
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Clube
22 Mai 2021 | 10:54 |
Frederico Varandas não tem dúvidas de que o Sporting deve ser um exemplo para a classe política portuguesa. Em entrevista à SIC, o Presidente dos leões abordou a conquista do título, a contratação de Amorim, o possível regresso de Ronaldo e ainda a relação com as claques.
Conquista do título: “Classe política devia por os olhos no exemplo do Sporting”
Momento chave do título: “Na Madeira, no Nacional – Sporting, ganhámos 2-0 num jogo épico”
Importância de Viana: “Sporting jamais seria campeão sem o Hugo Viana”
Contratação de Rúben Amorim: “Foi a única vez que coloquei o lugar à disposição”
Conversações com António Salvador: “Presidente António Salvador disse que nem pensar”
Reunião com Amorim: “Poucos treinadores aceitariam o convite que lhe fiz”
Varandas para Viana: “Esquece os 10 milhões”
Relação com as claques: “Direção do Sporting entende que há espaço para todo o tipo de grupos”
Regresso de Ronaldo: “Acredito que um dia virá, mas ele tem contrato por mais um ano e quer ainda estar em clubes que lutem pela Liga dos Campeões”
Próxima temporada: “Não vamos tirar o pé”
No final da reunião magna, Bernardo Ayala, presidente da Mesa da Assembleia Geral da SAD, reagiu em declarações aos jornalistas
03 Out 2025 | 23:29 |
O Relatório & Contas da última época desportiva, bem como os restantes quatro pontos discutidos na Assembleia Geral da SAD do Sporting, foram aprovados por 99,9% dos votos, esta sexta-feira, dia 3 de outubro, revelou o Presidente da Mesa, Bernardo Ayala.
Numa reunião "muito participada", foi igualmente discutida a política de remuneração variável dos administradores executivos e do Conselho de Administração, sendo que "o que se deliberou decorre em linha reta do sucesso desportivo do ano anterior e do enormíssimo sucesso financeiro do ano anterior", explicou o dirigente, em declarações à Sporting TV.
B. Ayala: "Do ponto de vista financeiro, a sociedade está hipersólida"
"Do ponto de vista financeiro, a sociedade está hipersólida. O Sporting teve um resultado operacional positivo, no último ano, superior a 45 milhões de euros. Só oito clubes na Europa conseguiram um feito idêntico. Desses, cinco jogam em Inglaterra, um é alemão, o Bayern Munique, e dois são italianos. Estamos num patamar e em companhia muito saudável", apontou Bernardo Ayala, que considera que "o Sporting lidera, neste momento, o panorama desportivo nacional".
O Presidente da MAG falou do crescimento dos leões nos últimos anos: "Quando esta MAG tomou posse em 2019, o Clube e a SAD, que andam de mãos dadas, vinham de um período complicado. As primeiras Assembleias Gerais da SAD foram exigentes e complexas. Começavam a meio da tarde e terminavam às cinco, seis da manhã. Eram duras e, nessa altura, a MAG privilegiou muito a liberdade de expressão dos accionistas e isso alargava muito os debates. Era patente que havia uma vontade de todos que as coisas corressem bem, mas ao mesmo tempo vinha-se e estava-se num período complicado e o clima de desconfiança era bastante evidente", referiu.
B. Ayala: "O Sporting, neste momento, lidera o panorama desportivo nacional"
Bernardo Ayala fala em "confiança" na Direção, liderada por Frederico Varandas: "O que se foi notando ao longo dos anos, principalmente nos dois últimos, é que há um reforço de fé e confiança no trabalho desta Administração (...) O Sporting, neste momento, lidera o panorama desportivo nacional, mas o mais difícil é manter a liderança a curto, médio e longo prazo. Só se consegue mantendo os níveis de exigência altíssimos, sem autocomplacência, continuando a detectar e corrigir os erros", concluiu. No domingo, dia 5 de outubro, está marcada uma outra Assembleia Geral do Sporting.
Confira os resultados das votações:
Ponto 1 - Deliberar sobre o relatório de gestão e as contas relativos ao exercício findo em 30 de Junho de 2025; Proposta aprovada por maioria, tendo obtido 1.777.469 votos a favor, sete votos contra e duas abstenções.
Ponto 2 - Deliberar sobre a proposta de aplicação de resultados relativos ao exercício findo em 30 de Junho de 2025; Proposta aprovada por maioria, tendo obtido 1.777459 votos a favor, sete votos contra e duas abstenções.
Ponto 3 - Proceder à apreciação geral da administração e fiscalização da Sociedade; Proposta aprovada por maioria, tendo obtido 1777459 votos a favor, sete votos contra e duas abstenções.
