Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!

WhatsApp Seguir

Clube

AG DE DIA 26 COLOCA EM CAUSA DIREITOS DOS SÓCIOS

Em declarações exclusivas ao Leonino, Bruno Mascarenhas e Nuno Sousa abordam o modelo adotado na próxima AG e o adiamento da votação do i-Voting

Leonino - Onde o Sporting é notícia
Leonino - Onde o Sporting é notícia

16 Set 2020 | 15:21 |

Icon Comentário0

Na passada segunda-feira, dia 14 de setembro, o Sporting CP informou os Sócios, em comunicado, que a próxima Assembleia Geral (AG), está marcada para o próximo dia 26 de setembro (LER AQUI). Por sua vez, o Clube fez conhecer que esta reunião magna “será exclusivamente para votação de orçamento e contas”. Desta forma, o Leonino contactou Bruno Mascarenhas e Nuno Sousa, que abordaram o modelo que será adotado na AG e o adiamento da votação do I-Voting que, em primeira instância, também estaria incluída.


Bruno Mascarenhas – “Seguir os formalismos do Regulamento é importante e relevante para a Paz e estabilidade no Sporting CP”


“Uma Assembleia Geral para a apresentação do Orçamento, que neste caso coincide com a aprovação do Relatório e Contas, é um momento determinante e solene na vida do Clube. Pressupõe a apresentação e justificação dos documentos por parte do Conselho Diretivo, a sua discussão pelos Associados e posterior votação. Tem implicações diretas no futuro do Clube. Seguir os formalismos do Regulamento é importante e relevante para a paz e estabilidade no Sporting CP. Apesar de nos interrogarmos com as diretrizes da Direção Geral de Saúde (DGS), que têm sido, ao longo destes meses de pandemia, díspares e contraditórias, temos que as seguir e respeitar. Logo, se a Assembleia Geral do Sporting CP não se puder realizar por colocar em risco a saúde dos participantes, estará justificado. No entanto, se a mesma for autorizada pela DGS, e espero que o seja, então nesse caso acho um abuso e um atropelo à história do Sporting CP e ao próprio Regulamento que não se respeitem as mais elementares regras da democracia participativa.


Os Sócios têm o direito, e muitos sentem o dever, de expressar e contribuir com a sua opinião, no local próprio, a Assembleia Geral, sobre a vida do seu Clube. Ultrapassar todos os formalismos previstos no regimento e partir diretamente para a votação, sem querer ouvir os Sócios e sem se prestarem quaisquer esclarecimentos, ainda para mais sem garantias de fiscalização da votação, é errado e mais uma machadada, no meu entender, na credibilidade e idoneidade dos atuais órgãos sociais.

Quanto ao i-voting, há uma rejeição clara, e parece-me generalizada, dos Associados a essa medida que promove o afastamento e alheamento na vida do Clube e que não garante que as regras democráticas de verificação e apuramento das votações sejam asseguradas. O Conselho Diretivo fazia bem, e acho que o vai fazer, em deixar cair esta proposta precipitada. Chego a essa conclusão porque o Presidente da Mesa da Assembleia Geral (PMAG), em resposta ao meu requerimento, informou-me que haveria uma Assembleia Geral para este efeito no início deste mês. Espero que daqui para a frente possam trabalhar com os Núcleos para uma solução de voto descentralizado em urna, conforme proposta que fiz no referido requerimento.


Estou disponível para ajudar e contribuir para uma solução que acomode os interesses dos Sócios do Sporting CP e que reconheça aos Núcleos a utilidade que estes têm para o Clube”.

Nuno Sousa – “Órgãos Sociais não têm a competência de escolher os temas que são ou não incluídos em AG”

"Quanto ao ponto do comunicado em que se fala apenas de "votação do Orçamento e Contas", de facto a forma como foi escrita deixa em aberto a possibilidade de se interpretar de que não haverá lugar "à discussão, participação e intervenção" tal como a alínea a), do n.º 1, do artigo 20.º dos Estatutos refere como direito dos Sócios. Se tal vier a acontecer, estarão a ser negados aos Sócios os seus direitos de colocar questões e de as verem esclarecidas.

