Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
26 Jan 2026 | 09:27 |
Depois de ter sido titular nos últimos cinco jogos do Sporting - frente a Arouca, Casa Pia e Gil Vicente, para a Liga, PSG, na Champions, e V. Guimarães, na Allianz Cup -, Matheus Reis pode voltar a integrar o onze inicial de Rui Borges na deslocação europeia ao Athletic Bilbao, na próxima quarta-feira, às 20h00, no Estádio San Mamés. No entanto, o lateral sabe que essa sequência de utilização será interrompida logo a seguir, no encontro com o Nacional, a 1 de fevereiro, às 18h00, para o campeonato.
O defesa de 30 anos foi expulso nos instantes finais do triunfo em Arouca, no momento dos festejos do 2-1 apontado por Luis Suárez já no período de compensação, e aguarda agora o relatório do árbitro Hélder Carvalho para perceber a extensão do castigo que lhe poderá ser aplicado.
Matheus Reis viu cartão vermelho direto por palavras dirigidas ao juiz da partida e, de acordo com o artigo 158.º do regulamento da Liga, arrisca uma suspensão que pode ir até quatro jogos. O documento prevê “sanção de suspensão a fixar entre o mínimo de um e o máximo de quatro jogos” em casos de injúrias dirigidas a árbitros ou a pessoas e entidades ligadas à FPF ou à Liga Portugal, acrescida de uma multa entre cinco e 50 unidades de conta.
Assim, o esquerdino aguarda a divulgação do mapa de castigos da 19.ª jornada da Liga Portugal Betclic por parte do Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Futebol para ficar a conhecer a decisão final, além dos motivos descritos para esta expulsão.
Se a pena for de apenas um jogo, falhará a receção ao Nacional. Com dois encontros de suspensão, além desse duelo, ficará também de fora dos quartos de final da Taça de Portugal, frente ao AVS, a 5 de fevereiro, às 20h45, em Alvalade. Num cenário mais gravoso, poderá ainda ser baixa para a visita ao Porto, agendada para o dia 9, às 20h45.
Internacional georgiano chegou ao Clube de Alvalade no último mercado de transferências, com continua com dificuldades em ganhar o seu espaço
26 Jan 2026 | 08:56 |
O Levante está a ponderar a possibilidade de solicitar ao Sporting o empréstimo de Giorgi Kochorashvili. O médio de 26 anos, que precisamente deixou o clube valenciano para rumar a Alvalade no último mercado de verão, surge como um perfil que a equipa orientada por Luís Castro conhece bem e que poderia ajudar na luta pela manutenção na primeira divisão espanhola, onde o emblema ocupa atualmente o 19.º lugar.
A informação está a ser avançada pelo jornal Record, que afirma que, no entanto, não deu entrada nos serviços da SAD leonina qualquer contacto formal por parte do clube espanhol, embora a intenção possa vir a ser concretizada nos próximos dias.
Um dos fatores que pode pesar a favor deste cenário é a utilização limitada do internacional georgiano, que foi titular em sete dos 20 jogos realizados e soma pouco mais de 700 minutos pelo Sporting, numa zona do terreno cada vez mais concorrida, com Morten Hjulmand, João Simões, Hidemasa Morita em melhor condição física e Daniel Bragança de regresso após uma paragem prolongada de 11 meses.
Ainda assim, há obstáculos para o Levante. Apesar do contexto, a saída de Kochorashvili não é vista como provável. O médio não pretende dar um passo atrás na carreira, mesmo que se trate de um empréstimo sem opção de compra, e a prioridade passa por continuar a trabalhar para ganhar espaço nas opções de Rui Borges. O jogador mantém-se confiante nas palavras do treinador, que tem sublinhado a importância de todo o plantel e a possibilidade de qualquer elemento ser chamado ao onze a qualquer momento.
