Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!

WhatsApp Seguir

Clube

FREDERICO VARANDAS: "SPORTING VENCEU COM MENOS DINHEIRO"

Em entrevista à SIC, Presidente dos leões abordou conquista do título, contratação de Amorim, possível regresso de Ronaldo e ainda a relação com as claques

Leonino - Onde o Sporting é notícia
Leonino - Onde o Sporting é notícia

22 Mai 2021 | 10:54 |

Icon Comentário0

Frederico Varandas não tem dúvidas de que o Sporting deve ser um exemplo para a classe política portuguesa. Em entrevista à SIC, o Presidente dos leões abordou a conquista do título, a contratação de Amorim, o possível regresso de Ronaldo e ainda a relação com as claques.


Conquista do título: “Classe política devia por os olhos no exemplo do Sporting”



  • “Têm sido dias mágicos. Durmo sempre bem, mas desta vez tinha medo de acordar. Será um sonho? Quando entrei no autocarro é que percebi o que tínhamos conseguido. Dedico o título às gerações que nunca viram o Sporting campeão”.
  • "A classe política devia por os olhos no exemplo do Sporting. Muito mais que a fama e dinheiro, as pessoas seguem os valores e as pessoas seguiram o Sporting pela coragem. Quando vivemos num país onde as pessoas estão cansadas - estamos todos cansados -, porque há sempre uma mancha negra, seja na justiça, na saúde ou na política, sempre algo ligado à palavra corrupção, e ver que um clube como o Sporting venceu com menos dinheiro, menos recursos, mas pela paixão, competência e nunca abdicando dos seus valores, isto é exemplo para a sociedade que vai muito além do desporto".

  • "Eu cresci a ouvir 'você é uma pessoa séria. não tem hipóteses no futebol pois aquilo é só bandidos, é só corruptos'. Nós provámos o contrário, o Sporting não tem de se impor, temos adversários que merecem todo o nosso respeito e são gigantes. O Benfica e o Porto são gigantes, são duas instituições enormes que merecem todo o nosso respeito, mas nós distinguimo-nos. O Sporting tem de ter a inteligência de saber distinguir essas instituições de quem as dirige, não posso cometer esse erro pois seria uma injustiça para os milhões de adeptos do Porto e do Benfica. Se o Sporting é grande muito se deve aos nossos rivais".

Momento chave do título: “Na Madeira, no Nacional – Sporting, ganhámos 2-0 num jogo épico”

  • "Há um momento para mim marcante e disse-o apenas para dentro: 'Vamos ser campeões'. Foi no jogo da Madeira, no Nacional-Sporting. Nós ganhámos 2-0 num jogo épico com uma entrega. Aquilo era impossível, a bola não rolava, tanta lama que não se viam os equipamentos. Nós jogámos de branco e não havia um jogador de branco passados três minutos, e há uma imagem nunca vou esquecer pois entro no balneário e vejo os jogadores completamente enlameados, alguns com cortes de sangue, ninguém fazia os curativos, e vejo o Neto a dançar numa roda com o Jovane com outros jogadores que nem eram titulares nem jogaram, todos agarrados a cantar e a dançar. Venho cá para fora e disse ao Viana: 'Ninguém vai conseguir parar este clube'. Não havia adversário que nos travasse".

Importância de Viana: “Sporting jamais seria campeão sem o Hugo Viana”

  • “O Sporting jamais seria campeão sem o Hugo Viana, uma competência, de uma discrição… As pessoas não reconhecem nem vão perceber a sua importância. O João Pedro Araújo (responsável médico). O futebol é a modalidade em que há menos cultura desportiva e aí foi fundamental o papel do Tomás Morais, do Paulo Gomes. Eu também tenho a minha educação militar com a disciplina e a regra e aquele balneário foi como um relógio suíço, foram de uma coragem, de uma determinação, de um acreditar”.

Contratação de Rúben Amorim: “Foi a única vez que coloquei o lugar à disposição”

  • "Foi a única vez que coloquei o lugar à disposição, mas de uma maneira cordial e tinha de fazê-lo em pleno Conselho de Administração. Não podia obrigar a minha equipa e os meus administradores a irem atrás disto às cegas, e disse-lhes que compreendia que o Conselho de Administração não votasse a favor do Rúben Amorim, mas eles tinham de entender que eu não podia dar a cara por um projeto desportivo em que não acreditava".

