
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
Viktor Gyokeres não pára de somar conquistas e esta segunda-feira foi colocado no pódio dos maiores criadores de golo do mundo. O Observatório do Futebol (CIES) publicou um estudo que revela os jogadores com maior média de golos e assistências combinadas por jogo, tendo como base os campeonatos nacionais à escala global, e o sueco do Sporting surge entre os três primeiros.
Com 1,37 golos ou assistências por jogo, resultado direto dos 38 golos e sete assistências em 32 partidas no campeonato português, o avançado leonino apenas foi superado por Aleksandar Katai (Estrela Vermelha), com 1,65, e por Ousmane Dembélé (PSG), com 1,41. O top 5 fica completo com Ndiaye (também do Estrela Vermelha) e Fo-Doh Laba (Al Ain). Para o estudo, foram apenas considerados os jogadores com mais de 900 minutos disputados.
Chegado ao Sporting em 2023/24, Gyokeres conquistou rapidamente o coração dos adeptos. Na época de estreia, foi o melhor marcador do campeonato e peça-chave na conquista do título nacional. Esta temporada, mantém o ritmo avassalador, com 38 golos no campeonato e presença constante nos jogos decisivos. Com este registo, não só lidera os melhores criadores de golo a nível mundial como também está na corrida pela Bota de Ouro.
Com a época a aproximar-se do fim, o sueco segue à frente da lista europeia de marcadores, onde pontuam nomes como Mohamed Salah, Harry Kane, Lewandowski e Retegui. Apesar de ter ficado em branco frente ao Gil Vicente, Gyokeres continua em vantagem, já que nenhum dos seus concorrentes diretos marcou na última jornada. Ainda assim, a luta promete ser intensa até ao último apito.
O Sporting vai defrontar o seu eterno rival na próxima jornada. Com encontro marcado no Estádio da Luz, às 18h, a equipa de Rui Borges já se encontra em preparações para o grande duelo, que poderá decidir quem será o campeão da Liga Portugal Betclic esta temporada.
Jornalista destaca coragem de Rui Borges, faz contas ao título e aponta um futebolista como símbolo de superação e esperança leonina
|
O Sporting venceu no domingo passado, 4 de maio, o Gil Vicente em Alvalade por 2-1. Uma vitória bastante sofrida, visto que o último golo da equipa de Rui Borges foi já nos minutos de compensação do final da partida. O que parecia ser um empate em casa, virou uma vitória sofrida até aos últimos instantes. Eduardo Quaresma marcou aos 90+3 minutos, incendiou o Estádio José de Alvalade, e tornou-se o herói do jogo.
Rogério Azevedo assinou esta segunda-feira um artigo de opinião no jornal A Bola onde fala nos altos e baixos na carreira do central de 23 anos. O jornalista começa por elogiar a leitura de Rui Borges na vitória sobre o Gil Vicente, sublinhando a ousadia na gestão de Morten Hjulmand: “Rui Borges inventou mais uma: Hjulmand jogava um bocadinho e o Sporting vencia. O treinador ganhou a aposta.”
Com humor, ironia e números, Azevedo explica como todas as possibilidades da jornada 33 foram reduzidas à mais óbvia: “ganharam os dois. E com a mesma margem: 2-1.” Para o autor, tudo se resume agora ao talento dentro das quatro linhas: “Na jornada 33 (como na 34) tudo será resolvido pelo talento de 32 jogadores. Por Aursnes e Maxi e por Otamendi ou Quaresma. Os quatro que adiaram tudo para o próximo fim de semana.”
O jornalista apresenta ainda diferentes cenários para a reta final do campeonato, destacando a importância do próximo dérbi. “Há, pois, cerca de 50 por cento de possibilidades de haver campeão já na próxima jornada: Sporting ganhar ou Benfica ganhar por mais de um,” escreve. E vai mais longe, antecipando os possíveis desfechos na última jornada em caso de empate na Luz: “havendo empate na Luz, Sporting terá 66,7 por cento de ser campeão frente ao Guimarães e o Benfica terá 33,3 por cento de possibilidades de ser campeão perante o Braga.”
"Quaresma caiu algumas vezes e levantou-se outras tantas”
Mas é no final que Rogério Azevedo deixa uma nota emocional e muito especial para Eduardo Quaresma, autor do golo da vitória dos leões em Alvalade frente ao Gil Vicente. “PS: ser Eduardo Quaresma a marcar o golo da vitória do Sporting é bem interessante. Subir e descer faz parte da vida. Tal como cair e levantar-se. Quaresma caiu algumas vezes e levantou-se outras tantas.”