Esta temporada ao serviço do Sporting, Giorgi Kochorashvili - avaliado em 6 milhões de euros - já cumpriu 20 jogos com a Listada verde e branca: 13 na Liga Portugal Betclic, dois na Liga dos Campeões, dois na Taça da Liga e outro na Supertaça Cândido de Oliveira. Pelos leões, o médio fez duas assistências.
Médio do Famalicão é um dos nomes no radar dos leões e existem novidades quanto às intenções do Clube de Alvalade no jogador
26 Jan 2026 | 03:00 |
O interesse do Sporting em Gustavo Sá arrefeceu consideravelmente nos últimos tempos. Segundo apurou o nosso Jornal, em Exclusivo Leonino, os valores exigidos pelo Famalicão são considerados proibitivos pela SAD verde e branca. A contratação do criativo perdeu força nos corredores de Alvalade, face à intransigência negocial demonstrada pelos minhotos.
Embora a cláusula de rescisão do médio esteja fixada nos 50 milhões de euros, o emblema nortenho aceita transferir o passe por montantes entre os 15 e os 25 milhões. Todavia, a Direção leonina recusa cometer loucuras para garantir o jovem talento, considerando o investimento demasiado elevado para a realidade orçamental atual.
A cobiça vinda do estrangeiro também complica a tarefa dos bicampeões nacionais. Vários clubes de topo em Itália, nomeadamente Roma, Atalanta, Fiorentina e Como, manifestaram vontade concreta de contar com Gustavo Sá. Além dos transalpinos, existem observadores ingleses atentos, o que inflaciona o preço e dificulta qualquer aproximação ao ativo desejado pelo Sporting.
O planeamento da temporada dos leões segue rigoroso e com alvos bem definidos. Após assegurar os concursos de Souleymane Faye e Luis Guilherme nesta janela de transferências, a equipa orientada por Rui Borges fecha a porta a novas entradas. O regresso ao mercado só será equacionado caso se verifique alguma saída inesperada no plantel, tal como revelado por Bernardo Palmeiro.
Esta temporada, Gustavo Sá - avaliado em 16 milhões de euros - disputou 21 encontros com a camisola do emblema de Vila Nova de Famalicão. No total, o jovem somou 1.809 minutos, tendo marcado quatro golos e feito uma assistência, sendo um titular indiscutível na equipa.
Emblema de São Paulo mantém-se atento à situação do futebolista que se encontra às ordens de Rui Borges no Clube de Alvalade
25 Jan 2026 | 17:43 |
O Corinthians terá feito uma abordagem inicial por Matheus Reis. Segundo avança a imprensa brasileira, o timão, através do seu diretor executivo de futebol, Marcelo Paz, terá iniciado conversações com o representantes do jogador do Sporting nas últimas semanas.
Ainda assim, de acordo com a informação revela o UOL, o clube paulista foi informado de que existe interesse de outra equipa europeia no lateral. Além disso, o Santos também terá procurado recolher informações sobre o 'camisola 2' de Rui Borges, mas acabou por ser alertado para a movimentação já em curso por parte do Corinthians.
Há ainda muito a ter em conta. Ao que parece, o Corinthians apenas avançará para um eventual acordo se a operação puder ser realizada sem custos de transferência. Para que isso aconteça, será necessário que o jogador antecipe a saída do Sporting, numa altura em que os leões até voltaram a colocar em cima da mesa a hipótese de renovar com Matheus Reis.
Além disso, Matheus Reis terá de se enquadrar nos parâmetros salariais definidos pelo Corinthians. A direção do emblema de São Paulo tem como objetivo reduzir a massa salarial, embora reconheça que a necessidade de reforçar o plantel torna essa tarefa mais exigente.
Ao todo, desde que chegou ao plantel do Sporting oriundo do Rio Ave, Matheus Reis já realizou 221 partidas, ao longo das quais marcou três golos e fez 11 assistências. O atleta é ainda um dos mais polivalentes do plantel, jogando tanto como central como a lateral canhoto.
Confira a publicação: