
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Clube
|
O grupo de trabalho que tinha a missão de avaliar a viabilidade do I-voting nas eleições do Sporting CP deu luz verde à implementação do mesmo em futuros atos eleitorais. Em comunicado publicado esta quarta-feira, 31 de julho, no Site do Clube, o Conselho Diretivo informa que vai analisar a proposta em causa e, caso esteja de acordo, irá “promover os trâmites necessários para que a mesma seja colocada à apreciação e deliberação dos Sócios do Sporting Clube de Portugal”. No mesmo comunicado, é referido que o grupo de trabalho chegou à conclusão de que “não se identificam normas legais que impeçam a introdução do I-Voting nas assembleias gerais” do Sporting CP, bem como que “a introdução do I-Voting permite manter inalterado, no essencial, o modelo de assembleias gerais que tem vindo a ser seguido” no Clube. O grupo de trabalho concluiu ainda que “a introdução do I-Voting deverá garantir em qualquer caso o segredo do voto e a autenticidade do meio utilizado e dos resultados”. Por fim, o comunicado refere que, no relatório entregue ao Conselho Direito, o grupo de trabalho apresentou uma “proposta de alteração dos Estatutos do Sporting Clube de Portugal, que consiste na introdução de uma nova norma estatutária a prever o sistema de I-Voting”. Recorde-se que o grupo de trabalho em causa é liderado por Rogério Alves, Presidente da Mesa da Assembleia Geral, e composto, maioritariamente, por membros do atual Conselho Diretivo: João Palma (vice-presidente da MAG), José Tomé de Carvalho, Pedro Almeida Cabral e José Costa Pinto (secretários), João Sampaio (vice-presidente), Alexandre Ferreira, Miguel Nogueira e André Bernardo (vogais). Confira o comunicado na íntegra:
O Conselho Directivo do Sporting Clube de Portugal informa que recebeu hoje o relatório final do Grupo de Trabalho constituído para o estudo da introdução do sistema de I-Voting nas assembleias-gerais do Sporting Clube de Portugal; Como anteriormente comunicado, o referido Grupo de Trabalho foi encarregue da missão de, admitida a viabilidade legal e técnica de tal objectivo, promover a elaboração de uma proposta de revisão dos Estatutos do Sporting Clube de Portugal, visando a introdução do sistema de I-Voting nas assembleias gerais, tanto nas comuns, como nas eleitorais; Sem prejuízo de uma análise mais detalhada do referido relatório, o Conselho Directivo congratula-se por poder comunicar, desde já, aos Sócios as seguintes conclusões do mesmo: Que do estudo e análise realizados pelo Grupo de Trabalho não se identificam normas legais que impeçam a introdução do I-Voting nas assembleias gerais do Sporting Clube de Portugal; Que a introdução do I-Voting permite manter inalterado, no essencial, o modelo de assembleias gerais que tem vindo a ser seguido no Sporting Clube de Portugal, isto é, o tradicional modelo que prevê períodos para debate e votação e, bem assim, o direito dos Sócios de formularem propostas sobre temas incluídos na ordem de trabalhos; Que a introdução do I-Voting deverá garantir em qualquer caso o segredo do voto e a autenticidade do meio utilizado e dos resultados, à semelhança do “voto electrónico” já utilizado pelo Sporting Clube de Portugal nas assembleias gerais eleitorais desde 2013; Que, em face das referidas conclusões, o Grupo de Trabalho apresentou no referido relatório uma proposta de alteração dos Estatutos do Sporting Clube de Portugal, que consiste na introdução de uma nova norma estatutária a prever o sistema de I-Voting; O Conselho Directivo congratula-se com o teor das conclusões a que o Grupo de Trabalho chegou por considerar que este sistema de votação torna o voto acessível a todos, ampliará seguramente a legitimidade e a força das deliberações tomadas, será um factor de grande mobilização da massa associativa do Sporting Clube de Portugal e representará um passo totalmente inovador e pioneiro como é timbre do Sporting Clube de Portugal; O Conselho Directivo irá agora em plenário analisar a proposta apresentada e, em caso de aprovação, promover os trâmites necessários para que a mesma seja colocada à apreciação e deliberação dos Sócios do Sporting Clube de Portugal, que terão sempre a última palavra sobre a introdução ou não do sistema de I-Voting.
O Conselho Directivo do Sporting Clube de Portugal
Maioria da percentagem do Clube verde e branco é detido por apoiantes leoninos, mas essa situação pode vir a mudar no futuro devido ao gigante inglês
|
O Chelsea tem interesse em comprar uma percentagem da SAD do Sporting. Esta vontade não é nova, uma vez que, já em 2023, os blues fizeram uma tentativa de encetar negócio com os leões, que foi, na altura, recusada pelo Presidente verde e branco, Frederico Varandas.
