Modalidades
Sporting desperdiça vantagem de dois golos na Liga dos Campeões e perde em casa de gigante europeu
04 Dez 2025 | 19:29
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Modalidades
02 Jul 2024 | 11:46 |
Faz esta terça-feira, dia 2 de julho, 40 anos que Fernando Mamede, antigo atleta do Sporting, bateu o recorde do mundo dos 10 mil metros, sendo o primeiro português a estabelecer um máximo planetário no atletismo. Atualmente, com 72 anos, o alentejano recorda ao diário desportivo Record os momentos que levaram à marca de 27:13.81 minutos, quase menos 9 segundos que o anterior recorde mundial, de Henry Rono (27:22.05).
"Essa marca teve um significado e um impacto enorme, foi um dia extraordinário", começou por declarar Fernando Mamede, que nessa corrida, em Estocolmo, teve as condições ideias para estabelecer a marca, tudo idealizado pelo já falecido Moniz Pereira. Nessa corrida, Guilherme Alves foi a primeira lebre de serviço, para mais tarde ser Carlos Lopes a assumir as despesas para partir os adversários.
Mamede que havia ficado para trás, conseguiu recuperar ao nono quilómetro e desferiu o ataque letal a duas voltas do fim, com Lopes a ser segundo, ultrapassando também ele o máximo de Rono, com 27:17.48. "Era uma geração fantástica. Eu, o Carlos Lopes, a Rosa Mota... Já não existe fornalha como no meu tempo. Os talentos não aparecem e já não se treina a sério como se devia. Para se ser recordista mundial, tem de se trabalhar no duro", explicou.
Na opinião do antigo atleta do Sporting, o fundo e meio-fundo de Portugal estão comprometidos: "Podem haver surpresas, mas são os africanos a dominarem, exceção feita aos irmãos noruegueses Ingebrigtsen, Henrik, Filip e Jakob. Mesmo assim, continuo atento e ligado aos resultados do atletismo”. Contudo, Fernando Mamede, vê um futuro positivo para o atletismo em Portugal. “"O fundo e meio-fundo está mais fraco, mas as equipas nacionais estão muito mais fortes, com resultados em outras disciplinas mais técnicas. Tem havido uma grande evolução".
No que diz respeito à rivalidade com Carlos Lopes em Estocolmo, Mamede considera que houve fairplay: “Cada um fez a sua corrida, a contar para os seus tempos, Lopes tinha a missão de me estoirar antes, o que esteve quase para acontecer, só que não dei parte de fraco, era na realidade o mais rápido do mundo”, considerou o ex-leão.
Clube de Alvalade já prepara próxima temporada desportiva e jogador de 29 anos é um dos alvos a atacar por parte dos responsáveis verdes e brancos
06 Dez 2025 | 03:00 |
Nuno Santos, defesa/médio da equipa de hóquei em patins da Oliveirense, interessa ao Sporting e pode ser reforço para o Clube de Alvalade em 2026/27, sabe o Leonino. Henrique Magalhães vai abandonar o plantel no final da época e os responsáveis verdes e brancos já procuram um substituto.
Ao que o nosso Jornal apurou, o jogador do emblema de Oliveira de Azeméis, que já trabalhou com Edo Bosch, é um dos alvos a atacar, apesar de ainda não haver qualquer acordo fechado. O atleta de 29 anos já está na mira dos leões há vários meses, sendo que o negócio pode mesmo vir a concretizar-se num futuro próximo.
Tal como foi avançado, em Exclusivo, pelo Leonino (Saiba mais AQUI), Henrique Magalhães não entra nas contas da próxima época, apesar de ter estendido a sua ligação com o Sporting em outubro deste ano. A estrutura pretende continuar a renovar o plantel de hóquei em patins e tal pode levar à saída do histórico jogador de 34 anos.
O hoquista até esteve perto de se despedir do Sporting no final da época transata, mas as saídas de grandes figuras como Ângelo Girão, Matías Platero, João Souto e Toni Pérez fizeram com que o Clube adiassem a sua saída, de forma a que o plantel não perdesse várias referências de uma época para a outra.
