
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Extra Sporting
|
Extra Sporting: João Almeida é o grande vencedor da Volta à Suíça 2025. O ciclista português completou, na última etapa, uma remontada épica, que vinha a realizar durante toda a competição, depois de ter perdido mais de três minutos no primeiro dia da prova de uma semana.
O ciclista português partiu para a última etapa, um contrarrelógio de montanha de 10 km, em segundo lugar na classificação geral, a 33 segundo do francês Kévin Vauquelin. Venceu a tirada do dia, com o melhor tempo (27 minutos e 33 segundos), e chegou um minuto e 40 segundos à frente do líder à partida.
Com essa margem, conseguiu ultrapassar o ciclista francês, e passar para a liderança da Volta à Suíça 2025, que ganha com um minuto e sete segundos de vantagem sobre o segundo classificado, Kévin Vauquelin. Oscar Onley, corredor britânico, terminou no último lugar do pódio, a um minuto e 58 segundos de João Almeida.
A vitória de etapa também carimbou o terceiro triunfo de João Almeida na Volta à Suíça 2025, depois de ter ganho no quarto e no sexto dia de competição. Chegou, assim, ao tremendo número de nove vitórias na temporada, quando ainda falta praticamente metade da época para correr.
João Almeida também confirmou um registo histórico no ciclismo internacional. O ciclista português tornou-se apenas no terceiro corredor de sempre a conseguir ganhar três voltas de uma semana de categoria WorldTour numa só época, juntando-se a Bradley Wiggins e Sean Kelly, nomes grandes do desporto, nesse lote restrito.
Ciclista português voltou a ganhar mais uma etapa do Tour of Suisse, prova que está perto de ganhar depois de já ter estado a muito tempo da liderança
|
Extra Sporting: João Almeida ganhou a sétima etapa da Volta à Suíça 2025. O ciclista português triunfou depois de um sprint de um grupo reduzido, onde Oscan Onley e Kévin Vauquelin saíram como segundo e terceiro classificado. Continua a remontada do homem da UAE Emirates XRG no Tour of Suisse. O português já tinha brilhado, no Paris-Nice, outra das maiores provas do calendário internacional.
O dia decidiu-se nas duas últimas contagens de montanha da etapa, as maiores dificuldades que os ciclistas tinham de enfrentar. A equipa de João Almeida impôs ritmo na primeira passagem pela montanha, e começou a criar dificuldades aos rivais do ciclista português.
Na chegada à última subida, a frente da corrida seguia muito reduzida, praticamente só com os favoritos à classificação geral. João Almeida foi impondo ritmo para descarregar os restantes ciclistas, mas chegou com Oscar Onley, vencedor da etapa seis, e com Kévin Vauquelin, líder da classificação geral, à linha da meta.
Na chegada, foi o francês, camisola amarela na Suíça, a desferir o primeiro ataque. João Almeida aguentou a primeira aceleração, e sprintou para ultrapassar os dois rivais. Conquistou a segunda etapa na Volta à Suíça 2025, depois do triunfo no quarto dia.
Relembrar que a Volta à Suíça 2025 começou de maneira negativa para João Almeida, que perdeu mais de três minutos para grande parte dos rivais na classificação geral. No entanto, o português está a realizar uma remontada épica, e chega à véspera da última etapa a apenas 33 segundos do líder Kévin Vauquelin. No último dia, os corredores têm pela frente um contrarrelógio de montanha, prova onde João Almeida costuma ser dos mais fortes do pelotão.
No final de abril, o território nacional foi assolado por uma falha de energia praticamente geral, cujas razões eram desconhecidas até ao momento
|
Extra Sporting: O histórico apagão que se sentiu em Portugal no final de abril aconteceu devido ao “mau funcionamento” de uma central fotovoltaica localizada em Badajoz. O nome da empresa responsável por essa falha não foi revelado, uma vez que o governo espanhol garante a anonimidade neste tipo se situações.
A informação surge através das conclusões do relatório que a Rede Eléctrica de Espanha (REE) elaborou, e que expôs ao público, na última quarta-feira, dia 18 de junho. O documento do governo não inclui o nome das empresas responsáveis pelas falhas "a pedido das empresas de energia".
No entanto, a imprensa espanhola revela informações adicionais. O El Diário aponta o dedo à mega central fotovoltaica Núñez de Balboa da Iberdrola, localizada no município de Usagre, a pouco mais de 100 km da fronteira entre Espanha e Portugal. Segundo os media espanhóis, terá sido ali a fonte do problema energético.
Segundo o jornal espanhol, terá sido nesta central que, a meia hora do início do apagão, ao gerar 250MW, se registaram os primeiros problemas: "Começou a produzir oscilações anómalas que a REE atribui a 'um mau funcionamento de um controlo interno' ou 'uma anomalia interna (...) que o proprietário deve esclarecer'”.
Por outro lado, o relatório governamental apresentado na última terça-feira pelo Ministério da Transição Ecológica explicou que existiu um "comportamento oscilatório anómalo na potência activa e reactiva". Esta não terá sido a única razão para o histórico apagão, mas o problema que despoletou toda a situação inicialmente.
Um camião foi abalroado numa passagem de nível; Embate provocou chamas na viatura, que se alastrou depois a uma das carruagens
|
Um comboio Intercidades abalroou um camião em passagem de nível de Alpedrinha, no Fundão. O embate provocou um incêndio na viatura, que se alastrou a uma das carruagens. Todos os 118 passageiros foram retirados. Há registo de quatro feridos ligeiros, três dos quais foram levados ao hospital por precaução. A circulação na Linha da Beira Baixa encontra-se suspensa na sequência deste acidente.
O mesmo aconteceu pelas 20h15 da última quarta-feira, dia 18 de junho, na passagem de nível junto à pequena vila. O comboio tinha partido da Guarda com destino a Lisboa. Em comunicado, a CP - Comboios de Portugal confirma este acidente: "Depois do embate, a viatura incendiou-se, tendo o fogo alastrado a uma das carruagens do comboio. Neste momento, estão identificados quatro feridos ligeiros que foram assistidos imediatamente no local", lê-se no comunicado.
Em declarações à RTP, Paulo Fernandes, presidente da Câmara do Fundão, adiantou que a situação poderá ter tido origem num "descuido" por parte do condutor do camião. O choque entre o comboio, que naquela zona circula por norma a 100 quilómetros hora, provocou um incêndio no local que se estendeu ao intercidades.
O comandante operacional sub-regional das Beiras e Serra da Estrela, António Fonseca, adiantou entretanto que, pelas 22h00, o incêndio já estava dado como dominado, mas que ainda decorriam perícias dentro das composições "por uma questão de precaução", de forma a averiguar se algum passageiro terá ficado para trás.
O responsável referiu que estiveram envolvidos 210 operacionais e 75 veículos, sobretudo de corporações de bombeiros da região. O comandante António Fonseca acrescentou que a situação poderia ter sido muito pior se as carruagens tivessem tombado.