Corner Left

Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!

WhatsApp Seguir

Clube

FREDERICO VARANDAS: "SPORTING VENCEU COM MENOS DINHEIRO"

Em entrevista à SIC, Presidente dos leões abordou conquista do título, contratação de Amorim, possível regresso de Ronaldo e ainda a relação com as claques

Leonino - Onde o Sporting é notícia
Leonino - Onde o Sporting é notícia

  |

Icon Comentário0

Frederico Varandas não tem dúvidas de que o Sporting deve ser um exemplo para a classe política portuguesa. Em entrevista à SIC, o Presidente dos leões abordou a conquista do título, a contratação de Amorim, o possível regresso de Ronaldo e ainda a relação com as claques.


Conquista do título: “Classe política devia por os olhos no exemplo do Sporting”



  • “Têm sido dias mágicos. Durmo sempre bem, mas desta vez tinha medo de acordar. Será um sonho? Quando entrei no autocarro é que percebi o que tínhamos conseguido. Dedico o título às gerações que nunca viram o Sporting campeão”.
  • "A classe política devia por os olhos no exemplo do Sporting. Muito mais que a fama e dinheiro, as pessoas seguem os valores e as pessoas seguiram o Sporting pela coragem. Quando vivemos num país onde as pessoas estão cansadas - estamos todos cansados -, porque há sempre uma mancha negra, seja na justiça, na saúde ou na política, sempre algo ligado à palavra corrupção, e ver que um clube como o Sporting venceu com menos dinheiro, menos recursos, mas pela paixão, competência e nunca abdicando dos seus valores, isto é exemplo para a sociedade que vai muito além do desporto".

  • "Eu cresci a ouvir 'você é uma pessoa séria. não tem hipóteses no futebol pois aquilo é só bandidos, é só corruptos'. Nós provámos o contrário, o Sporting não tem de se impor, temos adversários que merecem todo o nosso respeito e são gigantes. O Benfica e o Porto são gigantes, são duas instituições enormes que merecem todo o nosso respeito, mas nós distinguimo-nos. O Sporting tem de ter a inteligência de saber distinguir essas instituições de quem as dirige, não posso cometer esse erro pois seria uma injustiça para os milhões de adeptos do Porto e do Benfica. Se o Sporting é grande muito se deve aos nossos rivais".

Momento chave do título: “Na Madeira, no Nacional – Sporting, ganhámos 2-0 num jogo épico”

  • "Há um momento para mim marcante e disse-o apenas para dentro: 'Vamos ser campeões'. Foi no jogo da Madeira, no Nacional-Sporting. Nós ganhámos 2-0 num jogo épico com uma entrega. Aquilo era impossível, a bola não rolava, tanta lama que não se viam os equipamentos. Nós jogámos de branco e não havia um jogador de branco passados três minutos, e há uma imagem nunca vou esquecer pois entro no balneário e vejo os jogadores completamente enlameados, alguns com cortes de sangue, ninguém fazia os curativos, e vejo o Neto a dançar numa roda com o Jovane com outros jogadores que nem eram titulares nem jogaram, todos agarrados a cantar e a dançar. Venho cá para fora e disse ao Viana: 'Ninguém vai conseguir parar este clube'. Não havia adversário que nos travasse".

Importância de Viana: “Sporting jamais seria campeão sem o Hugo Viana”

  • “O Sporting jamais seria campeão sem o Hugo Viana, uma competência, de uma discrição… As pessoas não reconhecem nem vão perceber a sua importância. O João Pedro Araújo (responsável médico). O futebol é a modalidade em que há menos cultura desportiva e aí foi fundamental o papel do Tomás Morais, do Paulo Gomes. Eu também tenho a minha educação militar com a disciplina e a regra e aquele balneário foi como um relógio suíço, foram de uma coragem, de uma determinação, de um acreditar”.

Contratação de Rúben Amorim: “Foi a única vez que coloquei o lugar à disposição”

  • "Foi a única vez que coloquei o lugar à disposição, mas de uma maneira cordial e tinha de fazê-lo em pleno Conselho de Administração. Não podia obrigar a minha equipa e os meus administradores a irem atrás disto às cegas, e disse-lhes que compreendia que o Conselho de Administração não votasse a favor do Rúben Amorim, mas eles tinham de entender que eu não podia dar a cara por um projeto desportivo em que não acreditava".

