Futebol
Agora é que são elas! Cristiano Ronaldo avalia todos os golos marcados nos Europeus: “A este dou 10”
0
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
SeguirFutebol
|
0A seleção de Moçambique venceu a Guiné-Bissau por 2-1, esta terça-feira, dia 10 de setembro, em jogo da segunda jornada de qualificação para o CAN-2025, que terá lugar em Marrocos, em dezembro. Geny Catamo alinhou os 90 minutos e ajudou a derrotar os comandados de Luís Boa Morte, antigo jogador do Sporting.
Em Maputo, a turma de Chiquinho Conde inaugurou o marcador aos cinco minutos, através de um remate colocado do médio Ricardo Guima, ainda de fora da área. Os guineenses restabeleceram, pouco depois, o empate. Nanu cruzou para o coração da área, onde apareceu a finalizar o avançado Mama Baldé (24'), mais um antigo jogador ligado ao futebol nacional, com formação realizada no Sporting.
Na etapa complementar, Moçambique conseguiu chegar à vitória, aos 72 minutos, por Elias Macamo, que aproveitou uma saída de Manuel Baldé. Com este triunfo, Moçambique assumiu a liderança do Grupo I, com 4 pontos, os mesmos do que o Mali. Guiné-Bissau está na terceira posição, com três pontos, ao passo que Eswatini não somou ainda qualquer ponto.
Na temporada atual, Geny Catamo – avaliado em 10 milhões de euros – foi aposta em cinco partidas, e já contabilizou um golo (frente ao Porto), somando ainda uma assistência ao longo dos 454 minutos em que foi opção para Rúben Amorim dentro das quatro linhas.
Já em 2023/24, disputou 41 jogos ao serviço do Sporting. Durante os 2.401 minutos em que esteve em campo, o extremo marcou seis golos e realizou cinco assistências. O jogador foi o grande herói dos verdes e brancos frente ao Benfica (2-0), ao bisar e arrecadar três pontos importantes para as contas do título.
Técnico que passou pelos leões veio a público esta quarta-feira, dia 25 de setembro, justificar o motivo pelo qual não esteve presente na conferência de imprensa pós-dérbi
|
0José Mourinho, ex Sporting, veio a público, esta quarta-feira, dia 25 de setembro, explicar o motivo pelo qual não se apresentou para a conferência de imprensa, após a derrota do Fenerbahçe, frente ao Galatasaray, por 3-1. O técnico será autuado em cerca de quatro mil euros, mas não deixou de afirmar que o aconteceu foi uma "falta de respeito".
“Nunca evitei uma conferência de imprensa nos meus 24 anos de carreira. Nunca tive medo dos jornalistas e das suas perguntas”, começou por dizer, adiantando: “O treinador que joga fora vai primeiro, é o normal, para ficar livre. Mas com limites! Eu estive 70 minutos à espera e mesmo depois disso não pude ir, porque a conferência dele continuou. Não posso ficar 70, 75 ou 80 minutos à espera para uma conferência de imprensa!”.
“Já vos disse a brincar, num jogo em nossa casa, que a conferência começou sábado e acabou domingo. Foi um jogo que começou às 21h00, a conferência começou às 23h55 e prolongou-se depois da meia-noite”, acrescentou.
“Não teve nada a ver com o resultado, apenas com algo que é ou não é correto. No próximo jogo vai acontecer o mesmo, vou à flash-interview logo a seguir do jogo, porque é essa a lógica das flash-interviews. Não é 20 minutos depois do jogo, é logo depois. Depois espera-se 15 minutos, meia hora é o normal. 70 minutos? Desculpem, mas é falta de respeito! Se alguém se sentiu desrespeitado fui eu”, rematou o antigo técnico do Clube de Alvalade.
Recorde-se que, em 2023/24, José Mourinho esteve ao comando da Roma, mas acabou por não ser bem-sucedido, tendo sido despedido a meio da temporada. O técnico português registou apenas 13 vitórias em 28 encontros e procura, agora, relançar a sua carreira no Fenerbahçe.
