
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Clube
|
Ricardo Oliveira já reagiu à recompra das VMOC’s por parte do Sporting. Em conferência de imprensa, o candidato da lista B deixa duras críticas a Frederico Varandas: “Quanto custa? Não sabemos! De onde veio o dinheiro? Não fazemos ideia! A que preço? Pelos vistos não interessa, desde que sirva de trunfo eleitoral”.
Ricardo Oliveira refere ainda que “não podemos é fingir que o Sporting se pode dar ao luxo de perder mais de 90 milhões de euros, apenas e só para satisfazer o ego do Dr. Frederico Varandas”.
Confira, na íntegra, as declarações de Ricardo Oliveira:
Entendi apresentar a minha candidatura à presidência do Sporting Clube de Portugal por entender que era indispensável a discussão dos problemas que colocam em causa o futuro do clube, mesmo sabendo que a probabilidade de vitória era reduzida.Por isso mesmo, entendi que a minha campanha deveria privilegiar a estabilidade do clube, institucional e desportiva, independentemente da estratégia eleitoral mais eficaz.
Por isso mesmo, nada disse quando o Dr. Frederico Varandas se escondeu atrás do treinador e abdicou de intervir enquanto candidato, fiquei calado quando se serviu de meios do clube para fazer propaganda, enquanto negava acesso ao mesmo às outras candidaturas, desvalorizando o processo eleitoral e os sócios do Sporting Clube de Portugal.
O mesmo Dr. Frederico Varandas que, há menos de quatro anos, exigia debates e frente a frentes quanto lhe interessava aceder ao poder, negou agora aos outros associados os direitos que reclamava para si próprio, fazendo exactamente o mesmo que repetidamente censurava ao seu antecessor.
Fiquei calado quando tudo fizeram para pôr em causa a minha credibilidade e a da nossa candidatura, sem medir as consequências para as nossas vidas, pessoais e profissionais.
Mas, meus amigos, agora, BASTA. Disse, neste mesmo edifício, que iria lutar até ao limite das minhas forças pelos interesses do Sporting Clube de Portugal, e não posso admitir que alguém, seja ele quem for, hipoteque o futuro do clube para benefício próprio, com base num patético interesse eleitoral.
Não posso calar-me quando, com o único objectivo de manutenção no poder, e à custa do futuro do clube, a Direcção em exercício ignora os sócios e compromete uma oportunidade única de gerar receita e garantir, não apenas a manutenção da maioria do capital da SAD, como o cumprir dos seus outros compromissos e canalizar investimento para a actividade desportiva e comercial.
Vi, hoje, com espanto e muita indignação, como a Direcção do Sporting, enquanto anunciava uma antecipação de receitas e reclamava um acordo histórico para a compra dos VMOCs, recusava responder a qualquer pergunta sobre a forma como esse suposto acordo terá sido alcançado.
Quanto custa? Não sabemos! De onde veio o dinheiro? Não fazemos ideia! A que preço? Pelos vistos não interessa, desde que sirva de trunfo eleitoral.
Podemos fazer de conta que não sabemos que já existia um acordo para a recompra, com um valor definido para os VMOCs.
Podemos fazer de conta que os estatutos do Sporting Clube de Portugal não obrigam a que a realização de operações de crédito que excedam 20% do orçamento de gastos e investimentos sejam submetidas à aprovação dos sócios em Assembleia Geral, até porque também podemos fingir que não estamos em regime de duodécimos, por não haver orçamento aprovado.
Podemos, até, fingir que o Dr. Frederico Varandas e a sua Direcção não se recusaram a informar os sócios em véspera de eleições, de uma operação decisiva para o futuro do clube, dos seus custos e consequências.
Podemos, até, fazer de conta que as intenções do timing deste anúncio não são hipócritas, eleitoralistas e planeadas, não podemos é fingir que o Sporting se pode dar ao luxo de perder mais de 90 milhões de euros, apenas e só para satisfazer o ego do Dr. Frederico Varandas.
Hoje é, de facto, um dia histórico para o Sporting, porque uma Direcção em exercício escolheu desprezar o processo democrático e os direitos dos sócios, tentando que uma chico-espertice, em véspera de eleições, a reconduzisse no poder sem que os Sportinguistas pudessem ter tempo ou informação suficiente para decidir em consciência.
Não sei o que irá acontecer amanhã, mas, mais tarde ou mais cedo, o Dr. Frederico Varandas e os seus colegas vão perceber que não podem tratar o Sporting como uma associação de estudantes de liceu, sob pena de sofrerem o mesmo destino daqueles que tanto criticaram.
Espero que os Sportinguistas se informem a tempo de não recompensar a imaturidade, a irresponsabilidade e a soberba de quem se considera mais importante do que o Sporting Clube de Portugal.
Com triunfo confortável em partida na qual não eram favoritos, irmãos que assinaram com o Clube de Alvalade avançam para os oitavos-de-final da prova
|
Nuno Deus e Miguel Deus estão nos oitavos-de-final do Qatar Major Premier Padel. A dupla, oficializada no Sporting em dezembro, bateu os argentinos Leonel Aguirre e Gonzalo Alfonso por 2-0 (7-6 e 6-4) e apurou-se para a próxima fase do torneio que que teve início no passado dia 11 de abril, terminando a 19 do mesmo mês.
