
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futsal
|
Paulo César Vaz Mendes, “mais conhecido por Pauleta no mundo do futsal”, como o próprio afirma. Tem apenas 25 anos e um percurso curioso na modalidade em Portugal. Ala de posição, calmo de aparência, veio esta época para o Sporting CP e contou tudo, num exclusivo Leonino.
Leonino: És um rapaz de bairro, da Linha de Sintra, como és visto agora por seres um profissional de futsal a jogar num grande clube português?
Pauleta: Sou visto como um exemplo para os miúdos mais novos e para os meus amigos. Assim, todos podem ver que com trabalho podemos chegar onde quisermos.
Como começaste a jogar futsal?
Comecei a jogar no bairro, em Porto Salvo. Aí, um dos meus melhores amigos disse-me para irmos jogar para os Leões de Porto Salvo, lá chateou a minha mãe e ela acabou por deixar.
Tiveste alguma grande influência?
A grande influência foi mesmo um dos meus melhores amigos, que se chama Dário. Quando somos miúdos todos queremos jogar à bola, nós não éramos exceção.
Que importância teve o Dário na tua carreira?
Teve muita importância. Ajudou-me muitas vezes em muitas decisões da minha vida, também elas no futsal.
O teu nome é Paulo Mendes, mas Pauleta no futsal. Porquê?
Também esse meu amigo, acabou por me dar a alcunha de Pauleta, por causa do Pauleta avançado da Seleção Nacional. Tal como ele, também marcava muitos golos.
A tua primeira época de grande destaque foi em 2015/2016, ao serviço do Leões de Porto Salvo, em que marcaste 19 golos em 23 jogos. Sentiste que esse foi o teu momento de afirmação?
Sim, senti. Esse foi o ano em que as coisas começaram a correr bem e sentia-me bastante bem comigo mesmo a todos os níveis.
Passados dois anos, foste para o Fundão, onde, na primeira temporada, e apesar dos muitos jogos realizados, (32) marcaste “apenas” nove golos. Sentiste alguma dificuldade em adaptar-te?
O primeiro ano foi super complicado. A minha adaptação foi dura, era uma realidade totalmente diferente à qual estava habituado, tinha que fazer as coisas por mim e foi a minha primeira experiência a viver sozinho. Não foi fácil.
“É um orgulho ser chamado à Seleção Nacional”
No ano seguinte, realizaste provavelmente a melhor temporada da tua carreira: 22 golos marcados em 32 jogos. Sentiste que esse desempenho foi essencial para dares o salto para o Sporting CP?
Não acho que tenha sido só essa época. Quando nos prestam atenção, veem as épocas todas para trás, mas também acredito que a época anterior tenha ajudado bastante.
No final dessa temporada, foste chamado à Seleção. De que forma reagiste?
No início nem acreditei. Para mim é um orgulho poder ser chamado à Seleção Nacional. Encarei com uma grande felicidade.
Como é fazer o gosto ao pé por Portugal?
É muito bom porque marcar pela nossa Seleção torna-se muito gratificante. É um orgulho representar as nossas cores e, acima de tudo, defender o nosso país.
“Sinto-me honrado por pertencer a esta equipa”
Estreaste-te a marcar de leão ao peito numa sexta-feira 13 (13 de setembro de 2019), frente ao Belenenses, e logo por duas vezes. Como foi esse momento?
Para mim foi muito bom. Chegar aqui, entrosar-me numa equipa campeã europeia e jogar não é fácil… e marcar fica mais difícil ainda. Sinto-me honrado por pertencer a esta equipa, que é, sem dúvida, das melhores do mundo.
No Pavilhão João Rocha, estreaste-te a marcar, curiosamente, contra uma equipa que tinhas representado (Leões de Porto Salvo). Sentiste um misto de emoções nesse momento?
Sim, foi. Representei muitos anos os Leões de Porto Salvo e fazem, também eles, parte da minha família e foram muito importantes para o meu percurso.
É especial marcar no Pavilhão João Rocha diante dos adeptos do Sporting CP?
É arrepiante marcar no Pavilhão João Rocha perante os grandes adeptos que temos e que nos apoiam do início ao fim de todos os jogos.
Que golo destacas como o mais importante da tua carreira até ao momento?
Foi no ano passado, frente ao Benfica, no segundo jogo do play-off. Ajudei a que ganhássemos e que obrigássemos a que fosse ao terceiro jogo.
Quais as grandes diferenças que sentiste em jogar num Clube tão grande como o Sporting CP?
No início foi muito complicado. Entrar numa equipa em que todos têm muita qualidade, acima da média até, e adaptar-me, não foi nada fácil.
“Estamos a falar de uma equipa de campeões”
Como foi a aceitação por parte do balneário?
Foi top. Todos me receberam de braços abertos e senti-me logo em casa.
Sentes que já encontraste o teu papel no plantel? Tanto no balneário como na quadra?
Sinto que sim, mas ainda há muito a melhorar para poder conseguir estar em grande nível.
Sentes que a exigência é diferente?
Muito diferente. Aqui, estamos a falar de uma equipa de campeões. Não basta só ganhar, tens que ganhar bem e jogar bem.
Como é ser orientado por um treinador que é considerado um dos melhores do mundo?
É um orgulho enorme. Tenho aprendido bastante com ele desde que estou no Sporting CP.
A eliminação da Liga dos Campeões deixou marcas no grupo?
Não, uniu-nos ainda mais para o resto da época e tudo aquilo que faltava conquistar.
O que sentiste ao poder participar nessa competição, que é o sonho de todos os atletas?
Senti-me sobretudo honrado. Ainda por cima, tive essa possibilidade com a equipa que tinha ganho a edição anterior, a responsabilidade era ainda maior.
Nos últimos dois jogos como o SL Benfica, marcaste por duas vezes. É especial marcar frente ao eterno rival?
Claro que é especial marcar, mas mais especial ainda é ajudar a equipa a chegar à vitória.
Quais as tuas perspetivas sobre o teu futuro no Sporting CP?
A minha perspetiva é ser muito feliz e com muitos títulos conquistados de leão ao peito.
Equipa de futsal dos leões perdeu frente ao Benfica por 7-5, após prolongamento, esta quarta-feira, dia 25 de junho, e adia decisões para a 'negra'
|
A equipa de futsal do Sporting perdeu frente ao Benfica por 7-5, após prolongamento, esta quarta-feira, dia 25 de junho. Nuno Dias abordou a partida e reconheceu mérito ao adversário na forma como alcançou a vitória. O técnico desvalorizou ainda a ausência de Bernardo Paçó do quinto jogo, guarda-redes que viu o cartão vermelho por defender uma bola fora da grande área.
Nuno Dias: "Ainda temos uma chance e vamos agarrarmo-nos a ela"
"Fica igualada a eliminatória, uma vitória do Benfica, parabéns por terem igualado e não terem permitido que o Sporting chegasse ao título. O que fica dos jogos é o resultado. Ainda temos uma chance e vamos agarrarmo-nos a ela. Temos que descansar e domingo vamos lá estar para tentar ganhar", começou por dizer ao Canal 11.
Nuno Dias: "Cometemos demasiados erros individuais que o Benfica aproveitou"
O técnico falou dos erros da equipa verde e branca: "Cometemos demasiados erros individuais que o Benfica aproveitou. Não é normal na nossa equipa. Alguns pequenos desajustes que não fizemos bem e hoje cometemos demasiados erros. Só temos que dar mérito ao Benfica"
Nuno Dias comentou a expulsão de Bernardo Paçó aos 33 minutos, mas garantiu que tanto Henrique Rafagnin como Gonçalo Portugal estarão disponíveis para a próxima partida: "Significa que temos mais dois guarda-redes que vão estar prontos para dar tudo", terminou.
O Sporting vira assim atenções para o quinto jogo e decisivo encontro. Os leões voltam a entrar na quadra no próximo domingo, dia 29 de junho, pelas 19h00. O duelo diante da turma encarnada será jogado no Pavilhão João Rocha e vai haver campeão.
