Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
04 Abr 2024 | 13:06 |
Morten Hjulmand chegou do Lecce no início da presente temporada, pelo segundo valor mais alto que o Sporting alguma vez deu por um jogador - 18 milhões de euros. O médio dinamarquês tem vindo a demonstrar o seu valor e é já, com 42 jogos disputados, o médio defensivo mais goleador da era de Rúben Amorim em Alvalade.
No clube ao serviço do qual jogou antes de vir para o Sporting, Hjulmand não conseguiu nenhum remate certeiro, ao longo de três temporadas, tendo nesse período conseguido apenas um total de nove assistências aos colegas de equipa.
Na presente temporada, com a turma de Rúben Amorim, o médio defensivo leva já quatro golos e quatro assistências, superando consideravelmente o seu melhor registo em termos de finalizações até à data - apenas uma, a serviço dos austríacos do Admira Wacker. Neste sentido, vale a pena recordar as declarações do seu antigo treinador sobre este tema.
O registo de Hjulmand, contudo, não se trata apenas de um recorde pessoal. Desde que Rúben Amorim lidera o Sporting, não houve nenhum atleta que jogue habitualmente a médio defensivo a conseguir alcançar números desta escala numa só época. A temporada passada, os jogadores nessa posição não marcaram uma única vez.
Palhinha e Ugarte foram os médios que mais se destacaram pela formação dos leões desde a vinda de Amorim para Alvalade, mas nenhum deles atingiu os resultados que Hjulmand já apresenta. Palhinha, atualmente ao serviço do Fullham, apontou, em 2021/22, três golos em 39 jogos. Ugarte, agora pelo PSG, ficou bem mais longe desses números. A época passada, o uruguaio fez 47 jogos, não tendo nunca acertado nas redes adversárias e, mesmo em 2021/22, conseguiu apenas um golo e duas assistências.
Morten Hjulmand deu recentemente uma entrevista à revista Betano Mag onde deixa clara a alegria de jogar de leão ao peito: “Foi o passo certo e estou muito feliz por estar aqui. Sabia da importância do clube em Portugal, e também na Europa, pois o Sporting já jogou a Liga dos Campeões e a Liga Europa muitas vezes. Mas foi depois de assistir ao primeiro jogo, e depois de chegar aqui à Academia, que percebi a importância do clube em Portugal”.
Se Hjulmand superou os antigos jogadores do Sporting, o dinamarquês bate também os rivais aos pontos. Alan Varela, do Porto, leva esta época dois golos e três assistências em 34 partidas. Pelo Benfica, Florentino não finalizou nos 36 encontros que disputou, e João Neves tem três golos e uma assistência em 47 jogos. Assim, os quatro golos e quatro assistências de Hjulmand são mesmo de registo na atual temporada da Liga Portuguesa.
Até ao momento, Morten Hjulmand – avaliado em 30 milhões de euros – tem encantando tanto Rúben Amorim, treinador dos leões, como os adeptos, tendo realizado 42 encontros (2.944 minutos): 24 na Liga Portugal Betclic (1.724), 10 na Liga Europa (629), seis na Taça de Portugal (411) e dois na Taça da Liga (180). O médio leva quatro golos e outras tantas assistências.
Confira aqui a enorme exibição de Hjulmand frente ao Benfica:
Treinador do Benfica foi questionado sobre o que prefere para a partida entre leões e dragões, que se disputa na próxima segunda-feira
07 Fev 2026 | 16:00 |
José Mourinho assumiu ter um desfecho preferencial para o clássico da 21.ª jornada da Liga Portugal, que coloca frente a frente Porto e Sporting, na próxima segunda-feira, um resultado que poderá ter impacto direto no topo da classificação e favorecer o Benfica.
Na conferência de imprensa realizada este sábado, o treinador das águias começou por centrar atenções no compromisso da sua equipa frente ao Alverca, sublinhando: "O meu trabalho é ganhar amanhã. Quero ganhar ao Alverca. A minha missão é ajudar os meus a ganhar ao Alverca. O foco de todos nós tem de ser ganhar ao Alverca, que seguramente não é fácil. Todos juntos, todos motivados, a partir daqui tentar puxar pelo estádio e ganhar. É fundamental ganhar 24 horas antes do clássico".