Conversações com António Salvador: “Presidente António Salvador disse que nem pensar”

  • “O presidente António Salvador disse que nem pensar, que não podia ser, mas passadas umas horas disse-me que só pelo valor da cláusula de rescisão, nunca pagando a cláusula de rescisão pois aí o valor seria de 19 milhões devido aos impostos”.

Reunião com Amorim: “Poucos treinadores aceitariam o convite que lhe fiz”

  • “Poucos treinadores aceitariam o convite que lhe fiz, ele sabia que teria os grandes passados uns meses, eu sei e ele sabe… Nomeadamente o Benfica, que teria sempre a porta escancarada para ele. Pela primeira vez encontrei o treinador perfeito para o meu projeto desportivo. Ele tem a mesma linguagem, os mesmos valores, a mesma comunicação e a mesma humildade.

Varandas para Viana: “Esquece os 10 milhões”

  • Nesse dia que saímos da reunião, entro no elevador e o Hugo Viana olha para mim a abanar a cabeça e pergunta ‘vamos fazer mesmo isto?’. Eu respondi-lhe 'esquece os 10 milhões, arranjamos melhor treinador? Melhor líder de balneário? Arranjas melhor pessoa humana? São os 10 milhões que vão impedir isto? É a pessoa certa?' Ele disse 'é' e fomos embora”.

Relação com as claques: “Direção do Sporting entende que há espaço para todo o tipo de grupos”

  • "A direção do Sporting entende que há espaço para todo o tipo de grupos, associações virem para dentro do estádio apoiar o Sporting. Quem fizer isto sem querer nada em troca, com o intuito de servir o Sporting e não o contrário tem espaço no Sporting, por isso acredito que não vai haver guerra nenhuma. Quem ama o Sporting acima de tudo vai estar aqui a apoiar o Sporting. Eu jamais poderia fazer isso ao Sporting, fechar as portas a quem quer apoiar genuinamente o seu clube acima de tudo. Quem fizer isso tem sempre as portas abertas no Sporting”.

Regresso de Ronaldo: “Acredito que um dia virá, mas ele tem contrato por mais um ano e quer ainda estar em clubes que lutem pela Liga dos Campeões”

  • "Acredito que Ronaldo um dia virá, ele esteve sempre ao lado do seu Sporting, foi das primeiras pessoas a mandar mensagem a dar-me os parabéns depois de termos sido campeões. Mas ele tem contrato por mais um ano e quer ainda estar em clubes que lutem pela Liga dos Campeões. Depende sobretudo de Ronaldo, mas é importante que as pessoas saibam que ele, dentro e na sombra, já tem ajudado e está a ajudar a reerguer o Sporting".
  • "Ele tem mais seguidores do que o Real Madrid e o Sporting foi campeão e ele meteu 'eu sou campeão'. Isto para a marca Sporting é brutal. Uma das razões para o adiar da inauguração da Academia é porque ele quer estar presente. Além de um grande jogador é um grande líder".

Próxima temporada: “Não vamos tirar o pé”

  • "É a morte do artista alguém que pense que agora porque ganhámos tiramos o pé e começamos a levitar. Não, o mundo real é duro e vai ser duro, não vamos tirar o pé. Nós vencemos a desinvestir, o Sporting venceu a reduzir em 18 milhões de euros a massa salarial em relação há dois anos. Nós precisamos de estar dois ou três anos a ir à Champions e aí podemos estar num patamar em que olhamos olhos nos olhos. Obviamente que estamos melhor que há um ano, claro que estamos, reduzimos o gap de má gestão desportiva, má gestão financeira, e conseguimos. A minha equipa conseguiu fazer isso".
  • "Para o ano o Sporting vai estar muito competitivo. Vamos ter um grupo coeso e um treinador que conhece os seus jogadores. Obviamente a estratégia não vai alterar, jogo a jogo e o objetivo é a Champions League. O mais difícil já foi conseguido, 19 anos sem vencer foi eliminado e esse peso que tínhamos em cima. Isso foi eliminado e não há milhões que paguem isso. Com o que já conquistámos, tendo agora muita cabeça, muita racionalidade e sobretudo estabilidade no clube, o Sporting tem tudo para nos próximos 2/3 anos ir para a Champions League e, aí sim, garanto que o Sporting não passa mais 19 anos sem vencer títulos”.


