Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!

WhatsApp Seguir

Clube

FREDERICO VARANDAS AUMENTADO EM 50%

Salgado Zenha, João Sampaio e André Bernardo também viram os seus rendimentos aumentados consideravelmente

Leonino - Onde o Sporting é notícia
Leonino - Onde o Sporting é notícia

09 Set 2022 | 17:49 |

Icon Comentário0

Frederico Varandas viu o seu rendimento crescer em 50%. No exercício 2020/21 da Sporting SAD, o Presidente leonino faturou 147 mil euros. Agora, findo o exercício de 2021/22, Varandas faturou 220,5 mil euros. Francisco Salgado Zenha (98 para 147 mil euros), João Sampaio (73,5 para 117,4, em março saiu) e André Bernardo (98 para 147) também foram aumentados.


Objetivos valem metade dos vencimentos


Dos 220,5 mil euros ganhos por Frederico Varandas, 147 mil são fixos e 73,5 vieram da concretização de determinados objetivos (desportivos e financeiros). A percentagem é igual para todos os Administradores executivos da SAD.


A título de curiosidade, estes são alguns dos ponderadores que contribuem para a fórmula final.

Objetivos desportivos:


  • Conquistar a Primeira Liga – 100%
  • Conquistar a Liga Europa ou a Liga dos Campeões – 100%
  • Alcançar a final da Liga Europa ou Liga dos Campeões – 70%
  • Alcançar o acesso à fase de grupos da Liga dos Campeões – 50%
  • Alcançar as meias-finais da Liga Europa ou da Liga dos Campeões – 45%
  • Alcançar os quartos-de-final da Liga Europa ou da Liga dos Campeões – 25%
  • Conquistar a Taça de Portugal – 20%
  • Alcançar a fase de grupos da Liga Europa – 10%
  • Conquistar a Taça da Liga – 10%
  • Ficar abaixo do terceiro lugar na Primeira Liga – menos 100%

Objetivos financeiros:

  • Recomprar a dívida bancária – 50%
  • Diminuir o déficit operacional sem transações – 40%
  • Resultado líquido do exercício mais lucro – 10%
  • Incumprimento do fair play financeiro – menos 100%
  • Incumprimento do Acordo Quadro sem waiver por parte das instituições bancárias

Ao todo, Varandas, Zenha, Sampaio e Bernardo custaram aos cofres da SAD 631,9 mil euros, representando 1,3% dos custos totais. Em comparação, no exercício findo a 30 de junho de 2018, a Direção presidida por Bruno de Carvalho custou 599,2 mil euros, representando 1% dos custos totais. A diferença não é significativa.


Clube

Negócio fechado! 'Reforço' mais esperado a chegar ao Sporting; Varandas faz acordo bombástico

Depois de longas negociações e vários avanços e recuos, leões estão prestes a oficializar uma decisão que promete marcar arranque da nova época

Curva Sul do Estádio José Alvalade vai regressar após um entendimento entre as claques do Sporting e Frederico Varandas
Curva Sul do Estádio José Alvalade vai regressar após um entendimento entre as claques do Sporting e Frederico Varandas

25 Jul 2026 | 15:17 |

Icon Comentário0

O Sporting está prestes a oficializar uma das decisões mais aguardadas pelos adeptos nos últimos anos. Após um longo processo de negociações, marcado por avanços, recuos e várias reuniões entre a Direção liderada por Frederico Varandas e os representantes dos Grupos Organizados de Adeptos, os leões vão voltar a contar com um protocolo conjunto com as quatro claques do Clube.


O entendimento permitirá o regresso da histórica Curva Sul ao Estádio José Alvalade, uma mudança muito desejada por muitos sportinguistas. O acordo deverá ser anunciado antes do jogo de apresentação frente ao Mónaco e prevê a assinatura de um protocolo com Juventude Leonina, Directivo Ultras XXI, Torcida Verde e Brigada Ultras Sporting, algo inédito desde a chegada da atual Direção.


Além do regresso da Curva Sul, o Sporting será também o primeiro clube em Portugal a implementar o modelo de safe standing no estádio. Em condições normais, as claques ficarão concentradas entre os setores A12 e A16, embora o Directivo Ultras XXI opte por manter uma parte dos seus elementos na Superior Norte.


O novo protocolo surge quase sete anos depois da rutura entre a Direção e as claques, ocorrida em 2019, na sequência dos acontecimentos que se seguiram ao caso de Alcochete e aos protestos dirigidos a Frederico Varandas. Desde então, a relação entre ambas as partes atravessou momentos de grande tensão, com manifestações, comunicados e várias tentativas falhadas de entendimento.

Nos últimos meses, porém, o diálogo intensificou-se e permitiu desbloquear vários dos principais pontos de discórdia, incluindo a situação das conhecidas "casinhas" das claques. Com o acordo praticamente fechado, o Sporting acredita que abre uma nova fase na relação com os adeptos organizados, reforçando o ambiente em Alvalade para a temporada 2026/27.