Ora, se isso acontecer será uma violação dos estatutos, e será tão óbvia, que me custa a acreditar que a convocatória não venha a corrigir esse lapso do comunicado e a repor tudo no sentido do cumprimento dos Estatutos e Regulamentos. Custa-me a acreditar, mas já vi tantos atropelos, que já não ficarei admirado se tal acontecer.

Se quiserem enveredar apenas pela votação dos pontos em agenda com o subterfúgio da COVID19, então já deveriam ter enviado para os Sócios a documentação que será alvo da votação, e preparado os meios para os Sócios poderem colocar as suas questões, assim como terem definido os meios através dos quais iriam esclarecer as dúvidas. Repito, custa-me acreditar que o caminho seja apenas o da votação, mas com estes órgãos sociais nunca se sabe.

Em relação à não inclusão dos "temas estruturantes", como é o caso do i-Voting, e tal como o comunicado aponta, esses assuntos serão deixados para "Dia de São Nunca à Tarde", tenho apenas a referir que é só mais um atropelo dos estatutos a não inclusão do(s) tema(s) que tenham sido suscitados por Sócios, nos tempos e termos adequados.

Não são os órgãos sociais que têm a competência de escolher os temas que são ou não incluídos em AG. O único e exclusivo órgão que pode e deve decidir da deliberação, ou não deliberação, de proposta fundamentada apresentada antes da publicação da Ordem do Dia, após registo no livro da MAG, é a Assembleia Geral do Sporting Clube Portugal.

Remeto para um Comunicado que irá ser publicado pelo Sou Sporting onde é explicada a razão de afirmar que no caso da não inclusão do i-Voting estaremos perante mais uma violação estatutária”. (LER AQUI)


Clube

Sondagem diz que quase metade dos lisboetas são do Sporting e menos de um terço é do Benfica

Pitagórica mediu a intenção de voto dos lisboetas para as eleições autárquicas, mas também avaliou preferências clubísticas dos cidadãos

À pergunta "qual é o clube de futebol de que se sente mais próximo", quase metade dos inquiridos afirmou ser do Sporting; Menos de um terço é do Benfica
À pergunta "qual é o clube de futebol de que se sente mais próximo", quase metade dos inquiridos afirmou ser do Sporting; Menos de um terço é do Benfica

06 Out 2025 | 17:11 |

Icon Comentário0

Uma sondagem da Pitagórica mediu a intenção de voto dos lisboetas para as eleições autárquicas, mas também avaliou o estilo de vida e as preferências dos cidadãos de Lisboa a vários níveis, entre os quais o clubístico. O Sporting é o clube da maioria dos 'alfacinhas'


À pergunta "qual é o clube de futebol de que se sente mais próximo", 48% dos inquiridos afirmaram ser do Sporting, com apenas 30% mais perto do Benfica e 5% do Porto. Há ainda 15% que responderam que não ligam a futebol. São os homens que fazem pender mais a balança para Alvalade, visto que 58% dizem ser do Sporting e 27% do Benfica. As mulheres estão mais divididas, dado que 38% preferem os leões e 32% as águias.


Os cidadão mais novos tendem a ser mais próximos do Clube de Alvalade e os mais velhos do Benfica. O emblema encarnado apenas reúne a maioria das preferências na faixa etária entre os 55 e os 64 anos. Em Lisboa, o Porto reúne mais adeptos entre os 45 e os 54 anos, ainda que só alcance aqui os 8% e continue longe dos rivais da capital.


Ainda no estilo de vida e preferências dos cidadãos, a sondagem da Pitagórica concluiu que 55% pratica desporto com regularidade e 45% admite não o fazer. Os homens e os mais novos são os que praticam mais, sendo que os lisboetas com maiores rendimentos também são os que têm melhores índices de prática desportiva.

