
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Hóquei em patins
|
Ângelo Girão, guarda-redes de hóquei em patins da seleção portuguesa e do Sporting, recordou a sua despedida da equipa nacional em entrevista ao jornal A Bola, refletindo sobre os momentos difíceis e a ambição que marcou a sua trajetória.
"Quero começar aqui um bocado pelo primeiro... acho que fui um dos grandes culpados pela derrota que tivemos no jogo contra a Itália", confessou Girão, emocionado ao recordar o momento. "O dia de domingo foi mesmo muito duro para mim, acordei a chorar... No sábado à noite fomos eliminados pela Espanha, e nós estávamos tão imbuídos no espírito... Eu não estava à espera... Depois do jogo contra a Espanha, estávamos tão imbuídos naquele espírito de ganhar, de vir aqui para ganhar, ganhar, ganhar, que não tinha caído a ficha".
"Então lembro-me que ia falar com o Rafa e com o João no quarto, muito tempo... E no dia a seguir acordo e caiu-me tudo: isto acabou, vai acabar para mim, esta viagem acabou", continuou o guarda-redes. "Foi um dia muito difícil, e para aquelas pessoas que estavam ali ao lado, para os jogadores, acredito que não tenha sido fácil ver um amigo, para alguns, um colega de equipa, para outros, que estava com aquele semblante e com aquela aura negativa. Neste caso, eu acredito que fui um dos grandes culpados dessa derrota".
"Nós vimos de uma geração, a geração anterior à nossa, em que raramente chegavam às finais do Mundial, não ganhavam Europeus. E nós, nesta geração... apesar de eu achar que este nosso trajeto teria obrigatoriamente que ter mais títulos", afirmou, acrescentando: "Eu acho que nós ganhámos, mas nós devíamos ter mais... devíamos ter estado com a taça nas mãos mais vezes", admitiu.
"Se na Argentina eu acho que só perdemos a final do Campeonato do Mundo por causa dos árbitros, que não nos deixaram ganhar, na China nós perdemos por nossa causa. Este ano perdemos por nossa causa", sublinhou Girão. "Há aqui, já para não falar de Europeus, várias vitórias que esta geração podia ter tido e que não teve, por culpa própria".
Portugal foi eliminado pela Espanha nas meias-finais do Mundial 2024 e perdeu o jogo de terceiro e quarto lugar contra a Itália. Para Ângelo Girão, esta despedida ficou marcada pelo sentimento de dever cumprido, mas também pelo desejo de que esta geração pudesse ter celebrado ainda mais.
Emblema verde e branco triunfou na 19.ª jornada da Liga portuguesa e é ainda mais líder do campeonato, agora quatro pontos à frente do segundo
|
A equipa de hóquei em patins do Sporting venceu o Juventude de Viana por 6-4, esta quarta feira, dia 12 de março, em jogo a contar para a 19.ª jornada da Liga Placard. Depois da vitória na última ronda do Campeonato Nacional, os leões somaram a terceira vitória consecutiva, depois da goleada frente ao Valongo.
A jogar no reduto do adversário, o primeiro tempo foi equilibrado (3-2 ao intervalo). O Juventude marcou primeiro, com Romero a responder aos 13 minutos. A equipa de Viana do Castelo voltou a adiantar-se, com nova resposta de Verona, ais 19 minutos. A reviravolta dos leões veio, de novo, por Romero, antes do apito do árbitro para o intervalo.
No início da segunda parte, o Juventude voltou a empatar a partida, mas João Souto respondeu no mesmo minuto para restabelecer a vantagem verde e branca. A equipa da casa continuava a dar luta e empatava de novo, a quatro. Mas um esforço final do Sporting valeu a vitória: Toni Pérez aos 42', e Henrique aos 44', carimbaram o triunfo do Clube de Alvalade fora de portas.
Com esta vitória - a 23.ª em 31 jogos na presente temporada - os comandados de Edo Bosch somam 46 pontos e estão no primeiro lugar da tabela classificativa. O Porto é segundo com 42. Já o Benfica está no terceiro posto com os mesmos 42 pontos do segundo classificado.
O Clube de Alvalade volta a entrar em campo no próximo sábado, dia 15 de março, frente ao Braga. O encontro conta para os quartos de final da Taça de Portugal, e joga-se no Pavilhão João Rocha, casa das modalidades do Sporting, às 16h00.
Jogador do Clube de Alvalade fez antevisão a encontro do Campeonato Nacional e pede presença em massa dos Sócios do emblema verde e branco
|
A equipa de hóquei em patins do Sporting visita a Juventude de Viana para a 16.ª jornada da fase regular do Campeonato Nacional e Gonzalo Romero fez a antevisão ao encontro. O argentino começou por comentar o momento da equipa e diz que os leões querem manter-se no primeiro lugar, depois da vitória na última ronda.
"Estamos bem, a passar uma boa fase. Temos de continuar assim agora que estamos em primeiro lugar. Há que aproveitar isso", disse o jogador aos meios de comunicação do Clube de Alvalade. Sobre o embate, o atleta alertou para a qualidade do adversário nortenho.
"Em Portugal, não há jogos fáceis, principalmente fora de casa, numa pista difícil e contra um adversário que precisa de pontos. Trabalhamos, estamos bem e concentrados no que temos de fazer para procurarmos os três pontos para continuarmos no primeiro lugar", referiu.
O pupilo de Edo Bosch falou nos pontos fortes da formação orientada por André Torres: "A Juventude de Viana é uma equipa que defende com um bloco baixo. Fecham-se muito e saem no contra-ataque. Temos de estar atentos a essas armas deles e aproveitar as oportunidades", acrescentou.
Por fim, o jogador argentino do emblema de Alvalade apelou à presença dos Sportinguistas no Pavilhão Municipal José Natário, em Viana do Castelo, às 21h00, da próxima quarta-feira, dia 12 de março: "Aparecem em todo o lado, são uma força a mais para nós. Precisamos deles mais uma vez", completou.
Emblema verde e branco triunfou na 18.ª jornada da Liga portuguesa e tira rival encarnado do primeiro lugar da tabela classificativa
|
A equipa de hóquei em patins do Sporting venceu o Valongo por 5-2, este sábado, dia 8 de março, em jogo a contar para a 18.ª jornada da Liga Placard. Depois da vitória na última ronda do Campeonato Nacional, os leões somaram a segunda vitória consecutiva, depois da goleada frente à Sanjoanense.
A jogar no reduto do adversário, o primeiro tempo foi equilibrado (1-1 ao intervalo), com Alessandro Verona a fazer o primeiro dos leões, à passagem dos 6 minutos. A equipa da casa chegou à igualdade por Kylian Gil (24') que marcou em cima do intervalo.
Na segunda parte, João Souto foi o destaque individual e apontou um hat-trick na partida. O internacional português fez o 2-1, aos 28', tal como Alessandro Verona (28') que ampliou para 3-1. O avançado dos verdes e brancos marcou por mais duas vezes (30') e (35'), com Kylian Gil a reduzir, aos 42 minutos.
Com esta vitória - a 22.ª em 30 jogos na presente temporada - os comandados de Edo Bosch somam 43 pontos e estão no primeiro lugar da tabela classificativa. O Benfica é segundo com 42. Já o Porto está no terceiro posto com 39 pontos conquistados.
O Clube de Alvalade volta a entrar em campo na próxima quarta-feira, dia 12 de março, frente à Juventude de Viana. O encontro diante da turma liderada por André Torres, a contar para a ronda 16 (em atraso) da fase regular do Campeonato Nacional, jogar-se-á no Pavilhão Municipal José Natário, em Viana do Castelo, às 21h00.