
Modalidades
Oficial! Anahí Tosi é reforço para o plantel principal do Sporting
02 Set 2025 | 18:43
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Modalidades
02 Jul 2024 | 11:46 |
Faz esta terça-feira, dia 2 de julho, 40 anos que Fernando Mamede, antigo atleta do Sporting, bateu o recorde do mundo dos 10 mil metros, sendo o primeiro português a estabelecer um máximo planetário no atletismo. Atualmente, com 72 anos, o alentejano recorda ao diário desportivo Record os momentos que levaram à marca de 27:13.81 minutos, quase menos 9 segundos que o anterior recorde mundial, de Henry Rono (27:22.05).
"Essa marca teve um significado e um impacto enorme, foi um dia extraordinário", começou por declarar Fernando Mamede, que nessa corrida, em Estocolmo, teve as condições ideias para estabelecer a marca, tudo idealizado pelo já falecido Moniz Pereira. Nessa corrida, Guilherme Alves foi a primeira lebre de serviço, para mais tarde ser Carlos Lopes a assumir as despesas para partir os adversários.
Mamede que havia ficado para trás, conseguiu recuperar ao nono quilómetro e desferiu o ataque letal a duas voltas do fim, com Lopes a ser segundo, ultrapassando também ele o máximo de Rono, com 27:17.48. "Era uma geração fantástica. Eu, o Carlos Lopes, a Rosa Mota... Já não existe fornalha como no meu tempo. Os talentos não aparecem e já não se treina a sério como se devia. Para se ser recordista mundial, tem de se trabalhar no duro", explicou.
Na opinião do antigo atleta do Sporting, o fundo e meio-fundo de Portugal estão comprometidos: "Podem haver surpresas, mas são os africanos a dominarem, exceção feita aos irmãos noruegueses Ingebrigtsen, Henrik, Filip e Jakob. Mesmo assim, continuo atento e ligado aos resultados do atletismo”. Contudo, Fernando Mamede, vê um futuro positivo para o atletismo em Portugal. “"O fundo e meio-fundo está mais fraco, mas as equipas nacionais estão muito mais fortes, com resultados em outras disciplinas mais técnicas. Tem havido uma grande evolução".
No que diz respeito à rivalidade com Carlos Lopes em Estocolmo, Mamede considera que houve fairplay: “Cada um fez a sua corrida, a contar para os seus tempos, Lopes tinha a missão de me estoirar antes, o que esteve quase para acontecer, só que não dei parte de fraco, era na realidade o mais rápido do mundo”, considerou o ex-leão.
Equipa das quinas não está a começar a competição da melhor forma, depois de dois desaires consecutivos frente a Itália e França
03 Set 2025 | 11:37 |
Paulo Freitas assumiu a derrota de Portugal contra a França (3-1), em partida a contar para o Europeu de Hóquei em Patins. O antigo treinador do Sporting encontra-se agora no cargo de selecionador nacional, o que não lhe impediu de deixar elogios ao conjunto gaulês. O adversário da equipa das quinas utilizou um estilo de jogo diferente, visto que não era visto como o favorito na partida.
Paulo Freitas: "Foram dois resultados que não queríamos. Assumo total responsabilidade"
“Foi uma vitória justa da França. Foram mais pragmáticos que nós. Assistimos a um jogo muito físico, quezilento e vínhamos preparados para isso”, reconheceu o técnico duas vezes campeão da Europa ao serviço do Clube de Alvalade, em conferência de imprensa após a partida.
Apesar da segunda derrota consecutiva, Paulo Freitas depositou total confiança nos seus pupilos e assumiu a responsabilidade dos desaires: “Não podemos acusar os nossos jogadores de falta de empenho. Ninguém está mais triste que nós. Tínhamos de carregar o orgulho de representar as nossas cores. Foram dois resultados que não queríamos. Assumo total responsabilidade. Mas tenho confiança inabalável nos meus jogadores”.
Após sair de vencido contra a Itália por 3-2 e frente à França por 3-1, a Seleção Nacional volta a ter encontro marcado para esta quarta-feira, às 21h45 Em teoria, este será o jogo mais complicado da fase de grupos, uma vez que será contra a eterna candidata à conquista do Euorpeu de hóquei em patins, Espanha.
Vale a pena recordar que após o final desta competição, Paulo Freitas irá abraçar um novo projeto. O antigo treinador do Sporting já foi oficializado como treinador do Porto para a época 2025/26, marcando assim o seu regresso às competições de clubes.
Atleta regressa ao Clube de Alvalade e a um emblema onde esteve entre 2021 e 2024, não escondendo entusiasmo por começar a jogar
02 Set 2025 | 23:25 |
É oficial. Jady Gerotto está de regresso à equipa feminina de voleibol do Sporting. Após uma temporada ao serviço do Santovka Olomouc, na Chéquia, a central de 28 anos regressa ao Clube de Alvalade e a um emblema onde esteve entre 2021 e 2024.
Jady Gerotto: "Já sentia muita falta de estar aqui"
"Já sentia muita falta de estar aqui. É um Clube que amo e acho que este era o momento certo para voltar. Estou a viver um momento muito feliz. É sempre bom estar perto de pessoas de quem gostamos", referiu aos meios de comunicação do Sporting.
A jogadora falou sobre algumas das caras que reencontrou no plantel verde e branco, mas também com as novas jogadoras: "Achei que ia sentir mais a diferença. Eu estive cá três anos praticamente com as mesmas pessoas, este ano houve mais mudanças, mas estou feliz e a adaptar-me bem".
Jady Gerotto: "O bom ambiente vai ajudar, mas estamos a trabalhar muito para poder ganhar"
Jady Gerotto traçou as metas para a próxima temporada desportiva de 2025/2026: "Queremos ter uma equipa coerente dentro e fora da quadra. O bom ambiente vai ajudar, mas estamos a trabalhar muito para poder ganhar", atestou. "Trago mais experiência à equipa", vincou.
A atleta brasileira só pensa em “dar o melhor” de si e conta, também, com o apoio da massa associativa verde e branca: "Venham acompanhar-nos. Temos tudo para que seja um ano brilhante", terminou. Anahí Tosi também vai ser reforço para Rui Pedro Silva.
Veja a publicação:
Atleta que venceu vários títulos pelo emblema verde e branco está de regresso ao Clube de Alvalade, dois anos depois de ter abandonado plantel
02 Set 2025 | 22:15 |
É oficial. João Fernandes está de regresso à equipa de basquetebol do Sporting, anunciou o Clube de Alvalade, esta terça-feira, dia 2 de setembro. O extremo/poste angolano de 32 anos representou a Oliveirense nas últimas duas temporadas e mostrou-se satisfeito por voltar a vestir de verde e branco.
João Fernandes: "Tive momentos muito felizes com este emblema ao peito"
"Sinto-me bem. Tive momentos muito felizes com este emblema ao peito e tinha saudades. Por isso, estou aqui para voltar a representar o Sporting da melhor forma. Tive momentos muito bons a Oliveirense, o que me fez crescer. Foi importante", disse aos meios de comunicação do emblema leonino.
João Fernandes: "Prometo dar-vos momentos muito felizes"
O jogador traçou os objetivos para a próxima temporada desportiva: "Estarmos o melhor possível e representarmos o Sporting da melhor forma. Para isso, temos de conquistar taças e tenho 100% de certeza que o grupo pensa da mesma forma que eu", referiu. O atleta deixou uma mensagem aos adeptos: "Sportinguistas, não se esqueçam de vir ao Pavilhão João Rocha acompanhar o basquetebol. Prometo dar-vos momentos muito felizes", terminou.
O luso-angolano, de 32 anos, volta assim a um Clube onde foi feliz. A ligação aos leões chegou ao fim em 2023, depois de oito títulos conquistados: um Campeonato Nacional (2020/21), três Taças de Portugal (2019/20, 2020/21, 2021/22), duas Supertaças (2021 e 2022) e duas Taças da Liga (21/22 e 2022/23). Também Claude Robinson foi recentemente apresentado.
Formado no Benfica, João Fernandes chegou a Alvalade em 2019 proveniente da Ovarense. Em quatro temporadas, o atleta somou 174 jogos, com 1.036 pontos marcados. Em 2024/25, o basquetebolista somou uma média de 9,6 pontos, 5,4 ressaltos e 2,2 assistências em 34 partidas pelo emblema de Oliveira de Azeméis.
Veja a publicação: