Corner Left

Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!

WhatsApp Seguir

Clube

GRUPO DE TRABALHO DÁ LUZ VERDE AO I-VOTING

Em comunicado, o Conselho Diretivo do Sporting CP informou que irá agora analisar a proposta em causa e, posteriormente, apresentará a mesma aos Sócios do Clube

Leonino - Onde o Sporting é notícia
Leonino - Onde o Sporting é notícia

  |

Icon Comentário0

O grupo de trabalho que tinha a missão de avaliar a viabilidade do I-voting nas eleições do Sporting CP deu luz verde à implementação do mesmo em futuros atos eleitorais. Em comunicado publicado esta quarta-feira, 31 de julho, no Site do Clube, o Conselho Diretivo informa que vai analisar a proposta em causa e, caso esteja de acordo, irá “promover os trâmites necessários para que a mesma seja colocada à apreciação e deliberação dos Sócios do Sporting Clube de Portugal”. No mesmo comunicado, é referido que o grupo de trabalho chegou à conclusão de que “não se identificam normas legais que impeçam a introdução do I-Voting nas assembleias gerais” do Sporting CP, bem como que “a introdução do I-Voting permite manter inalterado, no essencial, o modelo de assembleias gerais que tem vindo a ser seguido” no Clube. O grupo de trabalho concluiu ainda que “a introdução do I-Voting deverá garantir em qualquer caso o segredo do voto e a autenticidade do meio utilizado e dos resultados”. Por fim, o comunicado refere que, no relatório entregue ao Conselho Direito, o grupo de trabalho apresentou uma “proposta de alteração dos Estatutos do Sporting Clube de Portugal, que consiste na introdução de uma nova norma estatutária a prever o sistema de I-Voting”. Recorde-se que o grupo de trabalho em causa é liderado por Rogério Alves, Presidente da Mesa da Assembleia Geral, e composto, maioritariamente, por membros do atual Conselho Diretivo: João Palma (vice-presidente da MAG), José Tomé de Carvalho, Pedro Almeida Cabral e José Costa Pinto (secretários), João Sampaio (vice-presidente), Alexandre Ferreira, Miguel Nogueira e André Bernardo (vogais). Confira o comunicado na íntegra:

O Conselho Directivo do Sporting Clube de Portugal informa que recebeu hoje o relatório final do Grupo de Trabalho constituído para o estudo da introdução do sistema de I-Voting nas assembleias-gerais do Sporting Clube de Portugal; Como anteriormente comunicado, o referido Grupo de Trabalho foi encarregue da missão de, admitida a viabilidade legal e técnica de tal objectivo, promover a elaboração de uma proposta de revisão dos Estatutos do Sporting Clube de Portugal, visando a introdução do sistema de I-Voting nas assembleias gerais, tanto nas comuns, como nas eleitorais; Sem prejuízo de uma análise mais detalhada do referido relatório, o Conselho Directivo congratula-se por poder comunicar, desde já, aos Sócios as seguintes conclusões do mesmo: Que do estudo e análise realizados pelo Grupo de Trabalho não se identificam normas legais que impeçam a introdução do I-Voting nas assembleias gerais do Sporting Clube de Portugal; Que a introdução do I-Voting permite manter inalterado, no essencial, o modelo de assembleias gerais que tem vindo a ser seguido no Sporting Clube de Portugal, isto é, o tradicional modelo que prevê períodos para debate e votação e, bem assim, o direito dos Sócios de formularem propostas sobre temas incluídos na ordem de trabalhos; Que a introdução do I-Voting deverá garantir em qualquer caso o segredo do voto e a autenticidade do meio utilizado e dos resultados, à semelhança do “voto electrónico” já utilizado pelo Sporting Clube de Portugal nas assembleias gerais eleitorais desde 2013; Que, em face das referidas conclusões, o Grupo de Trabalho apresentou no referido relatório uma proposta de alteração dos Estatutos do Sporting Clube de Portugal, que consiste na introdução de uma nova norma estatutária a prever o sistema de I-Voting; O Conselho Directivo congratula-se com o teor das conclusões a que o Grupo de Trabalho chegou por considerar que este sistema de votação torna o voto acessível a todos, ampliará seguramente a legitimidade e a força das deliberações tomadas, será um factor de grande mobilização da massa associativa do Sporting Clube de Portugal e representará um passo totalmente inovador e pioneiro como é timbre do Sporting Clube de Portugal; O Conselho Directivo irá agora em plenário analisar a proposta apresentada e, em caso de aprovação, promover os trâmites necessários para que a mesma seja colocada à apreciação e deliberação dos Sócios do Sporting Clube de Portugal, que terão sempre a última palavra sobre a introdução ou não do sistema de I-Voting.


