordar que a equipa de Rui Borges vai defrontar no próximo domingo, o Boavista, que luta para sair dos lugares de despromoção, no Estádio do Bessa às 20h30.