Clube de Alvalade não conseguiu levar a melhor diante da turma encarnada, mas ainda pode sagrar-se campeão no quinto e decisivo encontro
|
A equipa de futsal do Sporting perdeu frente ao Benfica por 7-5, após prolongamento, esta quarta-feira, dia 25 de junho, no quarto jogo da final da Liga Placard. Os leões estavam a uma vitória do pentacampeonato (2-1 na eliminatória) e, sendo assim, fica tudo adiado para a 'negra' Veja AQUI como decorreu a partida no Pavilhão Fidelidade, na Luz.
O Clube de Alvalade entrou com tudo na partida e chegou à vantagem logo no primeiro minuto. Diogo Santos passou para Taynan que surgiu desmarcado a rematar de primeira para o 1-0. Aos 2', Higor rematou forte e empatou o dérbi. Aos 8', Ivan Chiskala disparou um forte e não deu hipóteses a Bernardo Paçó. Aos 14', os leões chegaram à igualdade (2-2). Wesley bateu o canto e, de cabeça, Rocha não desperdiçou.
Na etapa complementar, após passe de Diogo Santos, Taynan fez o bis aos 24 minutos e festejou à Viktor Gyokeres. No entanto, a equipa de Cassiano Klein respondeu de imediato e fez o terceiro no mesmo minuto. Lúcio rematou, mas a bola acaba a ser desviada por Higor e a entrar na baliza leonina. Aos 34', Bernardo Paçó viu cartão vermelho direto e foi expulso do encontro por tocar com na bola com a mão fora da grande área. Os encarnados aproveitaram a superioridade numérica e Higor (34') fez o hat-trick. Aos 35', os leões beneficiaram de um livre direto e também Taynan fez o seu terceiro no encontro (4-4).
O dérbi seguiu para prolongamento. Aos 41', após bola longa, Arthur remata forte para o fundo da baliza de Henrique Rafagnin. Um minuto depois, grande golo de Zicky Té a atirar com o pior pé e a não dar hipóteses a Léo Gugiel. Aos 44', novo livre para o Benfica. Ivan Chishkala atirou colocado e fez o 6-5. Na segunda parte do prolongamento, o russo voltou a marcar e fez o sétimo das águias.
Com esta derrota – a sexta em 50 jogos na temporada desportiva – os comandados de Nuno Dias veem o rival empatar a eliminatória (2-2) que se disputa à melhor de cinco jogos. O emblema verde e branco continua na luta pela conquista do pentacampeonato, cenário inédito na modalidade.
O Sporting vira assim atenções para o quinto jogo e decisivo encontro. Os leões voltam a entrar na quadra no próximo domingo, dia 29 de junho, pelas 19h00. O duelo diante da turma encarnada será jogado no Pavilhão João Rocha e vai haver campeão.
Acompanhe aqui todas as emoções do quarto encontro do Campeonato Nacional que vai colocar frente a frente águias e verdes e brancos
|
FINAL DO JOGO: BENFICA 7-5 SPORTING
49' - Defesa de Léo Gugiel (Benfica) para a trave.
47' - Golo do Benfica. Ivan Chishkala volta a marcar e dificulta missão dos leões: Benfica 7-5 Sporting
46' - Segunda parte em andamento.
INTERVALO DO PROLONGAMENTO: BENFICA 6-5 SPORTING
44' - Golo do Benfica. Ivan Chishkala marca de livre direto: Benfica 6-5 Sporting
43' - Ivan Chishkala (Benfica) atira ao poste.
42' - GOLO DO SPORTING!!! Zicky Té faz um golaço e volta a deixar tudo empatado: Benfica 5-5 Sporting
42' - Anton Sokolov falha livre de 10 metros.
41' - Golo do Benfica. Arthur marca para as águias: Benfica 5-4 Sporting
41' - Já se joga o prolongamento.
