Futebol
Bomba! Rui Borges pode ter regresso de extremo ao Sporting antes do previsto
09 Dez 2025 | 10:22
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
25 Set 2023 | 09:55 |
Rúben Amorim e Luís Freire foram vozes muito críticas face ao processo de licenciamento de treinadores em Portugal. Ambos os técnicos já se insurgiram contra a dificuldade em aceder aos níveis três e quatro, queixando-se das poucas vagas disponíveis e das condições de entrada nos cursos.
O técnico leonino foi mesmo alvo de críticas quando assinou pelo Sporting. A Associação Nacional de Treinadores de Futebol acusou o Clube de Alvalade de fraude, por ter inscrito Rúben Amorim como treinador-adjunto e não como principal, uma vez que não possuía a habilitação necessária.
Face à dificuldade em aceder aos níveis superiores de especialização, o líder da equipa verde e branca rumou à Irlanda do Norte para acabar o terceiro escalão. Depois de completada esta etapa, Amorim teve um acesso facilitado ao quarto e último nível para obter licença de treinador, passando a poder orientar o Sporting.
Luís Freire, técnico do Rio Ave, passou por semelhantes entraves. Esteve 11 anos à espera para poder frequentar o terceiro grau do curso. O treinador não beneficiou da exceção da UEFA a Portugal, que prevê que aqueles que são responsáveis pela subida de uma equipa à Primeira Liga, podem ser treinadores principais das mesmas.
Colegas de profissão fora do campo, adversários dentro do mesmo. Sporting e Rio Ave vão hoje, dia 25 de setembro, fechar a sexta jornada da Liga Portugal Betclic. O encontro vai ter lugar no Estádio José Alvalade, com apito inicial agendado para as 20h15.
Jogador acabou por bisar na partida, que acabou a fervilhar para a turma dos verdes e brancos, nesta terça-feira, 9 de dezembro
09 Dez 2025 | 14:35 |
A equipa de juniores do Sporting empataram com o Bayern Munique, por 3-2, esta terça-feira, dia 9 de dezembro. Em duelo da sexta jornada da UEFA Youth League, os jovens verdes e brancos estiveram sempre atrás do resultado numa partida bastante animada, tendo conseguido a igualdade ao cair do pano.
O Sporting começou praticamente em desvantagem. Yil Gashi converteu uma grande penalidade favorável aos bávaros e inaugurou a partida (7'). O Bayern ainda aumentou a vantagem aos 16' quando, após combinação com Dalpiaz, Cardozo, já dentro da área, finta vários jogadores dos leões e, em zona frontal, rematou para o golo. Ainda antes do intervalo, os verdes e brancos reduziram, por Gabriel Silva (20').
Na segunda parte, o jogo voltou a começar mal. A formação alemã dilatou o resultado para 3-1, com um golo da autoria de Bohdan Olychenko (46'), de cabeça. A cerca de dez minutos do fim, Lucas Taibo voltou a reduzir para os verdes e brancos e, já no período de descontos, fez a igualdade que valeu um ponto aos leões (90'+6).
Com este empate - o sexto em 17 jogos nesta temporada desportiva - os comandados de João Gião encontram-se, ainda à condição, no oitavo lugar da tabela classificativa, com 12 pontos. O Sporting volta a entrar em campo no próximo sábado, dia 13 de dezembro, diante do Torreense, às 16h00, na Academia Cristiano Ronaldo.
O onze inicial apresentado pelo emblema verde e branco foi composto por: Miguel Gouveia, Daniel Costa, Lucas Taibo, Rafael Mota, Duarte Tomás, Atanásio Cunha, Rafael Camacho, Paulo Simão, Ivanildo Mendes, Manuel Kissanga e Gabriel Silva.
Treinador dos verdes e brancos recebeu a notícia negativa para a gestão do plantel de forma oficial nesta terça-feira, dia 9 de dezembro
09 Dez 2025 | 14:10 |
Última hora: Ousmane Diomande vai mesmo desfalcar a equipa do Sporting. O central de Rui Borges foi convocado pela Costa do Marfim para disputar a Taça das Nações Africanas (CAN), o que significa que não será opção para os leões no decorrer das próximas semanas.
