Corner Left

Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!

WhatsApp Seguir

Hóquei em patins

"Fui um dos grandes culpados": Histórico do Sporting admite falha em momento decisivo

Atleta que representa o Clube de Alvalade há várias temporadas deu emotiva entrevista, relembrando o seu percurso nos últimos tempos

Ângelo Girão chegou ao Sporting em 2014-2015
Ângelo Girão chegou ao Sporting em 2014-2015

  |

Icon Comentário0

Ângelo Girão, guarda-redes de hóquei em patins da seleção portuguesa e do Sporting, recordou a sua despedida da equipa nacional em entrevista ao jornal A Bola, refletindo sobre os momentos difíceis e a ambição que marcou a sua trajetória.


"Quero começar aqui um bocado pelo primeiro...  acho que fui um dos grandes culpados pela derrota que tivemos no jogo contra a Itália", confessou Girão, emocionado ao recordar o momento. "O dia de domingo foi mesmo muito duro para mim, acordei a chorar... No sábado à noite fomos eliminados pela Espanha, e nós estávamos tão imbuídos no espírito... Eu não estava à espera... Depois do jogo contra a Espanha, estávamos tão imbuídos naquele espírito de ganhar, de vir aqui para ganhar, ganhar, ganhar, que não tinha caído a ficha".


"Então lembro-me que ia falar com o Rafa e com o João no quarto, muito tempo... E no dia a seguir acordo e caiu-me tudo: isto acabou, vai acabar para mim, esta viagem acabou", continuou o guarda-redes. "Foi um dia muito difícil, e para aquelas pessoas que estavam ali ao lado, para os jogadores, acredito que não tenha sido fácil ver um amigo, para alguns, um colega de equipa, para outros, que estava com aquele semblante e com aquela aura negativa. Neste caso, eu acredito que fui um dos grandes culpados dessa derrota".


"Nós vimos de uma geração, a geração anterior à nossa, em que raramente chegavam às finais do Mundial, não ganhavam Europeus. E nós, nesta geração... apesar de eu achar que este nosso trajeto teria obrigatoriamente que ter mais títulos", afirmou, acrescentando: "Eu acho que nós ganhámos, mas nós devíamos ter mais... devíamos ter estado com a taça nas mãos mais vezes", admitiu.

"Se na Argentina eu acho que só perdemos a final do Campeonato do Mundo por causa dos árbitros, que não nos deixaram ganhar, na China nós perdemos por nossa causa. Este ano perdemos por nossa causa", sublinhou Girão. "Há aqui, já para não falar de Europeus, várias vitórias que esta geração podia ter tido e que não teve, por culpa própria".


Portugal foi eliminado pela Espanha nas meias-finais do Mundial 2024 e perdeu o jogo de terceiro e quarto lugar contra a Itália. Para Ângelo Girão, esta despedida ficou marcada pelo sentimento de dever cumprido, mas também pelo desejo de que esta geração pudesse ter celebrado ainda mais.


Modalidades

Jogador que defende o Sporting há 10 anos confessou "Arrependo-me de..."

Com contrato com o Clube de Alvalade até 2025, atleta dos verdes e brancos não escondeu que tem coisas menos positivas no seu trajeto

Jogador do Sporting confessou que tem alguns arrependimentos
Jogador do Sporting confessou que tem alguns arrependimentos

  |

Icon Comentário0

Ângelo Girão, hoquista do Sporting e internacional português, deu uma entrevista em exclusivo ao jornal A Bola. O guardião, que defende os leões há dez anos, acabou por falar um pouco sobre a sua impressionante carreira, que também é marcada por algumas polémicas.


Quando questionado sobre arrependimentos que tem sentido ao longo do seu trajeto, o capitão verde e branco foi perentório: "Acho que as lutas que eu fiz e a minha personalidade tão agressiva, ou seja, às vezes fazia as coisas e não pensava logo a seguir".


"Um que foi muito falado há dois anos, ou três, mas que não teve a ver com o Sporting nem com o Benfica, teve a ver com a Argentina e Portugal na final do Campeonato do Mundo. Nunca falámos diretamente, mas ficou aos dois subentendido o que é que se passou e o porquê das coisas. Arrependo-me. O querer tanto ganhar, o querer tanto estar lá em cima com os melhores ou levar o Sporting a ganhar às vezes leva-me a fazer coisas que eu me arrependi".


"Quando ganhamos somos vistos como 'O Girão é uma maravilha, o Girão isto' e depois passamos de bestiais a bestas. Quando não se ganha "Ah porque o Girão fazia aquilo, ah por que o Girão faz aquilo". Ou seja, quando ganhamos sou muito bom porque faço aquilo, mas quando perdemos sou muito mau porque faço a mesma coisa", afirmou o atleta, que é leão desde a temporada de 2014/15.

"É a única coisa que tenho de arrependimento na minha carreira. De ter essa imagem presente, ou seja, se falar com um sportinguista o Girão é cinco estrelas, mas se falar com um portista ou benfiquista, o Girão é muito bom guarda redes mas isto aqui não pode acontecer". Ainda assim, admitiu "Tenho um orgulho muito grande naquilo que fiz. Tenho um orgulho gigante de jogar com jogadores desses clubes e que gostam de mim por aquilo que eu faço, porque eu não o fazia só no Sporting, também fazia isso na Seleção", terminou Ângelo Girão, que cumpre os últimos momentos em Alvalade.



