Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
SeguirFutebol Formação
|
0A formação faz parte do ADN do Sporting CP. Assim, semanalmente, a redação do Leonino vai eleger um jogador das camadas jovens verdes e brancas que se tenha destacado nessa semana. No final do mês, nas nossas redes sociais, terás oportunidade de escolher qual o que mais te agradou.
Joelson Augusto Mendes Mango Fernandes. O nome não te é, certamente, estranho. Esta semana foi promovido ao plantel principal e em breve começará a encantar os adeptos presentes nas bancadas do Estádio José de Alvalade.
Joelson tem apenas 16 anos e faz da sua velocidade, capacidade de drible e remate espontâneo as suas grandes armas. Segundo dizem as crónicas, os laterais adversários têm dificuldades em adormecer na noite anterior a defrontar Joelson. O prodígio verde e branco tem por hábito trocar-lhes os olhos e, como se costuma dizer na gíria, partir-lhes os rins.
Aterrou em solo português em 2011 e acabou por ser desencantado nos treinos de captação do Sporting CP no Polo Universitário de Lisboa. Dois anos depois, mudou-se de malas e bagagens para a Academia Sporting.
Na época de estreia nos iniciados verdes e brancos, Joelson fez 15 jogos de leão ao peito, e haveria mesmo de se estrear a marcar com a camisola do Sporting CP. Corria o dia 23 de dezembro de 2016, quando, no dérbi lisboeta, frente ao CF “Os Belenenses”, o extremo prodígio fez o gosto ao pé pela primeira vez. Seria apenas o primeiro de muitos.
No ano seguinte, entre juvenis e iniciados, Joelson fez 12 jogos e marcou uma dezena de golos. Em 2018/2019, para quem ainda tinha dúvidas do talento de Joelson, o extremo teve a sua época de afirmação. A atuar nos juvenis, Joelson marcou 16 golos em 32 jogos. Nesse mesmo ano, marcou, frente ao SL Benfica, um golo que os adeptos leoninos dificilmente esquecerão.
https://www.youtube.com/watch?v=OR47Lthw6Zc
No início desta temporada, integrou o estágio de pré-época que o Sporting CP realizou na Suíça. Na altura, chegou mesmo a ser praxado pelos jornalistas presentes.
https://www.youtube.com/watch?v=qUBQOWZid7E
Sempre com a bola junto ao pé, Joelson é uma autêntica dor de cabeça para os laterais adversários. No presente ano, na equipa de sub-23, já leva mais de duas dezenas de partidas disputadas (25), tendo marcado cinco golos. Recentemente, foi promovido ao plantel principal e, não temos dúvidas, em breve começará a espalhar magia no relvado do Estádio José de Alvalade.
Emblema leonino voltou à competição, após paragem de 22 dias para compromissos internacionais, e somou exibição irrepreensível fora de casa
|
0A equipa de juvenis do Sporting goleou a Académica por 6-0, este domingo, dia 22 de setembro, em jogo a contar para a sexta jornada da série Sul do Campeonato Nacional do escalão de sub-17. Depois de uma paragem de 22 dias para compromissos internacionais, os leões regressaram em grande à competição.
Num duelo realizado em Coimbra, Leonardo Tavares inaugurou o marcador aos 22 minutos, a passe de Estefânio Rúben, Simão Soares bisou aos 24 e 31 minutos, sempre com direito a assistência de Brandão Baptista. Estefânio Rúben aumentou a vantagem no marcador já em cima do período de descanso, aos 44 minutos, desta feita servido por Carlos Frederico.
Na etapa complementar, os verdes e brancos marcariam por mais duas vezes, atingindo a meia dúzia de golos. José Fernandes, aos 76 minutos, fez o 5-0 a passe de Ricardo Yordanov, sendo que foi este último, aos 84 minutos, a fechar o marcador assistido por João Valente.
Com esta vitória - a terceira em seis jogos esta temporada - os comandados de José João Gomes estão na quarta posição da tabela classificativa e passam a somar dez pontos. O Benfica é líder com 16. O Clube de Alvalade volta a jogar no próximo sábado, dia 28 de setembro, frente ao Sacavenense.
Equipa apresentada pelo Sporting: Alexandre Tverdohlebov (Guarda-redes), Carlos Frederico, Jakub Stasiack, Duarte Correia, Suleimane Baldé, Leonardo Tavares (Capitão), Brandão Baptista, Afonso Ribeiro, Ricardo Yordanov, Simão Soares e Estefânio Rúben.