Conversações com António Salvador: “Presidente António Salvador disse que nem pensar”

  • “O presidente António Salvador disse que nem pensar, que não podia ser, mas passadas umas horas disse-me que só pelo valor da cláusula de rescisão, nunca pagando a cláusula de rescisão pois aí o valor seria de 19 milhões devido aos impostos”.

Reunião com Amorim: “Poucos treinadores aceitariam o convite que lhe fiz”

  • “Poucos treinadores aceitariam o convite que lhe fiz, ele sabia que teria os grandes passados uns meses, eu sei e ele sabe… Nomeadamente o Benfica, que teria sempre a porta escancarada para ele. Pela primeira vez encontrei o treinador perfeito para o meu projeto desportivo. Ele tem a mesma linguagem, os mesmos valores, a mesma comunicação e a mesma humildade.

Varandas para Viana: “Esquece os 10 milhões”

  • Nesse dia que saímos da reunião, entro no elevador e o Hugo Viana olha para mim a abanar a cabeça e pergunta ‘vamos fazer mesmo isto?’. Eu respondi-lhe 'esquece os 10 milhões, arranjamos melhor treinador? Melhor líder de balneário? Arranjas melhor pessoa humana? São os 10 milhões que vão impedir isto? É a pessoa certa?' Ele disse 'é' e fomos embora”.

Relação com as claques: “Direção do Sporting entende que há espaço para todo o tipo de grupos”

  • "A direção do Sporting entende que há espaço para todo o tipo de grupos, associações virem para dentro do estádio apoiar o Sporting. Quem fizer isto sem querer nada em troca, com o intuito de servir o Sporting e não o contrário tem espaço no Sporting, por isso acredito que não vai haver guerra nenhuma. Quem ama o Sporting acima de tudo vai estar aqui a apoiar o Sporting. Eu jamais poderia fazer isso ao Sporting, fechar as portas a quem quer apoiar genuinamente o seu clube acima de tudo. Quem fizer isso tem sempre as portas abertas no Sporting”.

Regresso de Ronaldo: “Acredito que um dia virá, mas ele tem contrato por mais um ano e quer ainda estar em clubes que lutem pela Liga dos Campeões”

  • "Acredito que Ronaldo um dia virá, ele esteve sempre ao lado do seu Sporting, foi das primeiras pessoas a mandar mensagem a dar-me os parabéns depois de termos sido campeões. Mas ele tem contrato por mais um ano e quer ainda estar em clubes que lutem pela Liga dos Campeões. Depende sobretudo de Ronaldo, mas é importante que as pessoas saibam que ele, dentro e na sombra, já tem ajudado e está a ajudar a reerguer o Sporting".
  • "Ele tem mais seguidores do que o Real Madrid e o Sporting foi campeão e ele meteu 'eu sou campeão'. Isto para a marca Sporting é brutal. Uma das razões para o adiar da inauguração da Academia é porque ele quer estar presente. Além de um grande jogador é um grande líder".

Próxima temporada: “Não vamos tirar o pé”

  • "É a morte do artista alguém que pense que agora porque ganhámos tiramos o pé e começamos a levitar. Não, o mundo real é duro e vai ser duro, não vamos tirar o pé. Nós vencemos a desinvestir, o Sporting venceu a reduzir em 18 milhões de euros a massa salarial em relação há dois anos. Nós precisamos de estar dois ou três anos a ir à Champions e aí podemos estar num patamar em que olhamos olhos nos olhos. Obviamente que estamos melhor que há um ano, claro que estamos, reduzimos o gap de má gestão desportiva, má gestão financeira, e conseguimos. A minha equipa conseguiu fazer isso".
  • "Para o ano o Sporting vai estar muito competitivo. Vamos ter um grupo coeso e um treinador que conhece os seus jogadores. Obviamente a estratégia não vai alterar, jogo a jogo e o objetivo é a Champions League. O mais difícil já foi conseguido, 19 anos sem vencer foi eliminado e esse peso que tínhamos em cima. Isso foi eliminado e não há milhões que paguem isso. Com o que já conquistámos, tendo agora muita cabeça, muita racionalidade e sobretudo estabilidade no clube, o Sporting tem tudo para nos próximos 2/3 anos ir para a Champions League e, aí sim, garanto que o Sporting não passa mais 19 anos sem vencer títulos”.


