Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
SeguirFutebol
|
0A final da Taça da Liga, disputada no Estádio Dr. Magalhães Pessoa, em Leiria, atraiu a atenção de vários olheiros estrangeiros. O Benfica, após um empate 1-1 com o Sporting no tempo regulamentar, levou a melhor no desempate por grandes penalidades e conquistou o troféu.
Entre os olheiros presentes, destacaram-se os enviados por grandes clubes europeus. O Arsenal e o Manchester United, da Premier League de Inglaterra, estavam representados. Também marcou presença o Barcelona, da liga espanhola.
Vários jogadores estavam em foco, mas Viktor Gyokeres e Geovany Quenda, dois dos principais destaques das equipas, atraíram mais atenções. O avançado sueco tem destacado pela sua capacidade goleadora, enquanto ala de 17 anos é um desequilibrador canhoto que tem sido crucial para a equipa.
Nesta temporada, Geovany Quenda, avaliado em 30 milhões de euros, tem sido uma das figuras mais importantes do Benfica, com 30 jogos disputados, nos quais acumulou 1.967 minutos em campo. O jogador soma quatro assistências e dois golos, sendo um dos elementos-chave na conquista da Supertaça e no jogo contra o Famalicão.
Por outro lado, Viktor Gyokeres, com uma avaliação de 75 milhões de euros, tem sido uma das estrelas do Sporting nesta temporada. Em 30 partidas, dos quais 17 foram na Liga Portugal Betclic e 6 na Liga dos Campeões, o avançado sueco marcou 32 golos e fez 6 assistências, demonstrando o seu valor nas competições nacionais e internacionais.
Jogador que chegou a Alvalade no último mercado de verão por vários milhões tem sido criticado, mas tem sido muito exaltado depois da última partida
|
0O Sporting perdeu ontem frente ao Benfica na final da Taça da Liga, nos penáltis, depois de, no tempo regulamentar, o jogo ter terminado empatado. A equipa foi alvo de algumas críticas por parte de alguns comentadores. No entanto, o treinador Tiago Moutinho elogiou a performance do Sporting, embora tenha deixado alguns avisos.
"Eu concordo com o que foi dito aqui, realmente uma primeira parte de grande nível de excelência, muito bom para o futebol português, como foi aqui dito a todos os intervenientes, não só quando olhamos para a qualidade individual e coletiva dos jogadores, mas também a organização das equipas por parte dos treinadores", começou por dizer.
Prosseguiu: "Surpreendeu-me o facto de, apesar de estar muito condicionado pelo lado esquerdo, Maxi Araújo foi um dos melhores em campo. Aproveitou o facto do Di María, em termos defensivos, não acompanhar tantas subidas do lateral, e o Sporting aproveitou muito esse espaço. O próprio Trincão também teve um papel importante ao vir para a zona mais baixa, atraindo o Otamendi para provocar situações de um contra um. Essas situações foram criadas com o trabalho de Trincão, que se posicionou de forma inteligente."
De seguida: "O Sporting começou a pressionar alto na segunda parte, o que beneficiou o jogo numa altura em que parecia que o jogo estava um pouco mais morto. A pressão alta do Sporting ajudou a dar mais dinâmica ao jogo, tornando-o mais interessante e competitivo. O comportamento do Sporting, especialmente a forma como explorou o lado esquerdo, revelou uma estratégia eficaz, aproveitando as fragilidades defensivas do Benfica naquele setor. O lado esquerdo foi uma das principais zonas de ataque para o Sporting ao longo do jogo."
Terminou, com o seguinte: "Apesar do esforço e da estratégia do Sporting, que se viu em alguns momentos a aproveitar bem as debilidades do Benfica, o cansaço acabou por ser um fator prejudicial. Como foi mencionado, o desgaste afetou a qualidade do jogo da equipa, o que dificultou ainda mais a tarefa de se manter competitivo durante a partida", concluiu Tiago Moutinho.
