JOELSON FERNANDES: TALENTO EM ESTADO PURO
Na estreia da rúbrica “A Rugir desde pequenino”, a nossa escolha é Joelson Fernandes
Redação Leonino
Texto
23 de Janeiro 2020, 11:19

A formação faz parte do ADN do Sporting CP. Assim, semanalmente, a redação do Leonino vai eleger um jogador das camadas jovens verdes e brancas que se tenha destacado nessa semana. No final do mês, nas nossas redes sociais, terás oportunidade de escolher qual o que mais te agradou.

Joelson Augusto Mendes Mango Fernandes. O nome não te é, certamente, estranho. Esta semana foi promovido ao plantel principal e em breve começará a encantar os adeptos presentes nas bancadas do Estádio José de Alvalade.

Joelson tem apenas 16 anos e faz da sua velocidade, capacidade de drible e remate espontâneo as suas grandes armas. Segundo dizem as crónicas, os laterais adversários têm dificuldades em adormecer na noite anterior a defrontar Joelson. O prodígio verde e branco tem por hábito trocar-lhes os olhos e, como se costuma dizer na gíria, partir-lhes os rins.

Aterrou em solo português em 2011 e acabou por ser desencantado nos treinos de captação do Sporting CP no Polo Universitário de Lisboa. Dois anos depois, mudou-se de malas e bagagens para a Academia Sporting.

Na época de estreia nos iniciados verdes e brancos, Joelson fez 15 jogos de leão ao peito, e haveria mesmo de se estrear a marcar com a camisola do Sporting CP. Corria o dia 23 de dezembro de 2016, quando, no dérbi lisboeta, frente ao CF “Os Belenenses”, o extremo prodígio fez o gosto ao pé pela primeira vez. Seria apenas o primeiro de muitos.

No ano seguinte, entre juvenis e iniciados, Joelson fez 12 jogos e marcou uma dezena de golos. Em 2018/2019, para quem ainda tinha dúvidas do talento de Joelson, o extremo teve a sua época de afirmação. A atuar nos juvenis, Joelson marcou 16 golos em 32 jogos. Nesse mesmo ano, marcou, frente ao SL Benfica, um golo que os adeptos leoninos dificilmente esquecerão.

No início desta temporada, integrou o estágio de pré-época que o Sporting CP realizou na Suíça. Na altura, chegou mesmo a ser praxado pelos jornalistas presentes.

Sempre com a bola junto ao pé, Joelson é uma autêntica dor de cabeça para os laterais adversários. No presente ano, na equipa de sub-23, já leva mais de duas dezenas de partidas disputadas (25), tendo marcado cinco golos. Recentemente, foi promovido ao plantel principal e, não temos dúvidas, em breve começará a espalhar magia no relvado do Estádio José de Alvalade.

  Comentários