O Conselho Directivo do Sporting Clube de Portugal




Clube

Recorde de quotização! Varandas anuncia lucro de milhões com Sócios do Sporting

Números face ao período homólogo deixam Direção verde e branca radiante e futuro do Clube de Alvalade parece estar a seguir um bom caminho

Varandas anunciou lucro de quotização no Sporting
Varandas anunciou lucro de quotização no Sporting

  |

Icon Comentário0

O Sporting revelou que, na época 2023/24, as contas do Clube de Alvalade geraram um lucro de 21,11 milhões de euros. No documento, os verdes e brancos referem que os Sócios vão reunir-se em Assembleia Geral no dia 5 de outubro, no Pavilhão João Rocha. O primeiro de dois pontos da ordem de trabalhos será a apreciação e votação do relatório de gestão e contas do Clube, que apresentou recorde de quotização.


Em 2023/24, os Sócios dos verdes e brancos - que aumentaram dos 137.849 para os 158.459 - geraram um lucro recorde de 12,3 milhões de euros, números que apresentam um crescimento de 1,8M, face ao ano anterior e que se podem, também, justificar pelo número de Sócios pagantes, de 90.585 para os 104.159.


No mesmo documento, a Direção do Sporting aponta para os 7.493 atletas federados, que também aumentaram face aos 6.549 de 2022/23. O aumento do número de inscrições nas várias modalidades oferecidas pelo Clube de Alvalade rendeu 2,42 milhões de euros.


Ativo e passivo também tiveram um aumento face ao período homólogo. O primeiro disparou para os 293,789 milhões de euros, com uma subida superior a 25M, feito notável para os verdes e brancos. O segundo cresceu perto de 6M, dos 221,979 M para os 226,87M.

Frederico Varandas também assinalou o projeto para a próxima década apresentado na semana passada pelo administrador da SAD, André Bernardo, e terminou com uma ideia para o futuro. "Atravessámos juntos uma primeira etapa de construção das bases que nos permite iniciar agora um novo caminho de alteração de paradigma para o início de uma nova era. Juntos, caminhamos para um Sporting Clube de Portugal cada vez melhor", concluiu. 



Clube

"É de extrema importância": Sporting justifica investimento milionário a ser votado em AG

Reunião Magna com os Sócios do Clube de Alvalade será realizada no próximo dia 5 de outubro (sábado), no Pavilhão João Rocha, a partir das 9h45

Direção do Sporting vai recomprar Alvaláxia
Direção do Sporting vai recomprar Alvaláxia

  |

Icon Comentário0

O Sporting comunicou, recentemente, aquando do apresentação do Plano Estratégico para os próximo dez anos, recomprar o Alvaláxia. Sabe-se, agora, que tal operação irá custar aos cofres do Clube de Alvalade 17 milhões de euros e o negócio será discutido na próxima Assembleia Geral dos leões, a 5 de outubro. A Direção justifica ser um "investimento de extrema importância".


"O Sporting Clube de Portugal apresentou, em setembro de 2024, o seu plano estratégico para o período 2024/2034, intitulado "O início de uma Nova Era". A visão estratégica do Grupo Sporting para os próximos 10 anos é composta por um conjunto de iniciativas ambiciosas, que visam a transformação do Clube numa marca e entidade única, global e distintiva, começando com a criação de uma matriz identitária holística, com uma linguagem única e sistematizada, com a criação de uma identidade visual e verbal distintivas, adaptada ao mundo digital, e preparada para a globalização do Clube", lê-se, num documento enviado aos Sócios.