Neste momento, após o empate com o Braga, os comandados de Rui Borges têm agora 19 pontos e estão no segundo lugar da tabela classificativa da Liga Portugal Betclic. O Porto é primeiro classificado com 22. Por outro lado, o Benfica está no terceiro posto com 17 pontos conquistados.



Clube

Conhecidos resultados da Assembleia Geral do Sporting

João Palma, presidente da Mesa da Assembleia Geral (MAG) do Clube de Alvalade, congratulou-se pelos números apresentados

Leonino - Onde o Sporting é notícia
Leonino - Onde o Sporting é notícia

05 Out 2025 | 21:44 |

Icon Comentário0

João Palma, presidente da Mesa da Assembleia Geral (MAG) do Sporting, anunciou, aos microfones do canal oficial do Clube, no intervalo da partida entre os leões e o Braga (1-1), que foi aprovado, com uma percentagem de 93,5%, o Relatório e Contas 2024/25 apresentado pela Direção, liderada por Frederico Varandas.


O presidente da MAG congratulou-se pelos resultados apresentados, salientando o bom momento que o clube vive em termos desportivos e financeiros, anunciando que marcaram presença na AG 1.670 sócios votantes, que corresponderam a 9.871 votos. Palma referiu ainda o momento de paz e união se vive no Sporting, recordando a pequena percentagem de votos contra, brancos e nulos.


J. Palma: "A percentagem a favor foi de 93,5%"


"A Assembleia Geral apurou 1.670 sócios votantes, a que corresponderam 9.871 votos. Quer em termos de sócios, quer em termos de votos, a percentagem a favor foi de 93,5%. Portanto, a proposta do Conselho Diretivo do Relatório e Contas do ano de 1 de Julho de 2024 a 30 de Junho de 2025 foi aprovada por esta larga maioria de Associados", começou por anunciar o dirigente, felicitando de seguida o Conselho Diretivo pelo "excelente resultado".

"Queria sublinhar o momento de união que o Sporting Clube de Portugal vive. Foi, ainda, um número significativo de votantes, tendo em conta o histórico de pessoas que por norma participam nas Assembleias Gerais. Nesse sentido, foi uma boa votação, com números expressivos. Tirando os votos nulos e os brancos, que também houve alguns, houve de facto muito poucos votantes contra", sublinhou ainda, fazendo depois uma leitura destes resultados.


J. Palma: "O Sporting está unido, a viver uma fase fantástica, reconhecida por todos"

"Significa que o Sporting está unido, a viver uma fase fantástica, reconhecida por todos. Quer no futebol masculino sénior, porque ganhámos, fomos bicampeões Nacionais e estamos a bater-nos pelo tricampeonato, como o Presidente Frederico Varandas sublinhou há dias, mas também nas modalidades, onde temos obtido grandes resultados. Portanto, a Mesa da Assembleia Geral queria sublinhar o grande momento que o Clube vive, sobretudo com as perspectivas de afirmação do Sporting como a maior potência nacional", concluiu.


Clube

Conhecidos resultados da Assembleia Geral da SAD do Sporting

No final da reunião magna, Bernardo Ayala, presidente da Mesa da Assembleia Geral da SAD, reagiu em declarações aos jornalistas

Leonino - Onde o Sporting é notícia
Leonino - Onde o Sporting é notícia

03 Out 2025 | 23:29 |

Icon Comentário0

O Relatório & Contas da última época desportiva, bem como os restantes quatro pontos discutidos na Assembleia Geral da SAD do Sporting, foram aprovados por 99,9% dos votos, esta sexta-feira, dia 3 de outubro, revelou o Presidente da Mesa, Bernardo Ayala.


Numa reunião "muito participada", foi igualmente discutida a política de remuneração variável dos administradores executivos e do Conselho de Administração, sendo que "o que se deliberou decorre em linha reta do sucesso desportivo do ano anterior e do enormíssimo sucesso financeiro do ano anterior", explicou o dirigente, em declarações à Sporting TV.


B. Ayala: "Do ponto de vista financeiro, a sociedade está hipersólida"


"Do ponto de vista financeiro, a sociedade está hipersólida. O Sporting teve um resultado operacional positivo, no último ano, superior a 45 milhões de euros. Só oito clubes na Europa conseguiram um feito idêntico. Desses, cinco jogam em Inglaterra, um é alemão, o Bayern Munique, e dois são italianos. Estamos num patamar e em companhia muito saudável", apontou Bernardo Ayala, que considera que "o Sporting lidera, neste momento, o panorama desportivo nacional".

O Presidente da MAG falou do crescimento dos leões nos últimos anos: "Quando esta MAG tomou posse em 2019, o Clube e a SAD, que andam de mãos dadas, vinham de um período complicado. As primeiras Assembleias Gerais da SAD foram exigentes e complexas. Começavam a meio da tarde e terminavam às cinco, seis da manhã. Eram duras e, nessa altura, a MAG privilegiou muito a liberdade de expressão dos accionistas e isso alargava muito os debates. Era patente que havia uma vontade de todos que as coisas corressem bem, mas ao mesmo tempo vinha-se e estava-se num período complicado e o clima de desconfiança era bastante evidente", referiu.


B. Ayala: "O Sporting, neste momento, lidera o panorama desportivo nacional"

Bernardo Ayala fala em "confiança" na Direção, liderada por Frederico Varandas: "O que se foi notando ao longo dos anos, principalmente nos dois últimos, é que há um reforço de fé e confiança no trabalho desta Administração (...) O Sporting, neste momento, lidera o panorama desportivo nacional, mas o mais difícil é manter a liderança a curto, médio e longo prazo. Só se consegue mantendo os níveis de exigência altíssimos, sem autocomplacência, continuando a detectar e corrigir os erros", concluiu. No domingo, dia 5 de outubro, está marcada uma outra Assembleia Geral do Sporting.

Confira os resultados das votações:

Ponto 1 - Deliberar sobre o relatório de gestão e as contas relativos ao exercício findo em 30 de Junho de 2025; Proposta aprovada por maioria, tendo obtido 1.777.469 votos a favor, sete votos contra e duas abstenções.

Ponto 2 - Deliberar sobre a proposta de aplicação de resultados relativos ao exercício findo em 30 de Junho de 2025; Proposta aprovada por maioria, tendo obtido 1.777459 votos a favor, sete votos contra e duas abstenções.

Ponto 3 - Proceder à apreciação geral da administração e fiscalização da Sociedade; Proposta aprovada por maioria, tendo obtido 1777459 votos a favor, sete votos contra e duas abstenções.

Ponto 4 - Apreciar, nos termos e para os efeitos do disposto no artigo 26º-G, n.º 4 do Código dos Valores Mobiliários, o relatório sobre remunerações elaborado pelo Conselho de Administração, respeitante ao exercício 2024/2025; Proposta aprovada por maioria, tendo obtido 1.777.459 votos a favor, sete votos contra e duas abstenções.

Ponto 5 - Apreciar e aprovar a proposta de remuneração variável a atribuir aos membros executivos do Conselho de Administração da Sociedade elaborada pela Comissão de Acionistas relativa ao exercício de 2024/2025; Proposta aprovada por maioria, tendo obtido 1.777.449 votos a favor, sete votos contra e 12 abstenções.


envelope SUBSCREVER NEWSLETTER

envelopeSUBSCREVER NEWSLETTER


Movimento Hoje e Sempre acredita que Sócios tinham de ser ouvidos antes de decisão do Sporting
Clube

Movimento Hoje e Sempre acredita que Sócios tinham de ser ouvidos antes de decisão do Sporting

03 Out 2025 | 12:49

Icon Comentário0
Bronca! Frederico Varandas tem explicações a fazer aos Sócios do Sporting
Clube

Bronca! Frederico Varandas tem explicações a fazer aos Sócios do Sporting

01 Out 2025 | 20:26

Icon Comentário0
Conheça o porquê das cores na nova camisola do Sporting
Clube

Conheça o porquê das cores na nova camisola do Sporting

01 Out 2025 | 19:57

Icon Comentário0