Corner Left

Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!

WhatsApp Seguir

Competições

Sporting vence final complicada e revalida título de campeão nacional

Equipa verde e branca disputou a competição no Jamor e levou de vencida uma formação difícil, que deu muita luta. No fim, o Clube de Alvalade foi mais forte

Equipa verde e branca disputou a final no Jamor, e levou de vencida uma formação difícil, que deu muita luta. No fim, o Sporting foi melhor
Equipa verde e branca disputou a final no Jamor, e levou de vencida uma formação difícil, que deu muita luta. No fim, o Sporting foi melhor

  |

Icon Comentário0

No dia 26 de março de 2022, a equipa feminina de râguebi do Sporting disputou a final do campeonato nacional. A partida, que decorreu no Jamor, terminou com vitória verde e branca sobre o AEES Agrária Coimbra, equipa complicada que deu muita luta às leoas - que viriam a triunfar por 20-15.


De início, no lado do Sporting, alinharam as seguintes atletas: Margarida Cunha, Inês Marques, Franciny Amaral, Ana Freire, Sara Silva, Maria Teixeira, Catarina Pires, Josefa Gabriel (C), Marta Pedro, Francisca Baptista, Beatriz Teixeira, Leonor Amaral, Isabel Ozório, Antónia Braga e Beatriz Amaral.


No banco de suplentes do Sporting, o treinador Felipe Luís tinha ainda as seguintes jogadoras: Joana Morgado, Sara Balcão, Marcela Máximo, Joana Silvestre, Carolina Menoita e Bárbara Gonçalves. Fica, assim, completa a equipa das leoas que venceu o campeonato nacional em 2022.


O jogo até começou melhor à equipa de Coimbra, que se colocou na frente com um pontapé de penálti convertido aos seis minutos. Depois veio a reação leonina: Isabel Ozório empatou a partida, da mesma forma, e pouco depois, Ana Freire converteu o primeiro ensaio da partida - Ozório não desperdiçou na conversão e o resultado estava 10-3 para o Sporting.

Mesmo antes do intervalo, surpresa na partida, fruto da grande reação do AEES Agrária. Ensaio e conversão atiraram o jogo empatado a 10 para o intervalo. Apenas aos 63 minutos de jogo seria anulado este empate - novo ensaio para a turma de Coimbra, que falhou a conversão, mas ficou na frente por 15-10.


Coube reagir à equipa do Sporting, e foi o que fizeram: apenas três minutos depois, respondem com ensaio de Catarina Pires, e conversão de Isabel Ozório, que deixou 17-15 no marcador para as leoas. Um último pontapé de penalidade deixou a vantagem das verdes e brancas nos 20-15, resultado que já não se alteraria até ao final da partida.

A equipa feminina de râguebi do Sporting continuou, assim, o seu domínio recente sobre a competição, chegando à conquista de mais um campeonato nacional, numa final complicada e bem disputada no Centro de Alto Rendimento do Jamor.


Wiki Leonino

Fernando Fernandes faz história ao serviço do Sporting em Alvalade

Atleta verde e branco conseguiu um dos títulos mais cobiçados do planeta na sua modalidade e logo no pavilhão dos verdes e brancos

Fernando Fernandes conquistou o Campeonato do Mundo na sua modalidade, a representar o Sporting, e logo no pavilhão do Clube dos leões
Fernando Fernandes conquistou o Campeonato do Mundo na sua modalidade, a representar o Sporting, e logo no pavilhão do Clube dos leões

  |

Icon Comentário0

Fernando Fernandes, lutador de kickboxing do Sporting, fez história para o Clube, ao sagrar-se Campeão do Mundo da modalidade, assumindo-se como uma referência no desporto. A conquista aconteceu em 1994 - duplamente especial pelo facto de ter sido conseguida em casa, na Nave de Alvalade.


Fernando Fernandes começou a dar nas vistas no kickbox em 1990, e reforçou o Sporting em 1992 - nessa altura desponta a sua carreira internacional. Foi três vezes campeão da Europa, e chegou a 1994 como um dos grandes favoritos ao Campeonato do Mundo do escalão 75kg, competição para a qual se vinha a preparar afincadamente.


