Futebol
Abel Ferreira desilude no Mirassol - Palmeiras e volta a equacionar Brasileirão
10 Nov 2025 | 08:13
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
19 Set 2022 | 16:22 |
Manuel Ugarte foi o último dos jogadores do Sporting a ser associado a um dos gigantes do futebol europeu (Saiba mais AQUI). O internacional uruguaio não é o único dos atletas verdes e brancos com pretendentes por essa Europa fora (Saiba mais AQUI), mas Frederico Varandas já avisou os eventuais compradores: não há saldos em Alvalade.
A explicação é relativamente simples. Como todos os clubes portugueses, o Sporting precisa de vender. Acontece que os leões fecharam o último exercício (21/22) com um lucro de 25 milhões de euros e as vendas de Matheus Nunes, João Palhinha, Tabata ou Šporar ainda não entraram nas contas. Quer isto dizer que a turma de Alvalade já tem garantida uma receita extraordinária superior a 70 milhões de euros para o próximo exercício (22/23).
A favor dos leões joga também o facto de que apenas as compras de Francisco Trincão (3 milhões agora e 7 no final da época por 50% do passe) e Alexandropoulos (4,5 milhões por 70% do passe) descontam no exercício atual.
Para lá das compras e vendas, os leões estão bem encaminhados para assegurar uma vaga nos oitavos-de-final, o que, a confirmar-se, seria mais um verdadeiro jackpot para o Sporting (Saiba mais AQUI).
Perante tudo isto, os responsáveis leoninos só aceitam libertar as principais pedras da turma de Rúben Amorim por propostas pela cláusula de rescisão ou muito perto disso. Pedro Gonçalves (80 milhões de cláusula), Edwards (60), Ugarte (60) ou Gonçalo Inácio (45) têm sido os atletas mais apetecíveis para o mercado.
Antigo jogador do Clube de Alvalade ficou de fora da partida por castigo, mas resultado acabou por tirar o sono a outra figura que passou pelos leões
10 Nov 2025 | 09:08 |
Pouco antes do Palmeiras de Abel Ferreira perder com o Mirassol (2-1), o Flamengo já havia pressionado e vencido o Santos de Neymar, por 3-2, alcançando a equipa orientada pelo antigo jogador e treinador do Sporting no topo da tabela do Brasileirão, ambos com 68 pontos.
Numa partida sem Gonzalo Plata - expulso no último jogo -, Léo Pereira abriu o marcador aos 37 minutos, e Jorge Carrascal ampliou a vantagem aos 51'. Já Bruno Henrique, aos 81', parecia encaminhar o mengão para uma goleada, mas o Santos reagiu nos instantes finais.
Sem Neymar em campo - o craque deixou o relvado aos 86 minutos, visivelmente contrariado, para dar lugar ao ex-Benfica Benjamin Rollheiser -, a equipa santista ainda reduziu com dois golos em três minutos. Gabriel Bontempo marcou aos 89', e Lautaro Díaz fez o 3-2 já nos descontos.
Apesar do susto final, o Flamengo segurou a vitória e acabou por beneficiar da derrota do Palmeiras horas depois, ficando ambos empatados na liderança com 68 pontos. No terceiro posto está o Cruzeiro, de Leonardo Jardim, que também se aproximou do primeiro lugar, apesar do empate com o Fluminense (0-0).
Com cinco jornadas por disputar, a luta pelo título segue totalmente em aberto. O Palmeiras visita o Atlético Mineiro a 18 de novembro, enquanto o Flamengo defronta o Fluminense a 20 de novembro. Já o Cruzeiro joga fora frente ao Juventude, também no dia 20.
Conhecido adepto do Clube de Alvalade dedicou o seu mais recente texto de opinião à última semana competitiva dos verdes e brancos, mas não só
10 Nov 2025 | 08:54 |
Manuel Moura dos Santos abordou a semana competitiva do Sporting, que começou em Turim e terminou nos Açores. No entanto, o conhecido adepto dos verdes e brancos não deixou também de comentar o 'caso Fábio Veríssimo', apelidando o campeonato português de "fantochada".