"Diria que era melhor para nós que o primeiro classificado perdesse"
Ainda assim, questionado sobre o Clássico entre dragões e leões, Mourinho admitiu qual seria o cenário mais favorável para o Benfica, esclarecendo: "Se me perguntar quem é que eu gostava que ganhasse, obviamente que o que eu gostava não conta para nada, mas esquecendo o nome dos clubes, não quero ir por aí, diria que era melhor para nós que o primeiro classificado perdesse".
Ao cabo de 20 partidas disputadas, os comandados de Rui Borges têm agora 51 pontos e continuam no segundo lugar da tabela classificativa da Liga Portugal Betclic. O Porto soma 55 está no primeiro posto. Já o Benfica é terceiro com 46.
O emblema verde e branco volta a entrar em campo na próxima segunda-feira, dia 9 de fevereiro, também frente ao Porto. O encontro, a contar para a 21.ª jornada da Liga Portugal Betclic, diante da turma liderada por Francesco Farioli, jogar-se-á no Estádio do Dragão, às 20h45.
Verdes e brancos encontram-se a trabalhar já de olhos postos no Clássico da próxima segunda-feira, dia 9 de fevereiro, no Estádio do Dragão
07 Fev 2026 | 15:15 |
Sem direito a folga após o encontro da passada quinta-feira, relativo à Taça de Portugal, no qual o Sporting precisou de prolongamento para vencer o AFS por 3-2 e garantir o apuramento para as meias-finais, o plantel leonino regressou este sábado aos treinos, em Alcochete.
A sessão teve um caráter maioritariamente de recuperação, com trabalho realizado sobretudo em espaço interior, tendo em conta o desgaste acumulado pelos jogadores verdes e brancos no esforço adicional exigido no último jogo, algo gerido pela equipa técnica de Rui Borges.
O foco está agora totalmente direcionado para o clássico de segunda-feira, no Estádio do Dragão, frente ao líder Porto. Rui Borges continua, para já, sem poder contar com Fotis Ioannidis e Zeno Debast, que permanecem sob acompanhamento da Unidade de Performance e ainda não regressaram ao relvado. Geovany Quenda é outra ausência confirmada, encontrando-se a cumprir a fase pós-operatória em Londres, sob supervisão do Chelsea.
A disponibilidade do avançado grego e do defesa belga para integrar a comitiva que viajará para o Norte do país continua em dúvida, devendo a situação ser esclarecida este domingo, na conferência de imprensa de antevisão ao clássico, marcada para as 12h30, após o último treino em Alcochete.
O emblema verde e branco volta a entrar em campo na próxima segunda-feira, dia 9 de fevereiro, também frente ao Porto. O encontro, a contar para a 21.ª jornada da Liga Portugal Betclic, diante da turma liderada por Francesco Farioli, jogar-se-á no Estádio do Dragão, às 20h45.
Recorde os golos no Sporting - AFS:
Red devils garantiram o quarto triunfo consecutivo à passagem pela 25.ª jornada da Premier League, afastando os fantasmas de Ruben Amorim
07 Fev 2026 | 14:32 |
O Manchester United somou este sábado a quarta vitória consecutiva na Premier League, ao derrotar o Tottenham por 2-0, em encontro da 25.ª jornada, prolongando o registo 100% vitorioso desde a chegada de Michael Carrick ao comando técnico, após a saída de Ruben Amorim.
A formação de Old Trafford mostrou superioridade desde cedo e beneficiou de um contexto favorável ainda na primeira parte, quando o Tottenham ficou reduzido a dez unidades. A partir daí, os red devils controlaram o encontro e chegaram à vantagem antes do intervalo, através de um lance de bola parada concluído por Bryan Mbeumo.
Na segunda parte, o Manchester United manteve o ascendente e acabou por confirmar o triunfo já perto do final, com Bruno Fernandes a fazer o 2-0, após cruzamento de Diogo Dalot, num golaço do ex Sporting que selou o resultado da partida (81').
Com este desfecho, o Manchester United atinge uma série de quatro triunfos consecutivos na Premier League, algo que não acontecia há dois anos, e reforça a presença nos lugares cimeiros da classificação, ganhando margem na luta pelo top-4, que garante acesso direto à próxima edição da Liga dos Campeões.
Na próxima ronda, o conjunto de Old Trafford desloca-se ao terreno do West Ham, orientado por Nuno Espírito Santo. O encontro está marcado para a próxima terça-feira, dia 10 de fevereiro, às 20h15, e é válido para a 26.ª jornada do campeonato inglês.
Confira o golo: