Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!

WhatsApp Seguir

Modalidades

JORGE FONSECA CONQUISTA O OURO EM ‘CASA’

Judoca do Sporting venceu o Grand Prix de Portugal, que se disputou em Almada

Leonino - Onde o Sporting é notícia
Leonino - Onde o Sporting é notícia

31 Jan 2022 | 10:48 |

Icon Comentário0

Jorge Fonseca, judoca do Sporting, conquistou, no passado domingo, 30 de janeiro, o Grand Prix de Portugal, prova do circuito mundial da International Judo Federation. Na categoria de -100kg, o bicampeão do Mundo e medalhado olímpico 'limpou' toda a concorrência e assegurou o ouro em Almada.


O atleta português teve um percurso imaculado até à final, vencendo todos os combates por ippon (vantagem máxima): Khangal Odbaatar (Mongólia) na segunda ronda, Giorgi Beriashvili (Geórgia) nos quartos-de-final e L.A. Smith III (EUA) nas meias-finais - este último em apenas 13 segundos.


Na final, alcançou um novo triunfo por ippon e num combate que durou pouco mais de 40 segundos contra o suíço Daniel Eich. Depois da projeção que ditou a vitória, o Complexo Municipal dos Desportos da Cidade de Almada e os muitos adeptos presentes explodiram de alegria, assim como o próprio Jorge Fonseca. Sempre muito expressivo, foi visível a alegria do Leão, que voltou a dançar em pleno tatami.


Depois da prova, na zona de entrevistas rápidas, Jorge Fonseca garantiu não ter "palavras para descrever" a conquista do Grand Prix de Portugal.

“Trabalhei imenso para esta prova”


  • "Foi uma grande competição. Fiz o que planeei combate a combate. Trabalhei imenso para esta prova e para este grande resultado que estava na minha mente. Infelizmente, o Campeonato da Europa não correu como desejava e hoje correu como planeei, sem pressão e ao mais alto nível".

“Ganhar em casa tem um peso muito especial”

  • "Ganhar em casa tem um peso muito especial porque é o judo nacional a crescer. As pessoas nunca me viram a competir ao vivo, só pela televisão, e é completamente diferente. Sentir o povo português e os meus familiares a apoiarem-me é importante. (...) Desde que entrei para a prova que senti o público a puxar por mim e a incentivar-me. Dei tudo para dar uma grande felicidade a todos os portugueses que vieram cá".

Por fim, o judoca admitiu que começou "o ano em grande, com o melhor resultado possível".

O Sporting contou ainda com outros atletas em prova ao longo dos últimos dias, tendo-se destacado o quinto lugar de Maria Siderot na categoria de -52kg. A leoa começou por vencer a suíça Binta Ndiaye e a australiana Tinka Easton antes de perder com a espanhola Estrella López Sheriff. Na repescagem, superou a belga Amber Ryheul e, no combate pelo bronze, saiu derrotada do duelo com a compatriota Joana Diogo.

Em -48kg, Inês Ribeiro perdeu no primeiro combate diante da brasileira Amanda Lima, enquanto Margarida Brás (-63kg) também foi derrotada na estreia, desta feita pela espanhola Laura Vázquez Fernández. Já Wilsa Gomes, na mesma categoria de peso de Margarida Brás, venceu o primeiro combate contra a argentina Agustina De Lucía, mas perdeu o segundo diante da holandesa Joanne van Lieshout.

Nos homens, João Fernando (-81kg) começou por triunfar contra Murrentsen Battulga (Mongólia), tendo perdido de seguida diante do espanhol Alfonso Urquiza Solana. Em -100kg, Diogo Brites ficou isento da primeira ronda e, a seguir, não conseguiu superar o croata Marko Kumrić.


Modalidades

Sporting vence jogo de loucos no João Rocha e continua perseguição à liderança

Clube de Alvalade entrou em campo na tarde deste domingo, dia 14 de dezembro, para defrontar um rival nacional. Leões seguem no segundo lugar da Liga

Sporting entrou em campo na tarde deste domingo, dia 14 de dezembro, para defrontar um rival nacional. Leões seguem no segundo lugar da Liga
Sporting entrou em campo na tarde deste domingo, dia 14 de dezembro, para defrontar um rival nacional. Leões seguem no segundo lugar da Liga

14 Dez 2025 | 16:44 |

Icon Comentário0

A equipa de hóquei em patins do Sporting venceu o Juventude Pacense (6-3), este domingo, dia 14 de dezembro, em jogo a contar para a nona jornada da Liga Portuguesa. Os leões voltam às vitórias, depois do empate sofrido na última ronda da Liga dos Campeões.


A jogar no Pavilhão João Rocha, o Sporting queria responder da melhor maneira ao empate no jogo anterior. Os leões entraram de forma positiva, mas o Juventude Pacense também veio com tudo, e conseguiu travar as investidas verdes e brancas. A partida chegou ao intervalo com 0-0 no marcador.


Na etapa complementar, um jogo de loucos no João Rocha. O Sporting entrou com tudo: um bis de Verona e mais um golo de Nolito atiraram o resultado para 3-0. Quando parecia que os leões iam gerir o resto do encontro, o Juventude Pacense fez três tentos de rajada, e deixou tudo empatado de novo. Mas os verdes e brancos voltaram a reagir - Santiago Honório voltou a adiantar a equipa, antes de Verona fazer o 5-3. Pouco depois, foi a vez de Nolito bisar, e atirar o resultado para 6-3.


Com esta vitória - a 17ª. em 22 jogos na presente temporada - os comandados de Edo Bosch sobem aos 22 pontos somados na Liga Portuguesa, que lhes vale o segundo lugar. O Benfica é líder com 27. O Braga é terceiro, com 19, mas pode ser ultrapassado pelo Barcelos ainda esta jornada.