Formação de Rúben Amorim ficou esta quarta-feira a conhecer adversário da terceira eliminatória da prova rainha do futebol português
|
0Decorreu esta quarta-feira, dia 25 de setembro, o sorteio da Taça de Portugal, com a particularidade de as equipas da Liga Portugal Betclic serem elegíveis para defrontar os emblemas de escalões inferiores. A sorte ditou que o Sporting se desloque ao terreno do Portimonense.
Os verdes e brancos vão medir forças com a formação liderada por Ricardo Pessoa que, de momento, ocupa o 11.º lugar da Liga 2, após conquistar cinco pontos no mesmo número de jogos (uma vitória, dois empates e duas derrotas).
O embate ainda não tem data oficial confirmada, sabendo-se de antemão que será disputado dia 18 (sexta-feira) ou 19 (sábado) de outubro. Os encontros desta fase da Taça decorrem até ao dia 21, mas o Clube de Alvalade tem duelo marcado com o Sturm Graz, para a Liga dos Campeões, dia 22 de outubro.
Na passada edição da prova, o Sporting chegou à final, depois de bater o Olivais e Moscavide (3-1), Dumiense (8-0), Tondela (4-0), União de Leiria (3-0) e o Benfica, nas meias-finais, em duas partidas. Em Alvalade, os leões venceram 2-1 e na Luz empataram a duas bolas.
No embate decisivo, a formação de Rúben Amorim foi derrotada pelo Porto (2-1), após prolongamento e a jogar com menos uma unidade desde os 30 minutos. Jeremiah St. Juste abriu o marcador, aos 20', sendo expulso pouco tempo depois. O golo da vitória azul e branca surgiu aos 100', de grande penalidade.
Augusto Inácio comentou situação delicada que envolve negociação entre Clube de Alvalade, jogador e um outro clube português
|
0Augusto Inácio e Abel Xavier comentaram a renovação de Geovany Quenda com o Sporting, tal como o nosso Jornal adiantou, em Exclusivo. O antigo treinador dos leões explica que o Clube de Alvalade tentou evitar alguns erros do passado, nomeadamente com Geny Catamo e o negócio com o Amora, explicando que os verdes e brancos estão com "grandes dificuldades em renovar contrato” com o moçambicano.
“O Sporting aprendeu com os erros, porque teve a oportunidade de assinar a cláusula com Geny Catamo, por 600 mil euros, deixou passar esse prazo e agora está em grandes dificuldades em renovar contrato”, acrescentou Augusto. “Como sabem é tripartido, é pelo Sporting, pelo Amora e é por um clube de Moçambique, e agora já nem três milhões e meio chega para ficar com o jogador a 100%. O [Clube de Alvalade] perdeu essa oportunidade, talvez não acreditasse no Geny Catamo, nessa altura, e agora já não quer perder esta oportunidade de fazer contrato com o Quenda”, rematou..
"(Quenda) É um jogador que entrou já nos quadros da seleção nacional e nós sabemos que um jogador quando entra para os quadros da seleção, e tem a oportunidade de jogar e ter consistência na seleção nacional (sobe a valorização), que é o que ainda falta a Pote e o Trincão para poder ter maior valor. A seleção é muito importante para a valorização dos jogadores. Eu acho que o Sporting está a jogar por antecipação, porque quer agarrar um dos bons ativos pelo potencial que ele tem de crescimento”, começou por dizer Abel Xavier.
Por isso mesmo, o Sporting tornou oficial, na passada quinta-feira, dia 12 de setembro, oficial a renovação do jovem, que ficou com uma cláusula de rescisão no valor de 100 milhões de euros. Em 2023/24, com a camisola do Sporting, o jogador realizou 33 encontros: 24 pelos sub-23 (2.142 minutos) e nove pela equipa B (398 minutos). Ao todo, o jovem extremo formado nos leões apontou 11 golos e fez sete assistências.
Geovany Quenda marcou na estreia oficial com a camisola da equipa A dos verdes e brancos, na derrota frente ao Porto na Supertaça (4-3, após prolongamento). Com 17 anos, três meses e cinco dias, o jovem tornou-se no mais jovem a conseguir tal feito pelo Clube de Alvalade. Em 2024/25, o ala soma já um golo em cinco encontros, num total de 443 minutos dentro das quatro linhas, que lhe valem muita cobiça.
Geny Catamo anda de pé quente e marcou ao Mali: