Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!

WhatsApp Seguir

Clube

FREDERICO VARANDAS: "SPORTING VENCEU COM MENOS DINHEIRO"

Em entrevista à SIC, Presidente dos leões abordou conquista do título, contratação de Amorim, possível regresso de Ronaldo e ainda a relação com as claques

Leonino - Onde o Sporting é notícia
Leonino - Onde o Sporting é notícia

22 Mai 2021 | 10:54 |

Icon Comentário0

Frederico Varandas não tem dúvidas de que o Sporting deve ser um exemplo para a classe política portuguesa. Em entrevista à SIC, o Presidente dos leões abordou a conquista do título, a contratação de Amorim, o possível regresso de Ronaldo e ainda a relação com as claques.


Conquista do título: “Classe política devia por os olhos no exemplo do Sporting”



  • “Têm sido dias mágicos. Durmo sempre bem, mas desta vez tinha medo de acordar. Será um sonho? Quando entrei no autocarro é que percebi o que tínhamos conseguido. Dedico o título às gerações que nunca viram o Sporting campeão”.
  • "A classe política devia por os olhos no exemplo do Sporting. Muito mais que a fama e dinheiro, as pessoas seguem os valores e as pessoas seguiram o Sporting pela coragem. Quando vivemos num país onde as pessoas estão cansadas - estamos todos cansados -, porque há sempre uma mancha negra, seja na justiça, na saúde ou na política, sempre algo ligado à palavra corrupção, e ver que um clube como o Sporting venceu com menos dinheiro, menos recursos, mas pela paixão, competência e nunca abdicando dos seus valores, isto é exemplo para a sociedade que vai muito além do desporto".

  • "Eu cresci a ouvir 'você é uma pessoa séria. não tem hipóteses no futebol pois aquilo é só bandidos, é só corruptos'. Nós provámos o contrário, o Sporting não tem de se impor, temos adversários que merecem todo o nosso respeito e são gigantes. O Benfica e o Porto são gigantes, são duas instituições enormes que merecem todo o nosso respeito, mas nós distinguimo-nos. O Sporting tem de ter a inteligência de saber distinguir essas instituições de quem as dirige, não posso cometer esse erro pois seria uma injustiça para os milhões de adeptos do Porto e do Benfica. Se o Sporting é grande muito se deve aos nossos rivais".

Momento chave do título: “Na Madeira, no Nacional – Sporting, ganhámos 2-0 num jogo épico”

  • "Há um momento para mim marcante e disse-o apenas para dentro: 'Vamos ser campeões'. Foi no jogo da Madeira, no Nacional-Sporting. Nós ganhámos 2-0 num jogo épico com uma entrega. Aquilo era impossível, a bola não rolava, tanta lama que não se viam os equipamentos. Nós jogámos de branco e não havia um jogador de branco passados três minutos, e há uma imagem nunca vou esquecer pois entro no balneário e vejo os jogadores completamente enlameados, alguns com cortes de sangue, ninguém fazia os curativos, e vejo o Neto a dançar numa roda com o Jovane com outros jogadores que nem eram titulares nem jogaram, todos agarrados a cantar e a dançar. Venho cá para fora e disse ao Viana: 'Ninguém vai conseguir parar este clube'. Não havia adversário que nos travasse".

Importância de Viana: “Sporting jamais seria campeão sem o Hugo Viana”

  • “O Sporting jamais seria campeão sem o Hugo Viana, uma competência, de uma discrição… As pessoas não reconhecem nem vão perceber a sua importância. O João Pedro Araújo (responsável médico). O futebol é a modalidade em que há menos cultura desportiva e aí foi fundamental o papel do Tomás Morais, do Paulo Gomes. Eu também tenho a minha educação militar com a disciplina e a regra e aquele balneário foi como um relógio suíço, foram de uma coragem, de uma determinação, de um acreditar”.

Contratação de Rúben Amorim: “Foi a única vez que coloquei o lugar à disposição”

  • "Foi a única vez que coloquei o lugar à disposição, mas de uma maneira cordial e tinha de fazê-lo em pleno Conselho de Administração. Não podia obrigar a minha equipa e os meus administradores a irem atrás disto às cegas, e disse-lhes que compreendia que o Conselho de Administração não votasse a favor do Rúben Amorim, mas eles tinham de entender que eu não podia dar a cara por um projeto desportivo em que não acreditava".

Conversações com António Salvador: “Presidente António Salvador disse que nem pensar”

  • “O presidente António Salvador disse que nem pensar, que não podia ser, mas passadas umas horas disse-me que só pelo valor da cláusula de rescisão, nunca pagando a cláusula de rescisão pois aí o valor seria de 19 milhões devido aos impostos”.