Modalidades

Glória do Porto quer vencer troféu internacional pelo Sporting: "Queremos conquistar a Taça"

Clube de Alvalade vai enfrentar turma italiana nas meias-finais; Técnico não esconde ambição em erguer competição europeia

Edo Bosch, ex Sporto, quer ganhar troféu internacional pelo Sporting
Edo Bosch, ex Sporto, quer ganhar troféu internacional pelo Sporting

  |

Icon Comentário0

A equipa de hóquei em patins do Sporting vai disputar a WSE Continental Cup, competição que junta os finalistas da última edição da WSE Champions League (Oliveirense) e da WSE Cup (Follonica e Igualada), no Pavilhão Dr. Salvador Machado, em Oliveira de Azeméis.


A equipa liderada por Edo Bosch (glória da modalidade do Porto) vão este sábado, dia 26 de outubro, às 14h00 ter pela frente nas meias-finais os italianos da Follonica Hockey. O treinador do Sporting sublinhou a ambição do plantel em conquistar a prova internacional.


“Não podemos pensar na final sem primeiro jogar a meia-final, que vai ser muito difícil. Vamos dar tudo para no domingo estarmos na final e só depois pensar no finalista e tentar conseguir o título. Estivemos a semana toda a treinar com o objetivo de fazer o melhor possível e isso é conquistar a taça”, começou por dizer o técnico aos meios de comunicação do Clube de Alvalade.


“A Follonica é uma equipa experiente, com grandes jogadores e um guarda-redes também experiente. Têm um treinador português, o Sérgio Silva, que os tem orientado muito bem. Conquistaram a Supertaça há uma ou duas semanas e estudámo-los bem, mas o jogo vai certamente ser decidido nos pormenores”.

“A equipa está a evoluir a cada dia que passa, não é de uma semana para a outra que vamos chegar ao nosso top. Na semana passada dei os parabéns aos jogadores pela defesa e acredito que para ganhar primeiro é preciso defender bem e contra o Braga fizemos isso. Agora estamos a crescer cada vez mais a nível ofensivo”, garantiu, reforçou.


“Somos o Sporting e temos de ter essa ambição em qualquer competição que entremos. Os jogadores estão conscientes disso e vamos entrar com toda a ilusão. Se encontrar a Oliveirense, será especial. O sítio é especial, foi um ano muito bom e deixei lá muitos amigos, mas vamos focar-nos no que queremos. Espero que consigamos celebrar no domingo com os adeptos”, concluiu.


Modalidades

Sporting 'espeta' quatro golos no Braga e conquista vitória convincente na Liga portuguesa

Clube de Alvalade reagiu da melhor maneira à derrota pesada frente ao Benfica no último encontro e soma os primeiros três pontos na prova

Hóquei do Sporting derrota Braga
Hóquei do Sporting derrota Braga

  |

Icon Comentário0

A equipa de hóquei em patins do Sporting venceu o Braga por 4-1, este domingo, dia 20 de outubro, em jogo a contar para a primeira jornada da Liga Placard. Os leões não deram hipóteses na primeira jornada do Campeonato e reagiram da melhor maneira à derrota frente ao Benfica (6-1) na Elite Cup.


No Pavilhão João Rocha, o encontro foi inteiramente dominado pelos leões que confirmaram o favoritismo perante o adversário minhoto. Aos 17 minutos, o 1-0 surgiu por Toni Pérez, que, num magnífico gesto técnico apenas a uma mão, a enviou para o fundo das redes. Rafael Bessa, minutos depois, combinou com João Souto, e fez o 2-0.


Já no segundo tempo, João Souto sofreu uma falta para grande penalidade e Alessandro Verona brilhou ao marcar o 3-0. A turma nortenha também faturou de grande penalidade por intermédio de Miguel Henriques, mas o Sporting voltou a conquistar uma grande penalidade, agora num lance com Henrique Magalhães.


Mais uma vez, Alessandro Verona foi chamado a bater e voltou a não falhar. Foi o segundo golo do italiano no encontro e o 4-1 no marcador. O encontro seguiu de forma tranquila até ao final e a justa vitória ficou confirmada no final dos 50 minutos da partida na casa das modalidades leoninas.

Com esta vitória - a segunda em três jogos esta temporada para os agora comandados de Edo Bosch - os leões vão agora defrontar os italianos do Follonica no próximo sábado, dia 26 de outubro para as meias-finais da Taça Continental, que vai decorrer ao longo do fim-de-semana, em Oliveira de Azeméis.



envelope SUBSCREVER NEWSLETTER


Sporting levou meia dúzia do Benfica, mas técnico dos leões atira: "Fizemos um bom jogo na defesa"
Modalidades

Sporting levou meia dúzia do Benfica, mas técnico dos leões atira: "Fizemos um bom jogo na defesa"

 

Icon Comentário0
Sporting é goleado pelo Benfica (6-1) e falha presença na final
Modalidades

Sporting é goleado pelo Benfica (6-1) e falha presença na final

 

Icon Comentário0
Elite Cup (Hóquei em Patins): Benfica - Sporting ao minuto
Modalidades

Elite Cup (Hóquei em Patins): Benfica - Sporting ao minuto

 

Icon Comentário0