Ponto 4 - Apreciar, nos termos e para os efeitos do disposto no artigo 26º-G, n.º 4 do Código dos Valores Mobiliários, o relatório sobre remunerações elaborado pelo Conselho de Administração, respeitante ao exercício 2024/2025; Proposta aprovada por maioria, tendo obtido 1.777.459 votos a favor, sete votos contra e duas abstenções.
Ponto 5 - Apreciar e aprovar a proposta de remuneração variável a atribuir aos membros executivos do Conselho de Administração da Sociedade elaborada pela Comissão de Acionistas relativa ao exercício de 2024/2025; Proposta aprovada por maioria, tendo obtido 1.777.449 votos a favor, sete votos contra e 12 abstenções.
Comunicado em causa diz respeito à forma como foi constituída a Sporting Entertainment, que passa a ter o direito de superfície do estádio
03 Out 2025 | 12:49 |
Numa altura em que se aproximam duas Assembleias Gerais - a SAD (3 de outubro) e a do Clube (5 de outubro), o Movimento Hoje e Sempre Sporting lançou um comunicado no qual acaba por lamentar a forma como a Direção dos leões constituiu a Sporting Entertainment, empresa que, agora, tem o direito da superfície do Estádio José Alvalade.
“O Movimento Hoje e Sempre Sporting lamenta a forma como foi conduzido o projeto de cisão-fusão que culminou com a constituição da Sporting Entertainment S.A. sem qualquer envolvimento dos sócios no processo de decisão em sede de Assembleia Geral, independentemente das questões jurídicas associadas ao processo”, pode ler-se no documento assinado pelos Sócios Afonso Pinto Coelho, João Trindade, Jorge Lopes, Roberto Carvalho e Vitor Afonso.
“Mais, entendemos que o processo, em termos de legitimidade democrática e de calendarização, devia ter sido devidamente enquadrado e contextualizado na Ordem de Trabalhos da Assembleia Geral do passado mês de junho (aprovação do projeto de cisão-fusão) e da Assembleia Geral do próximo dia 5 de outubro (aprovação da criação da Sporting Entertainment S.A.)”, escrevem ainda, de forma a lembrar que tal deverá ter de passar por uma consulta prévia em AG.
“Em função do cenário atual, o Movimento Hoje e Sempre Sporting alerta os sócios do Sporting Clube de Portugal que qualquer decisão sobre a alienação parcial ou total do capital social da Sporting Entertainment S.A. (onde consta o direito de superfície do Estádio e do Edifício Multideportivo) deverá ser sufragada em sede de Assembleia Geral da Sporting Futebol SAD e após consulta prévia aos sócios do Sporting Clube de Portugal, considerando que o clube é o acionista maioritário da Sporting Futebol SAD, assim acarretando a esta matéria a necessária transparência”, concluem.
O Sporting volta a entrar em campo apenas no próxima domingo, dia 5 de outubro, frente ao Braga. O encontro, a contar para a oitava jornada da Liga Portugal Betclic, diante da turma liderada por Carlos Vicens, jogar-se-á no Estádio José Alvalade, às 19h15.
Esclarecimento das dúvidas já tem data marcada, onde o dirigente máximo do Clube de Alvalade falará aos associados leoninos
01 Out 2025 | 20:26 |
Segundo o último Relatório e Contas, o Sporting registou um lucro de 1,577 milhões de euros no período entre 1 de julho de 2024 e 30 de junho de 2025. Estes resultados financeiros serão analisados e submetidos a votação na Assembleia Geral marcada para o próximo dia 5 de outubro, onde os sócios terão a palavra final.
A Reunião Magna dos leões está marcada para as 13h30, no Pavilhão João Rocha, algumas horas antes de os leões receberem o Braga (19h15). Os Sócios irão votar tento em conta os números apresentados, que foram inferiores aos do período homólogo da época 2023/24 (21,110M).
Além da diminuição de lucro, o passivo aumentou dos 226,870 milhões de euros para os 233,823M. Frederico Varandas, Presidente do Sporting, justifica o aumento com o “crescimento da conta corrente com a SAD, esperando que com o passar do tempo, sejam tomadas medidas para redução da referida conta”.
É importante mencionar que, caso os Sócios do Sporting aprovem o Relatório e Contas na Assembleia Geral, o Conselho Diretivo - presidido por Frederico Varandas - irá distribuir entre 218 colaboradores um prémio monetário de 278 mil euros, “a título de participação nos lucros”.
Vale recordar que Frederico Varandas prepara uma recandidatura à Presidência dos leões para as eleições de março de 2026. O atual líder máximo do Clube de Alvalade já terá informado o círculo próximo, sendo conhecidos já dois nomes para a lista a apresentar.