Clube

Varandas fala do mercado do Sporting e diz que só há um insubstituível

Antes da Assembleia Geral, realizada no Pavilhão João Rocha, Presidente do Clube de Alvalade analisou últimas alterações ao plantel leonino

Frederico Varandas falou sobre o mercado de transferências do Sporting e referiu que que só o Clube de Alvalade é "insubstituível"
Frederico Varandas falou sobre o mercado de transferências do Sporting e referiu que que só o Clube de Alvalade é "insubstituível"

25 Jul 2026 | 13:56 |

Icon Comentário0

Frederico Varandas falou este sábado sobre o mercado de transferências antes da Assembleia Geral, realizada no Pavilhão João Rocha. O dirigente explicou que as alterações no plantel fazem parte de um plano definido com antecedência e que só o Clube de Alvalade é "insubstituível".


 F. Varandas: "Insubstituível só o Sporting"


"Este mercado foi pensado e planeado para construir um grupo para as próximas três épocas. Saíram grandes jogadores, mas o Sporting tem contratado atletas de classe mundial nos últimos anos. Insubstituível só o Sporting", afirmou.


O líder máximo abordou ainda as saídas de Francisco Trincão e Morten Hjulmand, destacando o contributo de ambos durante a passagem pelos leões: "Chegaram, conquistaram títulos e tinham ambição pessoal. Exceto a Premier League, não vejo vendas superiores às nossas. Fica o eterno agradecimento pelo que deram ao Sporting", referiu.

O dirigente máximo admitiu igualmente que o mercado ainda poderá registar novas movimentações: "É muito provável que saiam mais jogadores e entrem outros. Este mercado foi preparado desde o início da época passada. Acreditamos que este grupo vai manter o Sporting na luta pela conquista de troféus", assegurou.


Questionado sobre o elevado investimento realizado e a pressão que poderá existir sobre Rui Borges, desvalorizou as críticas: "Já ouvi dizer que o Rui Borges está fragilizado, mas isso passa-nos completamente ao lado. O Sporting tem um plano e, na próxima época, estaremos novamente onde queremos, que é na luta pelas decisões".

Confira o vídeo da declaração do presidente:


Clube

Há fumo verde no Sporting! Juve Leo e Varandas mais unidos que nunca

Clube de Alvalade deu um passo importante nas negociações para reativar os protocolos com os grupos organizados de adeptos

Juve Leo terá chegado a um entendimento com a Direção, liderada por Frederico Varandas, aproximando-se de um acordo
Juve Leo terá chegado a um entendimento com a Direção, liderada por Frederico Varandas, aproximando-se de um acordo

24 Jul 2026 | 17:49 |

Icon Comentário0

O Sporting deu um passo importante nas negociações para reativar os protocolos com os grupos organizados de adeptos. Depois de um período de alguma resistência, a Juve Leo terá chegado a um entendimento com a Direção, aproximando-se de um acordo que visa melhorar o ambiente de apoio à equipa em Alvalade.


O objetivo da administração, liderada por Frederico Varandas, passa por reunir novamente os diferentes grupos de adeptos na Curva Sul, recuperando a atmosfera que durante anos marcou os jogos do Sporting em casa. As conversações entre as partes têm registado avanços nas últimas semanas.


Entre as condições apresentadas pelo Clube está a atribuição de uma Gamebox com 30% de desconto aos membros das claques, incluindo acesso aos jogos disputados no Pavilhão João Rocha. O protocolo prevê ainda a possibilidade de aquisição da Gamebox Curva Sul e a reserva de um número específico de bilhetes para os encontros realizados fora de casa.


Em contrapartida, os Grupos Organizados de Adeptos terão de desocupar as respetivas sedes, conhecidas como "casinhas". A medida está relacionada com o projeto de requalificação do Estádio José Alvalade, que contempla intervenções nessa zona, à semelhança do que aconteceu anteriormente com outras instalações do Clube.

Com o entendimento alcançado entre o Sporting e a Juve Leo, segundo o jornal 'A Bola', o processo de aproximação entre a Direção e as claques ganha novo impulso, numa altura em que o clube procura recriar um ambiente de maior união e apoio nas bancadas durante a nova temporada.



envelope SUBSCREVER NEWSLETTER

envelopeSUBSCREVER NEWSLETTER


Sporting prepara choque entre os grandes: Quotas podem ficar acima de Benfica e Porto
Clube

Sporting prepara choque entre os grandes: Quotas podem ficar acima de Benfica e Porto

17 Jul 2026 | 16:52

Icon Comentário0
Há uma claque do Sporting que vai aceitar protocolo com a Direção de Varandas
Clube

Há uma claque do Sporting que vai aceitar protocolo com a Direção de Varandas

15 Jul 2026 | 11:39

Icon Comentário0
Adeptos do Sporting reagem ao preço da nova camisola para 2026/27: "Levem a minha carteira"
Clube

Adeptos do Sporting reagem ao preço da nova camisola para 2026/27: "Levem a minha carteira"

14 Jul 2026 | 09:46

Icon Comentário0