A lista de jogadores escolhidos pelo selecionador Emerse Faé foi revelada esta terça-feira, dia 9 de dezembro, prevendo-se que o defesa de 22 anos se junte à concentração costa-marfinense logo após à receção do Sporting ao AVS, que está marcada para o próximo sábado, 13 de dezembro, pelas 20h30.
Vale lembrar que a FIFA determinou que os clubes, como é o caso do Sporting, apenas são obrigados a ceder os jogadores às suas seleções a partir de dia 15 deste mês, segunda-feira. Assim sendo, Diomande ainda entrará nas opções de Rui Borges para a próxima jornada da Liga Portugal Betclic.
Antes disso, o Sporting volta a entrar em campo esta terça-feira, dia 9 de dezembro, frente ao Bayern Munique. O encontro, a contar para a sexta jornada da Liga dos Campeões, diante da turma liderada por Vincent Kompany, jogar-se-á no Allianz Arena, pelas 17h45.
Na presente temporada, Ousmane Diomande – avaliado em 45 milhões de euros – realizou dez encontros pelo Sporting: cinco na Liga Portugal Betclic, três na Liga dos Campeões, um na Taça de Portugal e outro na Supertaça. Ao todo, o defesa-central contabiliza 677 minutos.
Antigo jogador do Clube de Alvalade que disputou última eliminatória frente aos bávaros realizou a antevisão à partida da Liga dos Campeões
09 Dez 2025 | 12:01 |
Derlei foi um dos jogadores titulares nos últimos dois encontros entre Sporting e Bayern Munique, cujo agregado resultou na pesada derrota dos leões, por 12-1. O antigo jogador acredita que, 16 anos depois, o desnível entre as duas equipas já não é o mesmo.
Derlei: "Acredito que o Sporting pode discutir o jogo"
"Acredito que o Sporting pode discutir o jogo. Os clubes vivem momentos diferentes agora. O Sporting vem de um bicampeonato nacional, o que já faz com que o Bayern tenha um respeito muito maior. O Bayern, apesar de vir de ter conquistado o campeonato, na época passada, a nível europeu, há alguns anos que não tem conseguido estar entre as quatro melhores equipas do continente. Vai ser um jogo diferente do de 2009", começou por dizer, em entrevista ao jornal A Bola.
Derlei: "Sporting certamente dará muito mais luta e tem grandes possibilidades de vencer a partida"
Fruto da evolução da equipa do Sporting, Derlei acredita que o duelo desta terça-feira, dia 9 de dezembro, pode acabar por ser mais equilibrado e não retira qualquer possibilidade de uma 'surpresa' na Alemanha, apesar das alterações forçadas de Rui Borges no onze: "O Bayern continua com uma equipa muito forte, com um grande poder financeiro, mas o Sporting hoje está bastante mais próximo do nível dessas equipas. Certamente dará muito mais luta e tem grandes possibilidades de vencer a partida".
Fora a antevisão à partida da sexta jornada da Liga dos Campeões, Derlei ainda abordou os detalhes da eliminatória que disputou frente ao Bayern Munique e revelou o sentimento do plantel: "Lembro-me perfeitamente desses jogos. Chegámos a esse jogo depois de uma derrota pesada em casa. É bom salientar que o Bayern continua a ser um dos maiores clubes da história e, pelo poder financeiro que tem, é muito difícil para as equipas portuguesas lutarem de igual para igual. Na altura, tínhamos uma equipa muito jovem. Na primeira partida, até começámos bem, mas acabámos por sofrer cinco golos e já fomos para a Alemanha com a eliminatória já resolvida, o que deu tranquilidade a uma equipa com o poderio do Bayern".
"Tentámos ao máximo segurar o Bayern, mas isso não aconteceu e os golos foram surgindo, até pela qualidade que a equipa deles tinha. Prova disso é que boa parte daquela equipa depois fez parte da seleção alemã que venceu o Mundial de 2014", atirou ainda.
Bomba! Rui Borges pode ter regresso de extremo ao Sporting antes do previsto
09 Dez 2025 | 10:22
Apesar da vitória no Wolves - Manchester United, Ruben Amorim não se mostra totalmente satisfeito
09 Dez 2025 | 10:14
Rui Borges pode perder mais dois jogadores no Sporting para a Liga dos Campeões
09 Dez 2025 | 07:51