"O investimento é também palavra-chave, nomeadamente na formação de atletas, no centro de otimização desportiva, na responsabilidade social, na digitalização e, ainda, nas infraestruturas", reforçam, lembrando que na génese da construção do Alvaláxia esteve o intuito de fazer daquela uma "zona de entretenimento para Sócios, adeptos e fãs do SCP". "Alinha-se com um dos vetores essenciais do referido plano estratégico - "Entretenimento (enjoy it) - Todos os dias são Dias de ser Fã", referem os leões.


Assim sendo, e com todos os fatores referidos pela Direção verde e branca, os responsáveis do Sporting acreditam ser "estratégico e de extrema importância recuperar, desde já, a propriedade imóvel, por si construída entre 2001 e 2003 e alienado a terceiros em janeiro de 2007".  

Vale recordar que, durante a Presidência de Filipe Soares Franco, o Alvaláxia foi vendido à Silcoge, empresa promotora de imóveis do Grupo SIL. O negócio rendeu aos leões 19 milhões de euros, acrescendo ainda 15M do Edifício Visconde de Alvalade, 13,2M do Health Club e 3,5M do espaço da CUF.



Clube

Ex candidato à presidência do Sporting ataca Luís Mendes: "Na altura não quiseram"

Banqueiro critica declarações de ex administrador da SAD do Clube da Luz e considera que os encarnados estão numa situação financeira complicada

Ricciardi, antigo candidato à presidência do Sporting, responde a Luís Mendes, ex dirigente do Benfica
Ricciardi, antigo candidato à presidência do Sporting, responde a Luís Mendes, ex dirigente do Benfica

  |

Icon Comentário0

José Maria Ricciardi, antigo candidato à presidência do Sporting, respondeu às acusações de Luís Mendes. Segundo o antigo administrador do BES, a reestruturação financeira a que os leões tiveram direito foi também proposta ao Clube da Luz, mas a resposta foi negativa.


“Diz o senhor Luís Mendes que o Sporting foi beneficiado pelos bancos. Na altura, tratei desse processo quando estava no Banco Espírito Santo Investimentos, um processo que também envolveu o Banco Comercial Português Investimentos (BCP)”, continuou a explicar, passando para o caso do emblema da Luz.


"Compreendo que diga isto agora pois o Benfica está numa situação financeira complicada, pois terá de pagar mais de 100 M€ no prazo de um ano... É uma situação muito difícil, mas é um problema que não tem nada a ver com este assunto. Repito, só não fizemos o mesmo ao Benfica porque não quiseram, disseram que tinham muito dinheiro e não precisavam de reestruturação algum".


“A reestruturação financeira do Sporting que veio resultar nos VMOC foi proposta na altura ao Benfica... perguntámos se estavam interessados, e a resposta dada foi que o Benfica não precisava de nada pois estava com muito dinheiro. Foi por este motivo que não foi feito o mesmo em relação ao Benfica. O sr. Luís Mendes não se venha queixar pois na altura não o quiseram fazer", esclareceu ainda Ricciardi.

Vale lembrar que, entre as suas declarações, o antigo responsável do Benfica, deixou fortes acusações aos leões: “Há dias tive conhecimento, por exemplo, que o Sporting renegociou uma dívida com um banco e desde essa renegociação não voltou a pagar rigorosamente nada ao banco”, atirou.



envelope SUBSCREVER NEWSLETTER


Sporting tem resultado líquido de mais de 20 milhões e há quem se congratule: "Caminhamos juntos"
Clube

Sporting tem resultado líquido de mais de 20 milhões e há quem se congratule: "Caminhamos juntos"

 

Icon Comentário0
Sporting apresenta contas e Varandas aplaude números: "Temporada repleta de sucessos"
Clube

Sporting apresenta contas e Varandas aplaude números: "Temporada repleta de sucessos"

 

Icon Comentário0
Ricciardi põe ex responsável do Benfica em sentido após acusações ao Sporting: “Não se venha queixar”
Clube

Ricciardi põe ex responsável do Benfica em sentido após acusações ao Sporting: “Não se venha queixar”

 

Icon Comentário0