Clube

Sporting revela surpresa de Natal das grandes para os adeptos

Novidade foi lançada nas plataformas oficiais do Clube de Alvalade nesta sexta-feira, dia 28 de novembro, já a pensar nas festividades

Sporting e Nike apresentaram, esta sexta-feira, 28 de novembro, o Christmas Kit, um equipamento em edição de Natal
Sporting e Nike apresentaram, esta sexta-feira, 28 de novembro, o Christmas Kit, um equipamento em edição de Natal

28 Nov 2025 | 10:59 |

Icon Comentário0

O Sporting anunciou, esta sexta-feira, dia 28 de novembro, uma edição especial de Natal em colaboração com a Nike. A novidade, que conta com uma nova camisola, foi apresentada e explicada nos meios de comunicação oficiais dos verdes e brancos.


Este produto é intitulado como 'Christmas Kit' e, de acordo com o comunicado dos leões, "pretende homenagear simultaneamente a quadra festiva e a identidade única do Sporting", mostrando que a época natalícia "vai além das luzes e dos presentes".


"Este equipamento especial reflete o calor dos reencontros familiares, o brilho das memórias partilhadas e a ligação que, de geração em geração, une os Sportinguistas em torno do seu Clube", pode ainda ler-se na explicação dada pela turma leonina.


De resto, o Sporting anunciou que o Christmas Kit em questão já se encontra disponível para venda e poderá ser adquirido em lojaverde.pt, na Loja Verde do Estádio José Alvalade, Colombo, Almada, e nos quiosques do Vasco da Gama, Ubbo e Cascais.

O Sporting volta a entrar em campo no próximo domingo, dia 30 de novembro, frente ao Estrela da Amadora, em jogo relativo à 12.ª jornada da Liga Portugal Betclic. O encontro diante da turma liderada por João Nuno jogar-se-á às 18h00, em Alvalade.


Confira:


Clube

Varandas despede-se de figura histórica do Sporting: "Perdemos um amigo"

Glória do Clube de Alvalade morreu aos 83 anos; Além do Presidente leonino, também Salgado Zenha e André Bernardo marcaram presença no velório

Frederico Varandas, Presidente dos leões, prestou uma última homenagem ao antigo atleta, treinador e dirigente do Sporting
Frederico Varandas, Presidente dos leões, prestou uma última homenagem ao antigo atleta, treinador e dirigente do Sporting

24 Nov 2025 | 19:49 |

Icon Comentário0

Frederico Varandas, Presidente do Sporting, deslocou-se, este domingo, dia 24 de novembro, à Basílica da Estrela para marcar presença no velório de Júlio Rendeiro, antigo hoquista e figura histórica do emblema de Alvalade e da Seleção Nacional, que faleceu na última quarta-feira, aos 83 anos.


Além do presidente da Direção, marcaram presença Francisco Salgado Zenha, André Bernardo e vários elementos do Conselho Diretivo e dos restantes Órgãos Sociais do Sporting. Aos canais do Clube, Frederico Varandas prestou uma homenagem ao antigo atleta, treinador e dirigente leonino.


F. Varandas: "Júlio Rendeiro é uma das glórias do nosso Sporting"


"Júlio Rendeiro é uma das glórias do nosso Sporting. É um desportista de eleição que representou o Sporting e a Seleção Nacional ao mais alto nível. Foi duas vezes Campeão do Mundo, cinco vezes Campeão da Europa, Campeão Europeu pelo nosso Sporting, ganhou vários títulos nacionais. Dentro do clube, foi um atleta de eleição, treinador, vice-presidente. Parte uma das grandes glórias da nossa história", disse.

F. Varandas: "Perdemos um amigo"


Frederico Varandas recordou a convivência com o ex-atleta: "Do ponto de vista pessoal, perdemos um amigo. Era uma pessoa que vivia o Sporting intensamente, mas sempre com muita racionalidade. Tinha bom senso, era inteligente. Tivemos a sorte de nos cruzarmos com ele quando decidimos avançar para este projeto e foi uma pessoa que apoiou este Sporting deste 2018. Foi nosso mandatário nas duas eleições e, mesmo antes de partir, sei que estava muito orgulhoso e feliz por ver o Sporting como está. Era o grande amor da sua vida. Colocava o Sporting acima de qualquer outra coisa".

Nascido no Porto, Júlio Rendeiro chegou ao Sporting em 1971 e passou sete anos de leão ao peito. Foi tetracampeão nacional, venceu duas Taça de Portugal e uma Liga dos Campeões. Ao serviço de Portugal foi bicampeão mundial e pentacampeão europeu.


Clube

Movimento Hoje e Sempre Sporting deixa aviso sobre eleições dos leões: "Vigilantes"

Grupo de Sócios do Clube de Alvalade alertou sobre as suas opções no mais recente comunicado, lançado na última terça-feira, 18 de novembro

Movimento Hoje e Sempre Sporting lançou um novo comunicado no qual esclarece que ainda não tomou qualquer decisão de apresentar um candidato para as eleições
Movimento Hoje e Sempre Sporting lançou um novo comunicado no qual esclarece que ainda não tomou qualquer decisão de apresentar um candidato para as eleições

19 Nov 2025 | 08:24 |

Icon Comentário0

Depois da notícia a revelar que Frederico Varandas não iria concorrer às próximas eleições do Sporting sozinho, uma vez que o Movimento 'Hoje e Sempre Sporting' se preparava para apresentar um candidato para março de 2026, o grupo fez um esclarecimento.


Com Sócios do Sporting como Afonso Pinto Coelho, Vitor Afonso e Roberto Carvalho a porta-vozes, o Movimento lançou um comunicado no qual explicou que tem três hipóteses em vista: apresentar um nome, apoiar uma das listas ou manter uma equidistância "muitíssimo vigilante", tal como sucedeu em 2022.


Confira o comunicado na íntegra:


1 - O MHSS é constituído por uma base alargada de sócios, pese embora os comunicados emitidos sejam apenas assinados pelos membros fundadores em nome do MHSS, por razões de orgânica interna de funcionamento.

2 - O MHSS é um movimento agregador, que conversa regularmente com muitos outros sócios extra-Movimento e que está sempre disponível para falar com todos os sócios e grupos de associados que queiram falar com o Movimento, como aconteceu no período pré-eleitoral às eleições para os Órgãos Sociais do SCP de 2022, e como está a acontecer relativamente às eleições para os Órgãos Sociais do SCP de 2026.


3 - Oportunamente, o Movimento Hoje e Sempre Sporting tomará uma posição pública sobre o seu posicionamento em relação ao próximo ato eleitoral do nosso clube, sendo que estão em aberto, atualmente, três cenários possíveis:

A) Apresentação de um candidato a emergir do seio do Movimento Hoje e Sempre Sporting

B) O eventual aparecimento de outras candidaturas, poderá levar a que o MHSS se reveja num determinado projeto para o Clube e, em função do mesmo, decidir formalizar o apoio a essa candidatura.

C) À semelhança do processo eleitoral de 2022, no qual o MHSS recebeu convites para integrar duas das três listas candidatas poderemos, também, manter-nos equidistantes, embora muitíssimo vigilantes no que respeita à gestão financeira e desportiva do Grupo Sporting.


envelope SUBSCREVER NEWSLETTER

envelopeSUBSCREVER NEWSLETTER


Sporting de luto; Leões manifestam nota de pesar pela morte de...
Clube

Sporting de luto; Leões manifestam nota de pesar pela morte de...

18 Nov 2025 | 19:48

Icon Comentário0
Organizador da Gala do Sporting deixa certeza sobre Frederico Varandas: "Vai responder"
Clube

Organizador da Gala do Sporting deixa certeza sobre Frederico Varandas: "Vai responder"

14 Nov 2025 | 16:53

Icon Comentário0
Vice-Presidente do Sporting detalha mudanças para o futuro do Clube: "Vão ter o direito de..."
Clube

Vice-Presidente do Sporting detalha mudanças para o futuro do Clube: "Vão ter o direito de..."

13 Nov 2025 | 16:57

Icon Comentário0