Esta temporada, Nuno Santos, que renovou no verão, soma 12 jogos pela Oliveirense, mas ainda não tem qualquer golo marcado. O atleta formado no Porto já atuou em vários emblemas nacionais ao longo da carreira como Juventude Viana e Valongo. No mercado de verão de 2023, transferiu-se para o atual sexto classificado da Liga Placard.
Relembre, aqui, o momento em que o Sporting se sagrou campeão do mundo:
Clube de Alvalade deu sequência ao bom momento, após o triunfo fora de casa, e fica a aguardar por um deslize dos encarnados nesta ronda
05 Dez 2025 | 22:30 |
A equipa de voleibol do Sporting venceu a formação do Club K por 3-0, esta sexta-feira, dia 5 de dezembro, em jogo da nona jornada da fase regular da Liga UNA Seguros. O Clube de Alvalade deu sequência ao bom momento, após o triunfo frente ao Madalena na última ronda.
Num duelo disputado no Pavilhão da Kairós, em Ponta Delgada, nos Açores, o Clube de Alvalade triunfou com os parciais de (25-14), (25-15) e (25-19). Desta forma, a vitória diante da formação insultar mantém o Sporting na liderança isolada da competição nacional.
Com esta vitória - a nona em 10 jogos esta temporada - os comandados de João Coelho estão no primeiro lugar da tabela classificativa com 25 pontos, mais quatro do que o Benfica (21, mas menos um jogo). De recordar que o primeiro critério de desempate continua a ser o maior número de vitórias.
O próximo encontro dos leões está marcado já para a próxima quarta-feira, dia 10 de dezembro, frente ao Luneburg, em jogo a contar para a primeira jornada da CEV Challenge Cup. O encontro diante da formação alemã está marcado para as 18h00, no reduto da turma germânica.
Equipa apresentada pelo Sporting: Tiago Pereira (Capitão), Jan Galabov, Marx Aru, Sergey Grankin, Kelton Tavares, Edson Valencia, Gonçalo Sousa, Jonas Aguenier, Pedro Abecasis, Jan Pokeršnik, Armando Velasquez, Nico Perrén, Mads Kyed Jensen e Lourenço Martins.
Clube de Alvalade entrou em campo, esta quinta-feira, dia 4 de dezembro, para jogar a segunda mão dos oitavos-de-final da competição internacional
04 Dez 2025 | 22:01 |
A equipa de futsal do Sporting derrotou o AEK de Atenas por 8-3, esta quinta-feira, dia 4 de dezembro, em jogo da segunda mão dos oitavos-de-final da Liga dos Campeões da modalidade. Depois da vitória no fim-de-semana, para o campeonato, os leões garantiram presença na fase seguinte da competição internacional.
O Sporting entrou com tudo, e inaugurou o marcador logo no primeiro minuto, por Bruno Pinto. Os leões mantiveram a pressão, e aos 3' já lideravam por 3-0 (Bruno Pinto e Allan Guilherme fizeram os golos). Aos 13', o AEK conseguiu reduzir, e deixou o marcador com 3-1 ao intervalo, a favor dos verdes e brancos.
Nos segundos 20 minutos, a formação helénica conseguiu reduzir a vantagem para apenas um golo, aos 23'. No entanto, o Sporting reagiu, e voltou a colocar-se em controlo do marcados. Pauleta fez o 4-2, seguido do hat-trick de Bruno Pinto. Tomás Paçó e Felipe Valério dilataram ainda mais a vantagem verde e branca, que atingiu números expressivos no final da partida. O melhor que o AEK conseguiu foi reduzir, para 7-3, mas Pauleta voltou a atirar a diferença para cinco golos.
Com esta vitória – a 15.ª em 17 jogos na nova temporada desportiva – os comandados de Nuno Dias ultrapassam o AEK de Atenas nos oitavos-de-final da Liga dos Campeões. Os verdes e brancos avançam, com agregado final de 19-3, e ficam à espera do Benfica, que deve ser o adversário nos quartos-de-final da competição internacional.
O Clube de Alvalade vai, agora, voltar a virar atenções para o campeonato nacional. Os leões recebem o Torreense, numa partida que se vai disputar no Pavilhão João Rocha. O apito inicial está marcado para as 15h00 da próxima segunda-feira, dia 8 de dezembro.