No primeiro set, Nuno Deus e Miguel Deus levaram a melhor no tiebreak. Com seis jogos para cada lado, a dupla do Sporting acabou por conquistar 13 pontos na fase decisiva para passar para a frente do marcador, numa partida para a qual não era favorita.
No último set, apesar de reinar novamente o equilíbrio, os irmãos Deus conseguiram fazer o break aos argentinos para consumar o 5-4. Ao serviço para fechar a partida, a dupla do Sporting não vacilou e conquistou um triunfo magistral no Premier Padel, um dos melhores torneios do Mundo da modalidade.
Com presença garantida nos oitavos-de-final da prova - que se disputam na próxima quarta-feira, dia 16 de abril, ainda não tendo hora oficial - os irmãos Deus vão defrontar a equipa composta pelo argentino Leo Augsburger e o espanhol Pablo Cardona. Vale recordar que Leonel Aguirre e Gonzalo Alfonso tinham batido os atletas do Sporting na final do IP Gold Portugal Master, em Paredes, no passado mês de fevereiro.
Nuno Deus e Miguel Deus até começaram melhor na grande final, vendendo os adversários com um 6-3 no primeiro set. No entanto, os sul-americanos acabariam por fazer a reviravolta, com parciais de 6-2 e 6-3, conquistando a vitória no encontro decisivo do torneio.
Verdes e brancos atingiram feito impressionante e fizeram questão de congratular adeptos por ajudarem a alcançar marca redonda no Clube de Alvalade
|
O Sporting atingiu a marca impressionante de um milhão de seguidores no X (antigo Twitter), consolidando o seu crescimento digital e o impacto junto dos adeptos. Este registo histórico confirma a ascensão do Clube verde e branco nos últimos anos, não só nas modalidades, mas também na forma como se aproxima da sua massa adepta através das redes sociais.
Além do crescimento no X, o Sporting soma já quase três milhões de seguidores no Instagram, onde partilha momentos únicos entre jogadores, bastidores especiais, homenagens, imagens da "Onda Verde" espalhada pelo mundo e histórias que unem ainda mais o Clube aos seus adeptos. O Campeão Nacional continua a reforçar esta ligação próxima com os Sportinguistas, celebrando cada conquista dentro e fora das quatro linhas.
O apoio incansável da massa adepta é visível não só nos estádios e pavilhões, mas também nos milhares de ‘likes’, comentários e partilhas diárias, que transformam cada publicação num verdadeiro mural de apoio e paixão leonina.
Em campo, o Sporting segue firme na luta pelo título. Após a vitória por 1-0 frente ao Santa Clara, com um golo de Geny Catamo aos 50 minutos, a equipa de Rui Borges mantém-se no topo da Liga Portugal Betclic, com 69 pontos, os mesmos que o rival Benfica, mas vantagem no confronto direto e maior diferença de golos. O foco está agora em garantir o bicampeonato e levantar a Taça de Portugal, com o apoio dos adeptos como combustível essencial para a reta final da época.
Os leões celebraram a marca nas redes sociais, neste que é um ano de grandes decisões. O Clube não só soma vitórias dentro de campo como continua a conquistar no universo digital, onde já se assume como uma das maiores potências nacionais.
Clucomeça a 21 de abril e prolonga-se até 31 de maio, numa atualização regular que permite reorganizar a base associativa
|
O Sporting anunciou esta sexta-feira que vai avançar com o processo de remuneração de sócios, um procedimento que acontece de cinco em cinco anos. A iniciativa terá início no próximo dia 21 de abril e vai se prolongar até 31 de maio, sendo enviada uma versão digital do novo cartão de associado até ao final do processo. O cartão físico será entregue no início da época 2026/27.
A última renumeração aconteceu em 2020, no âmbito da campanha “Eu Sou – Renumeração 2020”, e permitiu ao Clube recuperar 8.141 sócios, ao mesmo tempo que angariou cerca de dois milhões de euros em quotizações. Um sinal claro da importância deste processo para a vitalidade financeira e institucional do clube.
Em março de 2024, o Sporting contava com 146.292 associados, dos quais 109.110 eram efetivamente pagantes, números que representam um recorde absoluto para o universo leonino. Estes dados mostram o crescimento sustentado da massa adepta sportinguista, num momento em que o clube atravessa uma fase desportiva positiva. A renumeração tem como objetivo atualizar a base de dados dos sócios e refletir a realidade atual do clube, tendo impacto direto, por exemplo na ordem numérica atribuída a cada associado. Este processo também contribui para a organização de futuras eleições e assembleias gerais.
O Sporting apela à participação de todos os sócios no processo, reforçando o papel de cada um na vida do clube. Com mais de 146 mil associados registados, os leões reforçam a sua posição como uma das maiores instituições desportivas de Portugal.
A equipa liderada por Rui Borges vê-se no segundo lugar da tabela classificativa, apenas a dois pontos do seu eterno rival. Com o apoio crescente e sentido dos adeptos nas últimas temporadas, o Sporting prepara-se para os próximos encontros e acredita na conquista do bicampeonato. É de recordar que o apoio dos adeptos tem sido cada vez mais notório nas últimas temporadas. O avançado sueco de 26 anos, Viktor Gyokeres, é a peça-chave da equipa liderada por Rui Borges, e tem vários clubes europeus interessados. O mais certo é que saia este verão de Alvalade.