Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!

WhatsApp Seguir

Basquetebol

FLÁVIO NASCIMENTO: "TEMOS DE ENTRAR DE FORMA DIFERENTE"

Técnico adjunto de Luís Magalhães e Diogo Ventura perspetivaram encontro diante do Porto, relativo às meias-finais da Taça Hugo dos Santos

Leonino - Onde o Sporting é notícia
Leonino - Onde o Sporting é notícia

22 Jan 2022 | 12:00 |

Icon Comentário0

O basquetebol do Sporting defronta, este sábado, 22 de janeiro, pelas 16h30, o Porto. Na antevisão da partida - relativa às meias-finais da Taça Hugo dos Santos - Flávio Nascimento e Diogo Ventura, em declarações aos meios de comunicação do Clube de Alvalade, disseram esperar um embate muito complicado.

Flávio Nascimento: “Temos de entrar de forma diferente”
  • "Temos de entrar de forma diferente desde o primeiro momento do jogo. Temos de ter agressividade defensiva, tentar anular os pontos fortes do Porto que são os lançamentos exteriores. Já os ressaltos defensivos têm sido uma lacuna da nossa equipa e que permite depois que o adversário construa. Por isso temos de corrigir esses aspetos para podermos vencer".
“Vamos para a Taça Hugo dos Santos com a noção de que o Porto é uma grande equipa que infelizmente não conseguimos vencer ainda esta época”
  • "A equipa está moralizada, unida e estamos na fase de integrar o novo jogador [Justin Tuoyo], de forma a que ele entenda a nossa filosofia. Vamos para a Taça Hugo dos Santos com a noção de que o Porto é uma grande equipa que infelizmente não conseguimos vencer ainda esta época, por isso vamos tentar contrariar essa tendência".
Diogo Ventura: “vamos defrontar uma equipa fortíssima como o Porto”
  • "São jogos diferentes de uma fase regular ou de grupos, por exemplo, é uma partida a eliminar. Tem uma componente diferente, onde não há amanhã sem vencermos hoje. Vamos ter de entrar muito fortes, sabendo que vamos defrontar uma equipa fortíssima como o Porto. Conhecemos as dificuldades porque já jogámos duas vezes contra eles. Portanto vamos ter de entrar com tudo, uma competição a eliminar assim o exige".


Fotografia de Sporting




Modalidades

Sporting derrota Braga em casa e continua a um ponto do Benfica

Emblema verde e branco superou turma minhota e segue na perseguição aos encarnados na luta pela liderança da tabela classificativa

Sporting venceu o Braga, este sábado, dia 15 de novembro, em jogo da sexta jornada e segue a um ponto do Benfica
Sporting venceu o Braga, este sábado, dia 15 de novembro, em jogo da sexta jornada e segue a um ponto do Benfica

15 Nov 2025 | 16:57 |

Icon Comentário0

A equipa de basquetebol do Sporting venceu o Braga por 88-74, este sábado, dia 15 de novembro, em jogo da sexta jornada da fase regular do Campeonato Nacional. Num encontro disputado no Pavilhão João Rocha, os leões deram sequência ao bom momento, depois da vitória épica nas competições europeias.


No primeiro período, o emblema leonino esteve em clara superioridade e, após os primeiros 10 minutos, já venciam por nove pontos (27-18). No segundo parcial, a formação leonina permitiu uma aproximação aos minhotos e, ao intervalo, registava-se no placard uma diferença de três pontos (45-42). 


No terceiro parcial, o Sporting voltou a aumentar o ritmo e entrou nos últimos minutos do duelo com mais 11 pontos do que o Braga (69-58). No último quarto, o conjunto leonino ainda conseguiu ampliar distâncias e chegou mesmo a números dignos de NBA.


A unidade em maior destaque do emblema leonino no encontro foi Brandon Johns Jr. O norte-americano somou 20 pontos, nove assistências e duas assistências. Já Maleeck Harden-Hayes contabilizou 15 pontos e cinco ressaltos, números que permitiram que o Sporting voltasse a triunfar.

Com esta vitória - a nona em 12 jogos na presente temporada - os comandados de Luís Magalhães estão na segunda posição com 11 pontos. O Benfica é líder com 12. Na próxima quarta-feira, dia 19 de novembro, os leões disputam a sexta jornada do Grupo G da FIBA Europe Cup e vão receber os romenos do Vâlcea, às 19h30, no Pavilhão João Rocha.



