
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
O Sporting volta a entrar em campo esta quarta-feira, dia 19 de fevereiro, frente ao Dortmund, para o play-off de acesso aos oitavos-de-final da Liga dos Campeões. O segundo jogo diante da turma liderada por Nico Kovac será tudo menos fácil, até pela desvantagem de 3-0 com que os leões chegam à Alemanha, registada na semana passada, em Alvalade, na primeira mão.
Como é sabido, uma noite muito inspirada - e com vários golos à mistura - poderá ajudar o Sporting a continuar na prova milionária, sendo que há um jogador em particular que tem mostrado um talento especial para concretizar nesta competição. Falamos-lhe, claro está, de Viktor Gyokeres.
O avançado sueco já conta com seis golos na Liga dos Campeões pelo Sporting e lidera, por isso, a lista dos melhores 'matadores leoninos' neste que é por muitos considerado o maior 'palco' da Europa*, a par do luso-brasileiro Liedson.
Apesar de ter ficado de fora da convocatória para este jogo, Gyokeres estará certamente a torcer com convicção pelo triunfo do Sporting pela margem necessária, até para que, nos oitavos, consiga apontar o golo que o levará a ser o número um, isolado. Confira, abaixo, os restantes nomes e detalhes desta lista:
1.º - Liedson (6 golos)
O avançado internacional português marcou quatro golos na época 2007/07. Marcou na vitória caseira do Sporting diante do Dínamo de Kiev, fez um bis frente à Roma e, novamente contra os italianos, contou com mais um remate certeiro. Na temporada seguinte, marcou um golo ao Barcelona e outro ao Shakhtar Donetsk.
2.º - Viktor Gyokeres (6 golos)
Esta época 2024/25, o sueco marcou contra o RB Leipzig, fez um hat-trick diante do Manchester City, participou no triunfos sobre o Sturm Graz e, também, sobre o Lille.
3.º - Nani (5 golos)
Na época 2006/06 marcou frente ao Spartak de Moscovo e anos mais tarde, de regresso aos leões, em 2014, participou nas vitórias contra Maribor (em casa e fora) e Shalke 04 (também em casa e fora).
4.º - João Lourenço (4 golos)
Na temporada 1970/71 fez um poker contra o Floriana.
5.º - Leandro Machado (4 golos)
Em 1997/98, durante a pré-eliminatória, bisou contra o Beitar Jerusalem e mais tarde, na fase final, marcou ao Lierse e ao Monaco.
Atualizada a 19 de fevereiro de 2025
*(A presente lista consta do site oficial da UEFA, tendo sido o organismo a determinar as posições da mesma)
Jogador que representou o Clube de Alvalade durante muitas épocas, e se tornou num símbolo dos leões, abordou o momento e falou de uma decisão do Presidente
|
O Sporting não vem vivendo um momento fácil nas semanas mais recentes, com muitos problemas físicos, e vários jogos e preencher o calendário. O jornal 'Record' perguntou a quarto antigos jogadores dos leões a opinião acerca do momento que se vive, e da possibilidade de o Clube atacar o mercado de jogadores livres para suprir alguma ausência no plantel. Carlos Xavier, antigo médio dos leões, foi um dos que respondeu às questões.
Para Carlos Xavier, esta solução não é viável, ao contrário de uma alternativa, que seria melhor: "O mercado de desempregados não faz sentido. Resgatar um jogador emprestado, sim, faria sentido, e eu lembro-me logo de um, o Essugo, mas não é possível", começou por dizer o antigo jogador, em menção ao médio que os leões emprestaram ao Las Palmas.
Prosseguiu, então, com a mesma ideia: "O Sporting tem de jogar com o que tem e recuperar ao máximo aqueles que estão lesionados há mais tempo, como o Pote. O Bragança acabou a época, o Morita não sabemos… Se são lesões para muito tempo, a alternativa é a equipa B e os sub-23", atirou, partilhando a perspetiva de André Martins de que o Clube deve olhar para dentro.
Depois de abordar a questão das lesões, e a possível ida ao mercado de jogadores livres, Carlos Xavier mencionou outro ponto importante: as ausências devido a castigos aplicados a jogadores verdes e brancos, como aconteceu ultimamente.
"E ainda temos de lidar com os castigos. É muito fácil expulsar jogadores do Sporting. É preciso ter a cabeça no lugar e sangue frio, porque está a ser feito tudo para o Sporting perder pontos e sair da corrida", rematou Carlos Xavier, antigo jogador dos leões.
André Martins representou o Sporting durante cinco épocas, e abordou o momento que se vive em Alvalade, com muitas dificuldades e poucas soluções
|
O Sporting não vem vivendo um momento fácil nas semanas mais recentes, com muitos problemas físicos, e vários jogos e preencher o calendário. O jornal 'Record' perguntou a quarto antigos jogadores dos leões a opinião acerca do momento que se vive, e da possibilidade de o Clube atacar o mercado de jogadores livres para suprir alguma ausência no plantel. André Martins, antigo médio dos leões, foi um dos que respondeu às questões.
O ex jogador, que esteve na equipa principal do Clube entre 2011 e 2016, prefere uma perspetiva interna, em primeira instância: "Primeiro há que olhar para dentro e perceber se há jogadores preparados para jogar já na equipa principal, como o Quenda ou o João Simões", começou por dizer.
Prosseguiu: "Se não houver, aí sim. Mas estamos a falar de um clube grande, com um bom scouting. A meu ver, mesmo falando de desempregados, o Sporting só deve contratar alguém que possa ser solução para o imediato. Infelizmente as lesões fazem parte do futebol e também estão a acontecer no Benfica e até no FC Porto. O problema já vem de trás. São muitos jogos", atirou André Martins.
Relembrar que, por exemplo, para a próxima deslocação a Dortmund, para o jogo da Liga dos Campeões, o Sporting não pode contar com St. Juste, Nuno Santos, Morita, Daniel Bragança, Pote e Geny Catamo, por lesão, sendo que Trincão e Gyokeres vão ser poupados. No jogo seguinte, frente ao AFS, juntam-se ainda Hjulmand e Diomande, castigados.
André Martins, terminou, então, com o seguinte: "Os jogadores de seleção, então, têm muito pouco tempo de descanso, quase nenhum. Vai ser cada vez mais difícil e o plantel parece ficar cada vez mais curto. O Sporting deixou de ter margem de erro e tem de se agarrar ao que tem. Sair da Liga dos Campeões e ficar só com duas competições vai facilitar a vida à equipa", atirou o antigo médio.
Clube de Alvalade fez a divulgação aos sócios e adeptos, acerca da próxima deslocação do emblema verde e branco a contar para o campeonato português
|
O Sporting vai entrar em campo no próximo domingo, dia 23 de fevereiro, para o próximo jogo da Liga Portugal Betclic. Os leões vão-se deslocar à Vila das Aves, para a 23ª. jornada do campeonato nacional, para confronto com a equipa do AVS. Os verdes e brancos anunciaram já esta semana que os bilhetes para a viagem ao norte do país já estão esgotados.
O anúncio foi feito pelo próprio Clube, nos seus canais oficiais e através da suas redes sociais. O Sporting já esgotou a quota parte de ingressos a que tem direito: 5% da lotação total do estádio, como está escrito nos regulamentos da Liga Portugal Betclic.
Relembrar que o embate que vai opor AFS e Sporting, na deslocação dos leões ao norte de Portugal, está marcada para o próximo domingo, dia 23 de fevereiro. O jogo tem hora marcada para as 18h00, horário em que os leões entram em campo para continuar a lutar pela liderança do campeonato português.
Ainda antes desta próxima partida a contar para a Liga Portuguesa, o Sporting tem um difícil confronto: os leões defrontam esta quarta feira, dia 19 de fevereiro, o Borussia Dortmund, em jogo que conta para a segunda mão do play-off de acesso aos oitavos de final da Liga dos Campeões. O Clube de Alvalade perdeu o encontro da primeira mão, em casa, por 3-0.
Antes deste jogo com o conjunto alemão, à qual se segue o encontro em Vila das Aves, o Sporting jogou em Alvalade para a 22ª. jornada da Liga Portugal Betclic. Nessa partida, empatou a dois golos, num encontro em que esteve duas vezes em desvantagem e em que esteve com menos um jogador durante grande parte do desafio. Os leões procuram, então, voltar aos melhores resultados nas próximas partidas.