Corner Left

Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!

WhatsApp Seguir

Modalidades

“O MEU MAIOR RIVAL SOU EU”: ATLETA DO SPORTING ABRE O CORAÇÃO E MOSTRA-SE DISPOSTO A LUTAR PELO TÍTULO

Desportista do Clube de Alvalade prepara-se para mais uma prova desafiante na sua carreira

Jorge Fonseca, judoca do Sporting, prepara-se para combates nos Jogos Olímpicos de Paris 2024
Jorge Fonseca, judoca do Sporting, prepara-se para combates nos Jogos Olímpicos de Paris 2024

  |

Icon Comentário0

Jorge Fonseca, atleta de judo do Sporting, concedeu uma entrevista à agência Lusa, na qual admitiu querer ir “combate a combate” nos Jogos Olímpicos de Paris 2024, não escondendo, no entanto, o desejo de tornar no primeiro judoca português campeão olímpico ou no primeiro a ganhar duas medalhas.


"Não penso em medalhas, penso em fazer combate em combate, porque se eu pensar em medalhas, acho que vou-me desconcentrar e não vou conseguir lutar pelo meu objetivo. Então, quero divertir-me e fazer combate a combate e desfrutar do que é melhor para mim", começou por dizer à agência Lusa.


O atleta dos leões que já conta com uma medalha olímpica – bronze nos -100kg em Tóqui’2020 -, embora insista que não pensa em alargar a sua coleção de troféus, revela que gostava de ser o “primeiro judoca a ser campeão olímpico” por Portugal. "Acredito que tenho potencial para isso e queria muito. Eu quero fazer história, quero ser sempre diferente dos outros. Bronzes, quintos? Já não chega", assumiu.


Com data de competição marcada para dia 1 de agosto, o duas vezes campeão mundial de -100kg (2019 e 2021) considera que o seu maior rival é... ele mesmo. “"O meu maior rival sou eu. Eu é que assombro a mim mesmo, meto medo a mim mesmo. Tem uns atletas que são muito mais fortes do que eu e acredito que isso pode fazer a diferença, mas acredito que, se eu estiver bem fisicamente e mentalmente, as coisas podem ser completamente diferentes. Se não tiver lesões, as coisas estiverem a correr bem, o meu maior adversário sou eu mesmo. Acredito que se estiver bem consigo vencê-los", garantiu o atleta do Sporting.

No entanto, o judoca leonino promete que serão os seus adversários a ser ‘destruídos’: “"Acredito que, como não fui campeão do mundo antes dos Jogos Olímpicos, as coisas também vão favorecer-me um bocado. Acho que posso pôr as coisas por um lado bom e por um lado negativo. Entretanto, acredito que quem está com mais pressão são eles. Eu não, porque eu quero fazer estragos, eles querem proteger aquilo que eles conquistaram, que é aqueles que foram campeão do mundo, vice-campeão do mundo, os dois terceiros", explicou.



Modalidades

SPORTING NÃO TEM ACESSO DIRETO À LIGA DOS CAMPEÕES; LEÕES FICARAM A CONHECER ADVERSÁRIOS NO PLAYOFF

Emblema leonino terá dois adversários pela antes de poder entrar na competição internacional

Sporting conhece adversários no playoff de acesso à Liga dos Campeões
Sporting conhece adversários no playoff de acesso à Liga dos Campeões

  |

Icon Comentário0

A equipa de hóquei em patins do Sporting vai defrontar o Barcelos e os franceses do La Vendéenne  no play off de acesso à fase de grupos da Liga dos Campeões. A turma agora liderada por Edo Bosch ficou no grupo 2 desta fase da prova, na qual só o primeiro classificado entra na competição internacional.


Apesar de os leões serem os atuais Campeões Europeus, vão começar a prova na fase de qualificação, uma vez que o título não assegura a presença na principal competição europeia de clubes na edição seguinte. Além do mais, as equipas que ficaram sem segundo e terceiro lugar caem para a WSE Cup.


Além do mais, o emblema verde e branco ficou também recentemente a conhecer o sorteio do Campeonato Nacional. Deste modo, o arranque do Clube de Alvalade na Liga Placard está marcado para o dia 20 de outubro, com uma receção ao Braga, no Pavilhão João Rocha. 


O conjunto leonino vai, assim, jogar na condição de anfitriões logo na ronda inaugural da competição, com o primeiro jogo fora de casa agendado para o dia 26 de outubro, data esta em que os leões vão deslocar-se ao reduto do Benfica, naquele que será o primeiro dérbi eterno da época.

Em 2023/24, os leões foram eliminados pelo Porto nas meias-finais da Liga portuguesa numa eliminatória que se disputou à melhor de cinco encontros (3-2) e falhou o acesso à final. Os verdes e brancos procuravam vencer a Liga portuguesa pela décima vez na sua história, competição que os verdes e brancos não conquistam desde 2020/21, sob orientação de Paulo Freitas.



Modalidades

OFICIAL: EX LÍDER DO CONSELHO DE ARBITRAGEM É REFORÇO DO SPORTING; VARANDAS FECHA ACORDO

Clube de Alvalade anunciou contratação de novo homem-forte chamado a reorganizar secção

Varandas oficializa António Coelho no basquetebol do Sporting
Varandas oficializa António Coelho no basquetebol do Sporting

  |

Icon Comentário0

É oficial: António Coelho é o novo coordenador da secção de basquetebol do Sporting, anunciaram os leões esta quinta-feira, dia 8 de agosto. Depois de várias décadas ligado à modalidade – como jogador, treinador, árbitro e mais recentemente como presidente do Conselho de Arbitragem, de onde saiu em 2022 –, está escolhido o novo homem-forte da modalidade leonina.