Modalidades

Sporting consegue recuperação memorável a 10 minutos do fim e segue vivo na Europa

Clube de Alvalade alcançou reviravolta notável nos instantes finais da partida e venceu turma germânica quando tudo apontava para uma derrota

Sporting conseguiu levar de vencida a turma de Christian Held, depois de uma recuperação notável nos minutos finais
Sporting conseguiu levar de vencida a turma de Christian Held, depois de uma recuperação notável nos minutos finais

12 Nov 2025 | 21:38 |

Icon Comentário0

A equipa de basquetebol do Sporting venceu o Rasta Vechta por 78-75, esta quarta-feira, dia 12 de novembro, em jogo da quinta jornada do grupo G da FIBA Europe Cup. Num encontro disputado no Pavilhão João Rocha, os leões conseguiram levar de vencida a turma de Christian Held, depois do triunfo no último jogo.


Os verdes e brancos não entraram bem na partida e, no final do primeiro período, perdiam por 24-20. No segundo parcial, a desvantagem acentuou-se ainda mais e, ao intervalo, registava-se no marcador uma diferença de 13 pontos a favor da turma adversária (47-34).


No terceiro parcial, o Clube de Alvalade não conseguiu encurtar distâncias e entrou nos últimos 10 minutos a 14 pontos do Rasta Vechta (65-51). No entanto, no último quarto, o conjunto leonino conseguiu operar a reviravolta e chegou à vantagem a cinco segundos do final com um triplo sensacional de Malik Morgan.


O grande destaque do emblema leonino no encontro foi mesmo Malik Morgan. O norte-americano somou 15 pontos, oito ressaltos e seis assistências Já Brandon Johns Jr. somou 14 pontos e seis ressaltos, números suficientes para que o Sporting pudesse triunfar.

Com esta vitória - a oitava em 11 jogos na presente temporada - os comandados de Luís Magalhães estão no segundo lugar com oito pontos. O Dinamo Sassari é primeiro com nove. O Rasta Vechta é terceiro com sete, seguido do Vâlcea (seis). O próximo jogo está marcado para sábado, dia 15 de novembro, frente ao Braga, às 15h00, no Pavilhão João Rocha.


No final, jogadores agradeceram apoio:


Modalidades

Exclusivo Leonino – Frederico Varandas toma decisão sobre futuro de Diogo Ventura no Sporting

Direção do Clube de Alvalade terá estudado todas as possibilidades que dizem respeito ao próximo passo a dar com o capitão dos leões

Exclusivo Leonino - Sporting de Frederico Varandas pretende renovar contrato com o capitão da equipa de basquetebol, Diogo Ventura
Exclusivo Leonino - Sporting de Frederico Varandas pretende renovar contrato com o capitão da equipa de basquetebol, Diogo Ventura

10 Nov 2025 | 15:00 |

Icon Comentário0

A Direção do Sporting está a equacionar todas as possibilidades quanto ao futuro de Diogo Ventura, sabe o Leonino. Para já, a estrutura liderada por Frederico Varandas tem em mente renovar o contrato do capitão da equipa de basquetebol dos leões, que está em Alvalade desde 20219/20.


No início da época, a estrutura e os responsáveis pela secção apostaram forte na renovação total do plantel, em comparação com 2024/25. Apesar dos muitos altos e baixos vividos pela equipa nos últimos anos, o Sporting não quer perder o atleta que se sagrou campeão pelo Benfica, em 2011/12, clube na altura liderado por Luís Filipe Vieira.


Segundo informação apurada pelo nosso Jornal, junto de fonte próxima do processo, os leões vão apresentar uma proposta ao jogador de 31 anos nos próximos tempos. O emblema leonino quer resolver o dossiê em torno do jogador, que é visto como um símbolo da modalidade nacional, o mais rapidamente possível.


O craque é uma das presenças constantes nas convocatórias da seleção portuguesa. Diogo Ventura foi, de resto convocado para o EuroBasket de 2025, sendo, na altura, o único basquetebolista do Sporting a estar presente na prestigiada competição internacional.

Diogo Ventura chegou ao Sporting em 2019, oriundo do Galitos (Saiba mais AQUI). Desde então, o base realizou 271 encontros e conquistou oito títulos: um Campeonato Nacional (2020/21), três Taças de Portugal (2019/20, 2020/21 e 2021/22), duas Supertaças (2021 e 2022) e duas Taças Hugo dos Santos (2021/22 e 2022/23).



envelope SUBSCREVER NEWSLETTER

envelopeSUBSCREVER NEWSLETTER


Exclusivo Leonino - Sporting quer renovar com jogador campeão pelo Benfica no tempo de Vieira
Modalidades

Exclusivo Leonino - Sporting quer renovar com jogador campeão pelo Benfica no tempo de Vieira

09 Nov 2025 | 23:53

Icon Comentário0
Sporting reage à derrota nas competições europeias e fica a um ponto do Benfica
Modalidades

Sporting reage à derrota nas competições europeias e fica a um ponto do Benfica

09 Nov 2025 | 18:21

Icon Comentário0
Sporting tem noite infeliz e perde em Itália nas competições europeias
Modalidades

Sporting tem noite infeliz e perde em Itália nas competições europeias

04 Nov 2025 | 21:22

Icon Comentário0