
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
Uma das principais razões que motivaram o despedimento de João Pereira do Sporting terão sido... os jogadores. Ao que parece, a falta de crença do plantel no treinador acabou por fazer com que os verdes e brancos tomassem mais facilmente a decisão, posteriormente comunicada na última quarta-feira, 25 de dezembro.
Segundo revela o jornal A Bola, fonte próxima do timoneiro português terá deixado claro que "como Sportinguista João Pereira abdicou de tudo", ou seja, do valor referente aos dias de trabalho enquanto treinador do Sporting, algo que até terá facilitado o processo.
De resto, uma das principais incógnitas passa mesmo pelo futuro de João Pereira, sabendo-se já que este não passará pelo Clube de Alvalade. Depois de ter passado pelos sub-23, equipa B e equipa principal, a sua saída do Sporting será em definitivo.
A mesma fonte revela que a decisão de apressar a demissão de João Pereira partiu da SAD do Sporting, no entanto, foram vários os fatores que fizeram com que tal acontecesse: maus resultados, questões táticas e, ainda, a falta de crença do plantel verde e branco.
João Pereira assumiu a equipa dos leões após a repentina saída de Ruben Amorim do Sporting, para o Manchester United, no início do mês de novembro. Desde então, o português orientou os leões em oito encontros: quatro derrotas, três vitórias e um empate.
Câmara Municipal de Lisboa tomou medidas em relação ao jogo do título que estão a encontrar muita contestação perto de adeptos e empresários
|
É uma das maiores polémicas que se prendem com o Sporting - Guimarães, jogo que pode dar o título nacional aos leões. A Câmara Municipal de Lisboa decidiu que vários estabelecimentos comerciais devem fechar antes do encontro, e os donos estão revoltados com a medida. O jornal Record falou com Bruno Sá, dono do Cantinho do Sá, restaurante de referência para os adeptos verdes e brancos, que vai ser obrigado a fechar portas no próximo sábado, dia 17 de maio.
O empresário mostrou-se muito descontente com a decisão, e questiona o timing: "Já aceitei reservas, o restaurante leva quase 100 pessoas em dois turnos ao almoço, tenho bancada no andar de baixo, tinha tudo preparado (...) Tinha acabado de vir do talho, encomendei 70 quilos de cachaço, 40 quilos de vazia, 46 barris de cerveja, tinha contratado mais pessoas para ajudar na cozinha", começou por explicar.
Revelou, depois, que lhe foi dito que "a ordem pública ultrapassava o negócio", e que por isso teria de fechar o seu estabelecimento. Apesar disso, confessou: "Não me importo de abdicar de dez mil euros para o Sporting ser campeão", explicando que a perda monetária não é a sua maior preocupação.
Pediu, ainda, ação ao Clube de Alvalade: "Alguém tem de fazer barulho, quem pode fazê-lo é o Sporting. Onde é que as pessoas vão ver o jogo? Vai ser um inferno. Vão estar todos dispersos na rua", atirou Bruno Sá, dono do mítico Cantinho do Sá.
Por último, o empresário português considera, mesmo, avançar para os meios de justiça, caso a decisão não se altere: "Já falei com os advogados, está-se a tornar num ambiente de festa num ambiente de tensão, tenho 44 anos e nunca vi isto", rematou, antes do Sporting - Guimarães da 34ª. jornada da Liga Portugal Betclic.
Elemento que fez parte dos quadros verdes e brancos durante muitas temporadas despede-se dos adeptos leoninos com mensagem nas redes sociais
|
Está confirmada a saída de Ana Borges do Sporting. A jogadora, uma das maiores referências do futebol feminino em Portugal, esteve em Alvalade durante mais de nove temporadas, e despediu-se dos adeptos com uma mensagem nas redes sociais, onde deixou alguns recados à estrutura verde e branca.
"Chegou ao fim uma etapa marcante da minha vida. Depois de 9 temporadas, mais de 200 jogos e 8 títulos conquistados, é tempo de me despedir do Sporting Clube de Portugal", começou por explicar Ana Borges, uma das maiores figuras da história do futebol feminino verde e branco.
Depois, um recado para os dirigentes leoninos: "Não esperava que este momento chegasse já, nem desta forma. Mas o futebol é assim, feito de ciclos que começam e acabam, mesmo quando ainda sentimos que há mais para dar", escreveu a jogadora que também foi muito importante na Seleção nacional.
Prosseguiu: "Foram anos intensos, cheios de emoções, de conquistas, de desafios superados e de momentos que levarei para sempre comigo. Vivi cada época com total entrega, com esforço e dedicação, com orgulho em cada treino, em cada jogo e em cada passo dado ao serviço do clube. Saio com a consciência tranquila e o coração cheio. Orgulhosa por tudo o que construímos juntas, por ter tido o privilégio de ser capitã, por todas as amizades criadas e por representar um projeto que ajudou a fazer crescer o futebol feminino em Portugal", escreveu Ana Borges, em jeito de despedida.
No fim, os agradecimentos: "Obrigada a todas as pessoas que me acompanharam neste caminho. Colegas, treinadores, staff, adeptos e a todas as que, de alguma forma, fizeram parte desta jornada. Foi especial. E nunca esquecerei", rematou a antiga jogadora do Sporting. Os leões também publicaram, nos seus canais oficiais, um vídeo de despedida a Ana Borges.
Jogador que passou pelos quadros verdes e brancos transferiu-se dos leões para Old Trafford, onde se tem assumido como um dos melhores
|
Bruno Fernandes tornou-se numa das grandes referências do Manchester United nos últimos anos. O médio português, que brilhou com a camisola do Sporting, voltou a ser eleito como o melhor jogador do ano em Old Trafford pelos adeptos dos Red Devils.
Bruno Fernandes volta, então, a conquistar esta distinção importante para o clube inglês. Na votação, que é levada a cabo pelos adeptos do Manchester United, os apoiantes elegeram o português à frente de Amad Diallo e Harry Maguire, que ficaram em segundo e terceiro, respetivamente.
Esta é a quarta vez que Bruno Fernandes conquista o título de melhor jogador da época do Manchester United. O jogador internacional pela seleção portuguesa já tinha arrecadado o galardão em 2020, 2021 e 2024.
Com a quarta distinção, Bruno Fernandes não continua apenas a cimentar o legado no Manchester United, mas alcança duas lendas do clube que também venceram o prémio por quatro vezes: são eles David De Gea, e Cristiano Ronaldo, o astro português que atua no Al Nassr.
Relembrar que, apesar da temporada pouco conseguida do Manchester United, que conta com Ruben Amorim como treinador desde novembro de 2024, Bruno Fernandes conseguiu um registo fantástico de 19 golos e 19 assistências em 54 jogos, um registo que ainda pode melhorar nos dois jogos que restam da Premier League, e na final da Liga Europa, que os Red Devils disputam contra o Tottenham Hotspurs.