Corner Left

Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!

WhatsApp Seguir

Clube

AG DE DIA 26 COLOCA EM CAUSA DIREITOS DOS SÓCIOS

Em declarações exclusivas ao Leonino, Bruno Mascarenhas e Nuno Sousa abordam o modelo adotado na próxima AG e o adiamento da votação do i-Voting

Leonino - Onde o Sporting é notícia
Leonino - Onde o Sporting é notícia

  |

Icon Comentário0

Na passada segunda-feira, dia 14 de setembro, o Sporting CP informou os Sócios, em comunicado, que a próxima Assembleia Geral (AG), está marcada para o próximo dia 26 de setembro (LER AQUI). Por sua vez, o Clube fez conhecer que esta reunião magna “será exclusivamente para votação de orçamento e contas”. Desta forma, o Leonino contactou Bruno Mascarenhas e Nuno Sousa, que abordaram o modelo que será adotado na AG e o adiamento da votação do I-Voting que, em primeira instância, também estaria incluída.


Bruno Mascarenhas – “Seguir os formalismos do Regulamento é importante e relevante para a Paz e estabilidade no Sporting CP”


“Uma Assembleia Geral para a apresentação do Orçamento, que neste caso coincide com a aprovação do Relatório e Contas, é um momento determinante e solene na vida do Clube. Pressupõe a apresentação e justificação dos documentos por parte do Conselho Diretivo, a sua discussão pelos Associados e posterior votação. Tem implicações diretas no futuro do Clube. Seguir os formalismos do Regulamento é importante e relevante para a paz e estabilidade no Sporting CP. Apesar de nos interrogarmos com as diretrizes da Direção Geral de Saúde (DGS), que têm sido, ao longo destes meses de pandemia, díspares e contraditórias, temos que as seguir e respeitar. Logo, se a Assembleia Geral do Sporting CP não se puder realizar por colocar em risco a saúde dos participantes, estará justificado. No entanto, se a mesma for autorizada pela DGS, e espero que o seja, então nesse caso acho um abuso e um atropelo à história do Sporting CP e ao próprio Regulamento que não se respeitem as mais elementares regras da democracia participativa.


Os Sócios têm o direito, e muitos sentem o dever, de expressar e contribuir com a sua opinião, no local próprio, a Assembleia Geral, sobre a vida do seu Clube. Ultrapassar todos os formalismos previstos no regimento e partir diretamente para a votação, sem querer ouvir os Sócios e sem se prestarem quaisquer esclarecimentos, ainda para mais sem garantias de fiscalização da votação, é errado e mais uma machadada, no meu entender, na credibilidade e idoneidade dos atuais órgãos sociais.

Quanto ao i-voting, há uma rejeição clara, e parece-me generalizada, dos Associados a essa medida que promove o afastamento e alheamento na vida do Clube e que não garante que as regras democráticas de verificação e apuramento das votações sejam asseguradas. O Conselho Diretivo fazia bem, e acho que o vai fazer, em deixar cair esta proposta precipitada. Chego a essa conclusão porque o Presidente da Mesa da Assembleia Geral (PMAG), em resposta ao meu requerimento, informou-me que haveria uma Assembleia Geral para este efeito no início deste mês. Espero que daqui para a frente possam trabalhar com os Núcleos para uma solução de voto descentralizado em urna, conforme proposta que fiz no referido requerimento.


Estou disponível para ajudar e contribuir para uma solução que acomode os interesses dos Sócios do Sporting CP e que reconheça aos Núcleos a utilidade que estes têm para o Clube”.

Nuno Sousa – “Órgãos Sociais não têm a competência de escolher os temas que são ou não incluídos em AG”

"Quanto ao ponto do comunicado em que se fala apenas de "votação do Orçamento e Contas", de facto a forma como foi escrita deixa em aberto a possibilidade de se interpretar de que não haverá lugar "à discussão, participação e intervenção" tal como a alínea a), do n.º 1, do artigo 20.º dos Estatutos refere como direito dos Sócios. Se tal vier a acontecer, estarão a ser negados aos Sócios os seus direitos de colocar questões e de as verem esclarecidas.

Ora, se isso acontecer será uma violação dos estatutos, e será tão óbvia, que me custa a acreditar que a convocatória não venha a corrigir esse lapso do comunicado e a repor tudo no sentido do cumprimento dos Estatutos e Regulamentos. Custa-me a acreditar, mas já vi tantos atropelos, que já não ficarei admirado se tal acontecer.

Se quiserem enveredar apenas pela votação dos pontos em agenda com o subterfúgio da COVID19, então já deveriam ter enviado para os Sócios a documentação que será alvo da votação, e preparado os meios para os Sócios poderem colocar as suas questões, assim como terem definido os meios através dos quais iriam esclarecer as dúvidas. Repito, custa-me acreditar que o caminho seja apenas o da votação, mas com estes órgãos sociais nunca se sabe.

Em relação à não inclusão dos "temas estruturantes", como é o caso do i-Voting, e tal como o comunicado aponta, esses assuntos serão deixados para "Dia de São Nunca à Tarde", tenho apenas a referir que é só mais um atropelo dos estatutos a não inclusão do(s) tema(s) que tenham sido suscitados por Sócios, nos tempos e termos adequados.

Não são os órgãos sociais que têm a competência de escolher os temas que são ou não incluídos em AG. O único e exclusivo órgão que pode e deve decidir da deliberação, ou não deliberação, de proposta fundamentada apresentada antes da publicação da Ordem do Dia, após registo no livro da MAG, é a Assembleia Geral do Sporting Clube Portugal.

Remeto para um Comunicado que irá ser publicado pelo Sou Sporting onde é explicada a razão de afirmar que no caso da não inclusão do i-Voting estaremos perante mais uma violação estatutária”. (LER AQUI)


Clube

SPORTING GARANTE 'CONTRATAÇÃO' E FAZ ANÚNCIO NAS REDES SOCIAIS (COM IMAGEM)

Clube de Alvalade revelou nome com uma publicação e adeptos já reagiram

Sporting anunciou nova 'contratação' com adeptos a reagir
Sporting anunciou nova 'contratação' com adeptos a reagir

  |

Icon Comentário0

O Sporting recorreu às redes sociais para anunciar uma 'nova contratação'. Numa brincadeira, o emblema de Frederico Varandas deu as boas-vindas ao artista musical Matuê através de uma publicação. 


"Do palco do Sudoeste para Alvalade 🎶 Bem-vindo ao reino do Leão, @matue30 💚", escreveram os leões, mostrando dois registos fotográficos do cantor com uma camisola com o nome do mesmo na parte de trás ao lado do troféu do Campeonato Nacional. 


Os adeptos do Sporting não tardaram a entrar na brincadeira, reagindo ao 'novo reforço' com comentários na publicação. "Contratação incrível" e "Pode jogar a ponta de lança?" são algumas das mensagens que se pode ler na caixa de comentários da partilha. 


Recorde-se que o Sporting entrou com todo o gás na Liga Portugal Betclic. A turma de Rúben Amorim deu o pontapé de saída no Campeonato Nacional com a receção ao Rio Ave, triunfando por 3-1, com golos de Pote e Viktor Gyokeres.

O Clube de Alvalade já segue na liderança da Liga Portugal Betclic, com três pontos e vai lutar pela conquista do título. O último bicampeonato do Clube de Alvalade aconteceu nas temporadas de 1952/53 e 1953/54.


O emblema verde e branco volta a entrar em campo no próximo fim de semana frente ao Nacional, em jogo relativo à segunda jornada do Campeonato Nacional. O encontro diante da turma insular jogar-se-á no Funchal no próximo sábado, dia 17 de agosto, às 18h00.

No Meo Sudoeste, Matuê atuou com a camisola de Matheus Nunes. Confira a publicação e veja um excerto do concerto:



Clube

BRONCA EM ALVALADE: CLAQUES DO SPORTING PREPARAM-SE PARA SER DESPEJADAS

Notícia está a valer bastante polémica nas redes sociais e já mereceu comentário de várias partes

Claques afetas ao Sporting serão notificadas esta segunda-feira, dia 29 de julho
Claques afetas ao Sporting serão notificadas esta segunda-feira, dia 29 de julho

  |

Icon Comentário0

As claques afetas ao Sporting serão notificadas, no decorrer desta segunda-feira, dia 29 de julho, para serem despejadas das suas sedes. Ao longo das últimas horas, já foram várias as reações à notícia, destacando-se António Cebola, vice-presidente da Juventude Leonina.


"Somos Campeões, as claques não tem protocolo e seja onde for o apoio é incrível sempre pelo Sporting. Uma época brilhante a começar para ganharmos o Bicampeonato e amanhã infelizmente a Direção do Lema União cria o caos no Universo Leonino. Tenham vergonha 🐀", escreveu na plataforma X.


Ao que parece, a justificação para esta notificação que chegará aos grupos de adeptos dos leões prende-se com a necessidade de realização de obras na escadaria do Estádio José Alvalade, numa altura em que o diferendo entre a Direção, liderada por Frederico Varandas, e as claques do Sporting se mantém.


De resto, também Fernando Tavares Pereira, antigo candidato à Presidência do Clube de Alvalade, acabou por comentar o tema através das suas redes sociais: "Quem gosta disto, não será que todos somos Sportinguistas, por isso eu digo, as regras devem começar no Concelho Diretivo, claques, núcleos assim como em todos os intervenientes. Isto não tem qualquer justificação, regras venham elas. Tem que haver direitos e deveres para todos. Viva o Sporting", pode ler-se.

Vale lembrar que o Sporting iniciou uma ação judicial contra o Directivo Ultras XXI (DUXXI) e a Juventude Leonina (Juve Leo), em outubro de 2020. Em junho deste ano, havia dado entrada com o processo, com o objetivo de despejar os dois grupos organizados de adeptos das sedes ocupadas por ambas, anexas ao Estádio José Alvalade e que os dirigentes do Sporting exigiram, por duas vezes, que as claques desocupassem os referidos espaços antes de avançarem com a ação judicial.


Confira aqui um dos momentos de apoio dos adeptos do Sporting:



Clube

SPORTING E HOLDIMO JÁ NÃO SE ENTENDEM: CALDO ENTORNADO ENTRE VARANDAS E SOBRINHO

AG da SAD decorreu no Estádio José Alvalade com uma ausência notada

Leonino - Onde o Sporting é notícia
Leonino - Onde o Sporting é notícia

  |

Icon Comentário0

A Holdimo desistiu de apresentar uma lista na Assembleia-Geral da SAD do Sporting ficando, assim, sem lugar na mesma. Lembrar que, tal como o nosso jornal noticiou (Saiba mais AQUI), a Holdimo, como acionista de mais de 10% da SAD, teria sempre direito a um administrador, se assim o entendesse.


Álvaro Sobrinho foi, no caso, ausência notada na AG, que se realizou na passada quinta-feira, dia 29 de setembro, no Auditório Artur Agostinho, do Estádio José Alvalade, não se fazendo sequer representar.


Depois de ter visto a sua participação na SAD verde e branca reduzir para metade - depois da reconversão dos VMOC's, passando a deter apenas 13,28% do capital da mesma, dos anteriores 29,85%).


Resumindo: a Holdimo deixou, assim, de ter um assento no Conselho de Administração de Frederico Varandas. Anteriormente, contava com um administrador, que não era executivo nem remunerado (Nuno Correia da Silva).

Recorde-se que, após a recompra dos VMOC’s, o Sporting reforçou a sua presença na SAD, ficando com 83,89% do capital. A Holdimo passou de 29,85% para 13,28% e a Olivedesportos (de Joaquim Oliveira) de 3,18% para 1,41%.



envelope SUBSCREVER NEWSLETTER


INACREDITÁVEL! UEFA 'CHUTA PARA CANTO' O SPORTING E DESTACA BENFICA E PORTO NO RANKING
Clube

INACREDITÁVEL! UEFA 'CHUTA PARA CANTO' O SPORTING E DESTACA BENFICA E PORTO NO RANKING

 

Icon Comentário0
COMO ASSIM? CONSELHO DE DISCIPLINA 'IGNORA' AGRESSÕES DE LUÍS GONÇALVES A DIRIGENTE DO SPORTING
Clube

COMO ASSIM? CONSELHO DE DISCIPLINA 'IGNORA' AGRESSÕES DE LUÍS GONÇALVES A DIRIGENTE DO SPORTING

 

Icon Comentário0
SPORTING NÃO DEIXA PASSAR UMA! CAMPEÕES NACIONAIS MARCAM PRESENÇA PELA PRIMEIRA VEZ EM EVENTO NACIONAL
Clube

SPORTING NÃO DEIXA PASSAR UMA! CAMPEÕES NACIONAIS MARCAM PRESENÇA PELA PRIMEIRA VEZ EM EVENTO NACIONAL

 

Icon Comentário0