"O Sporting venceu o Santa Clara realizando um jogo muito desinspirado. Foi feliz porque chegou ao segundo golo através de um canto que não existiu. O meu clube teve muitas dificuldades para ultrapassar a linha defensiva dos açorianos que são especialistas neste tipo de jogo. Defendem bem e saem com perigo para o contra-ataque com jogadores tecnicamente evoluídos", começou por escrever, no seu texto de opinião do jornal O Jogo.
"O Sporting dominou o jogo, mas com muitas dificuldades em chegar à área açoriana. Hjulmand foi o homem do jogo não só por aquilo que jogou, mas também porque marcou o golo da vitória leonina. Sobra pouco para dizer de um jogo em que Pedro Gonçalves saiu com queixas físicas. Vamos esperar que não seja uma lesão que o afaste da equipa por muito tempo como aconteceu na época passada", prosseguiu.
Antes de terminar, Moura dos Santos deixou fortes críticas ao Porto e à Liga Portugal Betclic: "Esta polémica sobre o que aconteceu na cabine da equipa de arbitragem comandada por Fábio Veríssimo, no jogo Porto-Braga, traduz aquilo que é o futebol português: um campeonato menor, dirigido maioritariamente por gente menor. No exterior deste País, os adeptos do futebol devem divertir-se imenso com esta fantochada".
Com a vitória nos Açores – a 13.ª em 18 encontros na presente temporada –, os comandados de Rui Borges têm agora 28 pontos e estão no segundo lugar da tabela classificativa da Liga Portugal Betclic. O Porto (31) está no primeiro posto, enquanto o Benfica fecha o pódio (25).
Lance do golo que valeu a vitória dos verdes e brancos nos Açores continua a ser um dos mais debatidos da mais recente jornada do campeonato
10 Nov 2025 | 08:34 |
O canto que deu no golo de Morten Hjulmand no Santa Clara - Sporting continua a ser tema de conversa. Agora, Venâncio Tomé, antigo árbitro-assistente, veio a público explicar os dois motivos para que Ângelo Carneiro possa ter decidido desta forma: o estado do relvado e o cansaço.
Venâncio Tomé: "O auxiliar pode ter tido a perceção de ter havido dois toques"
"Não é fácil explicar o lance, embora na televisão pareça. Há um ressalto da bola na relva. O auxiliar pode ter tido a perceção de ter havido dois toques, um no avançado e outro no defesa. E houve dois toques, um na relva e outro na canela do avançado. Isso induziu-o em erro. Pode ter pensado que o segundo toque foi do defesa. Tentei perceber se ele vinha atrasado em relação ao lance, mas, sinceramente, não consegui ver. A direção que a bola segue, por vezes também engana e, neste caso, saiu direita da canela do jogador do Sporting", começou por dizer, em declarações ao jornal Record.
No entanto, o antigo árbitro da AF Setúbal estava impedido de intervir: "O VAR só pode intervir em quatro situações: cartão vermelho, troca de identificação, penáltis e eventuais irregularidades nos lances de golo", além de considerar que o cansaço acumulado no encontro possa perturbar "a concentração e a tomada de decisão", sendo que até os "jogadores têm piores decisões" nos instantes finais dos encontros.
Com a vitória nos Açores – a 13.ª em 18 encontros na presente temporada –, os comandados de Rui Borges têm agora 28 pontos e estão no segundo lugar da tabela classificativa da Liga Portugal Betclic. O Porto (31) está no primeiro posto, enquanto o Benfica fecha o pódio (25).
O emblema verde e branco volta a entrar em campo apenas no sábado, dia 22 de novembro, frente ao Marinhense. O encontro, a contar para a quarta eliminatória da Taça de Portugal, diante da turma liderada por Rui Sacramento, jogar-se-á, às 18h00, em Alvalade.