Tal como o nosso Jornal adiantou, em Exclusivo, no princípio do mês de junho, Nuno Baião, diretor na temporadas de 2022/23 e 2023/24, desentendeu-se com Miguel Afonso, vogal responsável com a pasta das modalidades, o que precipitou a sua saída da estrutura verde e branca.


António Coelho é assim chamado a reorganizar toda a modalidade em Alvalade, da formação até à equipa profissional e chega ao Sporting com um salário principesco e largamente superior ao do seu antecessor. Além da estrutura, o plantel também vai sofrer alterações significativas, com a saída de vários jogadores do plantel.


Além de Nuno Baião, também Pedro Nuno Monteiro abandonou o comando técnico da treinador da equipa e ‘passou’ (novamente) o testemunho a Luís Magalhães, técnico de 66 anos que foi recentemente apresentado oficialmente pelo Clube de Alvalade e vai já dar início aos trabalhos para arrancar as preparações para a nova temporada.

Em 2023/24, os leões somaram 42 encontros disputados – 24 na Liga Portuguesa, 10 na FIBA Europe Cup, seis na Taça da Liga e dois na Taça de Portugal. Ao longo de todos estes, venceu 25 e foi derrotado 17 vezes, o que perfaz uma percentagem de 60% triunfos.


Veja a publicação do Sporting:


Modalidades

SONHO POR ÁGUA ABAIXO: ATLETA DO SPORTING SAI DERROTADO NA SUA ESTREIA NOS JOGOS OLÍMPICOS DE PARIS

Desportista do Clube de Alvalade viu o seu sonho destroçado esta quinta-feira, dia 1 de agosto

Atleta do Sporting é eliminado na segunda ronda e vai regressar a Portugal
Atleta do Sporting é eliminado na segunda ronda e vai regressar a Portugal

  |

Icon Comentário0

Esta quinta-feira, dia 1 de agosto, por volta das 10h50, Jorge Fonseca, judoca do Sporting, entrou em combate naquela que foi a sua estreia nos Jogos Olímpicos de Paris 2024. Apesar das promessas e esperanças proferidas pelo atleta leonino, infelizmente o bicampeão mundial (2019 e 2021), e bronze em Tóquio’2020, acabou por perder por um ippon frente ao atual campeão olímpico – Aaron Wolff -, nos oitavos de final da prova.


Jorge Fonseca havia ficado isento na primeira ronda, apresentando-se na segunda com o estatuto de 7.º cabeça de série e 9.º do ranking mundial. Contudo, e tal como confirmado no confronto desta quinta-feira, o sorteio não foi simpático com o leão: o japonês Aaaron Wolf (13.º), além de como referido ser o campeão olímpico, no frente-a-frente regista três vitórias diante do judoca dos verdes e brancos.



“A ideia era fazer o melhor de mim, tentei dar o meu melhor”, garantiu o desportista dos leões em declarações momentos após o final do encontro. “O japonês criou-me muita dificuldade, não me deixou impor o meu judo. Foi um combate difícil, lutei com um campeão olímpico. Queria ganhar este combate, queria mostrar que estou bem. Infelizmente, correu mal”, lamentou.

Fonseca desvalorizou ainda a pouca sorte no sorteio, explicando o ano difícil e apontando aos próximos Jogos Olímpicos. “Vim para disputar combates. Tenho de levantar a cabeça e estar nos próximos Jogos Olímpicos. Tenho 31 anos, acredito que ainda tenho mais quatro anos no desporto. Vou trabalhar para isso”. Acrescentando ainda que: “Passei por momentos muito difíceis, estou muito feliz por estar cá, passei por um ano com muitas lesões. Estar aqui é uma grande felicidade”.


“Duvidei muito de mim, muitas vezes, em alturas difíceis quando estive lesionado. Chegar cá e poder competir neste nível é muito importante. Estou feliz por estar cá, estou triste porque não consegui o meu objetivo. Tive um ano parado, isso para um judoca é horrível, mesmo assim consegui trabalhar imenso…”, confessou Jorge Fonseca. Finalmente, o judoca do Sporting agradeceu o carinho e o apoio dos portugueses.


envelope SUBSCREVER NEWSLETTER


CONTRATO MILIONÁRIO PARA ESTRELA DO SPORTING LEVANTA OPINIÕES: “É A PESSOA CERTA”
Modalidades

CONTRATO MILIONÁRIO PARA ESTRELA DO SPORTING LEVANTA OPINIÕES: “É A PESSOA CERTA”

 

Icon Comentário0
"NÃO HÁ EXPLICAÇÃO" - ATLETA DO SPORTING DESILUDIDO COM ELIMINAÇÃO NOS JOGOS OLÍMPICOS
Modalidades

"NÃO HÁ EXPLICAÇÃO" - ATLETA DO SPORTING DESILUDIDO COM ELIMINAÇÃO NOS JOGOS OLÍMPICOS

 

Icon Comentário0
PANY VARELA DEIXA MENSAGEM EMOCIONADA AOS ADEPTOS DO SPORTING ANTES DE PARTIR PARA O AL NASSR
Modalidades

PANY VARELA DEIXA MENSAGEM EMOCIONADA AOS ADEPTOS DO SPORTING ANTES DE PARTIR PARA O AL NASSR

 

Icon Comentário0