
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Clube
|
Na passada segunda-feira, dia 14 de setembro, o Sporting CP informou os Sócios, em comunicado, que a próxima Assembleia Geral (AG), está marcada para o próximo dia 26 de setembro (LER AQUI). Por sua vez, o Clube fez conhecer que esta reunião magna “será exclusivamente para votação de orçamento e contas”. Desta forma, o Leonino contactou Bruno Mascarenhas e Nuno Sousa, que abordaram o modelo que será adotado na AG e o adiamento da votação do I-Voting que, em primeira instância, também estaria incluída.
Bruno Mascarenhas – “Seguir os formalismos do Regulamento é importante e relevante para a Paz e estabilidade no Sporting CP”
“Uma Assembleia Geral para a apresentação do Orçamento, que neste caso coincide com a aprovação do Relatório e Contas, é um momento determinante e solene na vida do Clube. Pressupõe a apresentação e justificação dos documentos por parte do Conselho Diretivo, a sua discussão pelos Associados e posterior votação. Tem implicações diretas no futuro do Clube. Seguir os formalismos do Regulamento é importante e relevante para a paz e estabilidade no Sporting CP. Apesar de nos interrogarmos com as diretrizes da Direção Geral de Saúde (DGS), que têm sido, ao longo destes meses de pandemia, díspares e contraditórias, temos que as seguir e respeitar. Logo, se a Assembleia Geral do Sporting CP não se puder realizar por colocar em risco a saúde dos participantes, estará justificado. No entanto, se a mesma for autorizada pela DGS, e espero que o seja, então nesse caso acho um abuso e um atropelo à história do Sporting CP e ao próprio Regulamento que não se respeitem as mais elementares regras da democracia participativa.
Os Sócios têm o direito, e muitos sentem o dever, de expressar e contribuir com a sua opinião, no local próprio, a Assembleia Geral, sobre a vida do seu Clube. Ultrapassar todos os formalismos previstos no regimento e partir diretamente para a votação, sem querer ouvir os Sócios e sem se prestarem quaisquer esclarecimentos, ainda para mais sem garantias de fiscalização da votação, é errado e mais uma machadada, no meu entender, na credibilidade e idoneidade dos atuais órgãos sociais.
Quanto ao i-voting, há uma rejeição clara, e parece-me generalizada, dos Associados a essa medida que promove o afastamento e alheamento na vida do Clube e que não garante que as regras democráticas de verificação e apuramento das votações sejam asseguradas. O Conselho Diretivo fazia bem, e acho que o vai fazer, em deixar cair esta proposta precipitada. Chego a essa conclusão porque o Presidente da Mesa da Assembleia Geral (PMAG), em resposta ao meu requerimento, informou-me que haveria uma Assembleia Geral para este efeito no início deste mês. Espero que daqui para a frente possam trabalhar com os Núcleos para uma solução de voto descentralizado em urna, conforme proposta que fiz no referido requerimento.
Estou disponível para ajudar e contribuir para uma solução que acomode os interesses dos Sócios do Sporting CP e que reconheça aos Núcleos a utilidade que estes têm para o Clube”.
Nuno Sousa – “Órgãos Sociais não têm a competência de escolher os temas que são ou não incluídos em AG”
"Quanto ao ponto do comunicado em que se fala apenas de "votação do Orçamento e Contas", de facto a forma como foi escrita deixa em aberto a possibilidade de se interpretar de que não haverá lugar "à discussão, participação e intervenção" tal como a alínea a), do n.º 1, do artigo 20.º dos Estatutos refere como direito dos Sócios. Se tal vier a acontecer, estarão a ser negados aos Sócios os seus direitos de colocar questões e de as verem esclarecidas.
Ora, se isso acontecer será uma violação dos estatutos, e será tão óbvia, que me custa a acreditar que a convocatória não venha a corrigir esse lapso do comunicado e a repor tudo no sentido do cumprimento dos Estatutos e Regulamentos. Custa-me a acreditar, mas já vi tantos atropelos, que já não ficarei admirado se tal acontecer.
Se quiserem enveredar apenas pela votação dos pontos em agenda com o subterfúgio da COVID19, então já deveriam ter enviado para os Sócios a documentação que será alvo da votação, e preparado os meios para os Sócios poderem colocar as suas questões, assim como terem definido os meios através dos quais iriam esclarecer as dúvidas. Repito, custa-me acreditar que o caminho seja apenas o da votação, mas com estes órgãos sociais nunca se sabe.
Em relação à não inclusão dos "temas estruturantes", como é o caso do i-Voting, e tal como o comunicado aponta, esses assuntos serão deixados para "Dia de São Nunca à Tarde", tenho apenas a referir que é só mais um atropelo dos estatutos a não inclusão do(s) tema(s) que tenham sido suscitados por Sócios, nos tempos e termos adequados.
Não são os órgãos sociais que têm a competência de escolher os temas que são ou não incluídos em AG. O único e exclusivo órgão que pode e deve decidir da deliberação, ou não deliberação, de proposta fundamentada apresentada antes da publicação da Ordem do Dia, após registo no livro da MAG, é a Assembleia Geral do Sporting Clube Portugal.
Remeto para um Comunicado que irá ser publicado pelo Sou Sporting onde é explicada a razão de afirmar que no caso da não inclusão do i-Voting estaremos perante mais uma violação estatutária”. (LER AQUI)
Maioria da percentagem do Clube verde e branco é detido por apoiantes leoninos, mas essa situação pode vir a mudar no futuro devido ao gigante inglês
|
O Chelsea tem interesse em comprar uma percentagem da SAD do Sporting. Esta vontade não é nova, uma vez que, já em 2023, os blues fizeram uma tentativa de encetar negócio com os leões, que foi, na altura, recusada pelo Presidente verde e branco, Frederico Varandas.
A informação é avançada pelo portal inglês 'Chelsea Chronicle'. É a mesma fonte que avança que Todd Boehly e Behdad Eghbali, proprietários da BlueCo, empresa que detém o Chelsea, terão feito mesmo uma proposta a Frederico Varandas, que terá sido prontamente rejeitada pelo Presidente do Sporting.
No entanto, o jornal Record parece desmentir esta informação, afirmando que, segundo fonte próxima dos leões, não chegou nenhum contacto do Chelsea a Alvalade, exceção feita aos representantes que negociaram os passes de Geovany Quenda e Dário Essugo - que já se juntou ao novo clube - jogadores que se transferem para os blues em 2025/26.
O Sporting, relembre-se, passou a controlar 88% da SAD verde e branca em 2024, depois de consumada a operação de conversão dos Valores Mobiliários Obrigatoriamente Convertíveis (VMOC) recomprados ao Novo Banco. Essa posição permitiu aos leões pensar na possibilidade de vender uma percentagem da Sociedade, que ficou exposta logo no final de 2023.
O Sporting emitiu um comunicado, exatamente referente à compra das VMOCs, assumindo que esse passo permitiria "arrancar a fase 2.0 do planeamento estratégico, criando as condições para a entrada de uma parceria estratégica minoritária no capital na SAD, para que exista um reforço da política de investimento, da melhoria da experiência de todos os Sócios e da globalização do Clube".
Presidente da Direção do Clube de Alvalade informou todos os Associados das alterações que podem esperar para a nova temporada
|
O Sporting anunciou, através de um comunicado, que está concluída a renumeração de Sócios, prevista no artigo 19.º dos estatutos do Clube de Alvalade. A última contagem marcou um número recorde para os verdes e brancos, que assinalaram o feito com distinção.
Sporting: " Esta renumeração apresenta um marco histórico para o Clube"
“Novo cartão de Sócio em formato PDF será brevemente enviado para todos os Sócios. Novo cartão digital em formato Wallet será brevemente enviado para todos os Sócios com até seis meses de quotas em atraso”, explica a direção de Frederico Varandas, no site oficial do Clube.
Além dos meios digitais, os verdes e brancos explicam também o procedimento para formato físico: “Os novos Cartões de Sócio vão começar a ser enviados brevemente para todos os Sócios com até seis meses de quotas em atraso. Os detentores de Lion Seats receberão o novo cartão na sua Welcome Box”.
De seguida, a Direção de Frederico Varandas não deixou passar em branco o novo recorde, aproveitando para felicitar todos aqueles que contribuíram para os números apresentados nesta nova contagem: “O Sporting congratula todos os seus 179.208 Associados. Esta renumeração representa um marco histórico para o Clube, assinalando o maior número de Sócios registado no final de um processo desta natureza”.
Vale a pena mencionar que, neste processo, não foram remunerados os Associados que tenham sido alvo de expulsão, suspensão, exclusão, e falecidos cujos familiares ou amigos não tenham requerido a manutenção de Sócio ou aqueles que pediram a sua exoneração nos últimos cinco anos.
Sportinguistas correram em peso e Emblema de Alvalade apresentou registo que surpreendeu a direção de Frederico Varandas
|
Esta terça-feira, dia 24 de junho, o Sporting apresentou os resultados finais da renumeração de Sócios, que recentemente ficaram a conhecer os últimos investimentos do Clube. O processo de contagem decorreu entre os dias 21 de abril e 31 de maio e apresentaram números recordes na história dos leões.
Segundo informações avançadas pelo jornal Record, o emblema de Alvalade ficou a contar com um impressionante registo de 179.208 mil associados pagantes, que ficaram a conhecer o seu respetivo novo número de membro dos leões. Ainda assim, vale a pena mencionar que na contagem não constam expulsões, exclusões e falecimentos.
O Sporting não deixou esta informação passar sem fazer referência à mesma. A direção liderada por Frederico Varandas deu destaque a esta renumeração de valores recorde, afirmando que este foi: “o maior número de sócios registado no final de um processo desta natureza”.
O próxima passo do Clube de Alvalade passa pelo envio dos respetivos cartões a cada associado e informa a todos os Sportinguista que o novo título será apresentado em formato PDF, anunciando também o novo cartão digital em formato wallet, que será enviado a cada sócio com até 6 meses de cotas em atraso.
Para terminar, o Sporting anunciou, em comunicado, que: “os novos cartões de sócio vão começar a ser enviados brevemente para todos os sócios com até seis meses de quotas em atraso. Os detentores de Lion Seats receberão o novo cartão na sua 'Welcome Box”.