Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!

WhatsApp Seguir

Futebol

Sporting pulveriza concorrência, mas Rui Borges não está 100% satisfeito

Clube de Alvalade tem sido destaque na presente temporada desportiva, mas o treinador ainda acredita que é possível fazer mais e melhor

Rui Borges está satisfeito com os números da equipa do Sporting até ao momento, mas pretende conseguir registos ainda melhores
Rui Borges está satisfeito com os números da equipa do Sporting até ao momento, mas pretende conseguir registos ainda melhores

15 Dez 2025 | 10:32 |

Icon Comentário0

Quando a temporada arrancou, o grande desafio do Sporting era claro: continuar a marcar muitos golos sem Viktor Gyokeres, o avançado que assinara 97 golos em 102 jogos nas duas épocas anteriores. Rui Borges não só aceitou o desafio como quis ir mais longe. O treinador leonino procurou uma equipa menos dependente de um único goleador, mais variada e ainda mais avassaladora no momento ofensivo.


À 14.ª jornada, os números dão-lhe razão. O Sporting lidera destacadamente o ataque da Liga, com 38 golos marcados - mais oito do que o Benfica e mais 11 do que o Porto, que ainda disputa a ronda. Uma média de 2,71 tentos por jogo que confirma o poder ofensivo dos leões nesta temporada, mas Rui Borges ainda não está totalmente satisfeito.


Em Alvalade, os números são ainda mais expressivos: 23 dos 38 golos foram marcados em casa. As goleadas ajudam a explicar esse registo, com especial destaque para os triunfos por 6-0 frente ao AFS e ao Arouca, e o 4-0 ao Estrela da Amadora. Um desempenho que faz deste o Sporting mais goleador em casa à 14.ª jornada desde 1973/74, quando os leões somavam 29 golos em sete jogos no antigo José Alvalade. No total, os atuais 38 golos só encontram paralelo em 1995/96, ainda assim com menos um tento.


Apesar dos números impressionantes, Rui Borges quer mais. Mesmo com baixas importantes no setor ofensivo - Pedro Gonçalves e Geovany Quenda lesionados; Geny Catamo ausente devido ao CAN - o técnico acredita que a equipa continuará a responder ao nível exigido.

Desde que chegou a Alvalade, em dezembro de 2024, Rui Borges enfrentou um contexto exigente: recuperar a liderança perdida após a saída de Ruben Amorim e a passagem atribulada de João Pereira. Depois de regressar ao 3x4x3 numa fase inicial, foi no 4x2x3x1 que encontrou a identidade definitiva do grupo, tornando o Sporting mais associativo, mais imprevisível e menos dependente de um único finalizador.


Os dados confirmam essa evolução. Só no campeonato, Luis Suárez soma 11 golos, enquanto Pote já leva nove, refletindo uma maior distribuição ofensiva. No conjunto de todas as competições, o Sporting já marcou 61 golos em 24 jogos, superando os 57 apontados em 29 partidas na época passada.


Futebol

Sporting prepara receção ao Casa Pia sem... ponta de lança

Penúltima sessão antes do duelo de sexta-feira ficou marcada não só por algumas novidades e constrangimentos, mas principalmente pela ausência do avançado

Agora só com um avançado ao dispor e constrangimentos adicionais, Rui Borges tenta preparar o Sporting - Casa Pia da melhor maneira possível
Agora só com um avançado ao dispor e constrangimentos adicionais, Rui Borges tenta preparar o Sporting - Casa Pia da melhor maneira possível

14 Jan 2026 | 17:50 |

Icon Comentário0

O Sporting realizou esta quarta-feira mais um treino de preparação para a receção ao Casa Pia, marcada para sexta-feira, mas o grande destaque da sessão matinal foi a ausência de Rodrigo Ribeiro, revela o jornal Record. O jovem avançado, que vinha a integrar os trabalhos da equipa principal, já não marcou presença na Academia.


O ponta de lança encontra-se em solo alemão para formalizar a sua transferência, por empréstimo, para o Augsburgo, emblema que compete na Bundesliga. A saída do internacional jovem português desfalca assim ainda mais o Sporting, uma vez que Rui Borges só conta com Luis Suárez como avançado, depois da lesão de Fotis Ioannidis.


Perante esta baixa, o treinador leonino optou por recorrer à equipa B para compor o grupo de trabalho. Três jovens atletas foram chamados à ala profissional da Academia, integrando o treino da equipa principal e aproveitando a oportunidade para se mostrarem num contexto mais exigente.


No que toca aos restantes constrangimentos, Diomande realizou apenas trabalho de ginásio, numa gestão física após o regresso recente da Taça das Nações Africanas. Já no boletim clínico permanecem Debast, Ioannidis, Eduardo Quaresma, Nuno Santos, Mangas, Quenda, Pote e Blopa, todos ainda entregues ao departamento médico. No entanto, há uma nota positiva a registar: o belga já voltou a trabalhar no relvado, embora de forma condicionada e à parte do restante grupo.

O Sporting volta a treinar esta quinta-feira de manhã, à porta fechada, antes da conferência de imprensa de antevisão de Rui Borges, agendada para as 12h30, em Alcochete. Recorde-se que o conjunto verde e branco receberá o Casa Pia em Alvalade, no dia 16 de janeiro, pelas 20h15, a contar para a 18.ª jornada da Liga Portugal Betclic.



