Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
SeguirFutebol
|
0Ruben Amorim lançou Geovany Quenda na equipa principal do Sporting. Sem Nuno Santos, que não iniciou a época a contas com uma lesão, o técnico viu-se, à data, obrigado a colocar Geny Catamo na ala esquerda, adaptando o jovem no corredor direito. João Pereira utilizou o internacional português como extremo, nos últimos dois encontros, e a mudança de posição dá que falar.
Paulo Sérgio crê que “a jogar mais liberto na frente não tem tanto aquela responsabilidade a nível defensivo, que tinha no processo com Ruben Amorim, em que lhe conferia mais responsabilidade naquilo que era a reação à perda da bola e também de posicionamento a nível defensivo. E não era de todo a posição dele, teve de aprender e os processos a nível defensivo não são fáceis”, disse, ao jornal A Bola.
“Uma coisa é certa: para estar naquela posição tem de ter qualidade acima da média, estamos a falar de um jovem de 17 anos e a pressão que estão a colocar sobre o miúdo já é enorme, mas junto dos melhores estão os bons. Ainda bem para o Quenda que tem por perto Gyokeres e Trincão”.
O treinador dos leões admitiu, após o jogo diante do Boavista, conhecer bem o jogador, que, na ótica do técnico, tem "falta de golo". Paulo Sérgio explica ser "algo que vem com a confiança. O arriscar no momento certo, a tomada de decisão também tem de ser a melhor, saber quando tem de rematar e quando tem de passar. Jogar a extremo pode ser mais vantajoso para aquela que tem sido a ideia de jogo do João Pereira".
“Quando um jogador está habituado a um sistema tático diferente, a uma comunicação diferente de outro treinador, numa posição que não era a sua da raiz, é difícil. Estamos a falar de um jovem de 17 anos e é normal que sinta pressão. Acho que, acima de tudo, o acompanhamento tem de ser muito bem feito por quem rodeia o Quenda. A própria equipa técnica tem de ter essa preocupação com o jogador”, concluiu o agora comentador desportivo, que fez carreira como futebolista, tendo sido formado em Alcochete.
Comentador afeto ao Porto não deseja fracasso de aposta do Clube de Alvalade, mas recusa que leões levantem o título da Liga Portugal Betclic
|
0O início de João Pereira no Sporting não tem sido fácil. O treinador de 40 anos chegou aos leões com a difícil missão de substituir Ruben Amorim, que seguiu para o Manchester United. Rodolfo Reis deseja sucesso ao técnico dos leões, mas recusa que os verdes e brancos conquistem o bicampeonato.
“Temos de falar a sério, por favor, sem brincadeiras. Sou assim, lá fora sou assim, não busco protagonismo. Mas, no fundo do coração, gostava que o João Pereira tivesse sucesso" Foi lançado às feras e sinceramente queria que ele singrasse, mas não queria que fosse campeão, pois quero que o Porto, o meu clube, seja novamente campeão. Mas compreende-se que, mesmo após uma vitória, haja adeptos que pedem a demissão de João Pereira, porque ele não tem cumprido o seu papel", disse, na CMTV.
Quanto à contestação dos adeptos, o antigo jogador do Porto crê ser perfeitamente justificável, uma vez que "um treinador vive só de vitórias". No entanto, o agora comentador desportivo garantiu que, na sua ótica, "o treinador é o principal obreiro de ser campeão".
João Pereira não é uma escolha consensual entre os Sócios do Sporting, que pedem urgentemente uma substituição no comando técnico dos leões. Abel Ferreira vem sendo apontado ao cargo e fonte oficial do Clube de Alvalade já esclareceu um eventual interesse dos verdes e brancos.
O Sporting volta a entrar em campo na quarta-feira, dia 18 de dezembro, frente aos açorianos do Santa Clara, em jogo relativo aos oitavos-de-final da Taça de Portugal. O encontro diante da turma liderada por Vasco Matos jogar-se-á às 20h45, em Alvalade.