O evento foi ainda mais especial, tendo em conta que decorreu em casa. A Direção do Sporting e a sua secção de Kickboxing apoiou a vontade de ter o evento em Lisboa, e organizou, em conjunto com a World Kickboxing Council (WKC), uma noite na capital portuguesa onde o título mundial ia estar em disputa. Tudo ia acontecer na Nave de Alvalade, onde 1500 Sportinguistas marcaram presença.


O combate cabeça de cartaz opunha o campeão do mundo à altura, Mustapha Oumrani, ao português e Sportinguista Fernando Fernandes. Destaque para a reação do público quando o português finalmente subiu ao ringue para o seu combate, o último da noite, e para o apoio que recebeu a partir desse momento.

O combate disputava-se a 12 rounds. Começou com grande energia e equilíbrio, com os atletas a trocarem golpes entre si, tendência que se manteve nos primeiros rounds, apesar da contagem de proteção de que precisou o francês, depois de ir ao tapete. Ultrapassada a fase inicial, a superioridade do atleta do Sporting tornou-se, cada vez mais evidente.


Nenhum dos dois conseguiu, no entanto, o KO, e o combate foi à decisão de pontos. Assim que terminou, Fernando Fernandes começou a festejar com o público, tal tinha sido a sua superioridade durante o encontro. Momentos depois, o árbitro levantou mesmo o braço do português, que fazia história e se sagrava campeão do mundo, pelo Sporting, na nave de Alvalade. Foi o primeiro título mundial para as modalidades de combate do Clube.

Hoje em dia, Fernando Fernandes continua muito ligado à vida do Clube. É treinador de kickboxing e Muay Thai, e publica, regularmente, nas suas redes sociais, conteúdo relacionado com o Sporting Clube de Portugal.


Wiki Leonino

Sporting arrasa concorrência, conquista tricampeonato e faz história

Clube de Alvalade triunfou com toda a justiça, superiorizando-se aos rivais de forma categórica no Campeonato Nacional, terminando no primeiro lugar

Sporting triunfou com toda a justiça, superiorizando-se aos rivais de forma categórica no Campeonato Nacional, terminando no primeiro lugar da tabela
Sporting triunfou com toda a justiça, superiorizando-se aos rivais de forma categórica no Campeonato Nacional, terminando no primeiro lugar da tabela

  |

Icon Comentário0

Na temporada 1994/95, o futsal do Sporting conquistou o quarto Campeonato Nacional da sua história. Tendo como grande adversário a equipa do Correio da Manhã, os verdes e brancos triunfaram pela terceira vez consecutiva, fazendo o que nunca tinha sido na competição.


Na primeira fase da prova, o Sporting terminou em primeiro lugar, em igualdade pontual com a equipa do Correio da Manhã. Os leões somaram 33 pontos, e, apesar da diferença de golos ser negativa para os verdes e brancos, e ficaram no topo da tabela fruto da vantagem no confronto direto.


Na segunda fase da prova, que juntou as seis melhores equipas da fase sul e norte, o Sporting levou a melhor sobre a concorrência. Nos 10 jogos, o Clube de Alvalade venceu oito e empatou dois, com 18 pontos, mais três do que o Correio da Manhã, que somou 13 pontos. 


O plantel do futsal do Sporting desta temporada era composto por: Zé Belo (GR), Abílio Gonçalves (GR), Barata, Pedro Rodrigues, Paulo Mendes, Gonçalo Alves, Marco Reis, Nuno Coelho, Gonçalo Silva, Vítor Landro, Lhé, Pedro Tavares, Daniel Dias, Sérgio Rocha, Fernando Rodrigues, Drula, Pedro Antunes e Pedro Miguel.

Este título haveria de ser o último antes de um interregno de três anos em que o Correio da Manha venceu por duas vezes o Campeonato Nacional, enquanto o Miramar conquistou o troféu numa ocasião. Em 1998/99, o Sporting voltaria a ser feliz, trazendo o quinto título para o museu. 


Na sua história, o Sporting só conseguiu alcançar este feito por mais duas ocasiões, sempre com Nuno Dias no comando. A primeira das quais aconteceu entre 2015/16 e 2017/18, sendo que a segunda está, ainda, a decorrer, dado que o Clube de Alvalade venceu as últimas quatro edições da Liga Placard - e podem estar a caminho do penta.