O Sporting vai defrontar o Benfica, no Estádio da Luz no próximo sábado, 10 de maio, às 18h00. O jogo promete ser de grande emoção e de competitividade. Além do dérbi que se avizinha, a equipa verde e branca volta a encontrar-se com as águias, na final da prova rinha, marcada para 24 de maio, no Estádio do Jamor, às 17h15.
Clube de Alvalade revelou esta segunda-feira que os bilhetes para a Taça de Portugal, vão estar à venda muito brevemente, com detalhes sobre o lançamento
|
O Sporting revelou esta segunda-feira os detalhes tão aguardados pelos adeptos: a venda de bilhetes para a final da Taça de Portugal arranca no dia 12 de maio, às 10h00. O dérbi eterno frente ao Benfica, marcado para 25 de maio às 17h15, no Estádio Nacional do Jamor, promete parar o país.
A venda será feita de forma 100% online, em exclusivo para associados leoninos. Quem quiser marcar presença no jogo vai ter de comprar um voucher no site e só depois trocá-lo por um bilhete físico. A troca será feita exclusivamente no Centro Comercial Alvaláxia, loja 14 do piso 1, entre os dias 19 e 24 de maio, das 10h00 às 20h00. As bilheteiras do Estádio José Alvalade estarão encerradas devido à final da UEFA Women’s Champions League, que decorre no mesmo dia, a 24, no recinto leonino.
O Clube de Alvalade sublinha que, no momento da troca do voucher pelo bilhete físico, é obrigatório apresentar o documento de identificação inserido no ato da compra. Pode ser o Cartão de Cidadão, em formato físico ou digital, ou mesmo o passaporte.
O embate no Jamor promete ser escaldante, não só por ser uma final entre rivais históricos, mas também porque Sporting e Benfica chegam à decisão da Taça de Portugal num momento de grande intensidade competitiva. Os dois clubes de Lisboa estão também na corrida pelo título nacional, o que aumenta ainda mais a rivalidade e a expectativa em torno deste dérbi decisivo.
Antes de se encontrarem no Jamor, os eternos rivais medem forças já no próximo sábado, às 18h, na Luz, num jogo a contar para a Liga Portugal Betclic. A equipa de Rui Borges, venceu no passado domingo o Gil Vicente, em Alvalade, por 2-1, uma vitória bastante sofrida mas que gerou uma grande onde de união por entre os jogadores e os adeptos Sportinguistas. Com 78 pontos cada, este duelo será determinante para perceber quem pode conquistar o campeonato. O Sporting parte em vantagem no confronto direto, já que venceu o Benfica por 1-0 em Alvalade, na estreia de Rui Borges como treinador dos leões.
Titulares frente ao Gil Vicente realizaram habituais exercícios de recuperação, enquanto o restante grupo trabalhou às ordens do técnico no relvado
|
Depois da vitória frente ao Gil Vicente em Alvalade (2-1), o Sporting voltou aos treinos na Academia Cristiano Ronaldo, em Alcochete. Os titulares realizaram os habituais exercícios de recuperação enquanto o restante grupo trabalhou às ordens de Rui Borges no relvado. O destaque vai para a ausência de três jogadores.
João Simões, Daniel Bragança e Nuno Santos continuam entregues à Unidade de Performance e fora das opções do treinador do emblema verde e branco, uma vez que que continuam a recuperar das respetivas lesões e não têm data para regressar aos relvados.
Depois de um dia de folga concedida pelo técnico, o plantel volta a treinar na quarta-feira de manhã, dia 7 de maio, em Alcochete, à porta fechada, para começar a preparar o dérbi que se avizinha e que promete ser de grandes emoções para os adeptos do futebol nacional.
Eduardo Quaresma foi o herói do Sporting ao marcar o golo da vitória frente no período de compensação, garantindo três pontos cruciais para os leões na luta pelo título. O defesa evitou o empate nos instantes finais do encontro e manteve os leões em igualdade pontual com as águias.
O emblema verde e branco volta a entrar em campo no próxima sábado, dia 10 de maio, frente ao Benfica. O encontro, a contar para a 33.ª jornada e penúltima jornada da Liga, diante da turma liderada por Bruno Lage, jogar-se-á às 18h00, no Estádio da Luz.