
Futebol
Treinador do Boavista 'queixa-se' de Gyokeres após goleada do Sporting: "Jogando contra um..."
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
Viktor Gyokeres é o grande destaque da época do Sporting. O sueco, que brilha desde que chegou a Alvalade, no verão de 2023, marcou quatro golos contra o Boavista, e atingiu algumas marcas dignas de registo através desse poker, de onde se destaca, por exemplo, o primeiro lugar da Bota de Ouro, alcançado com os 38 golos na Liga Portugal Betclic.
O sueco ultrapassou, no Boavista - Sporting, Salah, do Liverpool, nessa corrida à bota de ouro. Os 38 golos no campeonato português também lhe oferecem uma marca tremenda: Viktor Gyokeres tem, neste momento, mais golos marcados na Liga do que 11 equipas portuguesas. Tal significa que apenas sete equipas, a contar com o Sporting, marcaram mais que o sueco este ano.
Outro estatuto importante alcançado no Boavista - Sporting foi o de segundo melhor marcador estrangeiro da história dos leões. Com os quatro golos apontados, Gyokeres soma agora 95 golos de leão ao peito, ultrapassou os 93 apontados pelo neerlandês Bas Dost, e é o jogador não português com mais festejos na Listada verde e branca. À frente do sueco, só Yazalde, que leva 126.
Passou, também, a deter o segundo melhor registo do século no que diz respeito a golos marcados no campeonato português. Para se tornar o melhor dos últimos 25 anos em Portugal, tem de marcar cinco golos nos três jogos que restam - só assim ultrapassaria Mário Jardel, que apontou 42 pelo Sporting, no campeonato em 2001/2002.
O sueco está, ainda, cada vez mais perto de alcançar o recorde de golos no Sporting, numa só temporada. Leva 52 até ao momento, e está a seis da marca máxima atingida em Alvalade, por Peyroteo, que apontou 58 apenas numa época. Gyokeres fica com quatro partidas para tentar bater essa marca.
Treinador do conjunto do Boavista falou com os jornalistas, em conferência de imprensa, no rescaldo da partida contra a formação dos leões
|
A equipa do Sporting defrontou o conjunto do Boavista no passado domingo, dia 28 de abril, em partida a contar para a 31ª. jornada da Liga Portugal Betclic. No estádio do Bessa, os leões golearam por 5-0. No final do encontro, Stuart Baxter, treinador dos axadrezados, falou com os jornalistas em conferência de imprensa.
"Fica difícil falar de um jogo quando acabas de perder por 0-5. O Sporting é, provavelmente, das melhores equipas que já vi a jogar nos espaços entre linhas, mas acho que hoje [ ontem] tivemos mais problemas quando tivemos bola. Mantive o Van Ginkel a jogar entre linhas, mas cometemos demasiados erros com bola", começou por atirar o atual treinador boavisteiro.
Depois, fez uma análise ao que correu mal: "Foi desapontante a nossa falta de qualidade com bola. Fica muito difícil e revela muito da mentalidade de uma equipa quando se sofre golos no início do jogo, no final do primeiro tempo, depois no reatamento e no final do jogo".
"O Sporting foi um adversário muito forte e esta não foi uma noite feliz para o Boavista. Agora, temos de pensar no Aves SAD e assegurar que jogaremos com o equilíbrio", explicou de seguida, tentando já olhar para o que resta do campeonato português.
Terminou, com o antídoto para ultrapassar a goleada sofrida: "O jogo com o Farense era matar ou morrer, no de hoje queríamos tirar algo de bom, mas não temos tempo e não podemos deixar- nos abater psicologicamente com isso. O próximo encontro, frente ao Aves SAD, será, de novo, um jogo para matar ou morrer. Tenho de pedir aos jogadores para esquecerem rapidamente a derrota com o Sporting. Não gosto de o fazer, porque gosto de analisar o que correu bem e o que correu menos bem, mas não teremos tempo para isso. Temos de pensar já no Aves SAD", atirou Stuart Baxter, depois da derrota do Boavista com o Sporting.
Semana começa com intensos duelos válidos para a Serie A, sendo que, em Portugal, também se disputam jogos nos dois principais escalões
|
A tarde desta segunda-feira arranca com futebol em Itália e em Portugal, com jogos relevantes tanto na Serie A como na Liga Portugal 2. Em Udine, a Udinese enfrenta o Bologna, sendo que, em solo português, começam dois encontros no segundo escalão nacional: o Chaves mede forças com o Alverca e o Benfica B recebe o Mafra.
O destaque da noite na Serie A passa por um duplo confronto. O Hellas Verona recebe o Cagliari num duelo direto entre equipas que lutam para escapar à despromoção, onde cada ponto é vital. Em simultâneo, a Lazio recebe o Parma, com a equipa da casa a procurar recuperar terreno para se manter na corrida por um lugar europeu.
Em Inglaterra, o Leeds United recebe o Bristol City no Championship, e o dia termina com futebol da Liga Portugal Betclic, com o Casa Pia AC a abrir portas ao Estoril Praia. Este jogo coloca frente a frente duas equipas que se encontram coladas a meio da tabela e, por isso, com margem suficiente para aspirarem a uma reta final de época tranquila.
Veja, abaixo, a lista completa de jogos agendados para esta segunda-feira, dia 28 de maio:
• Udinese - Bologna: 17:30, Serie A, SportTV 3;
• GD Chaves - FC Alverca: 18:00, Liga Portugal 2, SportTV +;
• Benfica B - CD Mafra: 18:00, Liga Portugal 2, BTV;
• Hellas Verona - Cagliari: 19:45, Serie A, SportTV 3;
• Lazio - Parma: 19:45, Serie A, SportTV 6;
• Leeds United - Bristol City: 20:00, Championship, SportTV 7;
• Casa Pia AC - Estoril Praia: 20:15, Liga Portugal, SportTV 1.
Aproveite e carregue aqui para ver a lista de jogos que acontecem esta semana.
Médio nipónico esteve afastado da competição durante muito tempo, mas Rui Borges promoveu o seu regresso contra o Boavista
|
O Sporting entrou em campo no passado domingo, dia 27 de abril, para defrontar o conjunto do Boavista, em encontro a contar para a 31ª. jornada da Liga Portugal Betclic. Os leões triunfaram com direito a goleada, por 5-0. Uma das grandes notícias da noite foi o regresso de Hidemasa Morita à competição.
O médio nipónico estava afastado dos relvados desde 20 de março, quando, ao serviço da seleção do Japão, sofreu um traumatismo no pé contra o Bahrain, que o deixou afastado até ao dia do encontro contra a turma axadrezada. O último jogo pelos leões tinha sido a 15 de março.
Foram, ao todo, 43 dias de paragem para Hidemasa Morita, até ao regresso à competição. O jogador já tinha, no entanto, algumas mazelas antes desta última paragem que o obrigaram a perder mais jogos. Na verdade, praticamente desde a chegada de Rui Borges ao Clube que o médio verde e branco tem lidado com dificuldades físicas que o impedem de estar ao melhor nível.
Contra o Boavista entrou, durante o decorrer da segunda parte, de modo a ganhar gradualmente maior capacidade competitiva. O objetivo da equipa técnica seria ter Pote e Morita completamente recuperados a tempo do dérbi contra o Benfica.
De resto, todos estes regressos significam más notícias para os mais jovens da estrutura do Sporting. Contra o Boavista, pela primeira vez em muitos jogos, Rui Borges não chamou nenhum jogador da equipa B verde e branca, um sinal de que o plantel está cada vez mais perto de estar recuperado da onda de lesões que sofreu.