Futebol
"Perfume que tínhamos saudades": Francisco Rodrigues dos Santos encantado no Famalicão - Sporting
0
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
SeguirFutebol
|
0O Sporting está a protagonizar um dos melhores arranques de temporada da sua história no campeonato nacional. Para igualar o recorde de onze vitórias em onze jornadas, estabelecido na época 1990/91, a equipa liderada por Rúben Amorim precisa de vencer o Estrela da Amadora, em Alvalade, e o Braga, na pedreira. Até ao momento, os leões têm um percurso invicto na Liga, com nove triunfos nas primeiras nove jornadas.
O triunfo por 3-0 diante do Famalicão permitiu aos verdes e brancos a cimentarem o seu estatuto como principal candidato ao título. O próximo objetivo é alcançar o registo inédito neste século, ao garantir a décima conquista consecutivo. Caso continue nesta trajetória, o Clube de Alvalade poderá bater o seu próprio recorde de vitórias nas primeiras jornadas, estabelecendo uma marca histórica no campeonato nacional.
O desempenho atual do Sporting já superou recordes mais recentes. Em 2017/18, sob a liderança de Jorge Jesus, o Sporting começou com seis vitórias consecutivas, uma marca que Amorim e os seus jogadores ultrapassaram este ano ao vencer nove partidas seguidas. Também ultrapassaram os registos do Porto, sob o comando de Sérgio Conceição em 2017/18, e do Benfica, treinado por Jorge Jesus e Roger Schmidt, que não passaram da oitava ronda sem derrotas nas temporadas de 2021/22 e 2022/23, respetivamente.
Para além da consistência nos resultados, a equipa leonina tem mostrado uma notável solidez, vencendo adversários de relevo, como o Porto, em Alvalade. Esta sequência de vitórias é um feito raro na história do Clube e relembra os adeptos da campanha de 1990/91, quando a equipa era comandada por Marinho Peres. Esta série de vitórias consecutivas no campeonato português apenas foi alcançada quatro vezes pelo Sporting, sublinhando a grandeza do feito atual.
A vitória frente ao Casa Pia, na ronda anterior, já foi um marco histórico para o Sporting, estabelecendo um novo máximo de triunfos consecutivos neste século. Caso mantenham este ritmo e consigam vencer o Santa Clara na 12.ª ronda da prova, os verdes e brancos alcançam um feito inédito.
Jogador formado em Alcochete foi titular na formação comandada por Rúben Amorim e cumpriu 90 minutos na deslocação dos leões ao Minho
|
0O Sporting venceu o Famalicão, no Minho, por 3-0. Viktor Gyokeres e Geovany Quenda marcaram os dois primeiros golos e Gonçalo Inácio fechou o resultado, já na etapa final. Com o tento anotado, o defesa formado em Alvalade chegou aos 17 pela equipa principal.
“Feliz por marcar o meu primeiro golo na Liga esta época e por mais três pontos! Seguimos todos juntos”, disse o internacional português de 23 anos, nas redes sociais, após a vitória dos comandados de Rúben Amorim frente ao Famalicão.
Com este triunfo, o Sporting mantém o registo 100% vitorioso no campeonato ao fim de nove jornadas. A equipa comandada por Rúben Amorim segue na frente com 27 pontos, com seis pontos a mais que o segundo classificado Porto, embora a formação adversária tenha menos um jogo.
Com a camisola do Sporting, Gonçalo Inácio – avaliado em 45 milhões de euros – soma 13 partidas esta temporada, tendo disputado 1.023 minutos, nos quais marcou dois golos e fez duas assistências. Em 2023/24, o canhoto fez 49 jogos pelo Sporting, sendo um dos jogadores mais utilizados.
Ao todo, pelos leões, Gonçalo Inácio contabiliza 184 partidas, 17 finalizações certeiras, 10 assistências e cinco títulos conquistados: dois Campeonatos Nacionais (2020/21 e 2023/24), duas Taças da Liga (2020/21 e 2021/22) e uma Supertaça Cândido de Oliveira.
Assista ao golo de Gonçalo Inácio:
Frederico Varandas terá uma dura tarefa num futuro próximo, com vários ativos dos leões apontados à saída do Clube de Alvalade
|
0O Manchester United quer despedir Erik Ten Hag. O neerlandês não mais preenche os padrões pedidos pela direção dos red devils, que estará em "reuniões secretas" para garantir o próximo treinador do clube. Rúben Amorim, técnico do Sporting, é um dos favoritos ao lugar.
A informação está a ser avançada pela imprensa britânica, com Chris Weeler, jornalista do Daily Mail, a garantir que além de Amorim, Xavi Hernández (desempregado), Thomas Frank (Brentford) e Edin Terzic (desempregado) são outros dos nomes em agenda.
A fonte em questão menciona que os dias de Ten Hag estão a chegar ao fim, visto que "cambaleia como um animal ferido" no comando técnico do histórico da Premier League e que a direção do clube está a agir "pelas costas" do treinador.
Rúben Amorim chegou ao Sporting em março de 2020, oriundo do Braga, num negócio que custou aos cofres verdes e brancos qualquer coisa como 12 milhões de euros, já com ‘juros’ incluídos. Desde então, o técnico liderou 227 encontros, tendo vencido 160, empatado 34 e perdido 33, sendo uma das grandes figuras dos verdes e brancos nos últimos anos.
Ao comando do Sporting, Rúben Amorim conquistou cinco títulos: dois Campeonatos Nacionais (2020/21 e 2023/24), duas Taças da Liga (2020/21 e 2021/22) e uma Supertaça Cândido de Oliveira (2021). O treinador tem contrato com o Clube de Alvalade até junho de 2026 e uma cláusula de rescisão de 20 milhões para emblemas estrangeiros e 30 para clubes nacionais.
Remate certeiro apontado pelo jovem ala na deslocação ao Minho valeu entrada direta para o topo da história do Clube de Alvalade
|
0O Sporting bateu o Famalicão por 3-0, na nona jornada do campeonato. Geovany Quenda marcou o segundo golo dos leões e entrou diretamente para a história do Clube de Alvalade como o jogador mais jovem de sempre a faturar na Liga com a Listada verde e branca.
O tento do 'camisola 57' bateu Cristiano Ronaldo e Simão Sabrosa, que era, até à data, o detentor da distinção. O remate certeiro de Quenda surgiu aos 17 anos, cinco meses e 27 dias. O extremo formado em Alcochete e que rumou ao Benfica tinha marcado com 17 anos, seis meses e 16 dias.
Já Cristiano Ronaldo é, de momento, o terceiro classificado da lista. O maior goleador da história do futebol estreou-se a marcar com 17 anos, oito meses e três dias, numa vitória por 3-0, diante do Moreirense, a 7 de outubro de 2002.
Em 2023/24, com a camisola do Sporting, Geovany Quenda realizou 33 encontros: 24 pelos sub-23 (2.142 minutos) e nove pela equipa B (398 minutos). Ao todo, o jovem extremo formado nos leões apontou 11 golos e fez sete assistências. A época quase acabou de uma forma perfeita, pois Quenda foi uma das principais figuras na caminhada da seleção portuguesa no Euro sub-17. Portugal fez um excelente torneio, mas acabou por perder a final frente à Itália por 3-0.
Geovany Quenda - avaliado em 15 milhões de euros - leva 14 partidas na presente temporada, nas quais disputou 930 minutos. O desequilibrador canhoto tem, para já, dois golos apontados. Na Supertaça, diante do Porto, e frente ao Famalicão.
Assista ao golo de Quenda: