Futebol
Última hora! Já se conhece o tempo de paragem de Zeno Debast no Sporting
23 Out 2025 | 18:52
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
23 Out 2025 | 23:13 |
Geny Catamo foi apontado à Premier League pelo treinador que o lançou na seleção de Moçambique, Luís Gonçalves. O antigo técnico do craque verde e branco concedeu uma entrevista ao jornal A Bola, onde falou das qualidades do jogador que marcou o golo do empate na partida com o Marselha.
"Geny não é um goleador, mas marca golos importantes. A jogar sobre o lado direito, finaliza muito bem, forte, com o pé esquerdo, quando ganha o espaço interior e se enquadra com a baliza. Com mais tempo de jogo, marcará mais", começou por explicar Luís Gonçalves, sobre o extremo que cumpriu o jogo 100 ao serviço dos leões.
O antigo selecionador de Moçambique prosseguiu: "Sempre acreditei na qualidade do Geny e no seu talento. O resto veio com o trabalho dele e com o reconhecimento, por parte dos seus treinadores. Tem sido um jogador muito importante no Sporting e o Sporting foi e é importante na carreira do Geny. 100 jogos é uma marca notável, está de parabéns!".
Relembrar que, depois de ter sido uma peça importante na conquista do bicampeonato e da Taça de Portugal na época 2024/25, Geny Catamo recebeu muito interesse durante o mercado de verão. Acabou por ficar em Alvalade, mas Luís Gonçalves já pensa noutros voos para o extremo do Sporting.
"O Geny pode ir longe. Acredito que a liga inglesa está feita à sua medida. O Geny é um jogador inteligente, tecnicista e explosivo. Tem todas as qualidades para singrar no futebol da melhor liga do mundo", atirou, a terminar, o antigo treinador do jogador do Sporting.
Jogador fez a sua formação nos escalões jovens do Clube de Alvalade, e viu um elemento dos leões, de quem é próximo, resolver com o Marselha
23 Out 2025 | 19:49 |
Rafael Leão mantém contacto com Paulo Simão, o seu irmão que, na partida da UEFA Youth League que opôs o Sporting ao Marselha marcou o golo da vitória do conjunto verde e branco. Quem o revela são os pais dos dois jogadores, em entrevista concedida ao jornal Record.
"Fiquei muito feliz por vê-lo entrar em campo. Foi muito bom, mesmo. Foi muito emocionante (...) O irmão Rafael [Leão] dá-lhe muitos conselhos, diz-lhe para se focar naquilo de que realmente gosta, incentivando-o a fazer o seu próprio caminho", começou por explicar a mãe dos dois jogadores.
O tio de Rafael Leão e Paulo Simão, que também esteve na Academia Cristiano Ronaldo a assistir ao Sporting - Marselha, confirma essa versão: "O Rafael fala muitas vezes ao telefone com o Paulo e, quando vem a Lisboa, está com ele. É natural que falem sobre futebol".
A grande parte das dicas vem, no entanto, do pai dos jogadores, que lembrou o facto de se tratar da estreia de Paulo Simão na competição: "Antes do jogo, dei-lhe uma força. Disse-lhe que jogasse como se este fosse o primeiro e o último jogo dele na Youth League".
"Foi uma boa estreia. Marcar logo um golo foi bastante positivo", continuou o pai de Paulo Simão e Rafael Leão, que revelou que o jogador estava "contente" e "alegre" no final da partida, explicando ainda que "o pai, a mãe, a irmã e o tio, estão todos de parabéns".
Confira este golo de Rafael Leão:
Treinador da equipa do Marselha, que foi derrotada, na última quarta-feira, 22 de outubro, pelo Clube de Alvalade, analisou o jogo e explicou o desaire
23 Out 2025 | 19:26 |
Roberto De Zerbi usou a equipa de arbitragem para justificar a derrota do Marselha, frente ao Sporting, no jogo da última quarta-feira, dia 22 de outubro. A formação gaulesa foi derrotada, em Alvalade, por 2-1, depois de ter chegado ao intervalo na frente do marcador.
O jogo ficou marcado por vários lances mal decididos pelo árbitro, a favor do Marselha. Quatro das decisões - as mais importantes do encontro - foram revertidas pelo VAR: o penálti que não existiu sobre Emerson Pamlieri, o consequente cartão vermelho para o jogador italiano, o fora de jogo no golo de Geny Catamo, e o cartão vermelho a Maxi Araújo.
Mesmo perante estas circunstâncias, De Zerbi... queixou-se do árbitro: "Na minha opinião, pagámos o preço pelos erros de arbitragem. Não gostei da forma como o jogo foi conduzido. Penso que o árbitro não esteve à altura de um jogo desta dimensão". Curiosamente, não foi o único elemento do Marselha a queixar-se da equipa de arbitragem.
"Foi demasiado difícil resistir? Não, penso que mesmo com 10 jogadores não sofremos assim tanto. Não houve muitas outras oportunidades de golo. Eles colocaram jogadores de qualidade e frescos. Estava bastante tranquilo, mesmo com menos um jogador", atirou de seguida De Zerbi, sobre o período em que esteve em desvantagem numérica frente ao Sporting.
O treinador do Marselha terminou, depois, a sua análise: "Tivemos de nos defender com cinco. Entre Greenwood e Paixão, aquele que tinha melhores características para atacar e defender era Paixão. No ano passado, quando estávamos com 10 jogadores contra o Lyon, Greenwood teve grandes dificuldades como avançado centro".
Antigo presidente do rival da segunda circular está na corrida para voltar à Direção dos encarnados, e falou do Clube de Alvalade no seu último discurso
23 Out 2025 | 19:14 |
Luís Filipe Vieira afirmou que o bicampeonato do Sporting é 'culpa' de Rui Costa. O candidato à presidência do rival da segunda circular esteve presente, em mais um convívio da sua lista, durante a campanha que antecede as eleições no emblema encarnado, e mencionou o Clube de Alvalade.
"O legado do atual presidente é o bicampeonato do Sporting. O Benfica não tem hoje uma gestão desportiva competente. São erros atrás de erros. O nosso rival, que não ganhava há décadas, conquistou dois campeonatos seguidos… sob este mandato", começou por dizer Luís Filipe Vieira.
O antigo presidente do Benfica prosseguiu nas críticas a Rui Costa: "Gastámos centenas de milhões… para conquistar apenas um campeonato. Foram 500 milhões investidos para ganhar apenas quatro títulos em 16 possíveis. Hoje, somos um clube à deriva. Não ganhamos em Portugal, nem ganhamos na Europa".
"Onde está o projeto europeu prometido pelo atual presidente? Estamos em outubro, com três jogos na Champions League… e zero pontos. Isto não é o Benfica. Isto é o Benfica do 'nada sabe, nada viu, nada ganha'", atirou, de seguida, Luís Filipe Vieira.
Os candidatos à presidência do Benfica continuam, assim, a utilizar o sucesso recente do Sporting como arma de arremesso contra Rui Costa, algo que tem sido habitual durante a campanha. As eleições no rival da segunda circular decorrem no próximo domingo, dia 23 de outubro.