Futebol
Rodrigo Ribeiro deixa 'boca' após deixar o Sporting: "Vou para um clube que..."
15 Jan 2026 | 15:45
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
15 Dez 2025 | 16:04 |
O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, lamentou a morte de Ernesto Figueiredo, antigo avançado do Sporting e da Seleção Nacional. O governante lembrou o Altafini de Cernache como "um dos Magriços", o conjunto nacional que em 1966 conquistou o terceiro lugar no Mundial de Inglaterra.
"O Presidente da República lembra Ernesto Figueiredo, um dos 'magriços' em Inglaterra, no Campeonato do Mundo de futebol, que nos deixou. Além do terceiro lugar no campeonato do mundo, foi campeão nacional e venceu também a então Taça das Taças com o Sporting", lê-se numa nota divulgada na página oficial da Presidência.
Ernesto Figueiredo, figura histórica dos leões, teve um papel determinante na conquista da Taça das Taças de 1963/64, nomeadamente os seis golos rumo ao título europeu, um dos quais o 3-3 ante o MTK que levou a decisão para a finalíssima, entretanto vencida.
Em termos nacionais, com os leões conquistou as Ligas de 1961/62 e de 1965/66, tendo também juntando ao currículo a competição internacional, prova para a qual os verde e brancos conseguiram presença depois de vencer a Taça de Portugal da época anterior.
"Fica na história verde e branca como um dos seus avançados mais goleadores, tendo marcado 150 golos em 233 jogos ao longo de oito temporadas de leão ao peito, entre 1960/1961 e 1967/1968. Além de ter conquistado vários títulos ao serviço do Sporting, Figueiredo foi determinante desse sucesso na década de 1960, tanto a nível nacional como internacional", escreveu o Clube de Alvalade
Internacional belga, que esteve a recuperar da sua lesão, aproveitou a paragem forçada para protagonizar uma dupla ação de solidariedade
15 Jan 2026 | 17:39 |
Zeno Debast na sua reta final da sua recuperação decidiu dedicar o seu tempo a quem mais precisa. O central do Sporting protagonizou uma emocionante dupla ação de solidariedade, visitando a Casa de Santo António — instituição que acolhe jovens mães — e a Associação Animais Sem Fronteiras. O jovem defesa de 22 anos não se limitou à entrega de presentes, fazendo questão de partilhar momentos de alegria com todos os presentes.
"É um gosto ajudar as pessoas"
"É fantástico estar aqui. A minha mãe trabalhou neste tipo de ambientes e por isso, desde pequeno, sempre estive rodeado por estas iniciativas. É um gosto ajudar as pessoas e rir com elas", confessou o jogador, visivelmente emocionado com o impacto das visitas.
Para Debast, o papel de um jogador de futebol deve ir muito além do que acontece dentro das quatro linhas. O camisola 6 dos leões sublinhou que a presença física e o apoio emocional superam qualquer valor material nestas situações. "O dinheiro e os presentes não são o mais importante, é preciso mostrar que é possível apoiar estas pessoas, e é o que estou a fazer aqui. Gosto de ver esta gente e os animais felizes", reiterou o central, que estava lesionado desde outubro.
Através das suas redes sociais, o atleta reforçou o apelo à solidariedade, desafiando os seguidores e adeptos do Sporting a seguirem o seu exemplo e a contribuírem para instituições locais. Esta faceta humanitária de Debast tem sido muito elogiada pela massa associativa, reforçando o seu estatuto de figura querida no plantel liderado por Rui Borges, que confirmou a disponibilidade do central para o jogo de amanhã, sexta-feira, dia 16, frente ao Casa Pia. O encontro começa às 20h15, no Estádio José Alvalade.
O internacional pelos "diabos vermelhos" - avaliado em 30 milhões de euros - até a sua paragem forçada, somou 855 minutos dentro de campo, divididos em 13 jogos.
No sorteio realizado na Cidade do Futebol, em Oeiras, os leões ficaram a saber quem podem defrontar na próxima fase da prova rainha
15 Jan 2026 | 17:20 |
O Porto poderá ser o adversário do Sporting nas meias-finais da Taça de Portugal. O sorteio, que decorreu na Cidade do Futebol, calhou os dragões à turma de Alvalade, no caso de o Sporting eliminar o AVS nos quartos da prova. Caso tal se suceda, a primeira mão pode decorrer no Estádio José Alvalade a 3 a 5 Março, e a segunda mão no Estádio do Dragão, a 21 a 23 de Abril.
O sorteio ditou também o encontro entre Fafe e Torrense nas meias da prova rainha, significando que uma equipa que não disputa a primeira divisão nacional irá estar na grande final do Jamor, algo que não acontecia desde 2010.
Vale lembrar que a partida dos quartos de final frente ao AVS foi adiada para fevereiro, após um pedido formal dos leões aceite pelas FPF. O principal motivo prende-se com o elevado número de baixas que assola o plantel de Alvalade, permitindo assim ganhar tempo para recuperar peças fundamentais como Pote, Quenda e Ioannidis. Paralelamente, a transmissão televisiva surge como o outro fator determinante, com ambos os clubes a negociar com a Federação Portuguesa de Futebol e as operadoras (RTP ou SportTV) a data definitiva do encontro.
O percurso da equipa treinada por Rui Borges na prova rainha começou com um triunfo suado frente ao Paços de Ferreira, por 3-2, na terceira eliminatória. Seguiu-se uma vitória tranquila em Alvalade perante o Marinhense (3-0) e, já nos oitavos de final, os leões garantiram o apuramento com contornos dramáticos, ao eliminarem o Santa Clara por 3-2 após prolongamento.
O Sporting volta a entrar em campo na sexta-feira, dia 16 de janeiro, frente ao Casa Pia. O encontro, a contar para a 18.ª jornada da Liga Portugal Betclic, diante da formação orientada por Álvaro Pacheco, jogar-se-á às 20h15, em Alvalade.
De regresso ao futebol português, técnico revelou o plano para surpreender o bicampeão e lançou um aviso direto ao timoneiro dos leões
15 Jan 2026 | 16:42 |
Álvaro Pacheco está de regresso ao futebol português e a estreia não poderia ser mais exigente, com uma deslocação ao reduto do Sporting. Na antevisão ao encontro que abre a segunda volta da Liga Portugal, o técnico do Casa Pia assumiu que o duelo em Alvalade é a oportunidade ideal para a equipa demonstrar a sua nova identidade. O treinador sublinhou que, apesar do favoritismo teórico dos leões, o grupo está motivado para dar uma resposta firme e procurar a tranquilidade na tabela classificativa.
"Um trabalho fantástico, mas..."
"Vamos encontrar uma boa equipa, com uma grande variabilidade de jogo e que tem vindo a crescer. Acho que o Rui Borges tem vindo a fazer um trabalho fantástico, mas a minha concentração é na minha equipa, é aí que gasto energias", afirmou o técnico casapiano, desvalorizando as ausências no plantel leonino.
O treinador dos gansos acredita que a equipa pode crescer rapidamente através de testes de resiliência como o que enfrentará em Alvalade. Para Pacheco, o entusiasmo demonstrado pelos jogadores durante a semana de trabalho é o ponto de partida para tentar o sucesso frente ao bicampeão. "A forma como têm treinado e acreditado deixa-me satisfeito porque sinto que temos um grupo ambicioso com uma grande vontade de vencer e a querer dar um grito de revolta", vincou o técnico na conferência de imprensa.
"Nunca podemos perda vontade de..."
"Sei que vai haver muitas dúvidas, mas nunca podemos perder a vontade de querer vencer, de querer ser melhores e amanhã temos uma oportunidade", concluiu o treinador, lançando o mote para o arranque da 18.ª jornada. Rafael Nel e Zeno Debast são as grandes novidades para a turma de Alvalade.
O Sporting volta a entrar em campo na sexta-feira, dia 16 de janeiro, frente ao Casa Pia. O encontro, a contar para a 18.ª jornada da Liga Portugal Betclic, diante da formação orientada por Álvaro Pacheco, jogar-se-á às 20h15, em Alvalade.