Ao longo de toda a história da competição, o Sporting é, de longe, a equipa com mais títulos. Os verdes e brancos venceram a prova em 19 ocasiões, sendo que o Benfica surge no segundo lugar, com apenas oito. O Correio da Manhã e o Miramar, com dois triunfos cada, e o Freixieiro fecham esta lista.

Confira o momento em que o Sporting levanta a Taça de Portugal, na temporada de 1994/1995:


Wiki Leonino

Com a camisola do Sporting, Carlos Lopes alcança feito histórico no Campeonato do Mundo

Aos 37 anos, antigo atleta do Clube de Alvalade triunfou em prova internacional, surpreendendo tudo e todos, dado que não partia como favorito

Carlos Lopes somou mais um importante triunfo para o Sporting, fazendo história, mais uma vez, para o atletismo português
Carlos Lopes somou mais um importante triunfo para o Sporting, fazendo história, mais uma vez, para o atletismo português

  |

Icon Comentário0

No dia 25 de março de 1984, nos Estados Unidos, Carlos Lopes voltou a fazer história pelo Sporting. Depois de já ter triunfado no Campeonato do Mundo de Corta Mato numa ocasião - algo que voltaria a fazer no ano seguinte -, o antigo atleta do Clube de Alvalade voltou a fazer das suas e triunfou pela terceira vez na competição.


Apesar de ter feito uma prova de trás para a frente, quando as circunstâncias apertaram, Carlos Lopes voltou a demonstrar toda a sua qualidade. Por volta dos 10 quilómetros, o histórico atleta do Sporting arrancou para o triunfo, deixando para trás os favoritos à conquista da prova.


Carlos Lopes surpreendeu tudo e todos. É que, apesar de ter vencido a competição por duas ocasiões, aos 37 anos, o ex-atleta do Sporting já não era dos principais favoritos ao triunfo na prova, tendo deixado de boca aberta os jornalistas da imprensa internacional que acompanharam a prova.


Na vertente coletiva, Carlos Lopes foi essencial para o triunfo de Portugal. É que a Seleção lusa conquistou a primeira medalha de bronze da sua história, sendo a equipa constituída por Fernando Mamede (23º), António Leitão (25º), João Campos (26º), Ezequiel Canário (64º) e Joaquim Pinheiro (84º).

Numa entrevista em novembro de 2024 ao jornal ‘Record’, Carlos Lopes recordou os triunfos no Campeonato do Mundo de corta marto: “Sempre fui uma pessoa da natureza, portanto o cross para mim era um divertimento. Então quando estava aquela chuva miudinha dava-me um gozo tão grande... era imparável!”.


Recentemente, Carlos Lopes passou por um momento complicado, debatendo-se com um problema de saúde bastante grave. Contudo, apesar dos 78 anos, o histórico atleta do Sporting voltou a triunfar, encontrando-se, ao dia de hoje, livre de perigo e pronto para somar mais vitórias.

Recorde-se que Carlos Lopes, nascido a 18 de fevereiro de 1947, em Vilemoinhos, Viseu, é um dos maiores atletas da história do Sporting e, também, de Portugal. Conquistou 10 campeonatos nacionais de leão ao peito e ajudou os leões a conquistarem sete Taças dos Campeões Europeus de Corta-Mato, competição que ganhou individualmente por três ocasiões.


envelope SUBSCREVER NEWSLETTER


Sporting sofre, mas vence AJ Fonte Bastardo e ergue a 5.ª Taça de Portugal
Wiki Leonino

Sporting sofre, mas vence AJ Fonte Bastardo e ergue a 5.ª Taça de Portugal

 

Icon Comentário0
Sporting bate Porto e alcança feito inédito do desporto português
Wiki Leonino

Sporting bate Porto e alcança feito inédito do desporto português

 

Icon Comentário0
Carlos Lopes encerra carreira pela seleção com Mundial e enche Sporting de orgulho
Wiki Leonino

Carlos Lopes encerra carreira pela seleção com Mundial e enche Sporting de orgulho

 

Icon Comentário0