JOSÉ MANUEL DELGADO DÁ OS PARABÉNS AO SPORTING E A FREDERICO VARANDAS "É UM LUXO A QUE MUITOS POUCOS CLUBES PODEM DAR-SE"
Leões venceram por duas bolas a zero o clássico frente ao Porto, no reduto leonino, para o 14ª jornada do campeonato português
Redação Leonino
Texto
22 de Dezembro 2023, 10:17
Frederico Varandas, Sporting

Num recente artigo de opinião, José Manuel Delgado elogiou a atuação marcante de Viktor Gyokeres, particularmente no jogo contra o Porto, no qual o Sporting venceu por duas bolas a zero com um tento e um passe para golo do sueco.

“O jogo impressionante que realizou contra o Porto, onde destruiu a defesa azul e branca, colocando, especialmente a Pepe, problemas como poucas vezes o campeão europeu por Portugal enfrentou ao longo da carreira, transportou-o para o patamar seguinte, onde são expostos os cromos mais valiosos da coleção, aqueles que têm potencial para serem pagos a peso de ouro, como sucedeu recentemente com Darwin Núñez ou Enzo Fernández”, começou por dizer.

Viktor Gyokeres, ao contrário de dois avançados que são muitas vezes apontados como expoente máximo do futebol sueco do século XXI, Henrik Larsson e Zlatan Ibrahimovic, que pelas características repentistas e inventivas, tinham inúmeros traços de uma latinidade que muitas vezes contrastou com a esperada frieza nórdica, é um futebolista dentro das características da marca registada do seu país”, prossegue.

“Parece não haver dúvidas de que é do estilo de jogador de Magnusson que Gyokeres mais se aproxima, embora a adaptação ao clube e ao nosso futebol do avançado do Sporting esteja a ser muito mais rápida do que aquela verificada com o bombardeiro do Benfica”, prosseguiu.

“Se Rúben Amorim continuar a solidificar processos que viabilizem o aproveitamento máximo de Gyokeres – como aconteceu contra o Porto em que os leões trocaram calmamente a bola a partir de Adán, convidando os dragões a subir no terreno, para a seguir explorarem, através do sueco, o espaço nas costas dos defesas contrários – o fenómeno que hoje já é evidente em Alvalade pode ganhar uma dimensão ainda maior”, atirou.

“Porque, nos dias que correm, ter um avançado que não só é mais forte fisicamente que os defesas, como sabe dominar a bola, tem os olhos postos na baliza e finaliza ou assiste com qualidade, é um luxo a que muitos poucos clubes podem dar-se. E o Sporting é um deles. Quem, na prospeção leonina, identificou Viktor Gyokeres, está de parabéns. Assim como deve ser louvada a convicção com que Rúben Amorim e Frederico Varandas geriram o processo de aquisição”, terminou.

Imagem de destaque
  Comentários