A informação é avançada pelo portal inglês 'Chelsea Chronicle'. É a mesma fonte que avança que Todd Boehly e Behdad Eghbali, proprietários da BlueCo, empresa que detém o Chelsea, terão feito mesmo uma proposta a Frederico Varandas, que terá sido prontamente rejeitada pelo Presidente do Sporting.
No entanto, o jornal Record parece desmentir esta informação, afirmando que, segundo fonte próxima dos leões, não chegou nenhum contacto do Chelsea a Alvalade, exceção feita aos representantes que negociaram os passes de Geovany Quenda e Dário Essugo - que já se juntou ao novo clube - jogadores que se transferem para os blues em 2025/26.
O Sporting, relembre-se, passou a controlar 88% da SAD verde e branca em 2024, depois de consumada a operação de conversão dos Valores Mobiliários Obrigatoriamente Convertíveis (VMOC) recomprados ao Novo Banco. Essa posição permitiu aos leões pensar na possibilidade de vender uma percentagem da Sociedade, que ficou exposta logo no final de 2023.
O Sporting emitiu um comunicado, exatamente referente à compra das VMOCs, assumindo que esse passo permitiria "arrancar a fase 2.0 do planeamento estratégico, criando as condições para a entrada de uma parceria estratégica minoritária no capital na SAD, para que exista um reforço da política de investimento, da melhoria da experiência de todos os Sócios e da globalização do Clube".
Presidente da Direção do Clube de Alvalade informou todos os Associados das alterações que podem esperar para a nova temporada
|
O Sporting anunciou, através de um comunicado, que está concluída a renumeração de Sócios, prevista no artigo 19.º dos estatutos do Clube de Alvalade. A última contagem marcou um número recorde para os verdes e brancos, que assinalaram o feito com distinção.
Sporting: " Esta renumeração apresenta um marco histórico para o Clube"
“Novo cartão de Sócio em formato PDF será brevemente enviado para todos os Sócios. Novo cartão digital em formato Wallet será brevemente enviado para todos os Sócios com até seis meses de quotas em atraso”, explica a direção de Frederico Varandas, no site oficial do Clube.
Além dos meios digitais, os verdes e brancos explicam também o procedimento para formato físico: “Os novos Cartões de Sócio vão começar a ser enviados brevemente para todos os Sócios com até seis meses de quotas em atraso. Os detentores de Lion Seats receberão o novo cartão na sua Welcome Box”.
De seguida, a Direção de Frederico Varandas não deixou passar em branco o novo recorde, aproveitando para felicitar todos aqueles que contribuíram para os números apresentados nesta nova contagem: “O Sporting congratula todos os seus 179.208 Associados. Esta renumeração representa um marco histórico para o Clube, assinalando o maior número de Sócios registado no final de um processo desta natureza”.
Vale a pena mencionar que, neste processo, não foram remunerados os Associados que tenham sido alvo de expulsão, suspensão, exclusão, e falecidos cujos familiares ou amigos não tenham requerido a manutenção de Sócio ou aqueles que pediram a sua exoneração nos últimos cinco anos.
Sportinguistas correram em peso e Emblema de Alvalade apresentou registo que surpreendeu a direção de Frederico Varandas
|
Esta terça-feira, dia 24 de junho, o Sporting apresentou os resultados finais da renumeração de Sócios, que recentemente ficaram a conhecer os últimos investimentos do Clube. O processo de contagem decorreu entre os dias 21 de abril e 31 de maio e apresentaram números recordes na história dos leões.
Segundo informações avançadas pelo jornal Record, o emblema de Alvalade ficou a contar com um impressionante registo de 179.208 mil associados pagantes, que ficaram a conhecer o seu respetivo novo número de membro dos leões. Ainda assim, vale a pena mencionar que na contagem não constam expulsões, exclusões e falecimentos.
O Sporting não deixou esta informação passar sem fazer referência à mesma. A direção liderada por Frederico Varandas deu destaque a esta renumeração de valores recorde, afirmando que este foi: “o maior número de sócios registado no final de um processo desta natureza”.
O próxima passo do Clube de Alvalade passa pelo envio dos respetivos cartões a cada associado e informa a todos os Sportinguista que o novo título será apresentado em formato PDF, anunciando também o novo cartão digital em formato wallet, que será enviado a cada sócio com até 6 meses de cotas em atraso.
Para terminar, o Sporting anunciou, em comunicado, que: “os novos cartões de sócio vão começar a ser enviados brevemente para todos os sócios com até seis meses de quotas em atraso. Os detentores de Lion Seats receberão o novo cartão na sua 'Welcome Box”.