Clube

Godinho Lopes declara: "Álvaro Sobrinho aceitou emprestar dinheiro ao Sporting, exigindo apenas que..."

Antigo Presidente do emblema verde e branco também foi inquirido e confirmou algumas informações ao Ministério Público

Godinho Lopes, ex-presidente do Sporting, inquirido sobre Álvaro Sobrinho
Godinho Lopes, ex-presidente do Sporting, inquirido sobre Álvaro Sobrinho

  |

Icon Comentário0

O Sporting contactou Álvaro Sobrinho - acusado de crime de branqueamento de capitais agravado - para comprar a participação da Holdimo na SAD presidida por Frederico Varandas. A informação está a ser avançada pelo jornal Record, que terá, segundo o diário desportivo, tido acesso ao despacho do Departamento Central de Investigação e Ação Penal (DCIAP). São ainda reveladas as declarações de Godinho Lopes.


O antigo Presidente do Sporting e da SAD, entre 2011 e 2013, afirmou ao Ministério Público que "Álvaro Sobrinho aceitou emprestar dinheiro ao Sporting Clube de Portugal, exigindo apenas que estivesse garantido por passes de jogadores, sendo que se o SCP vendesse os jogadores e não tivesse dinheiro para saldar o valor em dívida podia substituir os passes destes jogadores pelos passes de outros jogadores", pode ler-se.


De resto, o ex-líder dos leões ainda terá confirmado que o dinheiro que entrou em Alvalade "pertencia à sociedade Holdimo e que, nesta altura [à data dos contactos], com ligação à Holdimo apenas conheceu Álvaro Sobrinho", ainda assim, "anos mais tarde, foi-lhe dito que o dinheiro recolhido para emprestar ao Sporting Clube de Portugal tinha origem em várias pessoas de nacionalidade angolana, não tendo sido identificado qualquer nome", detalha o DCIAP. De resto, Godinho reiterou "desconhecer que o dinheiro pertencia ao BESA, e, no seu entender, este dinheiro pertencia à sociedade Holdimo".


Recorde-se que, depois da recompra dos VMOC's, por parte do Sporting de Frederico Varandas ao Novo Banco, a presença da Holdimo no capital social da SAD ficou bastante reduzida, passando de uma percentagem a rondar os 30% para um valor perto dos 13%.

De resto, no passado, a empresa de Álvaro Sobrinho, quando tinha 30% das ações, detinha um administrador executivo -, Nuno Correia da Silva -, tendo, posteriormente, o mesmo passado a não executivo. Ao dia de hoje, a Holdimo não tem qualquer administrador na SAD verde e branca, o que se explica pela perda de força da empresa no capital social - atualmente nos 9%.



Clube

Varandas faz 'ultimato' a Álvaro Sobrinho por ações na Sporting SAD

Presidente dos verdes e brancos terá contactado a Holdimo para recuperar os 9% do capital social detidos pela empresa angolana

Sporting de Varandas quer recomprar parte da SAD detida por Álvaro Sobrinho
Sporting de Varandas quer recomprar parte da SAD detida por Álvaro Sobrinho

  |

Icon Comentário0

O Sporting contactou Álvaro Sobrinho - acusado de crime de branqueamento de capitais agravado -  para comprar a participação da Holdimo na SAD presidida por Frederico Varandas. A informação está a ser avançada pelo jornal Record, que terá, segundo o diário desportivo, tido acesso ao despacho do Departamento Central de Investigação e Ação Penal (DCIAP).


"[Francisco Salgado Zenha] Esclareceu também que, ao longo das conversas que manteve com Álvaro Sobrinho manifestou àquele, de forma informal, o possível interesse do Grupo Sporting em adquirir, no futuro, a totalidade da participação social da sociedade Holdimo, se aquela quisesse vender. Contudo, frisou que, não houve nenhuma sequência formal a esta abordagem e, para além desta, não tem conhecimento de mais nenhuma intenção de venda da participação social por parte da sociedade Holdimo", escreve o DCIAP.