O Clube de Alvalade volta a entrar em campo na próxima quarta-feira, dia 17 de dezembro, frente ao Sporting de Tomar. O encontro diante da turma liderada por Nuno Lopes, a contar para a 10ª. jornada da Liga, jogar-se-á às 21h00, no reduto adversário.



Modalidades

Sporting arrasa no clássico e soma sexto triunfo consecutivo

Clube de Alvalade entrou em campo na tarde deste domingo, dia 13 de dezembro, para defrontar uma das formações mais complicadas do campeonato

Sporting entrou em campo na tarde deste domingo, dia 13 de dezembro, para defrontar uma das formações mais complicadas do campeonato
Sporting entrou em campo na tarde deste domingo, dia 13 de dezembro, para defrontar uma das formações mais complicadas do campeonato

14 Dez 2025 | 16:32 |

Icon Comentário0

A equipa de futsal do Sporting derrotou o Braga por 8-1, este domingo, dia 13 de dezembro, em jogo da 13.ª jornada da Liga Placard. Depois da goleada a meio da semana, os leões confirmaram o bom momento e venceram o clássico do futsal português.


Na AMCO Arena, em Braga, o Sporting assumiu a sua superioridade desde cedo. Os leões criaram algumas oportunidades, mas tiveram de esperar até aos 12', para que Pauleta inaugurasse o marcador. Em cima do intervalo, o mesmo jogador voltou a faturar, e dobrou a vantagem verde e branca.


Na segunda parte, os leões desmontaram por completa a formação minhota. Bruno Pinto e Allan Guilherme atiraram o resultado para 4-0, andes de Hugo Neves reduzir para 4-1. Mas o poderio verde e branco manteve-se, e o Sporting voltou a marcar: o bis de Bruno Pinto, com os golos de Felipe Valério e Tomás Paçó (2), atiraram o resultado final para 8-1.


Com esta vitória – a 17.ª em 19 jogos nesta temporada desportiva – os comandados de Nuno Dias estão no segundo lugar da tabela classificativa com 33 pontos. O Benfica é primeiro classificado com 39. O Leões Porto Salvo fecha o pódio, com 24.

O Clube de Alvalade vai, agora, enfrentar o Rio Ave na 14.ª jornada da fase regular do Campeonato Nacional. O encontro diante da formação liderada por Bruno Guimarães está marcado para o próximo domingo, dia 28 de dezembro, às 16h00, no Pavilhão João Rocha.



Modalidades

Sporting vence no tempo-extra e está a dois pontos do primeiro lugar

Clube de Alvalade entrou em campo na manhã desta domingo, dia 14 de dezembro, para defrontar um adversário complicado no campeonato nacional

Sporting entrou em campo na manhã desta domingo, dia 14 de dezembro, para defrontar um adversário complicado no campeonato nacional
Sporting entrou em campo na manhã desta domingo, dia 14 de dezembro, para defrontar um adversário complicado no campeonato nacional

14 Dez 2025 | 13:53 |

Icon Comentário0

A equipa de basquetebol feminino do Sporting venceu, por 69-67, contra a Sanjoanense, este domingo, dia 14 de dezembro, em jogo da 11ª. jornada da fase regular da Liga Portuguesa de Basquetebol 2025/26. Depois da derrota no dérbi de Lisboa, as leoas voltaram às vitórias.


A equipa feminina do Sporting até começou o encontro por baixo, depois de perder o primeiro período por 17-13. Nos segundos 10 minutos, fez-se notar de novo o equilíbrio que iria pautar a partida. As leoas recuperaram alguma da desvantagem (14-11), e o jogo chegou ao intervalo com diferença de um ponto (27-28).


A segunda parte do encontro contou uma história semelhante. O Sporting levou o terceiro parcial, por 14-12, e tinha vantagem de um ponto à entrada do quarto período. No entanto, a Sanjoanense venceu os últimos 10 minutos por 19-18, e o jogo seguiu para prolongamento. No tempo extra, as leoas foram mais fortes - triunfaram por 10-8, o que significou vitória, com resultado final de 69-67.


O grande destaque do emblema leonino no encontro foi Dayna Rouse. A alemã fez 18 pontos, nove ressaltos e uma assistência. Já Emma Huff somou 16 pontos, quatro ressaltos e uma assistência, complementados pelos 13 pontos, 14 ressaltos e quatro assistências de Emilia Ferreira.

Com esta vitória - a sétima em 11 jogos na presente temporada - a equipa de basquetebol feminino do Sporting está no quarto lugar do campeonato nacional, com 18 pontos. Em primeiro e segundo estão Benfica e Quinta dos Lombos, com 20 pontos. O próximo jogo da formação leonina é no dia 19 de dezembro, frente à formação da vila da Quinta dos Lombos, para o campeonato. O jogo está marcado para as 21h00, no Pavilhão João Rocha.


Relembre, aqui, esta conquista recente do basquetebol feminino do Sporting:


envelope SUBSCREVER NEWSLETTER

envelopeSUBSCREVER NEWSLETTER


Sporting vence duelo de Lisboa e mantém registo 100% vitorioso na Liga
Modalidades

Sporting vence duelo de Lisboa e mantém registo 100% vitorioso na Liga

13 Dez 2025 | 20:23

Icon Comentário0
Sporting arrasa histórico português e sacode pressão do Benfica
Modalidades

Sporting arrasa histórico português e sacode pressão do Benfica

13 Dez 2025 | 15:52

Icon Comentário0
Filho de diretor desportivo do Sporting não evitou goleada por 6-1 do Benfica
Modalidades

Filho de diretor desportivo do Sporting não evitou goleada por 6-1 do Benfica

11 Dez 2025 | 22:40

Icon Comentário0