FINAL DOS 40 MINUTOS: BENFICA 4-4 SPORTING: Jogo segue para prolongamento.
39' - Falha Raúl Moreira (Benfica).
39' - Henrique Rafagnin comete sexta falta e vê cartão amarelo.
39' - Quinta falta dos leões.
36' - GOLO DO SPORTING!!! Taynan não falha da marca dos 10 metros e também faz hat-trick: Benfica 4-4 Sporting
36' - Sexta falta cometida pelo Benfica.
35' - Benfica chega à quinta falta.
35' - Golo do Benfica. Higor faz hat-trick e coloca encarnados na frente: Benfica 4-3 Sporting
34' - Novamente Henrique a brilhar.
34' - Boa defesa de Henrique Rafagnin.
33' - Bernardo Paçó vê cartão vermelho direto por defender a bola fora da grande área.
29' - Gigante Bernardo Paçó a negar o golo a Silvestre (Benfica).
27' - Dérbi frenético na Luz.
25' - Golo do Benfica. Higor também bisa e está reposta a igualdade: Benfica 3-3 Sporting
25' - GOLO DO SPORTING!!! Taynan bisa e festeja à Viktor Gyokeres: Benfica 2-3 Sporting
23' - Novamente Bernardo Paçó a fazer uma grande intervenção.
23' - Leões carregam em busca do terceiro.
21' - Começa a segunda parte.
INTERVALO: BENFICA 2-2 SPORTING
19' - Pauleta remata ao poste.
19' - Defesa sensacional de Bernardo Paçó a remate de Ivan Chishkala (Benfica).
17' - Rúben freire atira à barra da baliza de Léo Gugiel (Benfica).
15' - GOLO DO SPORTING!!! Rocha cabeceia para o empate na Luz: Benfica 2-2 Sporting
13' - Grande defesa de Bernardo Paçó.
12' - Ivan Chishkala (Benfica) evita golo a Anton Sokolov.
9' - Taynan remata por cima.
9' - Golo do Benfica. Ivan Chishkala opera reviravolta: Benfica 2-1 Sporting
8' - Wesley faz corte providencial quase em cima da linha.
6' - Diego Nunes (Benfica) remata ao poste.
6' - Rocha atira ao lado.
2' - Golo do Benfica. Higor remata forte e empata o dérbi: Benfica 1-1 Sporting
2' - Golo do Benfica anulado por falta sobre Zicky Té.
1' - GOLO DO SPORTING!!! Taynan coloca leões na frente do placard: Benfica 0-1 Sporting
1' - Arranca a partida. ACREDITA, SPORTING!!!
0' - Cinco inicial dos leões.
0' - Leões em exercícios de aquecimento.
0' - Tomás Paçó é baixa do lado leonino.
0' - As duas equipas já se defrontaram em 147 jogos: o Sporting venceu 69 encontros contra 45 do adversário. Registam-se ainda 33 empates.
0' - Já os encarnados eliminaram e Eléctrico (2-0) e o Braga (2-0).
0' - Os leões chegam a esta fase depois de terem batido o Ferreira do Zêzere (2-1) e o Leões de Porto Salvo (2-1).
0' - O Benfica ficou na segunda posição com 55 pontos.
0' - O Sporting terminou a fase regular do campeonato em primeiro lugar, com 58 pontos.
0' - A final disputa-se à melhor de cinco partidas. Em caso de triunfo, o Sporting sagra-se pentacampeão nacional e ergue o 20.º título da sua história.
0' - Os leões estão em vantagem na eliminatória (2-1). No primeiro encontro, o adversário levou a melhor nas grandes penalidades (5-3). No segundo duelo, os leões venceram por 3-1. Na última partida, os comandados de Nuno Dias golearam por 5-1.
0′ - O Leonino leva até si todos os momentos do quarto jogo da final da Liga Placard.
0′ – A equipa de futsal do Sporting vai defrontar o Benfica, esta quarta-feira, dia 25 de junho, pelas 20h00, no Pavilhão Fidelidade, na Luz.