
Futebol
Exclusivo Leonino - Carlos Xavier recorda Aurélio Pereira: "Foi um pai para todos no Sporting"
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
A programação do Futebol na TV desta quarta-feira, 9 de abril, tem como destaque o Porto – Sporting, em basquetebol, relativo à última jornada da fase de grupos da Taça da Liga e que decidirá quem seguirá diretamente para as meias-finais da competição, visto que apenas o primeiro classificado do grupo tem esse ‘prémio’.
Para lá do clássico no basquetebol, nota ainda para mais dois jogos dos quartos-de-final da Liga dos Campeões. O PSG recebe o Aston Villa (20h00, Sport TV 5) e o Dortmund visita o reduto do Barcelona (20h00, DAZN 1), em dois jogos que prometem fazê-lo ficar colado à televisão durante os 90 minutos.
Destaque também para o Tirsense – Benfica (20h45, RTP 1), relativo à primeira mão das meias-finais da Taça de Portugal e para partidas da Libertadores e da Taça Sul Americana, com o Palmeiras de Abel Ferreira a receber o Cerro Porteño (01h30, Sport TV 1) e o Flamengo o Central Córdoba (01h30, Sport TV 2).
Confira a programação do Futebol na TV desta quarta-feira, 9 de abril:
Plantel orientado por Rui Borges regressou aos trabalhos na última terça-feira, mas jogador leonino acabou por não marcar presença em Alcochete
|
O Sporting regressou aos treinos na passada terça-feira. A grande novidade foi Pedro Gonçalves e, em sentido contrário, Hidemasa Morita não esteve sequer na Academia Cristiano Ronaldo. A contas com uma lesão contraída na seleção, o japonês não tem sido opção nos últimos jogos
O 'camisola 5' de Rui Borges foi dispensado pela estrutura verde e branca, uma vez que foi pai pela segunda vez. O médio já tinha anunciado nas redes sociais que o momento estaria para breve e acabou por faltar às sessões de tratamentos, por um motivo de força maior.
Agora, é expectável que o jogador retome o trabalho junto da Unidade de Performance do Clube de Alvalade, de modo a tentar recuperar, numa altura em que a temporada se decide e que o Sporting necessita de mais opções para o meio-campo, depois de várias baixas ao longo da época.
Para já, não se sabe quando Morita poderá voltar aos relvados, mas espera-se que consiga entrar na reta final dos tratamentos dentro de pouco tempo. A visita do Sporting ao Santa Clara não está descartada para o médio, mas também não é certo que possa ser opção.
Na presente temporada, com a camisola do Sporting, Hidemasa Morita - avaliado em 15 milhões de euros - contabiliza 30 encontros: 19 na Liga Portugal Betclic, sete na Liga dos Campeões, dois na Taça da Liga, um na Taça de Portugal e outro na Supertaça Cândido de Oliveira. Nos 1.765 minutos que disputou, o médio apontou dois golos e realizou três assistências.
Jovem avançado dinamarquês reagiu às palavras duras do técnico leonino, depois do empate caseiro frente à formação minhota
|
As declarações de Rui Borges depois do jogo frente ao Braga, sobre o rendimento de Conrad Harder, causaram polémica. O treinador do Sporting criticou as mais recentes exibições do avançado dinamarquês e o pouco contributo que deu à equipa. Entretanto, nas redes sociais, o jovem atacante reagiu publicamente, pela primeira vez, ao empate (1-1) frente aos minhotos.
Através do Instagram, Harder - que celebrou o 20.º aniversário na passada segunda-feira - escreveu: “Obrigado a todos pelas mensagens de parabéns! Obrigado também pelo apoio e carinho que vocês Sportinguistas me dão todos os dias”. Recorde-se que o 'camisola 19' começou a partida diante do Braga no banco de suplentes, tendo em entrado em jogo já em cima do minuto 90.
Na conferência de imprensa pós jogo, Rui Borges, quando questionado sobre a entrada tardia do avançado de 20 anos em jogo, comentou: “Foi opção, estávamos a ganhar 1-0 e o jogo estava controlado. O Harder é um avançado, temos o Gyokeres, quando entra joga numa posição que não é dele. Precisávamos de jogadores para controlar o jogo, o Harder é mais de transição e mais de força e tem dado pouco à equipa nos últimos jogos. Não segurou bolas, muito trapalhão. Precisávamos de gente para pautar o jogo, mais posse e mais equilibrado”. Estas declarações do treinador do Sporting já foram criticadas por Francisco Barão, um histórico do Clube de Alvalade.
Nas últimas cinco jornadas do campeonato, Harder somou um total de apenas 21 minutos em campo, sempre na condição de suplente utilizado por Rui Borges. Contratado no início da temporada ao Nordsjaelland, a troco de 19 milhões de euros, o internacional dinamarquês já realizou 40 jogos de leão ao peito, mas apenas 14 como titular. Com a camisola dos verdes e brancos, Harder soma 10 golos e cinco assistências.
Expectativa para perceber se no próximo encontro – frente ao Santa Clara, nos Açores, a contar para a 29.ª jornada e marcado para as 18h do próximo sábado – Harder merecerá nova oportunidade concedida por Rui Borges, depois das críticas do técnico, sendo certo que o jovem avançado deverá iniciar o jogo sentado no banco de suplentes.
Técnico verde e branco envolveu-se em confusão com futebolista do plantel do Clube de Alvalade e já se conhecem mais detalhes sobre a situação
|
Rui Borges e Conrad Harder terão chegado a entendimento. O técnico foi muito crítico do avançado, depois do empate (1-1) diante do Braga e chocou os adeptos do Sporting após 'rasgar' o jovem em direto na conferência de imprensa. No entanto, ambos já terão resolvido qualquer animosidade que pudesse restar.
No treino da passada terça-feira, Rui Borges terá chegado ao pé do 'camisola 19' e pedido desculpa, pois a forma como passou a mensagem não foi a melhor, visto estar num contexto bastante difícil, algo pressionado após o deslize caseiro que pode comprometer as contas do bicampeonato.
O jornal Record garante que o técnico passou ao avançado que as suas ideias foram mal verbalizadas e que nas segundas partes opta por jogadores "mais cerebrais e capazes de pautar o jogo", enquanto que o jovem dinamarquês é mais explosivo e forte.
O diário desportivo garante ainda que Harder não ficou sentido com as palavras do treinador e, perante a justificação e o pedido de desculpas, a situação ficou resolvida e o treino decorreu na normalidade, uma vez que o nórdico também está satisfeito com a evolução que apresenta desde que chegou a Alvalade.
Esta época, com a camisola do Sporting, Conrad Harder - avaliado em 18 milhões de euros -, leva 40 jogos: 23 na Liga Portugal Betclic, nove na Liga dos Campeões, cinco na Taça de Portugal e três na Taça da Liga. Durante os 1.420 minutos disputados, o reforço de verão dos leões fez dez golos e cinco assistências.