Extremo inglês dos leões ainda não somou qualquer minuto com Rui Borges, e não chegou sequer a ser convocado para a final da Taça da Liga
|
0Rui Borges escolheu os convocados para o Sporting - Benfica, que terminaria com derrota dos leões no desempate por grandes penalidades, mas deixou Marcus Edwards fora dessa lista. O extremo dos leões tinha estado com síndrome gripal, mas estaria recuperado para a final da Taça da Liga. Mesmo assim, não constou nos escolhidos do treinador e viu o jogo da bancada. Samuel Justo e Afonso Moreira, por exemplo, foram algumas das soluções do técnico para as ausências, forçadas ou não.
Apesar de ainda estarem lesionados, Nuno Santos, Daniel Bragança e Matheus Reis viajaram com a equipa até ao Estádio Doutor Magalhães Lima, em Leiria. A sua presença na comitiva demonstra o compromisso e a ligação dos jogadores com o grupo, mesmo não estando em condições de atuar.
Recordar que o Sporting foi derrotado pelo Benfica na final da Taça da Liga, realizada ontem, 11 de janeiro de 2025, no Estádio Dr. Magalhães Lima, em Leiria. O jogo terminou empatado 1-1 após o tempo regulamentar, com Schjelderup a abrir o marcador para o Benfica e Gyökeres a igualar para o Sporting através de um penálti. A partida seguiu para a marcação de grandes penalidades, onde o Benfica venceu por 7-6, conquistando assim a sua oitava Taça da Liga.
Na presente temporada, Marcus Edwards – avaliado em 15 milhões de euros – participou em 10 encontros pelos leões. O jogador soma, no total, apenas 346 minutos disputados com a camisola verde e branca, tendo marcado três golos (dois frente ao Amarante, um diante do Farense).
Ao todo, desde que chegou ao Sporting oriundo do Vitória de Guimarães, Marcus Edwards realizou 120 encontros, marcou 24 golos, fez 18 assistências e conquistou uma Liga Portugal Betclic (2023/24). O extremo tem contrato com os verdes e brancos até junho de 2026 e uma cláusula de rescisão de 60 milhões de euros. O inglês custou 7,5 milhões de euros por 50% do passe, tendo os verdes e brancos assegurado mais 15%, aquando da venda de Pedro Porro ao Tottenham.
Jogador dos leões falhou o derradeiro penálti no desempate por grandes penalidades e ficou visivelmente afetado com esse momento
|
0O Sporting e o Benfica defrontaram-se no passado sábado, dia 11 de janeiro, no jogo a contar para a final da Taça da Liga. Apenas os penáltis conseguiram separar as equipas, e nesse duelo particular, foi Francisco Trincão a ficar com a fava: foi o único a falhar das 14 grandes penalidades marcadas. O extremo português ficou visivelmente afetado com o momento.
Um gesto que merece destaque aconteceu depois de Francisco Trincão ter falhado o penálti decisivo: o guarda-redes do Benfica, Trubin, aproximou-se para consolar o extremo português, num grande gesto de fair play que impressionou todos os presentes.
O jogo não foi fácil para Francisco Trincão, que perdeu muitas bolas e esteve muito abaixo do nível a que tem habituado os adeptos sportinguistas. Para culminar uma noite menos conseguida, foi a único a falhar na discussão por grandes penalidades. Vale a pena relembrar que Trincão não cumpre menos de 80 minutos desde o jogo com o Amarante, a 22 de novembro, e só não foi titular por uma ocasião esta época - sendo que a fadiga pode ser uma das explicações para a exibição do extremo.
Em 2024/25, Francisco Trincão – avaliado em 27 milhões de euros – já leva sete golos e 10 assistências em 30 jogos. O extremo dos leões tem tido um grande arranque de temporada, depois de ser uma das peças fundamentais do título conquistado na época anterior.
Francisco Trincão, internacional por Portugal em nove ocasiões, custou aos cofres verdes e brancos qualquer coisa como 10 milhões de euros por apenas 50% dos direitos económicos e tem contrato com o emblema verde e branco até junho do ano de 2026. Contudo, muito se tem falado numa possível prolongação do vínculo contratual.