Assista às declarações de Rodolfo Reis:
Emblema liderado por Paulo Fonseca acredita ter problema no plantel do técnico português e solução parecia estar em Alvalade
|
0O Milan - que tenta levar um dos defesas-centrais do Sporting já no inverno - está desapontado com as exibições de Tammy Abraham e Alvaro Morata, avançados contratados no mercado de transferências de verão. O emblema da Serie A acredita que Viktor Gyokeres teria sido a opção acertada para o ataque e que os verdes e brancos fariam um desconto pelo sueco.
Segundo informação avançada pelo Gazzetta Dello Sport, jornal italiano, o clube de San Siro crê piamente que, durante o último defeso, conseguiria adquirir os direitos desportivos do futebolista por apenas 60 milhões de euros - números bastante inferiores aos desejados pela Direção de Frederico Varandas.
Os milaneses tinham o 'camisola 9' dos leões numa lista de alvos, optando por avançar para uma dupla bem mais económica. Abraham chegou por empréstimo da Roma e Morata foi contratado por 13 milhões de euros ao Atlético de Madrid. Juntos, somam apenas dez golos esta temporada, não enchendo as medidas dos responsáveis transalpinos.
Por sua vez, Viktor Gyokeres - avaliado em 70 milhões de euros – foi utilizado em 24 encontros (2.000 minutos) esta temporada ao serviço do Sporting, onde apontou 26 golos e fez cinco assistências. O avançado tem contrato com os leões até junho de 2028 e uma cláusula de rescisão fixada nos 100 milhões de euros.
Inicialmente, o Sporting pagou 20 milhões, mais 4 por objetivos e custos de intermediação pelo ‘camisola 9’. Contas feitas, ao dia de hoje, o ponta de lança já terá custado 27,8 milhões de euros aos cofres leoninos, com a SAD a garantir recentemente 90% da mais-valia de uma futura transferência do internacional pela seleção da Suécia, com os restantes 10% a pertencerem ao Coventry.
Internacional grego foi apontado ao Clube de Alvalade e negociações desenrolaram-se durante vários meses, mas sem acordo entre leões e o Panathinaikos
|
0O Panathinaikos visitou o reduto do Levadiakos, em jogo relativo à Super Liga Grega, este domingo, dia 15 de dezembro. A partida, que resultou numa vitória favorável ao clube comandado por Rui Vitória (1-0), com Fotis Ioanndis, avançado que foi negociado pelo Sporting, a dar a vitória ao emblema visitante.
Quatro meses depois, o internacional grego pôs fim a uma série de jogos sem marcar qualquer golo. O rendimento do ponta de lança desceu a pique, em comparação com a temporada transata, e não mais foi colocado na rota dos verdes e brancos.
Esta foi a quarta vitória consecutiva do Panathinaikos, que tem o próximo desafio agendado para quinta-feira, dia 19 de dezembro, frente aos bielorrussos do Dinamo Minsk, em jogo decisivo para a última jornada da fase inicial da Liga Europa, competição secundária da UEFA.
Em 2023/24, ao serviço do Panathinaikos, Fotis Ioannidis – avaliado em 13 milhões de euros – realizou 43 partidas: 27 na Liga Grega, seis na Liga dos Campeões, seis na Liga Europa e quatro na Taça da Grécia. Ao todo, nos 2.954 minutos em que esteve dentro das quatro linhas, marcou 23 golos e fez 10 assistências. Em 2024/25, leva três tentos em 21 encontros, mostrando a clara quebra de rendimento.
O avançado grego foi muito cobiçado pela Direção verde e brnca, sendo que os responsáveis leoninos chegaram a subir a parada junto do Panathinaikos, melhorando a oferta anterior, de 20 milhões de euros, mais 3M por objetivos. Vale a pena frisar que, durante o processo de negociações, também o jogador mostrou um forte interesse em jogar no Sporting.