"Nesta matéria, esclareceu que, caso a sociedade Holdimo pretenda vender no mercado a sua participação social, face à lei da oferta e da procura, pode obter, por cada ação, um valor superior ou inferior ao valor unitário de €1,00 que atualmente lhe está atribuído", pode ler-se no documento, que conclui o resumo da inquirição a Zenha referindo que o dirigente leonino "disse desconhecer a origem do dinheiro aplicado pela sociedade Holdimo na Sporting SAD e no Sporting Clube de Portugal", pode ler-se no despacho.


Recorde-se que, depois da recompra dos VMOC's, por parte do Sporting de Frederico Varandas ao Novo Banco, a presença da Holdimo no capital social da SAD ficou bastante reduzida, passando de uma percentagem a rondar os 30% para um valor perto dos 13%.

De resto, no passado, a empresa de Álvaro Sobrinho, quando tinha 30% das ações, detinha um administrador executivo -, Nuno Correia da Silva -, tendo, posteriormente, o mesmo passado a não executivo. Ao dia de hoje, a Holdimo não tem qualquer administrador na SAD verde e branca, o que se explica pela perda de força da empresa no capital social - atualmente nos 9%.



Clube

Antigo dirigente do Sporting quer que atual direção continue em Alvalade para lá de 2026

Ex presidente da Mesa da Assembleia Geral do Clube de Alvalade referiu que Plano Estratégico apresentado "não pode ser deixado a meio"

Jaime Marta Soares quer Varandas na presidência do Sporting para lá de 2026
Jaime Marta Soares quer Varandas na presidência do Sporting para lá de 2026

  |

Icon Comentário0

Jaime Marta Soares quer que Frederico Varandas continue como Presidente do Sporting. O mandato do atual líder máximo dos verdes e brancos termina em 2026, mas o antigo presidente da Mesa da Assembleia Geral do Clube de Alvalade explica que o recente Plano Estratégico apresentado "não pode ser deixado a meio".


"Esse Plano Estratégico tem de ser assumido e continuado. Se é um projeto estudado e sustentado em propostas com cabeça, tronco e membros e as pessoas têm capacidade e então não o vão deixar para outros fazerem ou abdicarem dele", disse, ao jornal A Bola.


"Esta Direção, que apresentou agora esse Plano Estratégico, não o pode deixar a meio, é o mínimo que se exige a uma pessoa responsável. Sabe o custo, onde vai buscar as verbas, a forma de pagamento sem endividamento futuro… Algumas coisas não me parecem de extrema urgência, embora por exemplo no estádio a questão do fosso parece-me que sim", terminou Marta Soares.


Frederico Varandas foi eleito pela primeira vez em 2018, arrecadando 42,32% dos votos. O segundo posto, com 36,84% pertenceu a João Benedito, antigo guardião do futsal verde e branco, com José Maria Ricciardi a fechar o pódio - 14,55%. No total, votaram 22.510 mil Sócios.

Em 2022, o Presidente verde e branco foi reeleito, com uma maioria esmagadora. Frederico Varandas arrecadou 85,8% dos votos, contra os 7,3% de Nuno Sousa e 2,95% de Ricardo Oliveira. A afluência às urnas baixou, registando-se apenas 14.795 Sócios votantes.



envelope SUBSCREVER NEWSLETTER


"Uma mensagem em nome do Sporting" - craque dos leões deixa nota em momento duro
Clube

"Uma mensagem em nome do Sporting" - craque dos leões deixa nota em momento duro

 

Icon Comentário0
Ministério Público acusa Álvaro Sobrinho de falcatrua milionária na SAD do Sporting
Clube

Ministério Público acusa Álvaro Sobrinho de falcatrua milionária na SAD do Sporting

 

Icon Comentário0
Antigo dirigente do Sporting quer que atual direção continue em Alvalade para lá de 2026
Clube

Antigo dirigente do Sporting quer que atual direção continue em Alvalade para lá de 2026

 

Icon Comentário0