
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
Nesta quinta-feira, 12 de junho, o Europeu de Sub-21 apresenta uma ronda intensa com quatro partidas disputadas em simultâneo a partir das 20h00, isto depois do empate a zeros entre Portugal e França que contou com Geovany Quenda, ala do Sporting, a titular. Vai poder ver os confrontos entre Finlândia e Países Baixos, Alemanha e Eslovénia, e Chéquia e Inglaterra, sendo que mais cedo, às 17h00, a Ucrânia mede forças com a Dinamarca.
Paralelamente aos jogos do Euro Sub-21, decorre também a partida entre Mirandés e Racing Santander, inserida na LaLiga Hypermotion 2024/25. Depois do empate a três golos na primeira mão, as duas equipas têm agora o duelo decisivo e uma delas irá defrontar o Oviedo, que já garantiu a sua presença na final.
Confira, abaixo, a programação desta quinta-feira:
• Ucrânia - Dinamarca: 17h00, Euro U21 2025, SportTV 1;
• Finlândia - Países Baixos: 20h00, Euro U21 2025, SportTV 3;
• Alemanha - Eslovénia: 20h00, Euro U21 2025, SportTV 2;
• Chéquia - Inglaterra: 20h00, Euro U21 2025, SportTV 1;
• Mirandés - Racing Santander: 20h00, LaLiga Hypermotion 24/25, DAZN 1.
Adeptos da Cidade Invicta atacam Solar do Norte e fazem menção às atrocidades cometidas após o clássico de hóquei em patins
|
O famoso núcleo do Sporting na Cidade Invicta, Solar do Norte, foi atacado e vandalizado por adeptos do Porto. Estas ações surgem depois da partida de hóquei em patins entre leões e dragões em que, após a eliminação dos verdes e brancos, um grupo de adeptos afeto ao Clube de Alvalade realizou uma emboscada que feriu membros dos Super Dragões.
A maior casa Sportinguista da região norte do país foi atacada na passada quarta-feira. Tal como é possível ver através de fotos que já circulam nas redes sociais, a fachada do local foi vandalizada com a mensagem “40x4? Covardes!”, fazendo alusão à partida de hóquei patinado do dia 10 de junho e os tristes acontecimentos que ocorreram fora do Pavilhão João Rocha.
Para além do graffiti feito na frente do Solar do Norte, é possível ver alguns vidros partidos nas janelas da sede de apoio ao Sporting, na cidade do Porto. Vale a pena recordar que o núcleo afeto aos leões fica na proximidade do reduto dos azuis e brancos, visto estar a apenas 1,5 Km do Estádio do Dragão.
Quem já reagiu aos ataques de terça-feira foram os presidentes de Sporting e Porto, com Frederico Varandas a afirmar: “As pessoas que fizeram aquele ataque criminoso e bárbaro não representam os valores do clube, do desporto e não devem ter lugar em nenhum recinto desportivo”.
”Temos de combater. Não só com palavras, será com atos. Não dirijo o Sporting, mas seguramente que o Presidente do Sporting irá atuar contra os culpados com as suas devidas ações e diligências”, afirmou o dirigente máximo dos dragões, André Villas-Boas.
Confira as imagens da vandalização ao Solar do Norte:
Jogador do Clube de Alvalade exibiu-se em grande nível, apesar do desaire da equipa das quinas no desempate por grandes penalidades
|
A Seleção Nacional sub-18 perdeu a final do UEFA Friendship International Cup Sub-18 2025, frente aos Estados Unidos, no desempate por grandes penalidades. No tempo regulamentar, registou um empate 1-1, com o golo de Portugal a ser marcado por Salvador Blopa, jogador do Sporting, num grande remate à entrada da área.
No jogo decisivo do torneio amigável disputado em Nyon, na Suiça, os Estados Unidos adiantaram-se no marcador logo aos 5 minutos, graças a um golo do médio Jaidyn Contreras. O resultado não se alterou até ao intervalo e, já na segunda parte, Portugal chegou ao empate. À passagem dos 59 minutos, Salvador Blopa recebeu a abola à entrada da área e, com um remate de belo efeito, assinou o 1-1.
A igualdade manteve-se até ao final dos 90 minutos e o vencedor foi decidido através do desempate por grandes penalidades. Na marca dos 11 metros, Portugal até começou em vantagem, mas os Estados Unidos acabaram por se superiorizar e venceram por 3-2. Desta forma, os sub-18 norte-americanos conquistaram o troféu, na primeira edição do torneio.
De resto, na final, o selecionador Emílio Peixe utilizou seis jogadores do Sporting. Além de Salvador Blopa, também Miguel Gouveia, Rafael Mota, Eduardo Felicíssimo, Gabriel Silva – que vai integrar os trabalhos de pré-época da equipa principal leonina - e Flávio Gonçalves foram titulares na equipa das quinas. Por sua vez, Denilson Santos começou a partida no banco de suplentes.
Vale lembrar que a Seleção Nacional sub-18 tinha terminado o grupo B do torneio em primeiro lugar, com sete pontos. Na primeira fase, Portugal empatou frente ao Japão (1-1) e venceu o Uruguai (4-0) e o Senegal (5-2). Já os Estados Unidos também venceram o grupo A, tendo registado uma igualdade (2-2) diante da França e triunfos contra Argentina (2-0) e Austrália (3-2).
Veja, aqui, o golo de Salvador Blopa:
Sucessor de Pedro Proença na Liga Portugal toma decisão que irá afetar as últimas jornadas das competições profissionais
|
A Liga de Clubes aprovou a medida que obriga a que, na penúltima jornada da divisão cimeira do desporto rei nacional, os concorrentes diretos por posição joguem à mesma hora. Com o apoio do Sporting, Reinaldo Teixeira chegou para revolucionar o sistema do futebol português, depois de já ter anunciado os seus planos para a centralização dos direitos televisivos.
Em Assembleia-Geral, a Liga Portuguesa de Futebol Profissional e o seu presidente anunciaram através de um comunicado, na última quarta-feira, que, à semelhança da última jornada, a 33ª também terá os concorrentes diretos por posição na tabela a ter jogos com início à mesma hora.
De acordo com o mesmo documento e segundo a Agência Lusa, este não foi o único tópico da reunião extraordinária, visto que também foram aprovados e anunciadas medidas como a substituição adicional de um jogador por concussão e a colocação de bolas ao longo da linha lateral do campo, evitando assim possíveis interferências de apanha-bolas.
Foram também chumbadas algumas propostas de alteração do Regulamento de Competições como, por exemplo, a inversão dos bancos de suplentes de forma a que a equipa visitante não coincidisse com o espaço de atuação de um dos árbitros-auxiliares e a eliminação de estádios alternativos para jogos que os restantes clubes recebam os denominados ‘três grandes’.
Ficaram também em estudo algumas sugestões para alterações, como é o caso da divulgação dos registos áudios do videoárbitro e os requisitos para a realização de jogos em estádios alternativos, tendo em conta a distância entre o recinto desportivo e a equipa visitada em questão.