Corner Left

Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!

WhatsApp Seguir

Futebol

INESPERADO! TÉCNICOS DE SPORTING E RIO AVE, RÚBEN AMORIM E LUÍS FREIRE, ‘DÃO AS MÃOS’ E DEIXAM RECADO A FERNANDO GOMES

Ambos os treinadores têm sido bastante críticos da gestão da Federação Portuguesa de Futebol

Leonino - Onde o Sporting é notícia
Leonino - Onde o Sporting é notícia

  |

Icon Comentário0

Rúben Amorim e Luís Freire foram vozes muito críticas face ao processo de licenciamento de treinadores em Portugal. Ambos os técnicos já se insurgiram contra a dificuldade em aceder aos níveis três e quatro, queixando-se das poucas vagas disponíveis e das condições de entrada nos cursos.


O técnico leonino foi mesmo alvo de críticas quando assinou pelo Sporting. A Associação Nacional de Treinadores de Futebol acusou o Clube de Alvalade de fraude, por ter inscrito Rúben Amorim como treinador-adjunto e não como principal, uma vez que não possuía a habilitação necessária.


Face à dificuldade em aceder aos níveis superiores de especialização, o líder da equipa verde e branca rumou à Irlanda do Norte para acabar o terceiro escalão. Depois de completada esta etapa, Amorim teve um acesso facilitado ao quarto e último nível para obter licença de treinador, passando a poder orientar o Sporting.


Luís Freire, técnico do Rio Ave, passou por semelhantes entraves. Esteve 11 anos à espera para poder frequentar o terceiro grau do curso. O treinador não beneficiou da exceção da UEFA a Portugal, que prevê que aqueles que são responsáveis pela subida de uma equipa à Primeira Liga, podem ser treinadores principais das mesmas.

Colegas de profissão fora do campo, adversários dentro do mesmo. Sporting e Rio Ave vão hoje, dia 25 de setembro, fechar a sexta jornada da Liga Portugal Betclic. O encontro vai ter lugar no Estádio José Alvalade, com apito inicial agendado para as 20h15.



Futebol

Augusto Inácio dá receita para a saída de craque do Sporting: "Tem de fazer uma grande Champions"

Antigo jogador, treinador e dirigente do Clube de Alvalade acredita que jogador pode deixar o plantel de Rúben Amorim se brilhar na Europa

Augusto Inácio acredita na saída de Gyokeres do Sporting
Augusto Inácio acredita na saída de Gyokeres do Sporting

  |

Icon Comentário0

Viktor Gyokeres é a estrela maior do Sporting. Recentemente, o avançado abordou a sua cláusula de rescisão, admitindo que o valor é "demasiado alto", ainda assim, Augusto Inácio acredita que o avançado pode deixar Alvalade pelos 100 milhões de euros estipulados, mas precisa de "fazer uma grande Liga dos Campeões".


"Não pode desvalorizar-se ao ponto daquilo que vale. Ele sabe que vale muito como jogador, mas em termos de dinheiro, o mercado é que vai dizer quanto vale e quanto oferece. Agora, ele tem é de fazer o seu trabalho e está a fazê-lo muito bem", começou por dizer o ex técnico dos leões, na CNN.


"Está num grande momento de forma. Marca golos no Sporting, marca golos na seleção e também dá assistências. Está a passar por um grande período, mas, para aqueles tais 100 milhões, tem de fazer uma grande Liga dos Campeões, que é aí a grande montra", terminou Augusto Inácio.


Esta temporada, ao serviço do Sporting, Viktor Gyokeresavaliado em 65 milhões de euros – foi utilizado em cinco encontros (480 minutos). No total, o 'camisola 9' fez sete golos e já leva três assistências. O avançado tem contrato com os leões até junho de 2028 e a maior cláusula de rescisão do plantel, fixada na ordem dos 100 milhões de euros.

Inicialmente, o Sporting pagou 20 milhões, mais 4 por objetivos e custos de intermediação, por Viktor Gyokeres. Contas feitas, ao dia de hoje, o ponta de lança já terá custado 27,8 milhões de euros aos cofres leoninos, com a SAD a garantir recentemente 90% da mais-valia de uma futura transferência do internacional pela seleção da Suécia, com os restantes 10% a pertencerem ao Coventry.



Futebol

E esta? Jogador que custou 'pipa de massa' ao Sporting afinal pode ser autêntica 'pechincha'

Há quem garanta que o investimento avultado feito pelo Presidente leonino, Frederico Varandas, vai compensar num futuro próximo

Reforço do Sporting afinal pode não ser visto como um investimento avultado
Reforço do Sporting afinal pode não ser visto como um investimento avultado

  |

Icon Comentário0

Morten Eskesen, técnico dos sub-19 da Dinamarca, que diz ter descoberto Conrad Harder, analisou o negócio do Nordsjaelland com o Sporting. Apesar do craque ter sido o reforço mais caro dos leões, neste mercado de verão, o treinador acredita que, devido ao potencial do jovem, a transferência pode vir a ser uma autêntica 'pechincha'. 


