
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
Jorge Amaral elogiou a postura de Frederico Varandas na novela com Viktor Gyokeres. Numa altura em que a transferência do sueco para o Arsenal está presa por detalhes, o comentador desportivo acredita que, apesar de não gostar do Presidente dos leões, este agiu da melhor forma com a ausência do nórdico no estágio da equipa de Rui Borges.
Jorge Amaral: "Varandas? Respeito-o como Presidente do Sporting, mas é uma pessoa que não gosto"
“Não gostando de Frederico Varandas, respeito-o como Presidente do Sporting mas é uma pessoa que não gosto. Tenho que lhe tirar o chapéu pela postura dele ontem. A postura que ele teve e a forma com que disse as coisas, com calma”, confessou, na CMTV.
De seguida, Jorge Amaral fez menção às expectativas que muitos tiveram sobre a forma do dirigente máximo dos leões lidar com a ausência do avançado: “Eles estavam à espera que o Gyokeres não se apresentando, que iam arranjar um processo disciplinar e uma guerra, e o Varandas muito inteligentemente disse ‘deixem-se estar tranquilos’”.
Jorge Amaral: "Varandas? A forma como disse as coisas arrumou o agente, arrumou o Gyokeres, arrumou toda a gente"
Ainda assim, o comentador desportivo acredita que esta jogada foi apenas de comunicação e não vai de encontro à realidade: “É uma mentira, o Varandas sabe tão bem como eu ou outros aqui nesta mesa que o Gyokeres jamais ia jogar no Sporting, como é evidente. Tiro-lhe o chapéu.”
Em jeito de conclusão, Jorge Amaral acredita que as palavras do Presidente do Sporting evitaram novos temas de conversas com o jogador e o seu representante, Hasan Çetinkaya: “A forma como disse as coisas, arrumou o agente, arrumou o Gyokeres, arrumou toda a gente e disse ‘Calma, vocês estão a chatear-se? Acham que agora vou-lhe por um processo disciplinar? Jamais, e quando quiseres aparecer, aparece”.
Federação Portuguesa de Futebol aplicou punição pesada ao defesa verde e branco e situação não é favorável ao Clube de Alvalade
|
Matheus Reis foi castigado pela Federação Portuguesa de Futebol com cinco jogos. Fruto da ausência prolongada, o defesa pode não voltar a jogar pelo Sporting, visto estar próximo da saída - tal como revelou o nosso Jornal num Exclusivo Leonino. O Palmeiras de Abel Ferreira é o principal candidato a contratar o defesa.
A informação está a ser avançada por Jorge Nicola - jornalista brasileiro especializado em assuntos relacionados com o mercado de transferências - garantindo que o antigo treinador do Sporting está muito interessado no 'camisola 2' do plantel de Rui Borges.
A mesma fonte diz que Abel Ferreira "procura um lateral-esquerdo desde o início da temporada", sendo que Juninho Capixaba (Red Bull Bragantino) e Mauro Júnior (PSV) eram prioridades do Palmeiras, "mas não houve acordo para a compra destes atletas".
O especialista garante que Matheus Reis renovou com o Sporting de forma automática, mas estava em negociações para prolongar o contrato até 2029. No entanto, as ameaças de morte sofridas após a final da Taça de Portugal com o Benfica fizeram com que o defesa decidisse voltar ao Brasil.
O Sporting ficou sensibilizado com o pedido de Matheus Reis e aceitou negociar o passe do canhoto ainda neste mercado de verão. Além do Palmeiras, o brasileiro está também a ser cobiçado por um emblema do Qatar, que não foi especificado por Jorge Nicola.
Assista à explicação de Nicola:
Lateral-direito internacional sub-20 por Portugal chega da Juventus e leões vão desembolsar boa quantia para garantir reforço para 2025/26
|
O Sporting chegou a um princípio de acordo com a Juventus para a contratação de Alberto Costa. O lateral-direito é desejo de Rui Borges, que orientou o internacional sub-20 português no Vitória de Guimarães, antes de rumar ao Clube de Alvalade em dezembro.
A informação está a ser avançada por Nicolò Schira - jornalista italiano especializado em assuntos relacionados com o mercado de transferências - garantindo que o Sporting tem tudo acordado com Alberto Costa, que irá assinar um contrato válido por cinco anos.
O defesa ficará ligado aos verdes e brancos até 2030, fechando a ala-direita de Rui Borges. O negócio deverá ficar fechado, de acordo com notícias recentes, entre os 15 e os 18 milhões de euros, tornando Alberto Costa num dos reforços mais caros do Sporting.
Além de Alberto Costa, o Sporting tem Georgios Vagiannidis bem referenciado para a posição, mas há vários clubes na luta pelo grego. Além do mais, o Panathinaikos está a dificultar as negociações ao Sporting, pedindo valores demasiado elevados pelo jogador.
Em 2024/2025, Alberto Costa – avaliado em 10 milhões de euros – disputou 14 jogos com a camisola da Juventus. Em 665 minutos somados com a camisola da vecchia signora, o médio ofereceu três assistências. O atleta de 21 anos rumou à Juventus em janeiro de 2025 e tem contrato válido até 2029.
Jogador não é visto como peça essencial no plantel de Rui Borges e continua com um futuro imprevisível para a temporada que se avizinha
|
Franco Israel sente-se bem com a possibilidade de ficar no Sporting. Apesar de os leões ainda estarem a equacionar uma possível venda do guardião - caso suja uma proposta boa para ambas as partes -, o uruguaio não está preocupado em manter-se em Alvalade para ser suplente de Rui Silva, sabe o Leonino.
Ao que o nosso Jornal apurou, o jogador de 25 anos sente-se feliz em Alvalade e não planeia mudar de ares, mesmo sabendo que não será o titular na próxima temporada. O jogador encontrou no plantel verde e branco um grupo onde se sente bem. Além disso, sente que continua a evoluir ao trabalhar com a atual equipa técnica.
Os italianos do Torino mostraram interesse em avançar para a contratação de Franco Israel, já que Vanja Milinkovic-Savic está perto de assinar com o Nápoles. Ainda assim, a oferta não satisfez a SAD do emblema verde e branco, que recusou negociar com a turma transalpina.
Rui Borges vê em Franco Israel um jogador fiável e com qualidades suficientes para ajudar a equipa na próxima temporada. O treinador olha para o guarda redes como exemplo de resiliência e como uma das figuras importantes no balneário dos leões.
A permanência de Franco Israel está também dependente das performances de Diego Callai, que ainda pode ser emprestado nesta janela de mercado, tal como o nosso Jornal adiantou em primeira mão. A pré-temporada do jovem guardião de 20 anos pode ditar o futuro de ambos no plantel.