Futebol

Exclusivo Leonino confirmado! Ex Chelsea não singrou no Sporting e já tem destino

Atleta proveniente do emblema londrino não correspondeu às expectativas em Alvalade e está de saída dos verdes e brancos

Jovem lateral oriunda do Chelsea, Rubi Bose, não vingou no Sporting e agora ruma de volta à Inglaterra por transferência, a título definitivo
Jovem lateral oriunda do Chelsea, Rubi Bose, não vingou no Sporting e agora ruma de volta à Inglaterra por transferência, a título definitivo

14 Jan 2026 | 16:57 |

Icon Comentário0

Oficial: Ria Bose, de 19 anos, está de saída do Sporting. A jovem lateral inglesa já foi anunciada como reforço do West Ham United, colocando um ponto final numa passagem curta e pouco marcante por Alvalade. Os leões também fizeram as suas despedidas através das redes sociais.


A jogadora transfere-se para o emblema londrino, tendo assinado um contrato válido por dois anos e meio. O anúncio foi feito através de um comunicado oficial do clube inglês, confirmando aquilo que já vinha sendo trabalhado internamente pelos responsáveis verdes e brancos ao longo dos últimos meses, tal como o Leonino avançou, em Exclusivo.


Ria Bose chegou ao Sporting no verão de 2024, depois de ter passado pelas academias do Brighton & Hove Albion e do Chelsea, clubes reconhecidos pela forte aposta na formação. A defesa fez a sua estreia sénior em outubro de 2024, mas nunca conseguiu afirmar-se de forma consistente na equipa principal leonina.


Apesar do contexto de adaptação a um novo país e campeonato, o rendimento da jogadora ficou aquém das expectativas criadas aquando da sua contratação. Na primeira época, teve utilização residual e, em 2025/26, não somou qualquer minuto oficial, sendo suplente não utilizada em várias ocasiões, cenário que acabou por ditar a decisão final.

No plano internacional, Ria Bose conta ainda com um currículo relevante nos escalões jovens de Inglaterra, tendo representado a seleção até ao nível sub-20. Ainda assim, a estrutura do futebol feminino do Sporting entendeu que a evolução da atleta não justificava a continuidade, encerrando um ciclo que não correspondeu ao investimento e às expectativas iniciais.


Confira o vídeo de apresentação no West Ham:


Futebol

Sporting fecha acordo: Já há detalhes sobre o empréstimo de Rodrigo Ribeiro

Com negócio concluído, por parte das duas entidades desportivas, o jovem avançado prepara-se para deixar o Clube de Alvalade e ruma em direção à Bundesliga

Após fecho das negociações, Rodrigo Ribeiro abandona o Sporting a título de empréstimo e ruma em direção ao Augsburgo
Após fecho das negociações, Rodrigo Ribeiro abandona o Sporting a título de empréstimo e ruma em direção ao Augsburgo

14 Jan 2026 | 15:48 |

Icon Comentário0

O negócio está fechado e não há margem para dúvidas: Rodrigo Ribeiro vai mesmo deixar o Sporting para reforçar o Augsburgo. O avançado leonino será cedido ao clube alemão até ao final da temporada, naquela que passa a ser uma operação com contornos bem definidos.


O ponto central do acordo prende-se com a cláusula de compra, fixada nos seis milhões de euros, informa o jornal Record. Esta opção tornar-se-á obrigatória caso Rodrigo Ribeiro cumpra um determinado número de jogos ao serviço do Augsburgo, metas essas previamente estabelecidas entre os dois clubes. Além desse valor, o Sporting assegurou ainda uma percentagem sobre uma futura venda do jogador, protegendo-se financeiramente numa eventual valorização do avançado no mercado internacional.


A mudança surge num contexto em que Rodrigo Ribeiro não conseguiu afirmar-se de forma consistente na equipa principal do Sporting. A forte concorrência no setor ofensivo, com nomes como Luis Suárez e Fotis Ioannidis, limitou o espaço do jovem internacional português, que acabou por dividir o seu tempo entre a equipa principal e a formação B ao longo da temporada.


Este será o terceiro empréstimo da carreira do avançado, depois das experiências ao serviço do Nottingham Forest e do AVS SAD. Aos 20 anos, Rodrigo Ribeiro - depois do recente rumor - procura agora afirmar-se num campeonato altamente competitivo, enquanto o Sporting mantém controlo estratégico sobre um ativo com contrato até 2028 e margem clara de crescimento.

Esta temporada, com a camisola do Sporting, Rodrigo Ribeiro - avaliado em 2,5 milhões de euros - leva 14 partidas disputadas: 11 pela equipa B e três com o plantel principal. No total, o avançado soma 861 minutos, nos quais marcou cinco golos e fez uma assistência na Liga 2.


Recorde a renovação de Rodrigo Ribeiro com o Sporting, até 2028:


envelope SUBSCREVER NEWSLETTER

envelopeSUBSCREVER NEWSLETTER


Agora! Rui Borges com três novidades no regresso do Sporting aos treinos
Futebol

Agora! Rui Borges com três novidades no regresso do Sporting aos treinos

14 Jan 2026 | 15:45

Icon Comentário0
Antigo selecionador nacional admira Ruben Amorim: “Alguém que entendia o jogo"
Futebol

Antigo selecionador nacional admira Ruben Amorim: “Alguém que entendia o jogo"

14 Jan 2026 | 15:08

Icon Comentário0
Última hora! Sporting prepara-se para emprestar avançado e desfalcar Rui Borges
Futebol

Última hora! Sporting prepara-se para emprestar avançado e desfalcar Rui Borges

14 Jan 2026 | 13:17

Icon Comentário0