"Conrad é um bom jogador, mas acredito que tem qualidade para fazer mais, muito mais. E o Sporting vê esse potencial. Não sei se poderá vir a ser um jogador barato, agora, tendo em conta os valores cada vez mais elevados que têm vindo a ser gastos na Europa e se o Sporting continuar a um bom nível e ele corresponder às expectativas e marcar golos", começou por referir o técnico, em declarações ao jornal Record. 


"Pode render uma grande transferência ao clube"


"Ele sempre marcou, pode render uma grande transferência ao clube. É mais um exemplo dos bons jogadores que existem na Dinamarca. Temos boas academias e boas seleções e lançamos jogadores muito bons e que são por vezes ainda baratos em comparação com outras ligas", concluiu. 

Importa recordar que, Morten Eskesen acabou por revelar também qual considera ser o 'calcanhar de Aquiles' de Harder, garantindo que, apesar do craque ter arestas por limar, poderá ser visto como o sucessor de Viktor Gykeres. 


Na temporada passada, ao serviço do Nordsjaelland, Conrad Harder – avaliado em 2 milhões de euros – realizou 32 partidas: 23 na Liga Dinamarquesa, cinco na Taça da Dinamarca, quatro na Liga Conferência e um no campeonato nacional de juniores. Nos 971 minutos que esteve dentro das quatro linhas, o jovem apontou oito golos e fez uma assistência. Em 2024/25, o jogador leva dois golos e três assistências em sete jogos.

Conrad Harder assinou um contrato válido até 2029, ficando protegido por uma cláusula de rescisão de 80 milhões de euros. O Clube de Alvalade detalhou à CMVM que pagou 19 milhões, mais 3 por objetivos, sendo que o Nordsjaelland reserva para si o direito a 20% da mais-valia de uma futura transferência.


Futebol

Sporting não fica calado e recorre ao Conselho de Justiça para impugnar eleição

Clube de Alvalade contestou o processo de eleição de dirigente para Assembleia Geral da FPF devido a falhas nos requisitos exigidos

Sporting recorre junto do Conselho de Justiça para contestar processo de eleição para a FPF
Sporting recorre junto do Conselho de Justiça para contestar processo de eleição para a FPF

  |

Icon Comentário0

O Sporting apresentou um recurso junto do Conselho de Justiça (CJ) da Associação de Futebol de Lisboa (AFL) em contestação ao processo de eleição do delegado para a Assembleia Geral eleitoral da Federação Portuguesa de Futebol (FPF). A informação foi confirmada na passada terça-feira, dia 4 de setembro, à agência de informação Lusa por fonte oficial do Clube, que aponta o timing e a condução do ato eleitoral como razões principais para a contestação.


Segundo o Sporting, o ato eleitoral, realizado na passada segunda-feira, dia 2 de setembro, foi convocado no dia 27 de agosto, com apenas 48 horas para a apresentação de candidaturas, apesar de a FPF ter estipulado o prazo limite de 30 de setembro. O Clube destacou ainda, os requisitos exigidos pela AFL, que incluíam a subscrição de 25 clubes ou sociedades desportivas participantes em competições não profissionais e a obrigatoriedade de o candidato ter presidido um clube por oito anos consecutivos.


O emblema verde e branco considerou que o processo deveria ter sido conduzido pela Assembleia Geral da AFL e não pela direção liderada por Nuno Lobo, que também integra a comissão eleitoral e já admitiu a sua intenção em candidatar-se à liderança da FPF. Apesar das críticas, o processo resultou na eleição de José Manuel Ribeiro dos Santos, atual diretor executivo da AFL, como delegado com 100% dos votos expressos, num colégio de 57 clubes.


Além de José Manuel Ribeiro dos Santos, Jorge Alberto Pires Boiça foi eleito como suplente no mesmo ato. A eleição visa escolher um dos 55 delegados que irão participar na Assembleia Geral da FPF, onde será decidido o sucessor de Fernando Gomes, atual presidente da FPF, que está a cumprir o seu terceiro e último mandato.

O processo eleitoral para os delegados à Assembleia Geral da FPF, que se iniciou a 13 de agosto, deve ser concluído até 30 de setembro. A AG contará com 84 delegados, incluindo os presidentes das associações regionais e distritais, além de representantes de vários setores do futebol, como clubes profissionais e não profissionais, jogadores, treinadores e árbitros.



envelope SUBSCREVER NEWSLETTER


Quanto tempo falta para Cristiano Ronaldo chegar aos mil golos? Números revelam!
Futebol

Quanto tempo falta para Cristiano Ronaldo chegar aos mil golos? Números revelam!

 

Icon Comentário0
Técnico que descobriu Conrad Harder revela 'calcanhar de Aquiles' do reforço do Sporting
Futebol

Técnico que descobriu Conrad Harder revela 'calcanhar de Aquiles' do reforço do Sporting

 

Icon Comentário0
Oficial! Jogador despede-se do Sporting 15 anos depois; Amorim deu aval à mudança (vídeo)
Futebol

Oficial! Jogador despede-se do Sporting 15 anos depois; Amorim deu aval à mudança (vídeo)

 

Icon Comentário0