Reunião com Amorim: “Poucos treinadores aceitariam o convite que lhe fiz”

  • “Poucos treinadores aceitariam o convite que lhe fiz, ele sabia que teria os grandes passados uns meses, eu sei e ele sabe… Nomeadamente o Benfica, que teria sempre a porta escancarada para ele. Pela primeira vez encontrei o treinador perfeito para o meu projeto desportivo. Ele tem a mesma linguagem, os mesmos valores, a mesma comunicação e a mesma humildade.

Varandas para Viana: “Esquece os 10 milhões”

  • Nesse dia que saímos da reunião, entro no elevador e o Hugo Viana olha para mim a abanar a cabeça e pergunta ‘vamos fazer mesmo isto?’. Eu respondi-lhe 'esquece os 10 milhões, arranjamos melhor treinador? Melhor líder de balneário? Arranjas melhor pessoa humana? São os 10 milhões que vão impedir isto? É a pessoa certa?' Ele disse 'é' e fomos embora”.

Relação com as claques: “Direção do Sporting entende que há espaço para todo o tipo de grupos”

  • "A direção do Sporting entende que há espaço para todo o tipo de grupos, associações virem para dentro do estádio apoiar o Sporting. Quem fizer isto sem querer nada em troca, com o intuito de servir o Sporting e não o contrário tem espaço no Sporting, por isso acredito que não vai haver guerra nenhuma. Quem ama o Sporting acima de tudo vai estar aqui a apoiar o Sporting. Eu jamais poderia fazer isso ao Sporting, fechar as portas a quem quer apoiar genuinamente o seu clube acima de tudo. Quem fizer isso tem sempre as portas abertas no Sporting”.

Regresso de Ronaldo: “Acredito que um dia virá, mas ele tem contrato por mais um ano e quer ainda estar em clubes que lutem pela Liga dos Campeões”

  • "Acredito que Ronaldo um dia virá, ele esteve sempre ao lado do seu Sporting, foi das primeiras pessoas a mandar mensagem a dar-me os parabéns depois de termos sido campeões. Mas ele tem contrato por mais um ano e quer ainda estar em clubes que lutem pela Liga dos Campeões. Depende sobretudo de Ronaldo, mas é importante que as pessoas saibam que ele, dentro e na sombra, já tem ajudado e está a ajudar a reerguer o Sporting".
  • "Ele tem mais seguidores do que o Real Madrid e o Sporting foi campeão e ele meteu 'eu sou campeão'. Isto para a marca Sporting é brutal. Uma das razões para o adiar da inauguração da Academia é porque ele quer estar presente. Além de um grande jogador é um grande líder".

Próxima temporada: “Não vamos tirar o pé”

  • "É a morte do artista alguém que pense que agora porque ganhámos tiramos o pé e começamos a levitar. Não, o mundo real é duro e vai ser duro, não vamos tirar o pé. Nós vencemos a desinvestir, o Sporting venceu a reduzir em 18 milhões de euros a massa salarial em relação há dois anos. Nós precisamos de estar dois ou três anos a ir à Champions e aí podemos estar num patamar em que olhamos olhos nos olhos. Obviamente que estamos melhor que há um ano, claro que estamos, reduzimos o gap de má gestão desportiva, má gestão financeira, e conseguimos. A minha equipa conseguiu fazer isso".
  • "Para o ano o Sporting vai estar muito competitivo. Vamos ter um grupo coeso e um treinador que conhece os seus jogadores. Obviamente a estratégia não vai alterar, jogo a jogo e o objetivo é a Champions League. O mais difícil já foi conseguido, 19 anos sem vencer foi eliminado e esse peso que tínhamos em cima. Isso foi eliminado e não há milhões que paguem isso. Com o que já conquistámos, tendo agora muita cabeça, muita racionalidade e sobretudo estabilidade no clube, o Sporting tem tudo para nos próximos 2/3 anos ir para a Champions League e, aí sim, garanto que o Sporting não passa mais 19 anos sem vencer títulos”.


Clube

Conhecidos resultados da Assembleia Geral da SAD do Sporting

No final da reunião magna, Bernardo Ayala, presidente da Mesa da Assembleia Geral da SAD, reagiu em declarações aos jornalistas

Na AG da SAD do Sporting foi igualmente discutida a política de remuneração variável dos administradores executivos
Na AG da SAD do Sporting foi igualmente discutida a política de remuneração variável dos administradores executivos

03 Out 2025 | 23:29 |

Icon Comentário0

O Relatório & Contas da última época desportiva, bem como os restantes quatro pontos discutidos na Assembleia Geral da SAD do Sporting, foram aprovados por 99,9% dos votos, esta sexta-feira, dia 3 de outubro, revelou o Presidente da Mesa, Bernardo Ayala.


Numa reunião "muito participada", foi igualmente discutida a política de remuneração variável dos administradores executivos e do Conselho de Administração, sendo que "o que se deliberou decorre em linha reta do sucesso desportivo do ano anterior e do enormíssimo sucesso financeiro do ano anterior", explicou o dirigente, em declarações à Sporting TV.


B. Ayala: "Do ponto de vista financeiro, a sociedade está hipersólida"


"Do ponto de vista financeiro, a sociedade está hipersólida. O Sporting teve um resultado operacional positivo, no último ano, superior a 45 milhões de euros. Só oito clubes na Europa conseguiram um feito idêntico. Desses, cinco jogam em Inglaterra, um é alemão, o Bayern Munique, e dois são italianos. Estamos num patamar e em companhia muito saudável", apontou Bernardo Ayala, que considera que "o Sporting lidera, neste momento, o panorama desportivo nacional".

O Presidente da MAG falou do crescimento dos leões nos últimos anos: "Quando esta MAG tomou posse em 2019, o Clube e a SAD, que andam de mãos dadas, vinham de um período complicado. As primeiras Assembleias Gerais da SAD foram exigentes e complexas. Começavam a meio da tarde e terminavam às cinco, seis da manhã. Eram duras e, nessa altura, a MAG privilegiou muito a liberdade de expressão dos accionistas e isso alargava muito os debates. Era patente que havia uma vontade de todos que as coisas corressem bem, mas ao mesmo tempo vinha-se e estava-se num período complicado e o clima de desconfiança era bastante evidente", referiu.


B. Ayala: "O Sporting, neste momento, lidera o panorama desportivo nacional"

Bernardo Ayala fala em "confiança" na Direção, liderada por Frederico Varandas: "O que se foi notando ao longo dos anos, principalmente nos dois últimos, é que há um reforço de fé e confiança no trabalho desta Administração (...) O Sporting, neste momento, lidera o panorama desportivo nacional, mas o mais difícil é manter a liderança a curto, médio e longo prazo. Só se consegue mantendo os níveis de exigência altíssimos, sem autocomplacência, continuando a detectar e corrigir os erros", concluiu. No domingo, dia 5 de outubro, está marcada uma outra Assembleia Geral do Sporting.

Confira os resultados das votações:

Ponto 1 - Deliberar sobre o relatório de gestão e as contas relativos ao exercício findo em 30 de Junho de 2025; Proposta aprovada por maioria, tendo obtido 1.777.469 votos a favor, sete votos contra e duas abstenções.

Ponto 2 - Deliberar sobre a proposta de aplicação de resultados relativos ao exercício findo em 30 de Junho de 2025; Proposta aprovada por maioria, tendo obtido 1.777459 votos a favor, sete votos contra e duas abstenções.

Ponto 3 - Proceder à apreciação geral da administração e fiscalização da Sociedade; Proposta aprovada por maioria, tendo obtido 1777459 votos a favor, sete votos contra e duas abstenções.

Ponto 4 - Apreciar, nos termos e para os efeitos do disposto no artigo 26º-G, n.º 4 do Código dos Valores Mobiliários, o relatório sobre remunerações elaborado pelo Conselho de Administração, respeitante ao exercício 2024/2025; Proposta aprovada por maioria, tendo obtido 1.777.459 votos a favor, sete votos contra e duas abstenções.

Ponto 5 - Apreciar e aprovar a proposta de remuneração variável a atribuir aos membros executivos do Conselho de Administração da Sociedade elaborada pela Comissão de Acionistas relativa ao exercício de 2024/2025; Proposta aprovada por maioria, tendo obtido 1.777.449 votos a favor, sete votos contra e 12 abstenções.


Clube

Movimento Hoje e Sempre acredita que Sócios tinham de ser ouvidos antes de decisão do Sporting

Comunicado em causa diz respeito à forma como foi constituída a Sporting Entertainment, que passa a ter o direito de superfície do estádio

Movimento Hoje e Sempre Sporting mostrou-se em estado de alerta sobre nova decisão tomada pela Direção dos leões
Movimento Hoje e Sempre Sporting mostrou-se em estado de alerta sobre nova decisão tomada pela Direção dos leões

03 Out 2025 | 12:49 |

Icon Comentário0

Numa altura em que se aproximam duas Assembleias Gerais - a SAD (3 de outubro) e a do Clube (5 de outubro), o Movimento Hoje e Sempre Sporting lançou um comunicado no qual acaba por lamentar a forma como a Direção dos leões constituiu a Sporting Entertainment, empresa que, agora, tem o direito da superfície do Estádio José Alvalade.


“O Movimento Hoje e Sempre Sporting lamenta a forma como foi conduzido o projeto de cisão-fusão que culminou com a constituição da Sporting Entertainment S.A. sem qualquer envolvimento dos sócios no processo de decisão em sede de Assembleia Geral, independentemente das questões jurídicas associadas ao processo”, pode ler-se no documento assinado pelos Sócios Afonso Pinto Coelho, João Trindade, Jorge Lopes, Roberto Carvalho e Vitor Afonso.


“Mais, entendemos que o processo, em termos de legitimidade democrática e de calendarização, devia ter sido devidamente enquadrado e contextualizado na Ordem de Trabalhos da Assembleia Geral do passado mês de junho (aprovação do projeto de cisão-fusão) e da Assembleia Geral do próximo dia 5 de outubro (aprovação da criação da Sporting Entertainment S.A.)”, escrevem ainda, de forma a lembrar que tal deverá ter de passar por uma consulta prévia em AG.


“Em função do cenário atual, o Movimento Hoje e Sempre Sporting alerta os sócios do Sporting Clube de Portugal que qualquer decisão sobre a alienação parcial ou total do capital social da Sporting Entertainment S.A. (onde consta o direito de superfície do Estádio e do Edifício Multideportivo) deverá ser sufragada em sede de Assembleia Geral da Sporting Futebol SAD e após consulta prévia aos sócios do Sporting Clube de Portugal, considerando que o clube é o acionista maioritário da Sporting Futebol SAD, assim acarretando a esta matéria a necessária transparência”, concluem.

O Sporting volta a entrar em campo apenas no próxima domingo, dia 5 de outubro, frente ao Braga. O encontro, a contar para a oitava jornada da Liga Portugal Betclic, diante da turma liderada por Carlos Vicens, jogar-se-á no Estádio José Alvalade, às 19h15.



Clube

Bronca! Frederico Varandas tem explicações a fazer aos Sócios do Sporting

Esclarecimento das dúvidas já tem data marcada, onde o dirigente máximo do Clube de Alvalade falará aos associados leoninos

Frederico Varandas apresenta novas contas do Sporting e tem explicações a fazer aos Sócios do Clube de Alvalade
Frederico Varandas apresenta novas contas do Sporting e tem explicações a fazer aos Sócios do Clube de Alvalade

01 Out 2025 | 20:26 |

Icon Comentário0

Segundo o último Relatório e Contas, o Sporting registou um lucro de 1,577 milhões de euros no período entre 1 de julho de 2024 e 30 de junho de 2025. Estes resultados financeiros serão analisados e submetidos a votação na Assembleia Geral marcada para o próximo dia 5 de outubro, onde os sócios terão a palavra final.


A Reunião Magna dos leões está marcada para as 13h30, no Pavilhão João Rocha, algumas horas antes de os leões receberem o Braga (19h15). Os Sócios irão votar tento em conta os números apresentados, que foram inferiores aos do período homólogo da época 2023/24 (21,110M).


Além da diminuição de lucro, o passivo aumentou dos 226,870 milhões de euros para os 233,823M. Frederico Varandas, Presidente do Sporting, justifica o aumento com o “crescimento da conta corrente com a SAD, esperando que com o passar do tempo, sejam tomadas medidas para redução da referida conta”.


É importante mencionar que, caso os Sócios do Sporting aprovem o Relatório e Contas na Assembleia Geral, o Conselho Diretivo - presidido por Frederico Varandas - irá distribuir entre 218 colaboradores um prémio monetário de 278 mil euros,  “a título de participação nos lucros”.

Vale recordar que Frederico Varandas prepara uma recandidatura à Presidência dos leões para as eleições de março de 2026. O atual líder máximo do Clube de Alvalade já terá informado o círculo próximo, sendo conhecidos já dois nomes para a lista a apresentar.



envelope SUBSCREVER NEWSLETTER

envelopeSUBSCREVER NEWSLETTER


Conheça o porquê das cores na nova camisola do Sporting
Clube

Conheça o porquê das cores na nova camisola do Sporting

01 Out 2025 | 19:57

Icon Comentário0
Oficial! Sporting anuncia sétimo equipamento da temporada com causa especial (vídeo)
Clube

Oficial! Sporting anuncia sétimo equipamento da temporada com causa especial (vídeo)

01 Out 2025 | 15:37

Icon Comentário0
Passivo do Sporting aumenta mais de 60 milhões de euros
Clube

Passivo do Sporting aumenta mais de 60 milhões de euros

29 Set 2025 | 22:38

Icon Comentário0