Emblema leonino venceu em casa duelo frente à turma lisboeta, mas fica ainda a quatro pontos de chegar ao primeiro lugar da tabela classificativa
|
0A equipa de juniores do Sporting venceu o Belenenses por 4-2, esta sexta-feira, dia 20 de setembro, em jogo da primeira jornada da sétima jornada do Campeonato Nacional. No Estádio Aurélio Pereira, em Alcochete, os verdes e brancos levaram a melhor no dérbi lisboeta.
O 1-0 chegou logo aos dez minutos, com Rafael Camacho a cruzar atrasado para Diogo Martins e este, no coração da área, a faturar pelo segundo jogo seguido. No entanto, Enzo Fortes restabeleceu a igualdade no único remate enquadrado dos azuis na primeira parte.
O 2-1 chegou então sem surpresa ao minuto 30, com Luís Gustavo a bater o canto e Rodrigo Quintiães a aparecer ao primeiro poste, colocando o esférico no fundo da baliza com um toque subtil. Na segunda parte, o terceiro golo demorou apenas seis minutos a surgir. Telmo Coimbra fez o gosto ao pé com classe ao ‘picar’ a bola por cima do guarda-redes. O Sporting voltou a ser eficaz e, aos 77 minutos, o recém-entrado Tomás Mendes aproveitou uma bola perdida na área para confirmar o golo do 4-1. O Belenenses reduziu para 4-2 aos 80 minutos por Paulo Alecsandru.
Com esta vitória - a quarta em sete jogos esta temporada - os comandados de Filipe Neto sobem ao terceiro lugar com 12 pontos, ainda que à condição, e ficam a quatro do líder Académico de Viseu (16). Os sub-19 leoninos voltam a jogar na próxima quarta-feira, dia 25 de setembro, às 15h00, em Alcochete, na recepção ao eterno rival Benfica.
Equipa do Sporting: Tiago Leitão [GR] [C], Luís Gustavo (Chris Grombahi, 59’), Cristiano Palamarchuk, Rodrigo Quintiães, Rodrigo Cabrito, Sandro Gamboa (João Rodrigues, 59’), Winilson Lopes, Rafael Camacho (Tomás Mendes, 75’), Diogo Martins (Miguel Almeida, 59’), Telmo Coimbra e Flávio Gonçalves (Sérgio Matos, 78).
No encontro da Youth Legue frente ao Lille, Eduardo Felicíssimo salvou um ponto no tempo de compensação e fez o 2-2:
Atleta assina contrato com o Clube de Alvalade nesta terça-feira, dia 20 de agosto, e promete grandes conquistas com a nova camisola
|
0Maria Gaspar, jovem médio de 17 anos que completou toda a sua formação no Braga, assinou nesta terça-feira, dia 20 de agosto, um contrato de formação com o Sporting. A jogadora, que já é internacional sub-19 por Portugal, inicia assim uma nova etapa na sua carreira, agora ao serviço do Clube de Alvalade.
Nas suas primeiras declarações como atleta do Clube de Alvalade, mostrou-se entusiasmada com o novo desafio: "Estou ansiosa porque foi uma grande mudança vir do norte de Portugal para o sul. Mas com o apoio dos meus amigos, família e do Sporting, que já estou a sentir, vai ser muito mais fácil", afirmou a jovem, demonstrando confiança na sua capacidade de adaptação e crescimento no novo Clube.
Maria destacou ainda a forte aposta do emblema verde e branco na formação, algo que a motivou a abraçar esta nova etapa. "O Sporting aposta muito na formação e isso vê-se pois tem na equipa A muitas jogadoras que vieram de lá. Isso é bom para as jogadoras saberem que é possível chegarem lá", disse a atleta, acrescentando que considera os leões "um grande Clube" e que, no futebol feminino, é "o maior".
A jovem futebolista, que iniciou a sua carreira aos cinco anos, relembrou como o futebol se tornou uma paixão crescente. "Virou-me a chave quando comecei a jogar no feminino pelas sub-15. Depois tive a minha primeira convocatória para a Seleção Nacional de sub-16 e foi aí que percebi que estava no caminho certo e que o sonho podia vir a tornar-se realidade", comentou Maria Gaspar, evidenciando a satisfação com a nova jornada nas leoas.
Por fim, a jogadora descreveu-se como uma jogadora que prioriza o coletivo e revelou a sua admiração por Brenda Pérez, uma das suas referências no plantel principal do Sporting. A jovem deixou ainda uma mensagem aos adeptos: "Podem esperar muito esforço e dedicação para alcançar a tão desejada glória", prometeu, mostrando-se determinada a conquistar títulos pelo Clube.
Não perca este golaço de Maria Gaspar: